NOTICIAS

Assuntos em discussão: Marinha do Brasil e marinhas estrangeiras, forças de superfície e submarinas, aviação naval e tecnologia naval.

Moderador: Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
FCarvalho
Sênior
Sênior
Agradeceu: 5752 vezes
Agradeceram: 3277 vezes

Re: NOTICIAS

#8911 Mensagem por FCarvalho » Sex Mai 26, 2017 4:09 pm

J,Ricardo, estimo que, no máximo em uns 10 anos a patrulha naval já terá sido restituída á aviação naval.
É só questão de tempo... e da obtenção dos recursos necessários.

abs.

Carpe Diem
Túlio
Site Admin
Site Admin
Agradeceu: 6330 vezes
Agradeceram: 6676 vezes
Contato:

#8912 Mensagem por Túlio » Sex Mai 26, 2017 4:55 pm

Sei lá, para Patrulha Costeira eu acho que drone + avião seria o "casamento" perfeito. Em minha visão, no entanto, quem iria voar alto seria o drone, com o avião indo bem mais baixo (ao menos quando a missão for SAR - lançar botes, p ex - ou ASW, para usar MAD). Já na MP tradicional seria o oposto, com o Patrulheiro tripulado vetorando os drones rumo a pontos de interesse.

“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

P. Sullivan (Margin Call, 2011)
FCarvalho
Sênior
Sênior

#8913 Mensagem por FCarvalho » Sex Mai 26, 2017 5:52 pm

Túlio escreveu:Sei lá, para Patrulha Costeira eu acho que drone + avião seria o "casamento" perfeito. Em minha visão, no entanto, quem iria voar alto seria o drone, com o avião indo bem mais baixo (ao menos quando a missão for SAR - lançar botes, p ex - ou ASW, para usar MAD). Já na MP tradicional seria o oposto, com o Patrulheiro tripulado vetorando os drones rumo a pontos de interesse.
O conceito do SIGAAZ trabalha exatamente neste sentido estas missões Túlio. O problema é a integração dos sistemas e dos meios. E também a onipresente falta de recursos para fazer as coisas andarem.

ps: detalhe, aqui teremos também a presença de radares em terra e satélites em colaboração com drones e aviões de patrulha. um sistema para lá de complexo em relação a nossa realidade. mas que dá para fazer dá.

a questão é quanto tempo vamos levar para fazer tudo isso.

abs;

Carpe Diem
cabeça de martelo
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1142 vezes
Agradeceram: 2869 vezes

#8914 Mensagem por cabeça de martelo » Sáb Mai 27, 2017 11:32 am

Primeiro exercício europeu de Guardas Costeiras reúne 25 países em Tróia

Cerca de 750 operacionais de 32 organizações, representantes de 25 países, participaram esta semana, em Tróia, Grândola, no primeiro exercício europeu de atividades de Guardas Costeiras, sendo esta cooperação fundamental para enfrentar crises como a do Mar Mediterrâneo.

O exercício, denominado COASTEX 17, começou na terça-feira e decorreu até hoje em Tróia, tendo terminado com uma simulação de operações que frequentemente acontecem nos mares europeus, como o controlo de derrame de petróleo, busca e salvamento, evacuações marítimas, combate ao narcotráfico ou salvamento de imigração irregular.

A bordo da fragata Bartolomeu Dias -- a partir da qual foi possível assistir a grande parte das simulações -- o subchefe do Estado-Maior da Armada, o almirante Simões Marques, explicou aos jornalistas que "não é comum ter tantas agências envolvidas num evento único, o primeiro ao nível da União Europeia".

"Normalmente, a nível nacional, cada país tem as suas entidades competentes e trabalha autonomamente, mas para enfrentar situações de crise como temos vindo a viver atualmente no Mediterrâneo é muito importante haver colaboração, coordenação e todas as agências estarem habituadas a trabalhar em rede e colaborarem entre si e aquilo que hoje estamos a demonstrar é que isso é possível", considerou.

Para o subchefe do Estado-Maior da Armada, responsável pelo desenho do exercício, "este exercício é importante tanto para ver as capacidades existentes, como para identificar ainda as lacunas em termos de cooperação e de colaboração".

"Temos tido bons indicadores de que temos já forças prontas, sistemas que são capazes, mas para termos uma resposta que seja eficiente também precisamos de ter estas ligações", justificou.

Se este foi o primeiro exercício europeu de atividades de Guardas Costeiras, também foi a primeira vez em que 11 entidades nacionais, com responsabilidades em diferentes domínios desta área, estiveram reunidas num único ponto e a trabalhar em conjunto.

O secretário de Estado da Defesa Nacional, Marcos Perestrello, acompanhou toda a demonstração de hoje e, aos jornalistas, quis "assinalar a importância deste exercício, o primeiro que junta as três agências europeias com responsabilidades sobre o mar: a agência europeia das pescas, da segurança marítima e de fronteiras", destacando ainda que a iniciativa envolve 32 agências, 25 países e 750 pessoas.

"É um exercício que recria situações que todos os dias acontecem nos mares europeus, com que todos os dias, as agências europeias e nacionais, que operam para garantir a segurança dos nossos mares, são confrontadas", explicou o governante, realçando a satisfação ao ver "a Marinha Portuguesa a liderar este exercício no âmbito da sua missão de presidência do Fórum Europeu de Guardas Costeiras".

