JAS-39 Gripen
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- Mathias
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Re: JAS-39 Gripen
Mas isso não é uma coisa de certa forma comum atualmente nos data links mais modernos?
Pelo que leio por aí, todo mundo propagandeia essas capacidades de operar em rede, fusão de dados...
Pelo que leio por aí, todo mundo propagandeia essas capacidades de operar em rede, fusão de dados...
“Os únicos derrotados no mundo são os que deixam de lutar, de sonhar e de querer! Levantem suas bandeiras, mesmo quando não puderem levantar!”.
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Re: JAS-39 Gripen
Essa capacidade tem mais a ver com o rádio do que com o protocolo em sí, não?Mathias escreveu:Esse D-Link do Gripen é bom mesmo, hein!
Ligar dois aviões a 500Km de distância é uma capacidade interessante!
Somente o Gripen consegue isso, né?
- Mathias
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Re: JAS-39 Gripen
Ah!
Ajuda da SAAB será muito bem vinda, o que é diferente do que disseram, que abriríamos nosso datalink pros suecos.
Ou é isso mesmo um dos maiores segredos de um país vai ser aberto para estrangeiros?
Ajuda da SAAB será muito bem vinda, o que é diferente do que disseram, que abriríamos nosso datalink pros suecos.
Ou é isso mesmo um dos maiores segredos de um país vai ser aberto para estrangeiros?
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Re: JAS-39 Gripen
Bcorreia, pelo tom como foi dito essa deve ser uma capacidade exclusiva do Gripen.
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Re: JAS-39 Gripen
Que bom que postou o link da knaapo ... ELES ALTERARAM !Mathias escreveu:Onde eu consegui saber de fonte oficial que o peso vazio do SU-35S é 15 ton?
No site da Sukhoi!!!!!
Lá temos o peso máximo, a carga máxima e o combustível interno máximo. É só ir subtraindo que se chega ao número correto, assim:
34500 - 11500 - 8000 = 15000.
http://www.knaapo.com/products/su-35/
Cálculo feito com os ÚNICOS dados oficiais do fabricante.
Se fizermos a mesma conta com os dados do Gripen-NG dá o peso vazio, exatamente.
Agora estou esperando as contas que mostram o Gripen-NG decolando com oito toneladas de armas se máximo combustível interno.
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AGORA DÁ PRA SABER O PESO EXATO DO SU-35S !
Dados básicos da aeronave Su-35
Decolagem Peso:
normal (2 x RVV-AE + 2 x F-73E) ........................ 25.300 KG
- 2 x RVV-AE = .......... 350 KG ... https://pt.wikipedia.org/wiki/M%C3%ADssil_Vympel_R-77
- 2 x F(R)-73E = ......... 210 KG ... https://en.wikipedia.org/wiki/R-73_(missile)
SEGREDO REVELADO ... MESMO SITE : http://www.knaapo.com/products/su-35/
Aceleração a uma altitude de 1000 m no equilíbrio de combustível de 50% do normal de reabastecimento, sec:
PESO TOTAL ......................................................................... 25.300 KG
50% COMBUSTÍVEL (NORMAL) - (50% DE 11.500 KG) ............................ 5.750 KG
2 x RVV-AE = .............................................................................. 350 KG
2 x F(R)-73E = ............................................................................. 210 KG
CONSEQUENTEMENTE PESO VAZIO ............................................... 18.990 KG
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VC NÃO LEU O LINK QUE POSTOU CUMPADRE ?
[] kirk
Os Estados não se defendem exigindo explicações, pedidos de desculpas ou com discursos na ONU.
“Quando encontrar um espadachim, saque da espada: não recite poemas para quem não é poeta”
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- knigh7
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Re: JAS-39 Gripen
CarlosMathias escreveu:Onde eu consegui saber de fonte oficial que o peso vazio do SU-35S é 15 ton?
No site da Sukhoi!!!!!
