USAF T-X

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
FCarvalho
Sênior
Sênior
Agradeceu: 6223 vezes
Agradeceram: 3501 vezes

Re: USAF T-X

#31 Mensagem por FCarvalho » Ter Ago 30, 2016 8:56 pm

Eu creio que hoje, e no médio prazo, os únicos que teriam interesse real no Mako seriam alemães e franceses, tendo em vista a substituição da frota de Alpha Jets. Mas eu não ceio que eles dessem nova vida ao Mako apenas por isso. A relação custo x benefício não me parece ser interessante para eles, principalmente se levando em conta a existência do M-346 da Leonardo.

Uma hora os Alpha jets vão ter que sair. Então haverá uma decisão. Se, e digo se, o avião da Boeing/Saab vencer o T-X, pode ser que esta seja a pá de cal no Mako. Ou mesmo o M-346.

Acho que essa eles vão pagar para ver. A fleuma nacional francesa ainda meio ressabiada, mas não está morta.

abs

Carpe Diem
Penguin
Sênior
Sênior
Agradeceu: 5 vezes
Agradeceram: 374 vezes

#32 Mensagem por Penguin » Ter Ago 30, 2016 9:07 pm

FCarvalho escreveu:Eu creio que hoje, e no médio prazo, os únicos que teriam interesse real no Mako seriam alemães e franceses, tendo em vista a substituição da frota de Alpha Jets. Mas eu não ceio que eles dessem nova vida ao Mako apenas por isso. A relação custo x benefício não me parece ser interessante para eles, principalmente se levando em conta a existência do M-346 da Leonardo.

Uma hora os Alpha jets vão ter que sair. Então haverá uma decisão. Se, e digo se, o avião da Boeing/Saab vencer o T-X, pode ser que esta seja a pá de cal no Mako. Ou mesmo o M-346.

Acho que essa eles vão pagar para ver. A fleuma nacional francesa ainda meio ressabiada, mas não está morta.

abs
Esse é um mercado saturado de concorrentes: Hawk, M324, M345, Yak130, Mig-AT, T-50, Hongdu L-15, Hongdu JL-8, Scorpion e agora os novos concorrentes do T-X.

Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
Carlo M. Cipolla
FCarvalho
Sênior
Sênior

#33 Mensagem por FCarvalho » Ter Ago 30, 2016 9:31 pm

Em termos de França e Alemanha, ou é o M-345 ou o vencedor do T-X. Os demais vão ter que continuar brigando por um lugar no ceú do mercado de treinadores.

Concordo que o Mako está morto como projeto, mas ainda considero isso realmente lastimável. Para nós, claro. As inovações tecnológicas nele embutidas seriam um grande adendo a Embraer e a industria aeroespacial brasileira. Assim como o Gripen NG será.

Bem, fica para a próxima.

abs.

Carpe Diem
Carlos Lima
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1275 vezes
Agradeceram: 631 vezes

#34 Mensagem por Carlos Lima » Qua Ago 31, 2016 12:19 am

FCarvalho escreveu:Em termos de França e Alemanha, ou é o M-345 ou o vencedor do T-X. Os demais vão ter que continuar brigando por um lugar no ceú do mercado de treinadores.

Concordo que o Mako está morto como projeto, mas ainda considero isso realmente lastimável. Para nós, claro. As inovações tecnológicas nele embutidas seriam um grande adendo a Embraer e a industria aeroespacial brasileira. Assim como o Gripen NG será.

Bem, fica para a próxima.

abs.
Mako... F-20... YF-23... Lavi... a história aeronáutica está cheia de exemplos...

[]s
CB_Lima

CB_Lima = Carlos Lima :)
FCarvalho
Sênior
Sênior

#35 Mensagem por FCarvalho » Qua Ago 31, 2016 12:15 pm

É... e a FAB vai ter que se virar com o que tiver por aí, ou lhe for oferecido. Não creio que neste caso específico os nossos ganhos industriais ou cláusulas de off set propostas nos tragam alguma vantagem concreta.

Então, acho que vamos ter que esperar mais um pouco.

abs.

