TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Qual o caça ideal para o FX?

F/A-18 Super Hornet
284
22%
Rafale
619
47%
Gripen NG
417
32%
 
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#80896 Mensagem por Frederico Vitor » Ter Jun 27, 2017 6:43 pm

Boa parte da América Central e o Paraguai reconhecem Taiwan como país , logo dificilmente seriam elegíveis para armamento chinês.
Exato. A cultura institucional dos caras é fechada pra caramba.
Sem dúvida. Recordo que os Estados Unidos vetaram uma venda de F-5 do inventário de Taiwan ao Paraguai na segunda metade da década de 90.

Porém o que eu quis dizer foi: JF-17 é o tipo de caça que CAIRIA bem nas forças aéreas destes países supracitados. Cairia, entendeu? :wink:




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#80897 Mensagem por Túlio » Ter Jun 27, 2017 6:50 pm

Frederico Vitor escreveu:
Sem dúvida. Recordo que os Estados Unidos vetaram uma venda de F-5 do inventário de Taiwan ao Paraguai na segunda metade da década de 90.

Porém o que eu quis dizer foi: JF-17 é o tipo de caça que CAIRIA bem nas forças aéreas destes países supracitados. Cairia, entendeu? :wink:

Totalmente de acordo. Aliás, tão de acordo que sequer sei qual País da AL não se beneficiaria do JF-17 Thunder (Brasil incluído, imagines o que os Paquistaneses não dariam para estarem associados à sólida benchmark EMBRAER).

Não que eu esteja insatisfeito com o Gripen E - bem pelo contrário, aliás - mas é interessante especular, e como não sou hater de caça ou País nenhum, não vejo problemas nisso, afinal, estamos em um Fórum de debates...




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#80898 Mensagem por Penguin » Ter Jun 27, 2017 6:59 pm

Túlio escreveu:
Frederico Vitor escreveu:
Sem dúvida. Recordo que os Estados Unidos vetaram uma venda de F-5 do inventário de Taiwan ao Paraguai na segunda metade da década de 90.

Porém o que eu quis dizer foi: JF-17 é o tipo de caça que CAIRIA bem nas forças aéreas destes países supracitados. Cairia, entendeu? :wink:

Totalmente de acordo. Aliás, tão de acordo que sequer sei qual País da AL não se beneficiaria do JF-17 Thunder (Brasil incluído, imagines o que os Paquistaneses não dariam para estarem associados à sólida benchmark EMBRAER).

Não que eu esteja insatisfeito com o Gripen E - bem pelo contrário, aliás - mas é interessante especular, e como não sou hater de caça ou País nenhum, não vejo problemas nisso, afinal, estamos em um Fórum de debates...
Tb acho um projeto interessante.
Desenvolvimento China-Paquistão. Mais China creio.
Se esse caça fosse transformado em BR, teria sistemas diferentes, a começar pela turbina, radar, EW, comunicações, data link, HMD etc etc, mais ToT, mais industrialização local, mais prop....cof...cof (se for o mesmo intermediário paquistanês dos Hind).
O preço triplicaria fácil, fácil.




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#80899 Mensagem por Túlio » Ter Jun 27, 2017 7:04 pm

Penguin escreveu: Tb acho um projeto interessante.
Desenvolvimento China-Paquistão. Mais China creio.
Se esse caça fosse transformado em BR, teria sistemas diferentes, a começar pela turbina, radar, EW, comunicações, data link, HMD etc etc, mais ToT, mais industrialização local, mais prop....cof...cof (se for o mesmo intermediário paquistanês dos Hind).
O preço triplicaria fácil, fácil.

Não vou discordar, falei apenas que, como estamos em um espaço dedicado a DEBATES, o que há de mal em especular como seria? Há bimotores também que, se estivéssemos no tópico do Rafale - e se ele tivesse sido escolhido pela FAB, o que :twisted: NÃO FOI :twisted: - eu também especularia, porque o acho um senhor caça... :lol: :lol: :lol: :lol:




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#80900 Mensagem por Luís Henrique » Ter Jun 27, 2017 10:56 pm

Penguin escreveu:
Luís Henrique escreveu: Não bate com a propaganda.