Lá temos o peso máximo, a carga máxima e o combustível interno máximo. É só ir subtraindo que se chega ao número correto, assim:
34500 - 11500 - 8000 = 15000.
http://www.knaapo.com/products/su-35/
Cálculo feito com os ÚNICOS dados oficiais do fabricante.
Se fizermos a mesma conta com os dados do Gripen-NG dá o peso vazio, exatamente.
Agora estou esperando as contas que mostram o Gripen-NG decolando com oito toneladas de armas se máximo combustível interno.
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Por esses critérios, o peso vazio do GripenNG seria de 6.300kg. O peso vazio do Gripen C seria 6.200kg, o peso vazio do Mirage 2000 seria 7.500kg....
O Mirage 2000 pode utilizar 6.300kg de payload, o Gripen C 5.300kg o NG com 7.200kg e o Su35 8.000kg. Mas tem de tirar parcialmente o combustível interno.
Uma missão a 400km de distância ´não precisa utilizar todo o combustível interno desses caças. Então possibilita colocar menos combustível nos tanques e colocar mais armas.
Sobre o Su35S , o que tem é isso aí:
https://internationalwarplanes.wordpres ... me/su-35s/
Sukhoi Su-35S
General characteristics
Crew: 1
Length: 21.9 m (72.9 ft)
Wingspan: 15.3 m (50.2 ft, with wingtip pods)
Height: 5.90 m (19.4 ft)
Wing area: 62.0 m² (667 ft²)
Empty weight: 18,400 kg (40,570 lb)
Loaded weight: 25,300 kg (56,660 lb) at 50% internal fuel
Max. takeoff weight: 34,500 kg (76,060 lb)
Powerplant: 2 × Saturn 117S (AL-41F1S) turbofan with thrust vectoring nozzle
Dry thrust: 8,800 kgf (86.3 kN, 19,400 lbf) each
Thrust with afterburner: 14,500 kgf (142 kN, 31,900 lbf) each
Fuel capacity: 11,500 kg (25,400 lb) internally
Performance
Maximum speed:
At altitude: Mach 2.25 (2,390 km/h, 1,490 mph)
At sea level: Mach 1.15 (1,400 km/h, 870 mph)
Range:
At altitude: 3,600 km (1,940 nmi)
At sea level: 1,580 km (850 nmi)
Ferry range: 4,500 km (2,430 nmi) with 2 external fuel tanks
Service ceiling: 18,000 m (59,100 ft)
Rate of climb: >280 m/s (>55,000 ft/min)
Wing loading: 408 kg/m² (500.8 kg/m² with full internal fuel) (84.9 lb/ft² 50% fuel)
Thrust/weight: 1.13 at 50% fuel (0.92 with full internal fuel)
Maximum g-load: +9 g
Armament
Guns: 1× 30 mm GSh-30 internal cannon with 150 rounds
Hardpoints: 12 hardpoints, consisting of 2 wingtip rails, and 10 wing and fuselage stations with a capacity of 8,000 kg (17,630 lb) of ordnance, and provisions to carry
Ou seja ele é capaz de levar ao máximo apenas 1,8 vezes seu peso vazio. Pelo fato dele ter um peso relativamente maior, consome mais combustível. Consequentemente sobra proporcionalmente menos para cargas externas.
Mas isso não demonstração de deficiência tecnológica dos russos. O Su-27estava sendo introduzido na VVS o projeto do Gripen começou. Os projetos do Rafale do Typhoon começou um pouquinho antes. Os alemães, franceses, ingleses e suecos tiveram muito mais acesso a tecnologias que 10, 15 anos atrás ainda não existiam.
- Thor
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Re: JAS-39 Gripen
Se eles realmente conseguem isso, é bem próximo do máximo possível.Mathias escreveu:Esse D-Link do Gripen é bom mesmo, hein!
Ligar dois aviões a 500Km de distância é uma capacidade interessante!
Somente o Gripen consegue isso, né?
Dificilmente em transmissão V/UHF, com criptografia, consegue-se alcançar essas distancias mantendo a mensagem aproveitável. Se realmente os Suecos conseguiram isso, e ainda atualizando a cada segundo nesse grau de interação, é bem provável que seja um dos únicos. Repito: Se...
