Mulheres... outra vez...

Assuntos em discussão: Exército Brasileiro e exércitos estrangeiros, armamentos, equipamentos de exércitos em geral.

Moderadores: J.Ricardo, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Bolovo
Sênior
Sênior
Agradeceu: 547 vezes
Agradeceram: 442 vezes

Re: Mulheres... outra vez...

#451 Mensagem por Bolovo » Qui Ago 18, 2016 11:33 pm

Tinha que abolir essa merda antidemocrática que é o SMO e não estende-lo as mulheres. Seria como não gostar da escravidão negra e querer estende-la para os brancos.

"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Clermont
Sênior
Sênior
Agradeceu: 632 vezes
Agradeceram: 644 vezes

#452 Mensagem por Clermont » Sex Ago 19, 2016 9:51 am

Quando os batalhões de infantaria do Exército ficarem cheios de mulheres soldados já imaginaram o que vai aparecer de vídeos e "selfies" do tipo CNN?

Os quartéis vão virar "sets" de filmes "Brasileirinhas" só que amadores. Pra quem tem tara em mulher fardada fazendo saliências vai ser uma alegria.

cabeça de martelo
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1137 vezes
Agradeceram: 2860 vezes

#453 Mensagem por cabeça de martelo » Sex Ago 19, 2016 10:44 am

O que tiver que ser será. Na Noruega os militares tanto com pila como sem, dormem todos juntos. Na minha unidade houve um militar que foi expulso depois de ter sido apanhado pela terceira vez na Companhia (edifício) reservado às mulheres.

"Lá nos confins da Península Ibérica, existe um povo que não governa nem se deixa governar ”, Caio Júlio César, líder Militar Romano".

O insulto é a arma dos fracos...

https://i.postimg.cc/QdsVdRtD/exwqs.jpg
FCarvalho
Sênior
Sênior
Agradeceu: 5745 vezes
Agradeceram: 3275 vezes

#454 Mensagem por FCarvalho » Sex Ago 19, 2016 4:19 pm

Senhores, nunca antes na história deste país tupiniquim vocês virão ação de um comunista que não fosse "afirmativa" no sentido de igualar a tudo e a todos por baixo, no mesmo nível de mediocridade e hipocrisia deles?

Estamos em um país politicamente correto. E nunca se esqueçam disso.

abs.

Carpe Diem
gabriel219
Sênior
Sênior
Agradeceu: 769 vezes
Agradeceram: 2393 vezes

#455 Mensagem por gabriel219 » Sex Ago 19, 2016 4:39 pm

Ainda não entendo essa de mulheres no combate. A biologia já provou isso e depois as fuzileiras do USMC.

Não provaram ainda o suficiente da falta de eficiência de mulheres na infantaria? Sem falar das sequelas que muitas levam pro resto da vida, como algumas ficar até estéreis.

J.Ricardo
Sênior
Sênior
Agradeceu: 2564 vezes
Agradeceram: 1038 vezes

#456 Mensagem por J.Ricardo » Sex Ago 19, 2016 5:10 pm

Concordo com o Bolovo, o SMO é uma aberração que deveria acabar.
Comecem a criar atrativos que o povo se apresenta, tem muita gente em muitas regiões do país que o um SM profissional seria uma ótima opção de carreira.

Não temais ímpias falanges,
Que apresentam face hostil,
Vossos peitos, vossos braços,
São muralhas do Brasil!
Wingate
Sênior
Sênior
Agradeceu: 819 vezes
Agradeceram: 239 vezes

#457 Mensagem por Wingate » Sex Ago 19, 2016 5:46 pm

Num conflito real, mulheres infantes estão sujeitas a estupros e torturas terríveis, se caírem prisioneiras. Quando a lista de baixas e mortes começar a chegar, vão culpar (e até processar) as Forças Armadas por desumanidade ao mandarem mulheres para o combate?

Além disso, como já foi mencionado numa matéria, nesse mesmo tópico, há uma preocupação dos colegas de farda do sexo masculino de dar proteção especial às suas colegas mulheres, o que pode por em risco a eficácia do combate e a vida dos próprios combatentes.

Além, é claro, dos inevitáveis envolvimentos que a natureza promove...

