FX-N - Um caça para a Aviação Naval da MB
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Re: FX-N - Um caça para a Aviação Naval da MB
Sea Gripen é um bom produto mas sem mercado.
Comparado a um F-35, não fica devendo em alcance e capacidade de armamento e tem um custo de operação e aquisição muito mais baixo. Se comparado ao Rafale ou Su/MiGs russos , também.
Mas a maioria dos paises que podem ter um NAe convencionais tem projetos próprios de aeronaves. Para outros, a grande parcela de componentes dos EUA incomoda ou inviabiliza.
Comparado a um F-35, não fica devendo em alcance e capacidade de armamento e tem um custo de operação e aquisição muito mais baixo. Se comparado ao Rafale ou Su/MiGs russos , também.
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- joao fernando
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Re: FX-N - Um caça para a Aviação Naval da MB
Cumé que um caça que só existe no papel tem o custo de operação definido? É muita fé dos caras. Custo de operação é definido com a operação, ou seja, sendo operado a 100%pmicchi escreveu:Sea Gripen é um bom produto mas sem mercado.
Comparado a um F-35, não fica devendo em alcance e capacidade de armamento e tem um custo de operação e aquisição muito mais baixo. Se comparado ao Rafale ou Su/MiGs russos , também.
Mas a maioria dos paises que podem ter um NAe convencionais tem projetos próprios de aeronaves. Para outros, a grande parcela de componentes dos EUA incomoda ou inviabiliza.
Obrigado Lulinha por melar o Gripen-NG
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Re: FX-N - Um caça para a Aviação Naval da MB
Totalmente de acordo, exceto que já tem avião voando (mas não OPERACIONALMENTE). Só vamos saber dos verdadeiros custos lá pela metade da próxima década, e com sorte. Só para ficar em um exemplo simples, uma conta vai ser com uns cento e poucos Gripens em operação, outra com dez vezes isso. A ver...joao fernando escreveu:
Cumé que um caça que só existe no papel tem o custo de operação definido? É muita fé dos caras. Custo de operação é definido com a operação, ou seja, sendo operado a 100%
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Re: FX-N - Um caça para a Aviação Naval da MB
Sea Gripen não tem avião voando até onde eu sei, tem Gripen E. Até onde nosso limitado conhecimento alcança, podemos ter caças navais operando normalmente em terra, mas o contrário é um pouco mais complexo. Já tivemos os A-4 (os da MB até chegarem aqui nunca haviam visto um convoo) e a família Hornet como exemplo, já o Rafale foi projetado nas duas variações.Túlio escreveu:Totalmente de acordo, exceto que já tem avião voando (mas não OPERACIONALMENTE). Só vamos saber dos verdadeiros custos lá pela metade da próxima década, e com sorte. Só para ficar em um exemplo simples, uma conta vai ser com uns cento e poucos Gripens em operação, outra com dez vezes isso. A ver...joao fernando escreveu:
Cumé que um caça que só existe no papel tem o custo de operação definido? É muita fé dos caras. Custo de operação é definido com a operação, ou seja, sendo operado a 100%
Apesar de o Gripen E/F contar com algumas tecnologias em tese já navalizadas (motor) e outras apreciáveis (STOL), há coisas alí que seriam uma tremenda dor de cabeça, como validar toda a estrutura para os esforços de catapulta e aparelho de parada, vamos fazer isso aonde? Tínhamos o Sampa, agora ficou complicado.
Eu gostaria de ver um Sea Gripen, mas acho que esse cavalo já passou, encilhado ou não...a não ser que ressucitem o Sampa, o que acho muito difícil.
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Re: FX-N - Um caça para a Aviação Naval da MB
PUTZ, minhas desculpas, nem tinha notado que a charla era especificamente sobre algo que não existe nem tem chance sequer razoável de um dia vir a existir. Me passei e minha opinião sobre Sea Gripen se mantêm a mesma de sempre:
CHARLAIADA!!!
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Re: FX-N - Um caça para a Aviação Naval da MB
Bem por a'i.
Nao vamos nos iludir com esse tipo de coisa.
As aeronaves de combate embarcadas da MB chamam-se Sea Hawk e o Super Cougar (quando esse chegar).
Alem do S. Lynx (nas fragatas/corvetas) 'e claro.
O resto e' bobagem.
[]s
CB
Nao vamos nos iludir com esse tipo de coisa.
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Re: FX-N - Um caça para a Aviação Naval da MB
Carlos, coloca nessa conta os 6 A-4 que ainda serão modernizados, e os 4 C-2 que devem ser entregues até 2021.
Gostando ou não, a marinha vai manter estes dois projetos a fim de, também, manter a sua capacidade de asa fixa, até que uma solução para o novo Nae seja dada.
Em tempo, temos ainda dois problemas imediatos a resolver, que são o IHL o o UHL. Nenhum destes dois projetos conseguiu até agora sair do lugar, apesar de várias propostas já terem sido apresentadas.
Notar que tanto os B-206 quanto os Esquilo já abriram o bico faz tempo e sua manutenção/operação torna-se cada dia mais onerosa e cara aos cofres da MB. A substituição de ambos deveria ser tratada como uma prioridade, mas infelizmente, as prioridades são tantas e acumuladas que pelo visto vão continuar do jeito que estão.
Havia a chance de comprar 8 AW-109 usados da USCG estocados pela AW, mas nem isso a MB conseguiu mandar para a frente, a fim de ajudar no Proantar.
Enfim, a AN tem bons e maus momentos a frente. Mais estes do que aqueles.
Mas até aí nenhuma novidade.
abs.
