Novo Fuzil para o EB

Assuntos em discussão: Exército Brasileiro e exércitos estrangeiros, armamentos, equipamentos de exércitos em geral.

Moderadores: J.Ricardo, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Túlio
Site Admin
Site Admin
Agradeceu: 6326 vezes
Agradeceram: 6676 vezes
Contato:

Re: Novo Fuzil para o EB

#13246 Mensagem por Túlio » Sex Set 19, 2014 10:13 pm

ABULDOG74 escreveu:COMETI UM ERRO SOBRE A POSIÇÃO DE VÁCUO(OU INERTE) DO REGISTRO DE SEGURANÇA NUM COMENTÁRIO ACIMA:

É DA POSIÇÃO "R"(REPETIÇÃO) , PARA "A"(AUTOMÁTICO) E NÃO "S"(SEGURANÇA) PARA "A".

PEÇO DESCULPAS PELO ERRO!

ADSUMUS
Tem mais: notaste que, com o seletor na posição I, se puxar um pouquinho a mais para baixo, ele vai? Fica em posição nenhuma. Como tive Instrução de desmontagem, remontagem, pontaria e manuseio por Of Instr do EB (Ten Willrich) mas não de TIRO, fiquei sem saber...

“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

P. Sullivan (Margin Call, 2011)
gabriel219
Sênior
Sênior
Agradeceu: 769 vezes
Agradeceram: 2393 vezes

#13247 Mensagem por gabriel219 » Sex Set 19, 2014 10:15 pm

ABULDOG74 escreveu:
gabriel219 escreveu:A informação que recebi de um Oficial do EB é que a Imbel já estuda adotar no IA2 a Coronha Rebatível e Retrátil, alavanca de acionamento ambidestra e entre outras mudanças. Não lembro dele falar sobre a mira e nem sobre o registro de segurança.

Ele me disse que mantiveram algumas heranças do FAL por conta da tropa, para não lhes dá algo totalmente novo e ter que adestra-los tudo novamente, mas as modificações seriam implantadas aos poucos e até 2020, com o COBRA 2.0, todas as mudanças serão adotadas. Disse que a coronha retrátil anterior não foi adotada por conta da durabilidade e não por conta do preço.

Não perguntei sobre o CFN e nem sobre a FAB, mas ele me disse que o engenheiro da Imbel falou a ele que o IA2 está apto a realizar mudanças de acordo com o pedido do operador.

Essa é a informação que recebi a um bom tempo, de um Oficial que foi na fábrica da Imbel e testou o Fuzil, postei até um vídeo dele aqui.

Abs.

Algumas boas notícias meu amigo, mas confesso que como operador me incomoda muito esse problema no registro de segurança e como FN o problema das miras; mas acho que o problema do registro pode ser resolvido no já existente colocando um sistema de molas internamente na alavanca do registro; pois quando passa-se o mesmo da posição "R" a mola o empurraria direto para a posição "A", EVITANDO O VACUO e as miras seria a retirada das atuais e a colocação de outras com medidas para regulagem padronizadas.

ADSUMUS
Até mesmo a Imbel já pronunciou que, dependendo do pedido do cliente, pode modificar o IA2 - não o sistema de funcionamento, porque ai seria já outro fuzil - conforme as especificações do cliente.

Como havia dito, o CFN não deve substituir seus fuzis agora, mas creio que daqui a 4 anos. Isso é tempo de sobra para o CFN desenvolver um ou 2 versões (poderia ser o Fuzil, com cano de 16,5" ou maior substituindo o M16A2 e outro Fz de Ass para substituir o M4A1) de acordo com suas necessidades.

O COBRA 2.0 deve estar operacional em 2023-2025, sendo implementado em 2020. É essa a dada que o Oficial me deu para as mudanças no IA2, entrando em operação em 2022. Talvez, com a versão do IA2 CFN, o EB possa aproveitar e testar novas coronhas, alavanca de manejo e etc.

Abs.