Mas as mulheres já provaram sua eficiência nas atividades de apoio como médicas, enfermeiras, motoristas (alguns questionam, porém elas dão conta, se bem treinadas), manutenção de veículos e armas, aviadoras e outras, fora das áreas de combate direto.

É uma questão deveras controversa.

Wingate

FCarvalho
Sênior
Sênior

#458 Mensagem por FCarvalho » Sex Ago 19, 2016 7:11 pm

J.Ricardo escreveu:Concordo com o Bolovo, o SMO é uma aberração que deveria acabar.
Comecem a criar atrativos que o povo se apresenta, tem muita gente em muitas regiões do país que o um SM profissional seria uma ótima opção de carreira.
O SMO no Brasil há tempos de obrigatório só tem a legislação mesmo. Quase todo mundo que vive nas periferias deste país, qualquer que seja ela, vê o SMO como uma oportunidade de ouro para mudar de vida ou ter uma vida minimamente digna.
Acesso a educação, infraestrutura, saneamento básico, formação técnico-profissional, etc...
A briga para entrar no SMO é grande principalmente no interior, onde a ausência do Estado, e consequentemente dos seus serviços e oportunidades que cria, se faz sentir mais fortemente.
Por essas e outras que o EB não aceita abrir mão do SMO. É uma fonte perene e inesgotável de mão de obra barata e subserviente.
Neste sentido, não faz muita diferença se vão colocar mulheres ou não no SMO, pelo simples fato de que este, desde sempre, foi optativo para elas. Na prática, vai quem quer.
O problema como sempre é o uso político e hipócrita da questão em favor próprio, como se mulheres prestarem serviço militar fosse efetivamente uma novidade ou uma "ação afirmativa" de direitos.
Aliás, o que Vanessa Graziotin fala ou escreve... [007]

abs.

Carpe Diem
saullo
Sênior
Sênior
Agradeceu: 554 vezes
Agradeceram: 184 vezes

#459 Mensagem por saullo » Sáb Ago 20, 2016 3:24 pm

No Brasil tem muita gente que chega em certos cargos sem o mínimo preparo.
Parece que tem prazer em atazanar a vida das pessoas de bem, que os sustentam através de absurdos impostos.

Abraços

cabeça de martelo
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1137 vezes
Agradeceram: 2860 vezes

#460 Mensagem por cabeça de martelo » Sáb Ago 20, 2016 9:02 pm

Vocês não estarão a meter a carroça à frente dos bois?!

"Lá nos confins da Península Ibérica, existe um povo que não governa nem se deixa governar ”, Caio Júlio César, líder Militar Romano".

O insulto é a arma dos fracos...

https://i.postimg.cc/QdsVdRtD/exwqs.jpg
J.Ricardo
Sênior
Sênior
Agradeceu: 2564 vezes
Agradeceram: 1038 vezes

#461 Mensagem por J.Ricardo » Seg Ago 22, 2016 10:39 am

FCarvalho escreveu:
J.Ricardo escreveu:Concordo com o Bolovo, o SMO é uma aberração que deveria acabar.
O SMO no Brasil há tempos de obrigatório só tem a legislação mesmo. Quase todo mundo que vive nas periferias deste país, qualquer que seja ela, vê o SMO como uma oportunidade de ouro para mudar de vida ou ter uma vida minimamente digna.
Acesso a educação, infraestrutura, saneamento básico, formação técnico-profissional, etc...
A briga para entrar no SMO é grande principalmente no interior, onde a ausência do Estado, e consequentemente dos seus serviços e oportunidades que cria, se faz sentir mais fortemente.
Por essas e outras que o EB não aceita abrir mão do SMO. É uma fonte perene e inesgotável de mão de obra barata e subserviente.
Neste sentido, não faz muita diferença se vão colocar mulheres ou não no SMO, pelo simples fato de que este, desde sempre, foi optativo para elas. Na prática, vai quem quer.
O problema como sempre é o uso político e hipócrita da questão em favor próprio, como se mulheres prestarem serviço militar fosse efetivamente uma novidade ou uma "ação afirmativa" de direitos.

abs.
Carvalho aqui na minha cidade que tem TG, o SMO é visto como uma perda de tempo e um grande estorvo para quem esta procurando trabalho nesta idade, só alguns abnegados tem interesse em prestar simplesmente pq facilita depois no concurso da PMSP.

