TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Qual o caça ideal para o FX?

F/A-18 Super Hornet
284
22%
Rafale
619
47%
Gripen NG
417
32%
 
Total de votos: 1320

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
FABIO
Sênior
Sênior
Mensagens: 3184
Registrado em: Qui Fev 08, 2007 11:57 am
Agradeceram: 11 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#72181 Mensagem por FABIO » Seg Out 13, 2014 11:07 pm

Alguma novidade sobre a vinda de 12 caças gripen C/D para FAB?




Avatar do usuário
NovaTO
Sênior
Sênior
Mensagens: 1251
Registrado em: Dom Set 06, 2009 10:37 pm
Agradeceu: 5 vezes
Agradeceram: 47 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#72182 Mensagem por NovaTO » Ter Out 14, 2014 7:30 am

mmatuso escreveu:
Que eu saiba o Rafale seria operado com 40% de combustível, e se não me engano, incompatível com os elevadores do A-12.

O A-12 poderia ser o F-8U Crusader, Super Etandart ou quem sabe, o Gripen, desde que não fique pesado demais. :)

[]'s




kirk
Sênior
Sênior
Mensagens: 6661
Registrado em: Qui Jul 09, 2009 3:27 am
Agradeceu: 391 vezes
Agradeceram: 245 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#72183 Mensagem por kirk » Ter Out 14, 2014 11:31 am

mmatuso escreveu:
Ops ! :shock:

Peraí pessoal, mas não foi justamente porque o Opalão não comporta o Rafale que os franceses o venderam ao Brasil ?????????




[] kirk

Os Estados não se defendem exigindo explicações, pedidos de desculpas ou com discursos na ONU.

“Quando encontrar um espadachim, saque da espada: não recite poemas para quem não é poeta”
Avatar do usuário
joao fernando
Sênior
Sênior
Mensagens: 5208
Registrado em: Ter Out 30, 2007 5:53 pm
Localização: Santa Isabel - SP
Agradeceram: 29 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#72184 Mensagem por joao fernando » Ter Out 14, 2014 4:01 pm

SP não opera o Rafale? Rsss

Como justificar um PA novo ao publico? Que o antigo não serve mais rsss




Obrigado Lulinha por melar o Gripen-NG
Avatar do usuário
Carlos Lima
Sênior
Sênior
Mensagens: 18932
Registrado em: Qui Mai 12, 2005 6:58 am
Agradeceu: 1275 vezes
Agradeceram: 631 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#72185 Mensagem por Carlos Lima » Ter Out 14, 2014 4:16 pm

Qualquer aeronave de 4 geração vai operar com limitações em um PA como o Sampa. Não há como fugir muito disso.

A próxima aeronave da MB tem que ser comprada tendo em vista um novo PA para a MB. Se pensarmos que teremos o Sampa por muuuuuuuuuuuuuuuuito tempo ainda... é melhor ficarmos felizes com o A-4 e olhe lá.

[]s
CB_Lima




CB_Lima = Carlos Lima :)
Avatar do usuário
J.Ricardo
Sênior
Sênior
Mensagens: 7633
Registrado em: Qui Jan 13, 2005 1:44 pm
Agradeceu: 2572 vezes
Agradeceram: 1045 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#72186 Mensagem por J.Ricardo » Ter Out 14, 2014 5:42 pm

Ou comprarem uns KA-52 para dar apoio aos fuzileiros...




Não temais ímpias falanges,
Que apresentam face hostil,
Vossos peitos, vossos braços,
São muralhas do Brasil!
Avatar do usuário
knigh7
Sênior
Sênior
Mensagens: 18748
Registrado em: Ter Nov 06, 2007 12:54 am
Localização: S J do Rio Preto-SP
Agradeceu: 1966 vezes
Agradeceram: 2493 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#72187 Mensagem por knigh7 » Ter Out 14, 2014 6:34 pm

kirk escreveu:
mmatuso escreveu:
Ops ! :shock:

Peraí pessoal, mas não foi justamente porque o Opalão não comporta o Rafale que os franceses o venderam ao Brasil ?????????
O Rafale apenas poderia operar com até 33.000lb de peso. Operaria bastante limitado.

E discordo desse negócio de FAs de manutenção de doutrina que não opera.

Esse negócio de eterno "país do futuro", eterna "FFAA do futuro" acabam por escamotear os problemas do presente. Um livro sobre a Guerra da Lagosta, do Claudio Costa Braga, quando ele descreve as dificuldades da MB daquela época parece que ele está falando da MB do presente. Os problemas são os mesmos (alta indisponibilidade de sistemas e de navios, dificuldade para treinar, obsolecência etc).