Agora se eles usarem HF, com a baixa velocidade de transmissão possível, com baixa criptografia, aí é possível transmitir a um pouco mais que essa distância. Isso a FAB já faz nos E/R-99 desde que foi recebido, em 2002. Mas a qualidade e velocidade é diferente.
Abraços
Brasil acima de tudo!!!
- knigh7
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Re: JAS-39 Gripen
No caso da potência do Flanker, faltou eu ter percebido que era em Kilograma-Força. Ele de fato tem uma relação peso potência maior. Ele é bem potente e pesadão, portanto, gastão e em consequência demanda grande quantidade de combustível e diminui a capacidade de cargas externas.Luís Henrique escreveu:Manuel, não entendi seus cálculos.knigh7 escreveu:
O analista está falando que o Rafale tem uma baixa potência. É claro que é com relação ao peso.
Quer comparar com o peso do MTOW? Dá 1,336x1,338. Ou seja Rafale e GripenNG iguais. E o SU35BM perde feio para os 2, com relação de 1,12...
Embora o analista reconhecesse que o Typhoon era o caça mais adequado aos requisitos do MMRCA (aliá, ele previu pois foi para a Short List e o vencedor era o que tivesse a proposta mais barata (que acabou dando Rafale)) o analista considerou o GripenNG como o mais ágil da competição:
pág. 94 do relatório:
Relação Potência/Peso
Potência em kg/F:
Su-35 = 29.000 kg/F
Rafale = 15.500 kg/F
Gripen NG = 10.000 kg/F
Peso (MTOW):
Su-35 = 34.500 kg
Rafale = 24.500 kg
Gripen NG = 16.500 kg
Relação Potência Peso em MTOW:
Su-35 = 0,84 kg/F / kg
Rafale = 0,63 kg/F / kg
Gripen NG = 0,60 kg/F / kg
Ou seja, o Su-35 da UM PAU nos dois.
Com peso máximo o Gripen NG se aproxima do Rafale, é verdade, mas neste caso o Rafale esta levando uma carga BEM MAIOR.
Não acho justo a comparação. O Gripen levando 5.100 kg de carga externa e o Rafale levando 9.800 kg.
Compare todas as aeronaves com peso VAZIO:
Su-35 =1,58 - 1,76 (peso vazio variando de 18.400 a 16.500 kg)
Rafale = 1,55
Gripen NG = 1,25![]()
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
O mais certo é calcular a relação potencia/peso para missões semelhantes. Caça mais pesado demanda mais combustível que um mais leve, portanto tornando-o mais pesado ainda que o último.
- Mathias
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Re: JAS-39 Gripen
Cada um escolhe a conta que quiser conforme a sua necessidade, eu escolhi a única disponível com dados oficiais, essa:
peso máximo - carga de armas - menos combustível interno máximo = 15 mil Kg, ponto final!
Vamos fazer do Gripen-NG com os dados do fabricante pra confirmar?

16500 - 6000 - 3360=7140.
Perfeito!!!!!!!
Exatamente o peso vazio do Gripen-NG!!!!!!!!
Então o SU-35S decola com carga de 8 ton DE ARMAS e máximo combustível interno, está matematicamente provado.
Mais um factóide derrubado!![Cool 8-]](./images/smilies/icon_cool.gif)
peso máximo - carga de armas - menos combustível interno máximo = 15 mil Kg, ponto final!
Vamos fazer do Gripen-NG com os dados do fabricante pra confirmar?

16500 - 6000 - 3360=7140.
Perfeito!!!!!!!

![Cool 8-]](./images/smilies/icon_cool.gif)
Exatamente o peso vazio do Gripen-NG!!!!!!!!
Então o SU-35S decola com carga de 8 ton DE ARMAS e máximo combustível interno, está matematicamente provado.
Mais um factóide derrubado!
![Cool 8-]](./images/smilies/icon_cool.gif)
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Re: JAS-39 Gripen
Luís Henrique escreveu:Bolovo escreveu: Então mais um mito cai por terra.