Não temais ímpias falanges,
Que apresentam face hostil,
Vossos peitos, vossos braços,
São muralhas do Brasil!
FCarvalho
Sênior
Sênior

#462 Mensagem por FCarvalho » Seg Ago 22, 2016 12:39 pm

J.Ricardo escreveu:
FCarvalho escreveu: O SMO no Brasil há tempos de obrigatório só tem a legislação mesmo. Quase todo mundo que vive nas periferias deste país, qualquer que seja ela, vê o SMO como uma oportunidade de ouro para mudar de vida ou ter uma vida minimamente digna.
abs.
Carvalho aqui na minha cidade que tem TG, o SMO é visto como uma perda de tempo e um grande estorvo para quem esta procurando trabalho nesta idade, só alguns abnegados tem interesse em prestar simplesmente pq facilita depois no concurso da PMSP.
Olá J. Ricardo.

A depender de onde se está, e como se está, o SMO vai ser visto como algo bom, ou nem tão bom assim.

Fato é, que ele de obrigatório não tem mais nada há tempos. O EB, principalmente, todo ano "sofre" com excesso de contingente e dispensa a maioria que se apresenta. Na verdade o que eles fazem muito é simplesmente pegar os mais capacitados, para essa ou aquela função, e dispensar o resto. Claro, isso também depende de "enes" fatores, tendo em vista que alguém com boas aptões físicas e intelectuais aos 18 tem poucas chances de ser dispensado. Mas isso nem sempre é verdade.

Deixo uma outra questão. FAB e MB há muito tempo só convocam pessoal com no mínimo o ensino fundamental completo. Isso na minha época, há uns 26 anos atrás. Hoje, não tenho certeza, mas estas duas forças me parece já estão cobrando o diploma de ensino médio para quem quer prestar o SMO por lá. É uma forma, também, de seleção dos melhores candidatos às funções de que eles precisam, e que podem ser preenchidas por conscritos temporários. Já o EB não tem tanta necessidade disso, mas como disse, isto não é uma regra para todas as situações.

A profissionalização, e a modernização tecnológica, e suas consequentes complexidades, estão trazendo novas questões para o SMO dentro da ffaa's. Mesmo na infantaria, que em tese seria a arma com menos requisitos em termos de preparo intelectual, as coisas estão mudando. E estão porque aos poucos, na verdade a conta gotas, sistemas mais complexos de que um simples fuzil, que hoje já não é tão simples assim, devido os diversos acessórios que pode portar, vem sendo introduzidos e em função disso tem requerido uma melhor seleção dos candidatos a fim de garantir seu uso de forma mais efetiva possível.

Enfim, o SMO pode ser, ou não, um bom negócio para muita gente. Vai depender da hora e da oportunidade.

abs.

Carpe Diem
Ilya Ehrenburg
Sênior
Sênior
Agradeceram: 1 vez

#463 Mensagem por Ilya Ehrenburg » Ter Ago 23, 2016 10:22 pm

Considerando o fato de que o SMO - Serviço Militar Obrigatório resulta, em termos práticos, muito mais horas de vassoura do que de fuzil, creio, que a presença do gênero feminino não resultará por isso problema algum em termos adaptativos.

Não se tem razão quando se diz que o tempo cura tudo: de repente, as velhas dores tornam-se lancinantes e só morrem com o homem.
Ilya Ehrenburg

Uma pena incansável e combatente, contra as hordas imperialistas, sanguinárias e assassinas!
Clermont
Sênior
Sênior
Agradeceu: 632 vezes
Agradeceram: 644 vezes

#464 Mensagem por Clermont » Sáb Ago 27, 2016 12:02 pm

No dia em que uma soldado mulher for filmada varrendo o pátio do quartel, ocorrerá um levante das feministas que vão jurar que isso é uma demonstração da violência do "patriarcado" contra as mulheres. E vão exigir que se proíba as soldados de pegarem em vassouras...

Wingate
Sênior
Sênior
Agradeceu: 819 vezes
Agradeceram: 239 vezes

#465 Mensagem por Wingate » Sáb Ago 27, 2016 12:24 pm

Reproduzo abaixo antigo post do nobre colega Clermont, de 28/05/2004, que expõe uma série de senões quanto a se enviar mulheres para as frentes de batalha:

-----------------------

""
MULHERES NA INFANTARIA - a perspectiva de um soldado norte-americano.