Avatar do usuário
gusmano
Sênior
Sênior
Mensagens: 1985
Registrado em: Qui Mar 27, 2008 4:54 pm
Agradeceu: 274 vezes
Agradeceram: 206 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#72188 Mensagem por gusmano » Ter Out 14, 2014 6:51 pm

E alguém acha que hoje seria muito diferente (falando da guerra das lagostas) ?

abs




kirk
Sênior
Sênior
Mensagens: 6661
Registrado em: Qui Jul 09, 2009 3:27 am
Agradeceu: 391 vezes
Agradeceram: 245 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#72189 Mensagem por kirk » Ter Out 14, 2014 8:06 pm

knigh7 escreveu:
kirk escreveu: Ops ! :shock:

Peraí pessoal, mas não foi justamente porque o Opalão não comporta o Rafale que os franceses o venderam ao Brasil ?????????
O Rafale apenas poderia operar com até 33.000lb de peso. Operaria bastante limitado.

E discordo desse negócio de FAs de manutenção de doutrina que não opera.

Esse negócio de eterno "país do futuro", eterna "FFAA do futuro" acabam por escamotear os problemas do presente. Um livro sobre a Guerra da Lagosta, do Claudio Costa Braga, quando ele descreve as dificuldades da MB daquela época parece que ele está falando da MB do presente. Os problemas são os mesmos (alta indisponibilidade de sistemas e de navios, dificuldade para treinar, obsolecência etc).
É ... mas tem um fator que pesou muito e que tínhamos em abundância naquela época e continuamos a ter agora ... CULHÕES ... pois, mesmo sabendo que enfrentaríamos os franceses com estilingue e tacape, fomos pro "pau" e os gauleses que queriam "impressionar" mandando seus navios de guerra foram obrigados a "dar meia volta" com o "leme" entre as pernas ...

Segundo "fuentes" disse o Comte. da Capitânia francesa :

- Ces Sud-Américains ne savent pas comment jouer

Tradução livre :

- Esses sulamericanos não sabem brincar

:lol:




[] kirk

Os Estados não se defendem exigindo explicações, pedidos de desculpas ou com discursos na ONU.

“Quando encontrar um espadachim, saque da espada: não recite poemas para quem não é poeta”
kirk
Sênior
Sênior
Mensagens: 6661
Registrado em: Qui Jul 09, 2009 3:27 am
Agradeceu: 391 vezes
Agradeceram: 245 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#72190 Mensagem por kirk » Ter Out 14, 2014 8:09 pm

Carlos Lima escreveu:Qualquer aeronave de 4 geração vai operar com limitações em um PA como o Sampa. Não há como fugir muito disso.

A próxima aeronave da MB tem que ser comprada tendo em vista um novo PA para a MB. Se pensarmos que teremos o Sampa por muuuuuuuuuuuuuuuuito tempo ainda... é melhor ficarmos felizes com o A-4 e olhe lá.

[]s
CB_Lima
O Gripen pode operar full no A-12 !




[] kirk

Os Estados não se defendem exigindo explicações, pedidos de desculpas ou com discursos na ONU.

“Quando encontrar um espadachim, saque da espada: não recite poemas para quem não é poeta”
Avatar do usuário
gusmano
Sênior
Sênior
Mensagens: 1985
Registrado em: Qui Mar 27, 2008 4:54 pm
Agradeceu: 274 vezes
Agradeceram: 206 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#72191 Mensagem por gusmano » Ter Out 14, 2014 8:13 pm

Boa Kirk ...kkkkk




Avatar do usuário
Carlos Lima
Sênior
Sênior
Mensagens: 18932
Registrado em: Qui Mai 12, 2005 6:58 am
Agradeceu: 1275 vezes
Agradeceram: 631 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#72192 Mensagem por Carlos Lima » Ter Out 14, 2014 8:31 pm

knigh7 escreveu:
kirk escreveu: Ops ! :shock:

Peraí pessoal, mas não foi justamente porque o Opalão não comporta o Rafale que os franceses o venderam ao Brasil ?????????
O Rafale apenas poderia operar com até 33.000lb de peso. Operaria bastante limitado.

E discordo desse negócio de FAs de manutenção de doutrina que não opera.

Esse negócio de eterno "país do futuro", eterna "FFAA do futuro" acabam por escamotear os problemas do presente. Um livro sobre a Guerra da Lagosta, do Claudio Costa Braga, quando ele descreve as dificuldades da MB daquela época parece que ele está falando da MB do presente. Os problemas são os mesmos (alta indisponibilidade de sistemas e de navios, dificuldade para treinar, obsolecência etc).
Bem por aí mesmo.

É realmente interessante quando vemos os relatos antigos e comparamos com a situação hoje temos a impressão que ainda estamos naquela época ainda já que os problemas são mais ou menos os mesmos.

