Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.
Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação
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kirk
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#72271
Mensagem
por kirk » Qua Out 22, 2014 10:45 am
Lucas Lasota escreveu:Eu particularmente achei excelente essa notícia das intenções argentinas de comprar o Gripen.
É melhor os hermanos conosco do que com os chineses!
Exatamente Lucas !
Porque o Brasil deveria perder influência pra China na Améria do Sul ? ... é questão estratégica ... se o Brasil não estender a mão aos hermanos, a China o fará, ou Rússia ...
Ora, pessoal, deixe os ingleses espernear a vontade ... problema deles ...
[] kirk
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Luís Henrique
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#72272
Mensagem
por Luís Henrique » Qua Out 22, 2014 11:31 am
FIGHTERCOM escreveu:Prezados
Qualquer pessoa que se lembre dos slides apresentados pelo ex-ministro Jobim (durante o governo Lula) na Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional deve ter percebido que a presença da Inglaterra e dos EUA no Atlântico Sul, de alguma forma, incomoda o Brasil. Sem mencionar que o Brasil já deixou claro que apoia a soberania argentina sobre as Malvinas. Um fato até interessante, pois historicamente tendemos a ficar encima do muro quando o assunto é polêmico.
A pergunta que fica é: quem é o maior interessado nesse tipo de acordo? Como mencionei em outro post, os argentinos perceberam que a solução para o sucateamento das suas Forças Armadas invariavelmente passa pelo Brasil. Para eles, o vizinho ao lado pode fornecer excelentes equipamentos, permitir a participação de sua indústria em alguma fase da produção e o mais importante, sem risco de embargos. Por outro lado, não interessa ao Brasil uma argentina enfraquecida, seja militarmente, politicamente ou economicamente, pois isso poderia possibilitar uma aproximação deles com outros países com interesses dispares dos nossos. Exemplo disso, foi o que aconteceu com o Paraguai, que após ter o presidente eleito deposto, permitiu a instalação de uma base militar dos EUA em seu território. Portanto, analisando esse cenário, é muito melhor ter a Argentina como parceira do que como inimiga ou porta-voz de outros países, sejam eles os EUA, Rússia ou China.
Cedo ou tarde eles adquirirão alguma aeronave, seja nova ou usada. Uma aproximação com Rússia, China e Paquistão já foi aventada no passado e por algum motivo o processo não foi adiante. E por que com o Brasil seria diferente? Até aqui o Brasil se mostrou ser um parceiro confiável. Mesmo assim, acredito que as chances de aquisição do Gripen NG são mínimas, mas elas existem. Um bom indicativo do que poderá acontecer futuramente é acompanhar os desdobramentos advindos da participação argentina no KC390. Caso seja confirmado por eles a aquisição das seis unidades, a Inglaterra pode acionar a luz vermelha.
Abraços,
Wesley
Concordo. Para nós é realmente bom que tenhamos mais um parceiro.
Mas para ELES eu acho que as melhores opções são Rússia e China.
A Argentina com Su-35S ou MiG-35 e uma parceria estratégica com a Rússia.
Ou com J-10B e uma parceria com a China.
Para os ingleses é MUITO MELHOR a Argentina adquirir 24 Gripen do que adquirir o DOBRO em J-10B.
Su-35BM - 4ª++ Geração.
Simplesmente um GRANDE caça.
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Raphael
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#72274
Mensagem
por Raphael » Qua Out 22, 2014 12:44 pm
Se for uma simples compra de 24 unidades vá lá... Mas será que os argentinos não vão querer algo a mais pra sua indústria? Quem sabe produzir partes do avião na Fadea...
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J.Ricardo
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#72275
Mensagem
por J.Ricardo » Qua Out 22, 2014 1:13 pm
Minha única preocupação nessa história é quem vai financiar os argentino.
Não temais ímpias falanges,
Que apresentam face hostil,
Vossos peitos, vossos braços,
São muralhas do Brasil!
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gusmano
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#72276
Mensagem
por gusmano » Qua Out 22, 2014 1:24 pm
Economicamente falando, penso que a Argentina se recupera rápido...historicamente falando , sempre foi assim.
E outra, desenvolver qualquer coisa no gripen é adquirir conhecimento..então não podemos só ver pela óptica do "custa X fazer um gripen-AR" pq custa ao menos 5x não ter conhecimento avançado nessa área.
abs
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Carlos Lima
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#72277
Mensagem
por Carlos Lima » Qua Out 22, 2014 2:30 pm
O problema é que não é só superar as partes 'britanicas' no Gripen... tem que superar as partes da Alemanha e EUA (pelo menos).
É bom lembrar que por um bando de Kfir ou MF1 os argentinos ganharam um não por conta dos britanicos.
E sim... tudo o que a Inglaterra quer é os argentinos comprando um FC-17 da vida (ou Mig-35)... isso vai justificar os Tranche 3 dos seus Typhoon, + F-35Bs e manter o seu Segundo Queen Elizabeth além das novas fragatas, etc.
Aceitar que os argentinos comprem Gripen é menos vantajoso para o orçamento militar inglês (na improvável hipótese que isso aconteça).