Por Scott M.

"Eu sei que isso já foi discutido, de novo e de novo.

Mas aqui está uma opinião de um soldado no Iraque. Eu queria ler o que ele tinha a dizer, portanto presumi que vocês também.

Eu mencionei, por acaso, para minha filha de 16 anos (que foi criada assistindo 'Buff, a Caça-Vampiros', 'Stargate SG-1', várias reencarnações de 'Jornada nas Estrelas', 'Lara Croft' e outras séries de ação que mostram garotas metendo a porrada) que não se permitem mulheres em unidades de combate das Forças Armadas dos EUA. Ela ficou ultrajada. Indignada. Ela quase gritou 'POR QUÊ NÃO'! Eu fiz o melhor que pude para explicar as razões 'oficiais', as não-oficiais como eu as entendia, minhas objeções pessoais e como a linha entre 'combatente' e 'não-combatente' está cada vez mais obscurecida, mas ela não se convenceu.

Isso não é uma ordem por escrito, mas eu estaria muito interessado em sua opinião nesse assunto e suas experiências com fêmeas da espécie militar."

A resposta do Soldado no Iraque:

Sim, é verdade, mulheres não podem estar na infantaria.

O tópico de mulheres na infantaria é muito cheio de armadilhas e é a única coisa em minha filosofia de vida pessoal sobre a qual sou um sexista. Eu vejo que existem duas razões por que mulheres não são permitidas na infantaria (ou na maioria das outras armas de combate). O "grunt" médio está bem de acordo com sua personalidade primordial e, sendo assim, geralmente só quer saber de duas coisas: trepar e brigar, nessa ordem. E a principal razão porque eles brigam é para serem durões para poder atrair mais mulheres, com as quais eles podem conseguir satisfazer o seu desejo por trepar. Tão logo existam mulheres à distância de uma cuspida, a diretriz número um primordial, chuta tudo o mais, especialmente a disciplina do serviço, direto para o inferno. Qualquer um que ache isso uma estupidez está certo, mas também é um retardado se acha que isso irá, algum dia, mudar. "Grunts" são "grunts". O homem pensante encontra significados através de alguma espécie de objetivo mais elevado. O "grunt" acha significados só em trepar. E se ele puder lutar no intervalo das trepadas, ótimo.

A segunda razão porque mulheres não estão (e não devem estar) na infantaria é, igualmente, baseada no lado primário da existência humana como a primeira. Mulheres não podem fazer um trabalho digno de um "grunt", de jeito nenhum. Eu gostaria de estar errado sobre isso porque vai contra todas as minhas noções de igualdade entre os sexos, mas é a verdade. Eu já treinei com mulheres em muitas ocasiões e eu posso dizer que elas alteram, completamente, o ambiente de treinamento. Não apenas os sujeitos ficam distraídos pela Razão Número Um, mas também o nível de intensidade do treinamento vai pras cucuias. A mulher mediana não se empenhará em treinamento do jeito que um homem faz. Eu já vi sujeitos se empenharem no treinamento até morrer, literalmente. Eu vi um sujeito acabar um teste físico, uma corrida de quatro quilômetros, então desmaiar e morrer de uma ruptura da aorta. Eu vi um sujeito marchar no sol até desmaiar pela insolação e ficar com danos cerebrais. Eu vi sujeitos marchando apesar de ossos quebrados, juntas deslocadas e ruptura de ligamentos. Morrer treinando é uma burrice, mas é um testemunho do grau em que um soldado está disposto a se empenhar. Em todas as minhas experiências com mulheres, o gene do bom-senso (que os sujeitos parecem carecer, para a felicidade das forças armadas) se rebela e diz a elas: "foda-se isso, não vá se matar fazendo essas coisas."