Carpe Diem
Carlos Lima
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1275 vezes
Agradeceram: 631 vezes

#36 Mensagem por Carlos Lima » Qua Ago 31, 2016 12:42 pm

FCarvalho escreveu:É... e a FAB vai ter que se virar com o que tiver por aí, ou lhe for oferecido. Não creio que neste caso específico os nossos ganhos industriais ou cláusulas de off set propostas nos tragam alguma vantagem concreta.

abs.
Como sempre...

[]s
CB_Lima

CB_Lima = Carlos Lima :)
Penguin
Sênior
Sênior

#37 Mensagem por Penguin » Qua Ago 31, 2016 4:36 pm

FCarvalho escreveu:É... e a FAB vai ter que se virar com o que tiver por aí, ou lhe for oferecido. Não creio que neste caso específico os nossos ganhos industriais ou cláusulas de off set propostas nos tragam alguma vantagem concreta.

abs.
Me parece que haverão 2 caminhos quando houver $$:

1) A FAB abre uma concorrência internacional e estabelece algumas off sets como contrapartida, de acordo com o especificado em lei para aquisições militares acima de um determinado valor.

2) Lança-se o AMX-T

Acho mais viável a opção 1.
A opção 2 em nada acrescentaria em termos tecnológicos.
Até porque, o custo operacional da plataforma da opção 1) será muito mais otimizada para a função de treinamento.

Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
Carlo M. Cipolla
Bolovo
Sênior
Sênior
Agradeceu: 547 vezes
Agradeceram: 442 vezes

#38 Mensagem por Bolovo » Qua Ago 31, 2016 5:20 pm

Penguin escreveu:

abs.
Me parece que haverão 2 caminhos quando houver $$:

1) A FAB abre uma concorrência internacional e estabelece algumas off sets como contrapartida, de acordo com o especificado em lei para aquisições militares acima de um determinado valor.

2) Lança-se o AMX-T

Acho mais viável a opção 1.
A opção 2 em nada acrescentaria em termos tecnológicos.
Até porque, o custo operacional da plataforma da opção 1) será muito mais otimizada para a função de treinamento.
Número 1, por favor. Como sou contra a campanha "LIFT sem partido", eu apoio o M346 italiano. Um esquadrão completo em Natal no lugar dos Super Tucanos.

"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
FCarvalho
Sênior
Sênior

#39 Mensagem por FCarvalho » Qua Ago 31, 2016 5:56 pm

Não tenho certeza, mas parece que a ala que defende dentro do Comaer um lift a jato ganhou novamente força, tanto mais em função da expectativa gerada com a chegada do Gripen NG do que propriamente em relação a incapacidade do ST fazer o serviço de transição.

Se formos mesmo de jato, é provável que esta decisão só seja tomada no pós-2024, quando então a FAB terá subsídios suficientes para decidir se o ST serve, ou não, como Lift trainer para os F-39.

Ainda temos bastante tempo para saber.

ps 1: Acredito que a tradição italiana de trinadores a jato deve ter forte impacto na decisão da FAB. M-345 e M-346 com vantagem.
ps 2: se a SAAB levar o TX com a Boeing, a Embraer pode ser tentada a parcerias com ambas. Se assim for, vai ficar difícil para qualquer um ganhar alguma coisa por aqui nesta área.

A ver.

abs.

Carpe Diem
Bolovo
Sênior
Sênior

#40 Mensagem por Bolovo » Ter Set 13, 2016 12:19 am

Na minha opinião, o favorito:

http://www.youtube.com/watch?v=S-2VEQJEK9A

hotm
Avançado
Avançado
Agradeceu: 23 vezes
Agradeceram: 21 vezes

#41 Mensagem por hotm » Ter Set 13, 2016 4:05 pm

Imagem

http://www.aereo.jor.br/2016/09/13/boei ... nador-t-x/

O video esta fantastico no meio da pagina.
Observado pela paret de cima faz me lembrar um mig29 monomotor. XDDD

Bolovo
Sênior
Sênior

#42 Mensagem por Bolovo » Ter Set 13, 2016 5:13 pm

hotm escreveu:Imagem

http://www.aereo.jor.br/2016/09/13/boei ... nador-t-x/

O video esta fantastico no meio da pagina.
Observado pela paret de cima faz me lembrar um mig29 monomotor. XDDD
Só numa primeira olhada, posso assegurar que perderá a concorrência ao T-X... mais um nati-morto...

