TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Qual o caça ideal para o FX?

F/A-18 Super Hornet
284
22%
Rafale
619
47%
Gripen NG
417
32%
 
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#81586 Mensagem por Justin Case » Sex Mar 02, 2018 7:49 pm

Olá.

Ainda sobre o assunto, vejam o vídeo sobre a operação do Swashplate do Raven.
https://cdn1.defesaaereanaval.com.br/wp ... 383745.mp4
Se a velocidade de rotação do sistema for aquela apresentada (5 seg por período), um ponto determinado no limite angular de detecção(110 graus) somente voltará a entrar no azimute de varredura eletrônica 5 segundos depois.
Então, naquela situação que citei antes (anterior ao cruzamento caçador/alvo), com aviões voando a 300 metros por segundo em sentidos opostos, um plot somente será readquirido quando a distância relativa entre as aeronaves tiver variado 3 km. Se o sistema exigir três contatos para considerar um alvo como válido, então...
Volume de varredura é interessante na figura, mas há outras condicionantes a analisar.
Abraços,

Justin




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#81587 Mensagem por kirk » Sáb Mar 03, 2018 6:28 am

Bom dia !

Há comentários que nos fazem pensar !

Afinal pra que serve uma abrangência de radar AESA de 100º em todas as direções, para que serve monitorarmos o solo e ao mesmo tempo grandes altitudes, e ao mesmo tempo as duas laterais do eixo da aeronave ? ... melhor seria um radar fixo e se "quisermos" olhar para as laterais, grandes e baixas altitudes é mais fácil apontar o "bico" da aeronave ... mas a FAB tinha que escolher um radar cheio dessas "modernidades" irrelevantes ... :roll:

Pra que tela LED wide, digital, Touchscreen se poderíamos ter adquirido o boa e velha tela de TUBO a válvula ?

Tô convencido, na realidade ninguém aqui se movimenta na seara do ""Gripen needs to be destroyed"", é coisa da minha cabeça, por exemplo, muitas coisas obsoletas que só servem para aumentar os custos, HMD, por exemplo, pra que isso ??? ... basta uma aeronave manobrável e "apontar o bico" ... tô convencido que a FAB não se preocupa com os custos se apegando a essas modernidades, afinal, TV de TUBO, radar Fixo, sem essas tranqueiras de HMD por exemplo os custos ficariam bem mais racionais ... o que acham ??? ... estão convencidos também ????




[] kirk

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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#81588 Mensagem por kirk » Sáb Mar 03, 2018 2:01 pm

Mais modernidades obsoletas :

http://www.gripenblogs.com/Lists/Photos/Gripen_Calendar_March%2018.jpg

100% de biocombustíveis.
http://www.gripenblogs.com/Lists/Posts/ ... px?ID=1851




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#81589 Mensagem por Carlos Lima » Sáb Mar 03, 2018 2:04 pm

Pergunta:

Quantos protótipos do Gripen E estão voando com o radar novo e o IRST?

Meu entendimento é que por enquanto a aeronave voando só tem instrumentação para checar características de vôo, etc e até a primeira aeronave do Brasil também será assim.

[]s
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#81590 Mensagem por Túlio » Sáb Mar 03, 2018 2:09 pm

Carlos Lima escreveu:Pergunta:

Quantos protótipos do Gripen E estão voando com o radar novo e o IRST?

Meu entendimento é que por enquanto a aeronave voando só tem instrumentação para checar características de vôo, etc e até a primeira aeronave do Brasil também será assim.

[]s
CB
E eu acrescentaria outra pergunta, porque não sei mesmo: o Gripen que chega ao Brasil ano que vem - protótipo para testes - faz parte do lote de 28 + 8 ou é à parte? É que me parece que a EMBRAER vai precisar mais da aeronave do que a FAB, para seguir desenvolvendo, mesmo depois que os "de guerra" já estiverem em serviço...




