FCarvalho escreveu:Com certeza deve ter sido porque eles tinham muitos Milan a disposição, e também porque os LAW disponíveis também não se prestavam aos embates naquelas ilhas, geralmente travados a distâncias médias e longas. O que não significa dizer porém, que o trabalho não pudesse ter sido feito com outros recursos, como AT-4/CG se tivesses disponíveis à época.
Sim, sem dúvida eles tinham muitos mísseis à disposição, PORQUE FIZERAM QUESTÃO DE QUE ASSIM FOSSE, apesar das dificuldades logísticas. Lembre-se de que eles estavam travando uma guerra a milhares de km da base de apoio mais próxima, e tiveram que preparar tudo às pressas. Mas os mísseis estavam lá quando necessários, nas quantidades adequadas, e fizeram a diferença (causando 70% das baixas argentinas
).
Já sistemas como o AT-4/CG não foram tão úteis neste caso (e os ingleses também os tinham). O terreno era aberto, com pouca cobertura de árvores ou construções e muitas colinas. Os argentinos posicionaram diversos ninhos de metralhadoras em pontos elevados ao redor de Port Stanley e no entorno das vias de acesso, garantindo bons campos de tiro, e o alcance e precisão das metralhadores é superior ao do AT-4/CG. Seria suicídio tentar eliminar as posições argentinas se aproximando à distância de disparo efetiva de um lança-rojão. Já os mísseis permitiam eliminá-las facilmente de fora do alcance das metralhadoras.
Lança-rojão de ombro são mais úteis em cidades ou áreas mais arborizadas, onde se pode preparar emboscadas ou se aproximar do inimigo por caminhos alternativos sem abandonar a proteção. Mas se o inimigo tem um campo de tiro livre eles tem pouca utilidade. Morteiros poderiam talvez fazer o serviço, mas sua baixa precisão inerente (CEP de até dezenas de metros) tornariam necessário muito mais munição e tempo. Os mísseis, por outro lado, permitiam eliminar os pontos defensivos argentinos praticamente assim que ele eram descobertos, sem riscos para os atacantes. Esta foi a principal razão para a celeridade do avanço inglês mesmo sem muitos veículos blindados no apoio (eles levaram apenas 4 Scorpion e 4 Scimitar).
Leandro G. Card