Eu sei que há mulheres lá fora, que provavelmente, se esforçariam do mesmo modo, mas numa sociedade onde homens foram criados para se desempenharem devido à incrível força da pressão de seus pares machos, eles são mais fáceis de serem encontrados do que mulheres desejosas de fazer o mesmo. E eu ainda não entrei no fato de que o homem mediano é muito mais forte fisicamente do que a mulher mediana. E, ainda que fêmeas humanas fossem tão fortes fisicamente quanto os homens e desejosas de se empenharem no mesmo grau, haveria a Razão Um. Existem, na minha pequena base, quatro soldados mulheres. Na outra noite que a força de reação rápida teve de se mover, não conseguimos encontrar três dos nossos sujeitos. Acabamos por deixá-los para trás, inclusive um atirador de metralhadora calibre .50 pol. Ao voltar, descobrimos que estavam dormindo no quarto com uma das soldados que servem próximo a área de estacionamento da QRF (Quick Reaction Force). [nota: a área de estacionamento da QRF teve de ser realocada.

De qualquer modo, eu sei que essa é, provavelmente, a última coisa que sua filha queria ouvir. Talvez haja um tempo em que tais fatores não importem tanto e mulheres possam estar na infantaria. Enquanto isso, elas sempre podem servir na PM, que eles chamam de "a infantaria das cachorras". Em combate, elas terminam fazendo a maior parte das coisas que a infantaria de verdade faz; ao menos, elas estão fazendo isso no Iraque.

Outros problemas com mulheres na infantaria:

- menstruação e saúde vaginal: as condições de vida podem ser muito duras e ter de lidar com uma, digamos, infecção por fungos na vagina enquanto se está sem chuveiros por vários meses, pode ser difícil de se imaginar.

- estupro (especialmente, se for capturada).

- gravidez: sem tempo para atendimento pré-natal em campanha.

- peitinhos: se eles foram grandes o bastante para ficarem no caminho dos equipamentos, blindagem corporal etc; ou de ações como rastejamento furtivo e outras atividades físicas da soldadesca, você se torna totalmente ineficaz como um "grunt".

Eu gostaria de ter mais coisas positivas para dizer sobre mulheres na infantaria, mas há tantas coisas que fazem isso não ser uma boa idéia. Mulheres merecem oportunidades iguais, mas igualdade em certas funções de combate pode não fazer sentido tático.

Espero não ter esmagado as esperanças de sua filha, ou ter dado a impressão excessiva de ser um babaca sexista.

A resposta de Scott e um adendo:

Soldado escreveu: Agora o tópico de mulheres na infantaria é muito cheio de armadilhas...

Tem toda a razão.

Soldado escreveu: e essa é a única coisa em minha filosofia de vida pessoal na qual sou sexista.

Tenho de concordar. Bem, talvez uma ou duas coisas...

Soldado escreveu: Ao voltar, descobrimos que estavam dormindo no quarto com uma das soldados que servem próximo a área de estacionamento da QRF.

Todos eles? Porra! Meus amigos da Marinha contam-me histórias sobre as putas da Califórnia que se alistavam na Reserva Naval para conseguirem faturar à bordo dos navios durantes as instruções. As garotas tinham audiência cativa, especialmente, no mar, e uma fila se formava na porta do alojamento.

O que aconteceu com seus extraviados fodedores, depois disso? Disciplinarmente, quero dizer. Isso é contra o regulamento, não é? [nota: para registro, não havia nenhum Calígula obrigando ninguém, senão eles teriam clamado isso.]

Soldado escreveu: eu sei que essa é, provavelmente, a última coisa que sua filha queria ouvir.

Obrigado por sua honestidade. Eu concordo com a maioria de suas premissas. Realmente, minha filha precisa ouvir essas coisas ou ser surpreendida de forma rude e desagradável. Também, suas palavras carregam mais peso do que as minhas sobre o assunto.

Minhas objeções são menos fundamentais, e também difíceis de manter o passo com a visão mundial de estrito igualitarismo.

1. Os jovens, fortes e saudáveis fazem os melhores soldados. Mulheres são os únicos seres humanos que podem gerar filhos. Uma mulher é muito mais do que um útero, mas nós, realmente, queremos pôr nossas mais jovens, fortes e saudáveis geradoras de bebês na linha de fogo? (vejam a curta história "Down Among The Dead Men" por John Campbell.) É verdade que não é exclusiva responsabilidade de uma mulher criar as crianças, mas eu penso que o bem-estar dos dependentes deveria ser uma prioridade mais elevada do que, digamos, promoção na carreira.

