12 de fevereiro de 2017 at 9:31
Governo da Indonésia teria pedido uma demonstração do Netra, o ERJ-145 configurado como AEW&C pelos indianos (mas se a Embraer não abrir o olho, fica fora do negócio…)
Por Roberto Lopes
A imprensa Indiana publica, neste domingo (12.02), que o governo da Indonésia solicitou ao Departamento de Pesquisa e Desenvolvimento para a Defesa (DRDO na sigla em inglês) da Índia, que providencie uma demonstração, em território indonésio, da aeronave Netra AEW&C – a versão indiana do ERJ-145 de Alerta Aéreo Antecipado e Controle.
A Força Aérea da Índia incorporou o primeiro Netra em dezembro passado, e até o fim deste ano uma segunda unidade começará a cumprir voos rotineiros.
A Embraer vendeu três 145 à Aviação Militar da Índia para o programa de Vigilância Aérea desse país, e os indianos tencionavam manter a terceira aeronave como uma espécie de “banco de provas” da DRDO.
Mas, segundo os jornalistas indianos puderam apurar, diante do potencial de vendas ao exterior que o Netra representa, é possível que esse último jato da Embraer seja convertido em um Netra de demonstração – totalmente equipado com os sistemas que vão a bordo das aeronaves destinadas à Aviação Militar da Índia.
Nos bastidores do governo indiano comenta-se que a arquitetura eletrônica desenvolvida pelos indianos para a plataforma da Embraer começou a chamar a atenção de um pequeno número de países do Oceano Índico e do Extremo Oriente depois que, na terceira semana de janeiro do ano passado, o Netra foi exibido no Bahrain International Airshow Trade.
Agora o avião está na vitrine outra vez.
A partir desta terça-feira (14.02) e até o próximo sábado (18.02) o avião estará exposto na Base Aérea Yelahanka, em Bengaluru, capital do estado indiano de Karnataka, onde acontecerá a prestigiosa mostra aeronáutica Aero India 2017 (veja o cartaz acima).
Oferta – A DRDO indiana está vivamente interessada em fornecer a sua arquitetura eletrônica de alerta aéreo antecipado a clientes estrangeiros na forma de um pacote,
mas não, necessariamente, a bordo do jato da Embraer.
Em seus contatos com representantes de forças aéreas estrangeiras, os especialistas indianos que trabalharam na montagem do recheio eletrônico do Netra explicam que o pacote pode ser adequado a vários outros tipos de jato existentes no mercado.
Nessa situação, caberá à Embraer disponibilizar, para os interessados no Netra, aeronaves de melhor performance em voo que o 145, um avião lançado em 1995.
A coluna INSIDER lembra que, no início dos anos de 2000, alguns oficiais da Força Aérea Brasileira (FAB) comentaram que a Embraer teria agido de forma mais acertada caso tivesse oferecido um jato com as funções de Vigilância Eletrônica a partir da plataforma de seu E-190 – de muito maior desempenho que o 145.
Nota do Editor: O grifo é de responsabilidade da coluna.
http://www.planobrazil.com/governo-da-i ... o-negocio/
abs.
arcanjo