Exatamente.![]()
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Quantos posts do Kirk podem ser apagados depois dessa???
Quantas centenas de posts exaltando que teríamos o caça com o melhor datalink do mundo...
Quando o amigo atingir a maturidade vai descobrir que somente se deve "comemorar" depois que o juiz apita o final do jogo ... e nunca, nunca se deve tripudiar ... o amigo chega lá ...Luís Henrique escreveu:kirk escreveu: knigh7, boa tarde !
Desconheço tal posicionamento por parte da FAB, até onde sei o TDILS será operado simultaneamente com o Link-BR2, assim como acontece em outros Países como a Africa do Sul e todos os membros da OTAN que operam Gripens.
Acho difícil e sem sentido a FAB abrir mão deliberadamente das capacidades do TDILS, mesmo porque não seríamos dependentes SOMENTE dele, haveria portanto um sistema redundante com menor capacidade porém exclusivo da FAB.
Chora Kirk.![]()
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Thor escreveu:Até onde eu sei o Link BR2 não tem essa capacidade toda que o datalink mais tático dos Gripen tem. São coisas complementares, com funções quase que distintas. Para que o Gripen converse com nossos COPM, com os A-29, os KC-390, os C-130, A-1M, etc, o protocolo deverá ser o mesmo, e de conhecimento restrito ao Brasil, e isso só é permitido por meio do Link BR2. São outras funcionalidades mais amplas. O link orgânico dos Gripen é um dos maiores trunfos desse sistema, e desconheço isso da FAB ter rejeitado essa funcionalidade. Muito pelo contrário. Mesmo na versão C, as funcionalidades são impressionantes, em voos realizados por nossos pilotos, os aviões em formação, ao detectarem um emissor qualquer, já trocavam entre si essas marcações, e o sistema automaticamente criava o emissor e classificava como amigo ou inimigo. E isso, entre outras coisas, certamente não será jogado fora...Carlos Lima escreveu:Bom... essa referência na propaganda não impede nenhum pouco de ser para o Link BR 2.
Nada diz que é outro Sistema.
[]s
CB_Lima
O grande gol que eu vejo é que a Suécia se propõe a ajudar no desenvolvimento e integração do Link BR2, coisa que poucos países do mundo fariam, haja vista ser algo bem restrito.
Abraços
[] kirk
Os Estados não se defendem exigindo explicações, pedidos de desculpas ou com discursos na ONU.
“Quando encontrar um espadachim, saque da espada: não recite poemas para quem não é poeta”
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Re: JAS-39 Gripen
Onde é que está escrito algo que diga que vamos de TILDS?
Ao contrário, nega essa conversa falaciosa de que vamos abrir o nosso Link-BR pra quem quer que seja.
Agora, com a ajuda dos suecos podemos fazer o nosso BR-Link melhor que o D-link sueco.
Ao contrário, nega essa conversa falaciosa de que vamos abrir o nosso Link-BR pra quem quer que seja.
Agora, com a ajuda dos suecos podemos fazer o nosso BR-Link melhor que o D-link sueco.
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Re: JAS-39 Gripen
Leia toda a análise dele.Ilya Ehrenburg escreveu:Knight7, nem vou perder tempo com isso...
MMRCA foi encerrado. A Índia resolveu comprar Rafales de prateleira.
Repetir, corar e colar fonte indiana é para nos fazer rir. Só pode.
Principalmente quando tal fonte aponta, como dizes, o "GripenNG como o mais ágil da competição".
Como meu caro...
Se até hoje o primeiro protótipo do Gripen ainda não saiu do hangar.
Gripen DEMO? Aquele que caso faça uma manobra acima de 3G se despedaça no ar?
Ah! Ele trabalha, melhor, especula de maneira teórica. Com o quê? Com os valores cambiáveis do projeto Gripen NG, que começou com 7 tons, e está em 8???
Por favor, poupe-nos.
Vc vai observar que ele atribui o peso vazio do GripenNG a 8.100kg (ele acredita que vá aumentar mais um pouco).
Ele estava falando sobre performances ar-ar.O piloto que fez materia para a Revista Força Aérea puxou 6g na aeronave demonstradora. As Forças Aéreas que procuram levar ao limite as plataformas para conhecer o potencial de fato não foram mais?
A short-list fora decidida após o relatório. Mas quando ele fez, o Gripen Demo já estava sendo testado por aí.
E ele era bem informado, tanto sobre a capacidade das aeronaves, quanto os critérios das avaliações e quanto ao próprio andamento (eu coloquei outros artigos dele sobre o MMRCA, como o "Decoding India’s MMRCA Decision").
A Força Aérea Indiana iria fazer uma seleção técnica para a short-list. Antes dela ocorrer, naquele relatório dele que eu publiquei ele considerou o Typhoon como o caça mais adequados aos requisitos. Ele foi para a SH e perdeu para o Rafale por ter uma proposta mais cara (que era o critério para a escolha do vencedor da SL).
É evidente que o relatório dele foi com base no Gripen Demo, pois era ele que estava voando. Mas lembre-se que é uma versao "D" modificada, portanto, mais pesada em si, com um radar e refrigeração 200kg mais pesado que o conjunto do PS-05A, uma turbina F414 que é 60kg mais pesada que a RM12.
O peso vazio do Gripen Demo é cerca de 7.500kg. Ou seja 500kg a menos que o projetado. E não 900kg ou 1.000kg.
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Re: JAS-39 Gripen
CarlosMathias escreveu:Cada um escolhe a conta que quiser conforme a sua necessidade, eu escolhi a única disponível com dados oficiais, essa:
peso máximo - carga de armas - menos combustível interno máximo = 15 mil Kg, ponto final!
Vamos fazer do Gripen-NG com os dados do fabricante pra confirmar?
16500 - 6000 - 3360=7140.
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Exatamente o peso vazio do Gripen-NG!!!!!!!!
Então o SU-35S decola com carga de 8 ton DE ARMAS e máximo combustível interno, está matematicamente provado.
Mais um factóide derrubado!
Esse PDF da SAAB é de 7 anos atrás, Cacildis!
Vou colocar aqui de novo, dados da SAAB e da FAB mais posteriores:
Divulgado pela SAAB (terceiro PPT):
http://www.aereo.jor.br/2010/06/12/tudo ... gripen-ng/
A imagem do segundo link que eu passei:

Tirado agora, do próprio site da FAB:
http://www.gripenng.fab.mil.br/index.ph ... 7-17-05-32As características:
Comprimento (excluindo o tubo de Pitot)
14,1 m
Envergadura da asa (incluindo os lançadores)
8,6 m
Altura geral
4,5 m
Peso máximo na decolagem
16,5 toneladas
Velocidade máxima
M 2.0 (supersônica todas as altitudes)
Empuxo
> 22.000 lb
Carga útil
7,2 toneladas
Combustível máximo
7 toneladas
Super Cruise
> M 1.2
Manobrabilidade
9 g
Alcance máximo
> 4000 km
Distância de pouso
< 500 m
Substituição de motor
< 1 hora
Tempo de imobilização no solo
< 10 min
Custo por hora de voo
< US$ 4,000.00
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Re: JAS-39 Gripen
Escuta Carlos, vc não percebeu que esses dados do GripenNG já estavam um "pouquinho" defasados?Mathias escreveu: Cada um escolhe a conta que quiser conforme a sua necessidade, eu escolhi a única disponível com dados oficiais, essa:
peso máximo - carga de armas - menos combustível interno máximo = 15 mil Kg, ponto final!
16500 - 6000 - 3360=7140.
Perfeito!!!!!!!![]()
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Exatamente o peso vazio do Gripen-NG!!!!!!!!
Então o SU-35S decola com carga de 8 ton DE ARMAS e máximo combustível interno, está matematicamente provado.
Mais um factóide derrubado!





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Re: JAS-39 Gripen
Que seja, fica pior ainda pro Gripen com o aumento do peso vazio.
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