Com U$ 4 mil pela hora de vôo para o Gripen.

150 horas de vôo por ano = U$ 600 mil

30 ANOS de operação = U$ 18 Milhões

Mesmo se o valor para o NG seja O DOBRO, seriam U$ 36 mi por 30 anos de operação.

E o valor da aquisição fica entre U$ 125 à U$ 150 mi.

Obs.: a RAC MiG declara que o MiG-35 possui padrão ocidental de manutenção, com checks, aumento significativo da vida útil do airframe, motor, etc.
TBOs aumentados. E que o custo da hora/vôo do MiG-35 será 2,5 x MENOR em relação ao MiG-29.
A SAAF divulgou recententemente o seu custo/h atual de operação do Gripen C:
Mashaba says Gripen operating costs are between South African rand (R) 80,000 and R100,000 ($6,300-$7,800) per flying hour.
South African Air Force boosts Gripen availability
https://www.flightglobal.com/news/artic ... ab-438456/

Quanto ao Mig-29 é um mistério. Suposições para todo lado.

Quanto ao custo do ciclo de vida de sistemas de armas, segundo o DTIC/DoD:

Imagem

Para o F-16:
R&D: 2%
Investment: 20%
O&S (Operations and Support): 78%

Para o M-2 Bradley Fighting Vehicle
R&D: 2%
Investment: 14%
O&S (Operations and Support): 84%

http://www.dtic.mil/pae/paeosg02.html

Que seja.

7.800 x 150 horas por ano = 1,17 mi
x 30 anos de operação = 35,1 mi

O Gripen NG custa BEM MAIS que isso.




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#80901 Mensagem por Luís Henrique » Ter Jun 27, 2017 11:06 pm

Túlio escreveu:
Carlos Lima escreveu:Eu gosto do JF-17... 'e barato e serve para FA que nao tem muito $$$... tipo Argentina.

Alem de potencialmente ser uma solucao "low" para quem nao tem muito $$$ e tem um aviao melhor como "high".

[]s
CB
Discordo: AQUI as FFAA estão longe de ter esse dinheiro todo que pareces pensar. E não são "apenas" uma opção para quem tem HI, também o são para quem não tem grandes inimigos no horizonte. Novamente, NÓS!

Dado o preço unitário estar na faixa dos USD 35 mi, 36 unidades sairiam por uns USD 1,26 bi. Claro, "pelados", sem IRST, AESA, TdT, etc. Mas, se é só questão de PREÇO... 8-]
Tulio, não é APENAS questão de preço.

Eu vejo o MiG-29 em suas últimas versões como um análogo do Typhoon.

Li, recentemente sobre o recebimento de algumas unidades do MiG-29M do Egito.

Lembrei de 2 coincidências:

1) O Egito fechou contrato no mesmo ano que nós. Em 2015.
E em abril de 2017 JÁ RECEBEU algumas unidades.

2) Colocando o valor pago por nós (Gripen NG) na Calculadora e dividindo pelo valor aproximado de U$ 50 mi pelo MiG-35, encontramos um NÚMERO MÁGICO.
Daria para adquirir 108 MiG-35 pelo valor de U$ 5,4 bi
Muita coincidência, pois é justamente o número de caças que a FAB desejava.
E colocando o valor pago pelo Egito em seus MiG-29M Advanced, COM IRST, EW, POD etc. Daria para adqurir 125 à 136 MiG-29M.

Devido à essas 2 coincidências, lancei a questão para ser debatida.

Sobre JF-17, é uma boa opção, como você disse, para quem não tem dinheiro, mas INFERIOR à um MiG-29 e principalmente ao MiG-35.

Não se trata APENAS de preço. Estou falando de CAPACIDADES x PREÇO.

O que o Gripen NG terá de melhor em relação ao MiG-35???