Marechal-do-ar
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1 vez
Agradeceram: 419 vezes

#13248 Mensagem por Marechal-do-ar » Sex Set 19, 2014 10:20 pm

ABULDOG74 escreveu: ERROS QUE OBSERVEI QUE REPETEM O MD97 E FAL:

-REGISTRO DE SEGURANÇA COM UM "ENCAIXE MORTO" ENTRE AS POSIÇÕES "S " E "A", QUE SE NÃO FOR ENCAIXADO CORRETAMENTE PROVOCA O TRAVAMENTO DO GATILHO IMPEDINDO O DISPARO E QUE SE AGRAVARÁ COM O TEMPO DE USO;

-MIRAS DE FERRO INEFICIENTES QUE NÃO PROPICIAM UMA PADRONIZAÇÃO DE MEDIDAS E CONSEQUENTEMENTE UMA BOA REGULAGEM, O FUZIL ATÉ APRESENTA ATÉ UMA BOA CONCENTRAÇÃO NO ALVO(TIRO REALIZADO A 200METROS), MAS PELA INEFICIÊNCIA DAS MIRAS VOCÊ NÃO CONSEGUE TRAZER ESSA CONCENTRAÇÃO COM EFICIÊNCIA PARA O CENTRO DO ALVO;

-CORONHA COM TRAVAMENTO AOS MOLDES DO PARAFAL E MD97, QUE AO LONGO DO TEMPO PODERÁ APRESENTAR FOLGAS INVIABILIZANDO UM TIRO MAIS PRECISO PARA TROPAS COM UM POUCO MAIS DE TREINAMENTO; O IDEAL PARA ESSAS TROPAS SERIA UMA CORONHA RETRÁTIL OU RETRÁTIL E REBATÍVEL, MAS QUE ESSE REBATIMENTO TIVESSE UM TRAVAMENTO(TANTO ABERTO, QUANTO FECHADO) MAIS EFICIENTE;
Para mim esses são erros para sentir alívio, alívio porque, ok, tem problemas, mas são em peças de fácil substituição, trocar a mira de ferro ou a coronha é simples, seria um problema bem grande se o erro for "estoura na cara do operador".

"Quando um rico rouba, vira ministro" (Lula, 1988)
cehsarus
Júnior
Júnior
Agradeceram: 20 vezes

#13249 Mensagem por cehsarus » Sex Set 19, 2014 10:58 pm

ABULDOG74 escreveu: Olá camarada, ele repetiu alguns erros do MD97 E FAL e algumas inovações amplamente conhecidas nos fuzis modernos que poderiam ter sido utilizados neles; mas como é um lote inicial e o próprio CFN sugeriu algumas alterações.

ERROS QUE OBSERVEI QUE REPETEM O MD97 E FAL:

-REGISTRO DE SEGURANÇA COM UM "ENCAIXE MORTO" ENTRE AS POSIÇÕES "S " E "A", QUE SE NÃO FOR ENCAIXADO CORRETAMENTE PROVOCA O TRAVAMENTO DO GATILHO IMPEDINDO O DISPARO E QUE SE AGRAVARÁ COM O TEMPO DE USO;

-MIRAS DE FERRO INEFICIENTES QUE NÃO PROPICIAM UMA PADRONIZAÇÃO DE MEDIDAS E CONSEQUENTEMENTE UMA BOA REGULAGEM, O FUZIL ATÉ APRESENTA ATÉ UMA BOA CONCENTRAÇÃO NO ALVO(TIRO REALIZADO A 200METROS), MAS PELA INEFICIÊNCIA DAS MIRAS VOCÊ NÃO CONSEGUE TRAZER ESSA CONCENTRAÇÃO COM EFICIÊNCIA PARA O CENTRO DO ALVO;

-CORONHA COM TRAVAMENTO AOS MOLDES DO PARAFAL E MD97, QUE AO LONGO DO TEMPO PODERÁ APRESENTAR FOLGAS INVIABILIZANDO UM TIRO MAIS PRECISO PARA TROPAS COM UM POUCO MAIS DE TREINAMENTO; O IDEAL PARA ESSAS TROPAS SERIA UMA CORONHA RETRÁTIL OU RETRÁTIL E REBATÍVEL, MAS QUE ESSE REBATIMENTO TIVESSE UM TRAVAMENTO(TANTO ABERTO, QUANTO FECHADO) MAIS EFICIENTE;
Duas honestas perguntas:

Vc disse que o CFN sugeriu as mudanças mas depois diz que são observações suas... essas o observações são suas ou do CFN?