“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

P. Sullivan (Margin Call, 2011)
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#81591 Mensagem por kirk » Sáb Mar 03, 2018 2:30 pm

http://www.youtube.com/watch?v=9VbTB_IUBzE




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#81592 Mensagem por kirk » Sáb Mar 03, 2018 10:51 pm

Carlos Lima escreveu:Pergunta:

Quantos protótipos do Gripen E estão voando com o radar novo e o IRST?

Meu entendimento é que por enquanto a aeronave voando só tem instrumentação para checar características de vôo, etc e até a primeira aeronave do Brasil também será assim.

[]s
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Não sabe quantos protótipos do Gripen E está voando ?

Não sabe que o novo radar e IRST estão sendo testados no 39-7 que voa desde 2008 ?

Seriously? (by Túlio) 8-]

39-9, voa esse ano, 39-10 é pré produção e primeira aeronave de produção para a Flypvapnet no segundo semestre de 2019 primeira aeronave de produção para a FAB com todos os esquipamentos e peso definitivo, para os testes da versão da FAB, sendo o primeiro dos 28 / 8.




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#81593 Mensagem por kirk » Sáb Mar 03, 2018 11:12 pm

Túlio escreveu:
Carlos Lima escreveu:Pergunta:

Quantos protótipos do Gripen E estão voando com o radar novo e o IRST?

Meu entendimento é que por enquanto a aeronave voando só tem instrumentação para checar características de vôo, etc e até a primeira aeronave do Brasil também será assim.

[]s
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E eu acrescentaria outra pergunta, porque não sei mesmo: o Gripen que chega ao Brasil ano que vem - protótipo para testes - faz parte do lote de 28 + 8 ou é à parte? É que me parece que a EMBRAER vai precisar mais da aeronave do que a FAB, para seguir desenvolvendo, mesmo depois que os "de guerra" já estiverem em serviço...
Informações adicionais sobre o cronograma de desenvolvimento do Gripen E/F é o seguinte:

2019
Janeiro – Início da certificação
Julho – Primeiro voo da aeronave FTI (Flight Test Instrumentation) monoposto brasileira

2020
Junho – Início da produção de aeronaves na Embraer

2021
Outubro – Primeiro voo da aeronave FTI (Flight Test Instrumentation) biposto brasileira
Outubro e Novembro – Entrega das primeiras aeronaves de série (8 e 3 aeronaves respectivamente)

2022
Agosto – Entrega do primeiro monoposto produzido na Embraer

2023
Setembro – Entrega do primeiro biposto produzido na Embraer

2024
Novembro – Entrega da última aeronave biposto

http://www.aereo.jor.br/wp-content/uploads//2017/10/gripen2.jpg




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#81594 Mensagem por Carlos Lima » Sáb Mar 03, 2018 11:13 pm

Ok, então a coisa não está voando no Gripen E, e sim no Gripen D Demo.

Pelo que eu entendi a primeira da aeronave não vira com todos os equipamentos definitivos. Essa primeira aeronave da FAB é uma aeronave de teste ainda.

[]s
CB




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#81595 Mensagem por kirk » Sáb Mar 03, 2018 11:53 pm

Carlos Lima escreveu:Ok, então a coisa não está voando no Gripen E, e sim no Gripen D Demo.

Pelo que eu entendi a primeira da aeronave não vira com todos os equipamentos definitivos. Essa primeira aeronave da FAB é uma aeronave de teste ainda.

[]s
CB
Virá com todos os equipamentos completos (hardware) porém com o software MS21, com as capacidades completas de combate ar-ar, o definitivo será o software MS22, com as capacidades definitivas (multimissão) planejado para os anos seguintes.




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#81596 Mensagem por Justin Case » Dom Mar 04, 2018 12:09 am

Olá, amigos.