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#80902 Mensagem por Luís Henrique » Ter Jun 27, 2017 11:55 pm

Matéria muito interessante:

http://www.airrecognition.com/index.php ... nsors.html

Um AESA com 260 km de alcance. :twisted: :twisted: :twisted:




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#80903 Mensagem por Bolovo » Qua Jun 28, 2017 1:18 am

Luís Henrique escreveu:Matéria muito interessante:

http://www.airrecognition.com/index.php ... nsors.html

Um AESA com 260 km de alcance. :twisted: :twisted: :twisted:
Isso não tá muito certo não. O radar AESA do MiG-35 ainda não está pronto. Os primeiros entregues a Força Aérea Russa estão com o mesmo Zhuk-ME que equipa os MiG-29SMT e M2.




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#80904 Mensagem por Penguin » Qua Jun 28, 2017 9:24 am

Luís Henrique escreveu:
Penguin escreveu: A SAAF divulgou recententemente o seu custo/h atual de operação do Gripen C:
South African Air Force boosts Gripen availability
https://www.flightglobal.com/news/artic ... ab-438456/

Quanto ao Mig-29 é um mistério. Suposições para todo lado.

Quanto ao custo do ciclo de vida de sistemas de armas, segundo o DTIC/DoD:

Imagem

Para o F-16:
R&D: 2%
Investment: 20%
O&S (Operations and Support): 78%

Para o M-2 Bradley Fighting Vehicle
R&D: 2%
Investment: 14%
O&S (Operations and Support): 84%

http://www.dtic.mil/pae/paeosg02.html

Que seja.

7.800 x 150 horas por ano = 1,17 mi
x 30 anos de operação = 35,1 mi

O Gripen NG custa BEM MAIS que isso.
Algumas observações:

Que as aeronavas russas têm um custo menor de aquisição que as ocidentais, não se discute.

Quanto aos custos operacionais e aos custos do ciclo de vida, é um tema polêmico. E isso tem um peso importante, pois geralmente sai do orçamento das forças armadas. As aquisições nem sempre e são financiadas em longo prazo.

No ciclo de vida do sistema de armas entra outros custos além dos custos diretos com a operação: modernizações necessárias ao longo da vida do sistema, infraestrutura em terra necessária para operar o sistema, etc etc.

Quanto mais uma aeronave voar, maior será o gasto operacional anual. Isso é óbvio. Quanto menos uma aeronave voar, maior o peso do custo de aquisição. Se uma aeronave não voar, o peso do custo de aquisição será ~99%. ~1% será armazenagem.

Se fosse essa maravilha barata e boa, o Mig-29M e o Mig-35 seriam best sellers. E não é isso que acontece.




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#80905 Mensagem por Luís Henrique » Qua Jun 28, 2017 9:59 am

Bolovo escreveu:
Luís Henrique escreveu:Matéria muito interessante:

http://www.airrecognition.com/index.php ... nsors.html

Um AESA com 260 km de alcance. :twisted: :twisted: :twisted:
Isso não tá muito certo não. O radar AESA do MiG-35 ainda não está pronto. Os primeiros entregues a Força Aérea Russa estão com o mesmo Zhuk-ME que equipa os MiG-29SMT e M2.

Sim, é verdade.

A Rússia faz isso para INCENTIVAR suas indústrias bélicas.

O MiG-35 ainda não esta totalmente concluído e a Rússia já encomendou algumas unidades.
Mas EM BREVE finalizarão as melhorias, se não me engano a Rússia concordou em receber 30 MiG-35 com radares atuais e à partir do 31º JÁ VIRIAM COM O NOVO AESA.

Para um país CLIENTE acredito que o MiG-35 será oferecido e virá com todas as capacidades desenvolvidas.
Claro, que as entregas não seriam de imediato. Mas acredito que a RAC MiG já tenha condições de firmar um contrato atualmente para entregar o caça à partir de 2020.




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#80906 Mensagem por FCarvalho » Qua Jun 28, 2017 10:11 am

Acho eu aqui com os meus botões que o desenvolvimento do MIG-35 está se esticando ao máximo em vista das tecnologias embarcadas pois o mesmo irá servir de bancada de testes para os sistemas que a MIG pretende dispor em seu caça de 5a G que ainda está no forno, dependendo de uma decisão governamental.
Muito do que irá dentro dele com certeza será apenas a primeira versão das versões definitivas dos sistemas que equiparão o "Mig-39".
E assim vamos. A Rússia está comprando o Mig-35 não apenas para garantir a MIG mas também para garantir o seu parque industrial aeronáutico em termos de capacidade de desenvolvimento tecnológico e P&D.
Eles tem tradição em pensar no longo prazo, bem ao contrário do que acontece aqui ao sul do equador.

abs.




