Pois é.kirk escreveu:Fique tranquilo Lima,Carlos Lima escreveu:Novamente Kirk... não se preocupe com as pessoas... e sim com os argumentos. Honestamente você sempre tenta levar o debate para o pessoal e isso é chato porque não vai levar a nada.
A preocupação sobre custo sempre existiu para seja qual for o vencedor do F-X... é só procurar que está por aí. Mas hoje ela existe de uma maneira diferente porque quero entender que não estamos comprando um F-70 no fim das contas e termos um potencial bélico de um F-5 do Sec. XXI... (já passamos por algo parecido no Am-X e ninguém merece que passemos novamente) Em todo o caso pelo menos tanto SHornet, Rafale ou SU-35 seriam caros sem dúvida mas com um potencial bélico proporcional a tal preço. Enquanto isso o desenvolvimento do Gripen mostra por enquanto que os PowerPoints estão inconsistentes com a realidade e ele engordou e até aonde consta não está levando tanto armamento assim como no PowerPoint. Resta saber o quanto o aumento de peso vai prejudicar o alcance da aeronave porque sim... peso conta.
Pode deixar que se a coisa se ajustar eu ficarei feliz com isso porque quero o melhor caça para o Brasil, e na minha opinião a empresa que ganhou a concorrência tem que ser cobrada por todas as promessas feitas e não é só porque 'ganhou' que a vida vai ser fácil pelo menos no que diz respeito a cobranças em espaços como esse que frequentamos.
E sim, não desvie o assunto em questão porque não me interessa mais Rafale, SHornet, Su-35 ou qualquer outra aeronave. O que me interessa é o Gripen e o que é dito sobre ele. Se você que torce pela aeronave desde sempre não questiona nada dito sobre ela alguém pelo visto tem que fazer isso.
A SAAB é uma empresa, visa o lucro, tem acionistas, o Brasil precisa de uma aeronave de combate baseada em Porta-aviões. Uma empresa quando não entrega algo ou o que entrega está aquém do que era esperado na pior das hipóteses ganha uma chinelada aqui e outra ali, a MB se acabar com um avião aquém das espectativas conhecendo o histórico do Brasil vai ter que segurar a trozoba por 30/40 anos. Como eu disse antes e várias vezes eu não tenho problema nenhum se no fim das contas a aeronave sair 'excelente', a SAAB projetar uma aeornave Naval "baratinha", e se ela for tudo o que os PowerPoints disseram... é o que merecemos, mas por enquanto pelo menos coloco as minhas barbas de molho.
Se eu estiver errado... tranquilo é o que eu espero também. O problema é se eu estiver correto... ou mesmo parcialmente correto.
[]s
CB_Lima
O futuro avião da FAB é páreo para qualquer aeronave de sua geração, seus sensores são muito mais modernos que seus concorrentes é mais ágil, mais letal e com melhor interoperalidade do que qualquer coisa que voa ... e será nosso ...
Não se trata de uma banheirona dos anos 70s modernizado com RCS de um boeing, como vc queria ... não adianta ficar citando F-5 e AMX ... ele dá pau é nos grandalhões como aquele landau dos urais ...
Não adianta chorar Lima véio ... a MB vai de Sea Gripen e se cumprir o propósito de desenvolver e fabricar dois NAes teremos uma das Marinhas mais letais do mundo, capaz de dissuadir qualquer um a uma aventura em nossa costa ... tanto os suécos, quanto os brasileiros sabem o que estão fazendo e ao contrário do que pensa não são bobos como sugere.
Assim espero Kirk/Spock... mas com a física não se brinca... fuselagem pequena e coisas penduradas nos cabides cobram o seu preço, vai do RCS à manobrabilidade... da mesma forma que uma engordadinha acaba entrando nessa história e também cobra o seu preço.
Não sugiro que ninguém é bobo... mas já pagamos o preço pela nossa 'confiança' (inclusive nos suecos) e bobo é quem não pensa no passado, aprende com os seus erros e esquece deles. As empresas querem é mais que isso aconteça... então pode deixar que pelo menos por aqui eu continuarei lembrando e questionando.
No mais, se a SAAB vai produzir um caça naval, cobrar pouco por isso, acabar com as gordurinhas e entregar o que está no PowerPoint custando 4.7k por hora de vôo e não como fizeram com a Af. do Sul que paga 10k para voar com Sidewinder e olhe lá debaixo do braço. Quem sou eu para reclamar.
Quanto a aeronave ser páreo e ter os melhore sensores...
Sem dúvida vai ter muito panfleto e revistinha que vai ser vendido e distribuído com isso... faz parte... Me faz lembrar de quando chamaram o F-5 de caça de Superiodade Aérea e o AM-X e Bombardeiro Estratégico. É isso que o marketing quer que acreditemos... vai ter que provar que isso é verdade... por enquanto, não é o caso.
[]s
CB_Lima