Mais uma observação sobre a série - Por que não sou fã do Swashplate:
Na época em que eu estava gerenciando requisitos de data-link para o F-5, concluímos que, para este ser útil em ambiente tático, as pistas recebidas deveriam ser atualizadas (refresh rate) a cada décimo de segundo.
Vamos imaginar a situação de um alvo no meu azimute 50 graus à direita, que eu designei como de alta prioridade (HPT - High Priority Target), aquele que será atacado pelo meu míssil.
- Antena fixa - varredura eletrônica: não há partes móveis, tudo funciona com a velocidade da luz, sendo que o único limite é a capacidade de processamento do sistema.
- Antena móvel Swashplate com rotação completa a cada cinco segundos (varredura eletronica também limitada ao azimute de 60 ou 70 graus de seu eixo): O sistema pergunta: "onde está meu HPT?". O radar responde: "espere um pouco que eu vou ver se tem alguma coisa a 100 graus do lado esquerdo; daqui a 3 segundos eu volto". Isso seguirá indefinidamente, a não se que se possa parar a antena. Se ela parar, não verei mais o que está além dos 30 ou 40 graus do lado esquerdo - sejam eles amigos ou inimigos com menor prioridade.
Abraços,

Justin




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#81597 Mensagem por kirk » Dom Mar 04, 2018 2:00 am

Justin Case escreveu:Olá, amigos.

Mais uma observação sobre a série - Por que não sou fã do Swashplate:
Na época em que eu estava gerenciando requisitos de data-link para o F-5, concluímos que, para este ser útil em ambiente tático, as pistas recebidas deveriam ser atualizadas (refresh rate) a cada décimo de segundo.
Vamos imaginar a situação de um alvo no meu azimute 50 graus à direita, que eu designei como de alta prioridade (HPT - High Priority Target), aquele que será atacado pelo meu míssil.
- Antena fixa - varredura eletrônica: não há partes móveis, tudo funciona com a velocidade da luz, sendo que o único limite é a capacidade de processamento do sistema.
- Antena móvel Swashplate com rotação completa a cada cinco segundos (varredura eletronica também limitada ao azimute de 60 ou 70 graus de seu eixo): O sistema pergunta: "onde está meu HPT?". O radar responde: "espere um pouco que eu vou ver se tem alguma coisa a 100 graus do lado esquerdo; daqui a 3 segundos eu volto". Isso seguirá indefinidamente, a não se que se possa parar a antena. Se ela parar, não verei mais o que está além dos 30 ou 40 graus do lado esquerdo - sejam eles amigos ou inimigos com menor prioridade.
Abraços,

Justin
Olá Justin,

Pelo que entendi de suas ponderações o Raven ES05 AESA não conseguirá TRAVAR um alvo prioritário inimigo a 50º e muito menos vetorar um míssil e reatualizar a posição do alvo a 100º pelos tais gaps ...

Você acredita mesmo nisso ????

Como ex-piloto de caça da FAB você acredita MESMO que adotaríamos um equipamento com tal deficiência ??? ... Ademais, você acredita que a RAF adotasse mesma tecnologia Swashplate para o Captor equipando sua primeira linha de defesa e superioridade com radares menos capazes que seus fixos, adotando a mesma solução da Saab ????

Considerando que é um ex-piloto de caça, acha que devo responder às suas afirmações ? ... vou me abster ! :roll:

Porém há algo que não ficará sem resposta :

"Mais uma observação sobre a série - Por que não sou fã do Swashplate"

Seriously? ... então agora temos uma série "Por que não sou fã do Swashplate" ???? :D

Então vamos a uma pequena compilação sobre a superioridade do RAVEN ES05 AESA sobre o RBE2 PESA com antena AESA.

RBE2 apresenta as seguintes deficiências em comparação ao RAVEN :

- Radar com alcance INFERIOR ao F-16 Block 50/52/60 como alguns de nossos vizinhos chilenos;
- Sem HMD ... ;
- Sem entrelaçamento entre os modos ar/ar e ar/terra ...;
- Sem GMTT/GMTI ...;
- Com geração elétrica insuficiente (para quaisquer "UPs" ou desenvolvimentos) ...;
- Com os receptores do SPECTRA sensíveis à interferências eletromagnéticas (EMI) ...