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#80907 Mensagem por Luís Henrique » Qua Jun 28, 2017 10:54 am

Penguin escreveu:
Luís Henrique escreveu:
Que seja.

7.800 x 150 horas por ano = 1,17 mi
x 30 anos de operação = 35,1 mi

O Gripen NG custa BEM MAIS que isso.
Algumas observações:

Que as aeronavas russas têm um custo menor de aquisição que as ocidentais, não se discute.

Quanto aos custos operacionais e aos custos do ciclo de vida, é um tema polêmico. E isso tem um peso importante, pois geralmente sai do orçamento das forças armadas. As aquisições nem sempre e são financiadas em longo prazo.

No ciclo de vida do sistema de armas entra outros custos além dos custos diretos com a operação: modernizações necessárias ao longo da vida do sistema, infraestrutura em terra necessária para operar o sistema, etc etc.

Quanto mais uma aeronave voar, maior será o gasto operacional anual. Isso é óbvio. Quanto menos uma aeronave voar, maior o peso do custo de aquisição. Se uma aeronave não voar, o peso do custo de aquisição será ~99%. ~1% será armazenagem.

Se fosse essa maravilha barata e boa, o Mig-29M e o Mig-35 seriam best sellers. E não é isso que acontece.
Eu já expliquei historicamente o que aconteceu.

Explico mais uma vez:

A Rússia, após fim da União Soviética, NÃO TINHA DINHEIRO para 2 caças semelhantes.
Optou pelo Sukhoi Su-27 que é maior, mais pesado e mais capaz.
E investiu neste caça.

Surgiram atualizações como Su-27 SM, SM2, SM3
e novas variantes completamente modificadas como Su-30, Su-34 e Su-35.
Depois colocaram nas mãos da mesma empresa o caça de superioridade aérea Pesado de 5ª geração, o PAK-FA.

Mas, a MiG continuou desenvolvendo o MiG-29 por conta própria e com ajuda de alguns clientes.
Obviamente com evoluções mais comedidas, se compararmos com o que a Sukhoi fez.

O que eu estou CHAMANDO A ATENÇÃO é que parece que isto MUDOU.

Agora, a Rússia está INVESTINDO novamente na MiG. Eles não querem perder a empresa. Eles não querem ficar apenas com a Sukhoi.
Eles viram que precisam de um Hi Lo mix e parece que será Pak-Fa como hi e MiG-35 como Lo.

Veja as vendas mais recentes da RAC MiG, pode não ser um super sucesso, mas está melhor do que várias outras:

35 MiG-29 SMT Rússia
24 MiG-29 Kr/Kubr Rússia em 2012
16 MiG-29 SMT Rússia em 2014
16 MiG-29 K/Kub Índia em 2004
29 MiG-29 K/Kub Índia em 2010
50 MiG-29 M/M2 Egito em 2015
37 MiG-35 Rússia
TOTAL = 207 CAÇAS

Planos de até 170 MiG-35 para a Força Aeroespacial Russa

Fora todas as modernizações ao longo dos últimos anos, como por exemplo a frota de MiG-29 indiana que foi/está sendo totalmente modernizada.

Acredito que com o apoio da Rússia, aquisição por sua força aérea, os dias de 'poucas' vendas do MiG-29 estão acabando.
Claro, considerando que + 200 caças nos últimos anos seja 'poucas' vendas.




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#80908 Mensagem por Túlio » Qua Jun 28, 2017 12:10 pm

Eu não entendo essa insistência em MiG-29: seria ele tão baratinho assim, se cumpridos os ROB da FAB, incluindo WAD, desenvolvimento de versão própria (como o Gripen F) e produção na EMBRAER?

