‘Scorpion’: jato de ataque de baixo custo
Scorpion 1
A empresa americana Textron uniu-se com a AirLand Enterprises para formar a “joint venutre” Textron AirLand e assim desenvolver o “Scorpion”, um jato de ataque de baixo custo totalmente novo. Os testes em solo já começaram e o primeiro voo deve ocorrer ainda este ano.
Scorpion - montagem - imagem Textron
O programa de desenvolvimento da aeronave começou em janeiro de 2012 com o propósito de produzir o jato de ataque mais acessível do mundo, disse Scott Donnelly presidente do conselho da Textron.
“Contamos com as melhores práticas comerciais para desenvolver uma plataforma de jato tático com flexibilidade e recursos encontrados apenas em aeronaves muito mais caras”, diz ele.
Scorpion 2
O Scorpion é projetado para se encaixar nas restrições orçamentárias cada vez mais rigorosas do Departamento de Defesa e das nações amigas, com o seu perfil de missão correspondido às realizadas pela Guarda Nacional Aérea dos EUA.
Configurado com derivas inclinadas e grandes asas (14,4m de envergadura) sem enflexamento o Scorpion possui uma fuselagem totalmente produzida com material compósito, baia interna para armamento e cabides sob as asas para armas guiadas e não guiadas.
Scorpion 3
Os custos de produção foram mantidos os mais baixos possíveis através “de sistemas desenvolvidos para a Cessna para a construção de jatos executivos, tecnologia comum e aproveitamento de recursos de fabricação” segundo informado pelo material de divulgação do Scorpion.
A potência é fornecida por dois motores turbofan que produzem 8.000 libras de empuxo (35.6kN).
Scorpion - especificações - imagem Textron
Scorpion - pontos duros externos - imagem Textron
FONTE/IMAGENS: Flightglobal e Textron (tradução e adaptação do Poder Aéreo a partir de originais em inglês)
COLABOROU: Baschera
NOTA DO EDITOR: há tempos que as empresas dos EUA não fabricam aeronaves de combate a jato de baixo custo para exportação como era o caso do A-37 e do F-5. Atualmente a visão do futuro que se apresenta é formada somente pela comercialização do complexo e caro F-35.
Fonte: http://www.aereo.jor.br/2013/09/17/scor ... ixo-custo/
Voces acham que este avião poderia ser um novo treinador a jato para os futuros pilotos de caça da FAB? Talvez pudessemos fabricá-lo sob licença como foi o caso do Xavante?
Caça de baixo custo Scorpion
Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação