jauro escreveu:FCarvalho escreveu:Essa organização da defesa AAe me parece cada vez mais confusa.
abs
A tendência é deixar com BiaAAAe somente a 6ª e a 5ª Bld; a Pqdt e a 12ª InfLvAmv. As demais, a seu tempo, serão transformadas em Grupos.
Jauro, na minha cabeça, as BiaAAAe deveriam ser orgânicas das OM's base, como os Btl's inf e Reg Cav Bda/Mec, e não a nível de Bgdas que são estruturas muito grandes para apenas uma única unidade AAe dar conta.
Ainda mais em se tratando de OM's que se muito irão utilizar Manpads e canhões. O caso do Pantsyr ainda está sendo pensado no EB, qual sua melhor organização.
A meu ver, com todo o respeito, é no mínimo patética a idéia de se usar mísseis de ombro naquele nível organizacional, quando se sabe que este tipo de armamento foi feito como defesa individual para undes de nível btl pra baixo. E no entanto, mesmo depois de duas décadas utilizando este material, não evoluímos praticamente nada neste quesito.
Bom, para não me alongar, o que penso é o seguinte:
Nível Btl - Seção AAe/Cia Cmdo e Ap > Seç AAe/Cia Inf = Manpads (Igla e/ou RBS-70) +- 12 a 16 sistemas/Btl
Nível RCC, RCB e/ou RCMec > BiaAAe / Cia Cmdo e Apoio = Guarani AAe / Pantsyr / Gepard e/ou substituto
Nível Bgda - GAAe > AV-MAA ou BANSE ou UMKHONTO/MARLIN ou PANTSYR ou GUARANI AAe
Nível DE / AD's - GAAe > AV-MAA ou UMKHONTO/MARLIN
Região Militar / Cmdo Militar > AV-MAA LR/ER* ou UMKHONTO/MARLIN LR/ER ou S-350E
* longo alcance/alcance extendido
Posso até estar falando/pensando besteira, mas ao menos é isso ai que se vê pelo mundo afora em termos de organização. Não sei porque é que é tão difícil para o EB simplesmente organizar a sua AAe da mesma forma. Será que o povo não assiste TV?
abs.