E quanto a fazer versões BR... não é tão fácil assim... esses países são parceiros de risco no programa e não vão aceitar facilmente $$$$$$$, terem que sair porque o Brasil quer fazer uma versão 'popular' do avião.
Não é assim que a banda toca no mundo de negócios.
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Glauber Prestes
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#72278
Mensagem
por Glauber Prestes » Qua Out 22, 2014 2:31 pm
Só eu acho vantajoso a Inglaterra liberar a venda dos Gripen para a Argentina? Se eles encherem o saco, a Inglaterra veta a venda de insumos pra eles manterem a frota, e groundeiam toda a frota como num passe de mágica...
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mmatuso
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#72279
Mensagem
por mmatuso » Qua Out 22, 2014 2:36 pm
Essa recuperação da Argentina já dura um tempo, sei não.
Sobre a fabricação duvido que a Súecia tenha poder para abrir as pernas nesse sentido, lembrando que eles estão cogitando agora de oficialmente entrar para a Otan, já eram nas escondidas, mas agora seria oficial.
Basta ver que a Nato está tentando melar a comprar do HQ-9 Chines pela Turquia mesmo após decidido.
Confio só em suecas de biquinis ou sem, não nas empresas do país.
Editado pela última vez por
mmatuso em Qua Out 22, 2014 2:36 pm, em um total de 1 vez.
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#72281
Mensagem
por henriquejr » Qua Out 22, 2014 2:49 pm
Acho que não seria tão complicado um Gripen com recheio israelense (by aero eletrônica)....
.
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Carlos Lima
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#72282
Mensagem
por Carlos Lima » Qua Out 22, 2014 3:21 pm
Na improvável hipótese que isso aconteça...
Dá-lhe pagamento de royalties para os britanicos por conta dos seus pedaços no Gripen.
Sem contar que eles iriam fazer pressão em cima do resto da união européia para isso não acontecer (lembrar MF1) e no fim com a Suécia arrastando a asa para entrar na OTAN... torna essa venda mais improvável ainda.
Epilogo: Esse cara é 'pré-candidato' para a Presidência Argentina... entonces... ele já está fazendo a propaganda dele...
Se eles realmente fossem fazer algo 'real' deveriam ter aproveitado o roll out do KC-390 e ter assinado o contrato de compra da aeronave... mas não fizeram isso. Por que será?
[]s
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#72283
Mensagem
por FIGHTERCOM » Qua Out 22, 2014 4:21 pm
Carlos Lima escreveu:Na improvável hipótese que isso aconteça...
Dá-lhe pagamento de royalties para os britanicos por conta dos seus pedaços no Gripen.
Sem contar que eles iriam fazer pressão em cima do resto da união européia para isso não acontecer (lembrar MF1) e no fim com a Suécia arrastando a asa para entrar na OTAN... torna essa venda mais improvável ainda.
Epilogo: Esse cara é 'pré-candidato' para a Presidência Argentina... entonces... ele já está fazendo a propaganda dele...
Se eles realmente fossem fazer algo 'real' deveriam ter aproveitado o roll out do KC-390 e ter assinado o contrato de compra da aeronave... mas não fizeram isso. Por que será?
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Seria porque nem nós assinamos o contrato ainda?! Ainda não sabemos como se dará a nossa participação e qual será o nível de transferência de tecnologia. Para mim, nada mais natural a postura deles.
Abraços,
Wesley
"A medida que a complexidade aumenta, as declarações precisas perdem relevância e as declarações relevantes perdem precisão." Lofti Zadeh
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#72284
Mensagem
por wagnerm25 » Qua Out 22, 2014 5:07 pm
Lucas Lasota escreveu:cabeça de martelo escreveu:Para mim o Brasil vai levar a despesa e nenhum ou pouco proveito se isto for mesmo para a frente. Fazer uma versão especial para a Argentina para contornar os britânicos? Quem vai pagar isso? A Argentina ou compra caças em 3ª mão, ou compra caças em 4ª mão, novos é pura ilusão.
Hoje a Argentina está no fundo do poço. Mas é questão de tempo (médio prazo, creio eu) para ela crescer virtiginosamente. Lembram da Rússia em 1998?
A participação da Argentina em projetos aeronáuticos não é prejudicial para o Brasil. Pelo contrário, segundo a teoria clássica do comércio internacional, há sempre vantagens comparativas, veja o caso do KC-390.
Leia o que dizia o Georges Clemenceau sobre a economia Argentina (e está 100% certo)
"A economia da Argentina só cresce porque de noite os políticos e empresários estão dormindo e não podem roubar. E enquanto isso, à noite o trigo cresce e a vacas fornicam com luxúria."
- Frase após sua visita à Buenos Aires em 1910
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NettoBR
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#72285
Mensagem
por NettoBR » Qua Out 22, 2014 5:33 pm
Essa frase é muito boa, não é a toa que deram uma classe de porta-aviões com o nome dele...
"Todos pensam em mudar o mundo, mas ninguém pensa em mudar a si mesmo."
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