Há um garoto que vai a nossa igreja cujo único responsável, sua mãe, acabou de passar por um ano de treinamento e está, agora, na Alemanha. Ele está morando com outra família da igreja. Ele é um garoto feliz e brilhanto, mas também é, pateticamente, desesperado por atencão e aprovação. Nós damos a ele todo o amor e apoio que podemos, mas eu penso - sem pai e com a mãe desperdiçando a pré-adolescência dele, desdobrada no além-mar; será um milagre se isso não foder com a personalidade dele.

2. A história nos diz que mulheres podem lutar, bem e ferozmente, mas no instante que uma unidade mista sofre baixas de mulheres, os homens (ao menos, os ocidentais) recuam. É a coisa fundamental novamente; o dever impregnado de proteger as mulheres (quando você não as está fodendo, quero dizer). Se "GI Jane" receber um mínimo ferimento, "GI Joe" sente-se como se fosse um fracassado (e age, e luta de acordo). Nada bom.

O único modo de superar isso seria criando uma sociedade, e por conseqüencia um exército, onde os homens fosse tolerantes ao sofrimento e morte de mulheres como são às mortes de outros homens. Não apenas eu não iria querer viver numa sociedade assim, como iria resistir, ativamente, à sua criação.

3. E, é claro, o elefante na sala quando se trata de mulheres-em-combate tem de ser escrito em letras maiúsculas: ESTUPRO.

O abuso sexual de mulheres em tempo de guerra é uma história triste e antiga. No Ocidente, nós saímos do "luxúria, saque e bebida são o pagamento do soldado" para tornar o estupro em tempo de guerra um crime capital sob o UCMJ (código unificado de justiça militar das forças armadas americanas). Ainda acontece, mas torná-lo um crime maior, é um progresso.

Naturalmente, antiga é a palavra-chave na sentença acima: a maioria das culturas com as quais estaremos "interagindo" no futuro previsível são culturas tribais onde o abuso sexual de mulheres do inimigo são uma rotineira, se não compulsória, maneira de demonstrar o poder de alguém ao humilhar este inimigo. (quero dizer, que espécie de animal iria sodomizar uma mulher inconsciente com uma pélvis fraturada?) (*) E mais, eu aposto que as únicas garotas loiras que "GI Achmed" já viu estavam em algum tipo de revista pornô... ("Mas Coronel, a vadia infiel provavelmente estava gostando!")

Enquanto escrevo, me ocorre que a chance - neste momento - de uma mulher soldado ser estuprada por um colega militar americano é, de fato, mais alta do que a chance dela ser capturada e estuprada por pessoal inimigo. Por outro lado, se ela for capturada, sua chance de ser estuprada é de cerca de 100 %. Suponho que seja problema dela se ela quis se voluntariar para isso, mas...

Eu me lembro de uma piloto de helicóptero de evacuação médica da primeira Guerra do Golfo, que foi abatida, capturada e molestada, repetidas vezes, apesar de estar com os dois braços quebrados. (O praça chefe dos tripulantes continuou tentando protegê-la e continou sendo espancado por isso. Já que estava sendo violentada de qualquer jeito, ela teve de lhe dar ordem para parar de tentar protegê-la porque temia que eles acabassem matando-o.) Ela foi libertada e continuou servindo. Ela não foi à TV ou escreveu um livro; suponho que tenha contado para seu marido, seu capelão e fechou-se em si mesma, mas a história não se tornou pública até que ela foi forçada a testemunhar numa comissão do Congresso.

Como Lawrence da Arábia descobriu (para seu pesar, estou certo) os otomanos e seus assemelhados não se sentem constrangidos em abusar de cativos masculinos, mas isso não é de modo algum certo e, em qualquer caso, é assunto para outro debate.

À propósito, "infantaria das cachorras", hein? Eu também me lembro que a senhora capitão que foi condecorada por bravura, no Panamá, era uma PM.

Obrigado pelos tiros no alvo.

(*) Fato que teria ocorrido com a Soldado de 1a Classe Jessica Lynch. Entretanto, nunca foi confirmado e os médicos iraquianos negaram quaisquer indícios de estupro.

""
---------------------------------

Wingate

Responder