Comprar de prateleira eu acho brabo, nem caça dos EUA - que a FAB adora - iam topar. Eu coloquei o exemplo do Thunder apenas para o caso de o Gripen NÃO ter sido escolhido (e o Lima exemplificou que mesmo hoje ainda seria ótimo no caso dos argies). MiG-29 é um excelente caça, mas em fim de carreira.




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#80909 Mensagem por Luís Henrique » Qua Jun 28, 2017 2:42 pm

Túlio escreveu:Eu não entendo essa insistência em MiG-29: seria ele tão baratinho assim, se cumpridos os ROB da FAB, incluindo WAD, desenvolvimento de versão própria (como o Gripen F) e produção na EMBRAER?

Comprar de prateleira eu acho brabo, nem caça dos EUA - que a FAB adora - iam topar. Eu coloquei o exemplo do Thunder apenas para o caso de o Gripen NÃO ter sido escolhido (e o Lima exemplificou que mesmo hoje ainda seria ótimo no caso dos argies). MiG-29 é um excelente caça, mas em fim de carreira.
Tulio, a produção sob licença, na maioria dos casos, é a MONTAGEM FINAL.

Existem menores e maiores graus de participação. Nossas empresas podem fabricar PARTES da aeronave.

Mas, veja, mesmo no caso do Gripen NG (que foi elogiado como sendo uma proposta BEM MELHOR que a americana NESTE ÍTEM), os motores virão PRONTOS do fornecedor, o sistema EW idem, o radar AESA idem, o banco ejetável idem, os computadores idem.

O que faremos aqui? Algumas partes estruturais, o WAD e pouca coisa mais.

Integração e montagem final são importantíssimos....Não quero criticar NADA, só quero dizer que a DIFERENÇA de preços entre os caças OCIDENTAIS x caças russos, não se resume à tot e linha de montagem final ou participação industrial.

Veja o contrato SUIÇO.

Mais de U$ 3,2 bi para 22 Gripen NG.

Compare com U$ 2 bi para 24 Su-35S (caça PESADO)
Compare com U$ 2 bi para 52 ou 54 MiG-29M/M2 com IRST, EW e POD para o Egito
Compare com U$ 1,2 bi para 29 MiG-29K/KuB para a marinha da Índia

Compare o preço pago pela Austrália no Super Hornet
Compare o preço pago por Egito, Catar e Índia no Rafale
Compare o preço pago pelo Eurofighter
Compare o preço pago pelo F-15 em contratos recentes

Talvez você não queira enxergar.

A Índia pagou U$ 40 mi por cada Su-30MKI COM PRODUÇÃO LOCAL.

Se você tiver DEMANDA, uma aquisição média ou grande, a produção local, linha de montagem final e até construção de partes é totalmente aceitável e PODE encarecer UM POUCO o valor, mas nada de dobrar ou triplicar o preço.
Veja que até CUSTOMIZAÇÃO dos caças é permitida, com o uso de equipamentos OCIDENTAIS, como ocorre no Su-30MKI indiano, como ocorre com a modernização dos MiG-29 indianos para o PADRÃO UPG. E NADA DISSO encarece o custo de forma SUBSTANCIAL.

Compare a modernização dos MiG-29 para padrão UPG com a modernização dos Mirage-2000 para padrão -5mk2.
Mesmo com equipamentos ocidentais, customizações e a modernização OCORRENDO NA ÍNDIA, pela HAL, o custo foi SUBSTANCIALMENTE MENOR.
Cerca de 1/4 do valor que os franceses cobraram por cada Mirage-2000 modernizado.




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#80910 Mensagem por hunter » Qua Jun 28, 2017 4:59 pm

Entendo bem o que quer dizer....mas vai ver eles não sabem negociar..(aquela negociação $$%%%)

So pode ser isso... Se são produtos bons e fazem o que precisamos ... So pode que o problema esta na forma de vender....nao e possível ser so preconceito ou então e vontade de pagar mais caro....

Qualquer caça que faça o que o gripen vai fazer . E esse caça sendo mais Barato em tudo... me interessa

E deveria interessar muito

O que faz propostas irresistiveis assim não venderem aqui?




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