Marechal-do-ar
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1 vez
Agradeceram: 419 vezes

#43 Mensagem por Marechal-do-ar » Ter Set 13, 2016 5:21 pm

Bolovo escreveu:Só numa primeira olhada, posso assegurar que perderá a concorrência ao T-X... mais um nati-morto...
Senti a mesma desconfiança.

Ainda assim, um projeto interessante, fiquei curioso para saber como a Boeing implementou alguns aspectos dele.

"Quando um rico rouba, vira ministro" (Lula, 1988)
Penguin
Sênior
Sênior

#44 Mensagem por Penguin » Ter Set 13, 2016 8:17 pm

É o filho do cruzamento entre o Super Hornet e o Gripen. :roll:
Elementos de design e sistemas de ambos.

Boeing Pulls Wraps Off New Jet for Air Force's T-X Competition

by Bill Carey
- September 13, 2016, 2:03 PM
http://www.ainonline.com/aviation-news/ ... ompetition

Imagem
After three years of secrecy, Boeing Defense rolled out a new single-engine, twin-tail, high-wing training jet during a rousing ceremony at its St. Louis headquarters on September 13. The manufacturer and partner Saab have nearly completed two of the jets to compete for the U.S. Air Force’s T-X advanced training jet competition.

The BTX-1 jet, registered as N381TX, is powered by the GE Aviation F404-GE-402 afterburning turbofan engine that powers the Boeing F/A-18C/D Hornet. The jet’s twin canted vertical tails also resemble the F/A-18’s, but it features a more bulbous canopy with a stepped tandem cockpit for the instructor and training pilots.

Boeing and Saab signed a joint development agreement to contend for the T-X program in December 2013. Darryl Davis, Boeing Phantom Works president, declined to reveal specifically what Saab is contributing to the new jet. It has already been reported that the Swedish manufacturer is supplying the rear fuselage, and Davis suggested Boeing is responsible for the wings and tail structures.

The design melds elements from the F/A-18 and Saab’s JAS 39 Gripen single-engine fighter, Davis said immediately after the roll-out ceremony. “There’s a lot of reuse throughout this whole jet to include some of the design and manufacturing things Saab is doing, some of the things the Boeing company does, and it’s all packaged together in this offering behind me,” he said. Saab “brought a tremendous amount of expertise, technical detail, a lot of reuse of subsystems out of the Gripen.

Davis, Boeing Defense president and CEO Leanne Caret and Saab president and CEO Håkan Buskhe spoke during the roll-out ceremony. Accompanied by Boeing T-X program manager Ted Torgerson and Saab deputy program manager Eddy de la Motte, Davis later met with reporters in a separate hangar where a second BTX prototype was undergoing assembly. The two jets will participate in a flight-test program that should begin “before the end of the year,” Davis said.

The new jet has one hardpoint on its center fuselage to carry what Davis described as a cargo pod, but it will also accommodate wing hardpoints if desired, he said. The companies plan to make the jet available to other customers, Davis confirmed.

“That’s something our soft partner brings to this with their global footprint,” he said, referencing Saab. “Our presumption is we will provide the U.S. Air Force with 346 trainers” and five additional jets under the T-X program’s engineering, manufacturing and development phase, Davis said.

The Boeing-Saab jet is arrayed against a new GE F404-powered jet built by Northrop Grumman’s Scaled Composites subsidiary; the T-50A advanced by Lockheed Martin and Korea Aerospace Industries; and the Alenia Aermacchi M-346 Master proposed by Raytheon and Leonardo.

Editado pela última vez por Penguin em Ter Set 13, 2016 8:48 pm, em um total de 1 vez.
Carlo M. Cipolla
Penguin
Sênior
Sênior

#45 Mensagem por Penguin » Ter Set 13, 2016 8:47 pm

Carlo M. Cipolla
Responder