MAD Atomico ate aonde eu sei conversando com o povo aqui em Riba em Janeiro nao 'e uma solucao ainda aprovada. E isso conversando inclusive com um que acabou de sair de Pax River que 'e um dos lugares aqui em riba aonde eles fazem testes de novos equipamentos.Túlio escreveu:No que me diz respeito, isso MATA a questão, tks. Tanta coisa interessante - p ex, ainda não achei fuente que explicasse direito como funciona o tale de "MAD atômico" ou se os drones aqueles do P-8 são reaproveitáveis ou não - para debater neste tópico e a gente desperdiçando tempo com "caça-patrulheiro marítimo" do Plano Brazil (logo de ONDE, POWS!!!)...Carlos Lima escreveu:So para esclarecer.
A ideia dos P-3 com Sidewinder veio de testes inicialmente feitos para os Nimrod's na epoca das Malvinas. O motivo 'e que por mais de uma vez os Nimrod tiveram 'quase' encontros com os MIII argentinos e as tripulacoes solicitaram os misseis ar-ar de auto-defesa.
A USN fez alguns testes usando o P-3 (porque eles nao tem Nimrod) e a coisa entrou para as paginas do Super-Trunfo.
Se voce perguntar a um piloto de P-3 da USN se alguma vez ele disparou um Sidewinder ou se fez tal treinamento, ele vai enfartar de tanto rir e vai agradecer por voce ter bastante senso de humor.
S'o isso.
[]s
CB
As questoes que voce citou com relacao ao reaproveitamento dos Drones tambem sao super complicadas pois tem a ver com $$$$$$. Mesmo o MAD "Atomico" tem tambem $$$$$$.
Com relacao aos drones eu acho que salvei um paper sobre ele em algum lugar, eu honestamente tenho que ter tempo para procurar pois 'e sem duvida algo interessante, mas nao era muita coisa para ser honesto.
Tudo o que eu sei 'e mais relacionado a bate-papo e as dificuldades explicadas de maneira super 'informal' (custo, recuperacao, ECM, endurance, condicoes climaticas, interferencia, tamanho minimo e sensibilidade do MAD para 'apontar' um provavel contato).
No momento o que sai mais barato 'e a melhoria das capacidades das sonoboias (links, swarm, rede de sonoboias), pois ate aonde consta nos testes feitos com Subs Convencionais e Nucleares esse equipamento tem se mostrado mais confiavel e com mais capacidades de melhorias a curto prazo ($$$) do que esses novos conceitos de MAD.
As sonoboias (e os conceitos de Drone com MAD) oferecem uma area de cobertura de patrulha gigantesca, o que 'e uma das inumeras limitacoes do MAD preso na cauda da aeronave, e com subs cada vez mais discretos o objetivo hoje 'e cobrir uma area maior com sensores.
Isso 'e o que eu sei hoje, e agora no mes de Marc'o acho que vou ter a oportunidade de conversar com esse povo novamente e vou me aprofundar mais com algumas perguntas que tenho.
[]s
CB