Ansioso pelo 2º capítulo da série "Por que não sou fã do Swashplate", mal posso esperar ! [003]

Em tempo, vou desossar o Rafale em tópico apropriado, com prazer, criarei uma série também ! :D




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#81598 Mensagem por kirk » Dom Mar 04, 2018 2:34 am

Poti escreveu:Tenho uma pergunta aos amigos Gripeiros (para falarmos um pouco do avião e não de qual é melhor).
Andei lendo sobre táticas e materiais para se lutar contra mísseis IR.
Os manpads são uma praga para caças e difíceis de serem detectados (vide a quantidade de aviões derrubados pelo iglinha).
Existem duas grandes formas de criar uma consciência situacional:
1. Radar detector de chegada de míssil. O radar cria uma "bola" no entorno próximo ao avião e quando um míssil chega dispara o alarme, em alguns casos até lança automáticamente chaff e flares. É usado no Typhoon e não no Rafale.
2. Um detector de lançamento de míssil (como o DDM do Rafale) que informa, ao notar uma chama forte saindo do solo, que um míssil foi lançado.

E vem a pergunta amigos gripeiros (e outros). Como está o Gripen no quesito? Possui os dois? Só um deles? Se só um, qual? De que procedência(s)?
https://preview.ibb.co/f4HW07/Photo_Scan1.jpg

https://preview.ibb.co/kd3RYS/electronic_warfare.jpg




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#81599 Mensagem por Poti » Dom Mar 04, 2018 1:26 pm

Obrigado Kirk. Tem a mesma lógica do Eurofighter, diferente do DDM do Rafale.

kirk escreveu:
Poti escreveu:Tenho uma pergunta aos amigos Gripeiros (para falarmos um pouco do avião e não de qual é melhor).
Andei lendo sobre táticas e materiais para se lutar contra mísseis IR.
Os manpads são uma praga para caças e difíceis de serem detectados (vide a quantidade de aviões derrubados pelo iglinha).
Existem duas grandes formas de criar uma consciência situacional:
1. Radar detector de chegada de míssil. O radar cria uma "bola" no entorno próximo ao avião e quando um míssil chega dispara o alarme, em alguns casos até lança automáticamente chaff e flares. É usado no Typhoon e não no Rafale.
2. Um detector de lançamento de míssil (como o DDM do Rafale) que informa, ao notar uma chama forte saindo do solo, que um míssil foi lançado.

E vem a pergunta amigos gripeiros (e outros). Como está o Gripen no quesito? Possui os dois? Só um deles? Se só um, qual? De que procedência(s)?
https://preview.ibb.co/f4HW07/Photo_Scan1.jpg

https://preview.ibb.co/kd3RYS/electronic_warfare.jpg




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#81600 Mensagem por arcanjo » Dom Mar 04, 2018 1:52 pm

Justin Case escreveu:Olá, amigos.

Mais uma observação sobre a série - Por que não sou fã do Swashplate:
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- Antena fixa - varredura eletrônica: não há partes móveis, tudo funciona com a velocidade da luz, sendo que o único limite é a capacidade de processamento do sistema.
- Antena móvel Swashplate com rotação completa a cada cinco segundos (varredura eletronica também limitada ao azimute de 60 ou 70 graus de seu eixo): O sistema pergunta: "onde está meu HPT?". O radar responde: "espere um pouco que eu vou ver se tem alguma coisa a 100 graus do lado esquerdo; daqui a 3 segundos eu volto". Isso seguirá indefinidamente, a não se que se possa parar a antena. Se ela parar, não verei mais o que está além dos 30 ou 40 graus do lado esquerdo - sejam eles amigos ou inimigos com menor prioridade.
Abraços,

Justin
Olá, Justin.

Gostaria de saber a sua opinião, hoje, sobre o WAD e o Targo.

abs.

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