Túlio escreveu:Eu não entendo essa insistência em MiG-29: seria ele tão baratinho assim, se cumpridos os ROB da FAB, incluindo WAD, desenvolvimento de versão própria (como o Gripen F) e produção na EMBRAER?
Comprar de prateleira eu acho brabo, nem caça dos EUA - que a FAB adora - iam topar. Eu coloquei o exemplo do Thunder apenas para o caso de o Gripen NÃO ter sido escolhido (e o Lima exemplificou que mesmo hoje ainda seria ótimo no caso dos argies). MiG-29 é um excelente caça, mas em fim de carreira.
Tulio, a produção sob licença, na maioria dos casos, é a MONTAGEM FINAL.
Existem menores e maiores graus de participação. Nossas empresas podem fabricar PARTES da aeronave.
Mas, veja, mesmo no caso do Gripen NG (que foi elogiado como sendo uma proposta BEM MELHOR que a americana NESTE ÍTEM), os motores virão PRONTOS do fornecedor, o sistema EW idem, o radar AESA idem, o banco ejetável idem, os computadores idem.
O que faremos aqui? Algumas partes estruturais, o WAD e pouca coisa mais.
Integração e montagem final são importantíssimos....Não quero criticar NADA, só quero dizer que a DIFERENÇA de preços entre os caças OCIDENTAIS x caças russos, não se resume à tot e linha de montagem final ou participação industrial.
Veja o contrato SUIÇO.
Mais de U$ 3,2 bi para 22 Gripen NG.
Compare com U$ 2 bi para 24 Su-35S (caça PESADO)
Compare com U$ 2 bi para 52 ou 54 MiG-29M/M2 com IRST, EW e POD para o Egito
Compare com U$ 1,2 bi para 29 MiG-29K/KuB para a marinha da Índia
Compare o preço pago pela Austrália no Super Hornet
Compare o preço pago por Egito, Catar e Índia no Rafale
Compare o preço pago pelo Eurofighter
Compare o preço pago pelo F-15 em contratos recentes
Talvez você não queira enxergar.
A Índia pagou U$ 40 mi por cada Su-30MKI COM PRODUÇÃO LOCAL.
Se você tiver DEMANDA, uma aquisição média ou grande, a produção local, linha de montagem final e até construção de partes é totalmente aceitável e PODE encarecer UM POUCO o valor, mas nada de dobrar ou triplicar o preço.
Veja que até CUSTOMIZAÇÃO dos caças é permitida, com o uso de equipamentos OCIDENTAIS, como ocorre no Su-30MKI indiano, como ocorre com a modernização dos MiG-29 indianos para o PADRÃO UPG. E NADA DISSO encarece o custo de forma SUBSTANCIAL.
Compare a modernização dos MiG-29 para padrão UPG com a modernização dos Mirage-2000 para padrão -5mk2.
Mesmo com equipamentos ocidentais, customizações e a modernização OCORRENDO NA ÍNDIA, pela HAL, o custo foi SUBSTANCIALMENTE MENOR.
Cerca de 1/4 do valor que os franceses cobraram por cada Mirage-2000 modernizado.
Su-35BM - 4ª++ Geração.
Simplesmente um GRANDE caça.