O primeiro simulacro aconteceu logo a bordo do ferryboat que levou a comitiva de Setúbal até Tróia, tendo elementos do grupo de ações táticas da Polícia Marítima intercetado a embarcação para neutralizar um homem que estava armado e a provocar distúrbios.

Já a partir da fragata Bartolomeu Dias, foi possível assistir à atuação de um helicóptero da Marinha, que fez chegar fuzileiros do Destacamento de Ações Especiais a uma lancha suspeita de tráfico de estupefacientes.

Depois da simulação de uma operação sobre migração irregular e de um controlo de derrame de petróleo, o último simulacro foi de uma evacuação médica de um militar da fragata através do uso de um helicóptero.

http://www.dn.pt/lusa/interior/primeiro ... 10616.html
ImagemImagemImagemImagem
Imagem

"Lá nos confins da Península Ibérica, existe um povo que não governa nem se deixa governar ”, Caio Júlio César, líder Militar Romano".

O insulto é a arma dos fracos...

https://i.postimg.cc/QdsVdRtD/exwqs.jpg
FCarvalho
Sênior
Sênior

#8915 Mensagem por FCarvalho » Ter Jul 11, 2017 12:23 am

a-marinha-do-brasil-sera-destaque-em-serie-de-reportagens-na-tv
http://www.defesaaereanaval.com.br/a-ma ... ens-na-tv/

abs.

Carpe Diem
Vagner Oliveira
Júnior
Júnior
Agradeceram: 9 vezes

#8916 Mensagem por Vagner Oliveira » Ter Ago 01, 2017 7:24 am

MISSILEX 2017

(pode ser substituído sem problemas)
J.Ricardo
Sênior
Sênior
Agradeceu: 2572 vezes
Agradeceram: 1045 vezes

#8917 Mensagem por J.Ricardo » Ter Ago 01, 2017 3:01 pm

pra variar, nenhuma imagem do impacto no navio, eita MB sendo MB...

E... meu Deus... aviões jogando bombas a lá 2ºGM em pleno século XXI...

eu não pratico mergulho, mas será que o local onde a Bosísio afundou é viável a prática de mergulho?
pelo que sei, Cabo Brio é um bom lugar para a prática de mergulho.

Não temais ímpias falanges,
Que apresentam face hostil,
Vossos peitos, vossos braços,
São muralhas do Brasil!
pmicchi
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1 vez
Agradeceram: 18 vezes

#8918 Mensagem por pmicchi » Ter Ago 01, 2017 3:45 pm

Vagner Oliveira escreveu:MISSILEX 2017

mandaram qual Type 22 pro fundo do mar?

Alguem sabe o que foi depenado nela antes dela virar alvo estático?

Bolovo
Sênior
Sênior
Agradeceu: 547 vezes
Agradeceram: 442 vezes

#8919 Mensagem por Bolovo » Ter Ago 01, 2017 4:44 pm

pmicchi escreveu:

A F48 Bosísio.

"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
J.Ricardo
Sênior
Sênior

#8920 Mensagem por J.Ricardo » Ter Ago 01, 2017 5:40 pm

pmicchi escreveu:

totalmente depenada, tiraram tudo, principalmente materiais poluentes.

São muralhas do Brasil!
FCarvalho
Sênior
Sênior

#8921 Mensagem por FCarvalho » Qua Ago 02, 2017 12:10 am

Com a esquadra no atual estado, é bom que vamos poder ter Missiléx garantidas pelos próximos 10 anos. :twisted:

Não sei se vamos ter mísseis suficientes para tantos alvos assim, mas bem que a gente podia tentar.

abs.

Carpe Diem
Juniorbombeiro
Sênior
Sênior
Agradeceu: 3 vezes
Agradeceram: 68 vezes

#8922 Mensagem por Juniorbombeiro » Qua Ago 02, 2017 7:56 am

FCarvalho escreveu:Com a esquadra no atual estado, é bom que vamos poder ter Missiléx garantidas pelos próximos 10 anos. :twisted:

Não sei se vamos ter mísseis suficientes para tantos alvos assim, mas bem que a gente podia tentar.

abs.
Se não tiver, faz torpedex, bombex, minex, canhonex, marretex... :mrgreen:

J.Ricardo
Sênior
Sênior

#8923 Mensagem por J.Ricardo » Qua Ago 02, 2017 10:02 am

broxante aqueles A-4 tentando fazer ataques argentinos e errando todas... em uma guerra moderna estariam todos nos braços de Poseidon.

São muralhas do Brasil!
pmicchi
Sênior
Sênior

#8924 Mensagem por pmicchi » Qua Ago 02, 2017 11:49 am

J.Ricardo escreveu:broxante aqueles A-4 tentando fazer ataques argentinos e errando todas... em uma guerra moderna estariam todos nos braços de Poseidon.
treinar ataques à navios com bombas não guiadas no Sec. XXI tem algum valor? Pra mim é desperdício de dinheiro.

pmicchi
Sênior
Sênior

#8925 Mensagem por pmicchi » Qua Ago 02, 2017 11:53 am

J.Ricardo escreveu:
pmicchi escreveu: mandaram qual Type 22 pro fundo do mar?

totalmente depenada, tiraram tudo, principalmente materiais poluentes.
Imagino que deve ter amianto pra burro nesses navios.

A minha curiosidade é mais nos armamentos e sensores. O que eles fazem com os canhões de 40mm, lançadores de TT, reparos Exocet, lançadores chaff, turbinas, etc? Alguma coisa é reaproveitada em outros navios ou armazenada para isso?

Responder