[]s
CB_Lima




CB_Lima = Carlos Lima :)
Avatar do usuário
Carlos Lima
Sênior
Sênior
Mensagens: 18932
Registrado em: Qui Mai 12, 2005 6:58 am
Agradeceu: 1275 vezes
Agradeceram: 631 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#72193 Mensagem por Carlos Lima » Ter Out 14, 2014 8:37 pm

kirk escreveu:
Carlos Lima escreveu:Qualquer aeronave de 4 geração vai operar com limitações em um PA como o Sampa. Não há como fugir muito disso.

A próxima aeronave da MB tem que ser comprada tendo em vista um novo PA para a MB. Se pensarmos que teremos o Sampa por muuuuuuuuuuuuuuuuito tempo ainda... é melhor ficarmos felizes com o A-4 e olhe lá.

[]s
CB_Lima
O Gripen pode operar full no A-12 !
:)

Acho que é bom aguardar o fim do desenvolvimento do Gripen E e esperar por um emagrecimento dessa versão, e o que será a consequência do engordamento de um potencial Gripen Naval para respondermos 100% essa questão.

Hoje o Gripen não é uma aeronave naval... pelo menos ainda não.

Até aonde consta ainda vai consumir ainda bastante $$$$, tempo, e pesquisa para termos essa resposta.

Eu... particularmente espero que não opere "full" no Sampa, porque qualquer aeronave operando "full" no Sampa por conta das próprias limitações desse não é lá muita coisa.

Eu prefiro algo que opere mais ou menos no Sampa e que esteja dimensionado para um PAviões de melhor capacidade.

Aeronaves que operam Full no Sampa são tipo o A-4 e o S Etendard e aqui entre nós não são lá grande coisa nos dias de hoje por mais que se 'modernize'.

[]s
CB_Lima




CB_Lima = Carlos Lima :)
Avatar do usuário
Brigadeiro
Sênior
Sênior
Mensagens: 2138
Registrado em: Qua Dez 21, 2005 10:54 am
Localização: Porto Velho/RO
Agradeceu: 17 vezes
Agradeceram: 12 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#72194 Mensagem por Brigadeiro » Ter Out 14, 2014 8:51 pm

Carlos Lima escreveu:
knigh7 escreveu: O Rafale apenas poderia operar com até 33.000lb de peso. Operaria bastante limitado.

E discordo desse negócio de FAs de manutenção de doutrina que não opera.

Esse negócio de eterno "país do futuro", eterna "FFAA do futuro" acabam por escamotear os problemas do presente. Um livro sobre a Guerra da Lagosta, do Claudio Costa Braga, quando ele descreve as dificuldades da MB daquela época parece que ele está falando da MB do presente. Os problemas são os mesmos (alta indisponibilidade de sistemas e de navios, dificuldade para treinar, obsolecência etc).
Bem por aí mesmo.

É realmente interessante quando vemos os relatos antigos e comparamos com a situação hoje temos a impressão que ainda estamos naquela época ainda já que os problemas são mais ou menos os mesmos.

[]s
CB_Lima
O que mais me assusta é que esse descaso persiste desde o final do século XIX. Se não me falha a memória, no livro "Reminiscências da Guerra do Paraguai" há um relato sobre o estado degradante da Marinha de Guerra do Brasil... Apesar de ser algo já conhecido há séculos, sempre somos surpreendidos com tacapes e estilingues.

Até mais!




Thiago
--------------
"O respeito e a educação são garantia de uma boa discussão. Só depende de você!"
kirk
Sênior
Sênior
Mensagens: 6661
Registrado em: Qui Jul 09, 2009 3:27 am
Agradeceu: 391 vezes
Agradeceram: 245 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#72195 Mensagem por kirk » Ter Out 14, 2014 8:59 pm

Carlos Lima escreveu:
kirk escreveu: O Gripen pode operar full no A-12 !
:)

Acho que é bom aguardar o fim do desenvolvimento do Gripen E e esperar por um emagrecimento dessa versão, e o que será a consequência do engordamento de um potencial Gripen Naval para respondermos 100% essa questão.

Hoje o Gripen não é uma aeronave naval... pelo menos ainda não.

Até aonde consta ainda vai consumir ainda bastante $$$$, tempo, e pesquisa para termos essa resposta.

Eu... particularmente espero que não opere "full" no Sampa, porque qualquer aeronave operando "full" no Sampa por conta das próprias limitações desse não é lá muita coisa.

Eu prefiro algo que opere mais ou menos no Sampa e que esteja dimensionado para um PAviões de melhor capacidade.

Aeronaves que operam Full no Sampa são tipo o A-4 e o S Etendard e aqui entre nós não são lá grande coisa nos dias de hoje por mais que se 'modernize'.

[]s
CB_Lima
Lima, Lima ... tu bem sabes que não interessa se o bicho é gordinho ou magrinho o que manda é o MTOW !




[] kirk

Os Estados não se defendem exigindo explicações, pedidos de desculpas ou com discursos na ONU.

“Quando encontrar um espadachim, saque da espada: não recite poemas para quem não é poeta”
Responder