Gostando ou não, a marinha vai manter estes dois projetos a fim de, também, manter a sua capacidade de asa fixa, até que uma solução para o novo Nae seja dada.
Em tempo, temos ainda dois problemas imediatos a resolver, que são o IHL o o UHL. Nenhum destes dois projetos conseguiu até agora sair do lugar, apesar de várias propostas já terem sido apresentadas.
Notar que tanto os B-206 quanto os Esquilo já abriram o bico faz tempo e sua manutenção/operação torna-se cada dia mais onerosa e cara aos cofres da MB. A substituição de ambos deveria ser tratada como uma prioridade, mas infelizmente, as prioridades são tantas e acumuladas que pelo visto vão continuar do jeito que estão.
Havia a chance de comprar 8 AW-109 usados da USCG estocados pela AW, mas nem isso a MB conseguiu mandar para a frente, a fim de ajudar no Proantar.
Enfim, a AN tem bons e maus momentos a frente. Mais estes do que aqueles.
Mas até aí nenhuma novidade.
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Re: FX-N - Um caça para a Aviação Naval da MB
Oloco! Não me chamou de hater nem de comunazzzzTúlio escreveu:Totalmente de acordo, exceto que já tem avião voando (mas não OPERACIONALMENTE). Só vamos saber dos verdadeiros custos lá pela metade da próxima década, e com sorte. Só para ficar em um exemplo simples, uma conta vai ser com uns cento e poucos Gripens em operação, outra com dez vezes isso. A ver...joao fernando escreveu:
Cumé que um caça que só existe no papel tem o custo de operação definido? É muita fé dos caras. Custo de operação é definido com a operação, ou seja, sendo operado a 100%

Unica reclamação que tenho com o NG é que como não existe operacionalmente não pode entregar dados de desempenho absolutos, como a verdade verdadeira.
E dentro dessa reclamação me dá arrepios de saber que N projetos BR param pela metade dando origem a produtos capados, vide o AMX.
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Re: FX-N - Um caça para a Aviação Naval da MB
joao fernando escreveu: Oloco! Não me chamou de hater nem de comunazzzz![]()
Unica reclamação que tenho com o NG é que como não existe operacionalmente não pode entregar dados de desempenho absolutos, como a verdade verdadeira.
E dentro dessa reclamação me dá arrepios de saber que N projetos BR param pela metade dando origem a produtos capados, vide o AMX.
Não seja por isso: VEM CÁ, SEU HATER COMUNAZZZ, NÃO NOTASTE POR ACASO QUE HÁ ALGUMAS "PEQUENAS" DIFERENÇAS ENTRE OS DOIS PROGRAMAZZZ???
![[018]](./images/smilies/018.gif)
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Re: FX-N - Um caça para a Aviação Naval da MB
É que sou brasileiro e não confio nunca. Eu qro ver o projeto pronto e a 100%, com lotes sucessivos.Túlio escreveu:joao fernando escreveu: Oloco! Não me chamou de hater nem de comunazzzz![]()
Unica reclamação que tenho com o NG é que como não existe operacionalmente não pode entregar dados de desempenho absolutos, como a verdade verdadeira.
E dentro dessa reclamação me dá arrepios de saber que N projetos BR param pela metade dando origem a produtos capados, vide o AMX.
Não seja por isso: VEM CÁ, SEU HATER COMUNAZZZ, NÃO NOTASTE POR ACASO QUE HÁ ALGUMAS "PEQUENAS" DIFERENÇAS ENTRE OS DOIS PROGRAMAZZZ???
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Re: FX-N - Um caça para a Aviação Naval da MB
Nao 'e questao de gostar, como eu disse, "aeronaves embarcadas" que possam de fato dar alguma protecao a esquadra sao as que mencionei.FCarvalho escreveu:Carlos, coloca nessa conta os 6 A-4 que ainda serão modernizados, e os 4 C-2 que devem ser entregues até 2021.
Gostando ou não, a marinha vai manter estes dois projetos a fim de, também, manter a sua capacidade de asa fixa, até que uma solução para o novo Nae seja dada.
Em tempo, temos ainda dois problemas imediatos a resolver, que são o IHL o o UHL. Nenhum destes dois projetos conseguiu até agora sair do lugar, apesar de várias propostas já terem sido apresentadas.
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Havia a chance de comprar 8 AW-109 usados da USCG estocados pela AW, mas nem isso a MB conseguiu mandar para a frente, a fim de ajudar no Proantar.
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abs.
Como nao possuimos NAe, os A-4 e C-2 ficam pertinho da costa e olhe la.

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Re: FX-N - Um caça para a Aviação Naval da MB
Se considerarmos que a nossa esquadra não vai além da ZEE com frequência, ou seja, ficamos a maior parte do tempo dentro das 200 milhas, a cobertura dos A-4 não será necessariamente um problema. O trabalho dos C-2 igualmente, já que eles irão fazer REVO e cargo de bases da MB do que qualquer outra coisa.
No final das contas. não há muito o que fazer. Temos que manter o pouco que temos funcionando e tentar conseguir o que ainda tem por ser conseguido. Vai levar tempo, muito tempo, mas é isso aí.
Quem não tem cão, caça com o gato do vizinho.
abs
No final das contas. não há muito o que fazer. Temos que manter o pouco que temos funcionando e tentar conseguir o que ainda tem por ser conseguido. Vai levar tempo, muito tempo, mas é isso aí.
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Re: FX-N - Um caça para a Aviação Naval da MB
Acho que essa história está se tornando uma piada de mal gosto.
http://www.planobrazil.com/chegou-a-vez ... hel-temer/
Toda hora é uma versão diferente.
abs
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