Não conseguiram zerar as miras? as alça e massa chegaram no fim do curso? chegaram a deslocar lateralmente a alça pelo parafuso?

Imagem

imagem do parafuso que desloca o conjunto da alça.
Imagem

"Nunca responda a uma pergunta se você não sabe exatamente quem está perguntando, por que está sendo pedido, e que será feito com a informação."
Dilbert
Túlio
Site Admin
Site Admin
Contato:

#13250 Mensagem por Túlio » Sex Set 19, 2014 11:07 pm

Faltou dizer que são fotos MINHAS. :wink: 8-]

Não é PRECIOSISMO nem vontade de aparecer, apenas calcules quanto custa voar até SM, pagar hospedagem e alimentação/deslocamento...

E desculpes mas as tuas conclusões sobre alinhamento de miras estão totalmente ERRADAS. Não usei chave de fenda para corrigir a mira lateralmente (vento). Para corrigir em altura (distância) tem outra ferramenta no estojo dentro da empunhadura (e é ruim como o inferno de usar).

Percebes agora a diferença entre quem teve Instrução na arma e quem só a conhece da internet/exposição?

“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

ABULDOG74
Sênior
Sênior
Agradeceu: 203 vezes
Agradeceram: 153 vezes

#13251 Mensagem por ABULDOG74 » Sáb Set 20, 2014 10:23 am

Túlio escreveu:
ABULDOG74 escreveu:COMETI UM ERRO SOBRE A POSIÇÃO DE VÁCUO(OU INERTE) DO REGISTRO DE SEGURANÇA NUM COMENTÁRIO ACIMA:

É DA POSIÇÃO "R"(REPETIÇÃO) , PARA "A"(AUTOMÁTICO) E NÃO "S"(SEGURANÇA) PARA "A".

PEÇO DESCULPAS PELO ERRO!

ADSUMUS
Tem mais: notaste que, com o seletor na posição I, se puxar um pouquinho a mais para baixo, ele vai? Fica em posição nenhuma. Como tive Instrução de desmontagem, remontagem, pontaria e manuseio por Of Instr do EB (Ten Willrich) mas não de TIRO, fiquei sem saber...
Olá camarada e amigo, o que me preocupa é numa situação real se eu precisar usa-lo e o gatilho travar; obrigando assim o operador a andar com ele destravado e torcer pra nada esbarrar no registro e tira-lo de posição.
ADSUMUS

ABULDOG74
Sênior
Sênior

#13252 Mensagem por ABULDOG74 » Sáb Set 20, 2014 10:34 am

Túlio escreveu:Faltou dizer que são fotos MINHAS. :wink: 8-]

Não é PRECIOSISMO nem vontade de aparecer, apenas calcules quanto custa voar até SM, pagar hospedagem e alimentação/deslocamento...

E desculpes mas as tuas conclusões sobre alinhamento de miras estão totalmente ERRADAS. Não usei chave de fenda para corrigir a mira lateralmente (vento). Para corrigir em altura (distância) tem outra ferramenta no estojo dentro da empunhadura (e é ruim como o inferno de usar).

Percebes agora a diferença entre quem teve Instrução na arma e quem só a conhece da internet/exposição?
Quando houve o manuseio para regulagem o engenheiro que o acompanhava disse que o botão era para pequenos ajustes em lateralidade e se eu quisesse um ajuste maior teria que usar o velho parafuso abaixo desse mesmo botão; mas quando tentavamos girar o botão o aparalho acabava girando junto e pra frente demonstrando falta de precisão e o parafuso para grandes regulagens também não foi eficiente com as mesmas dificuldades do antigo fal

ABULDOG74
Sênior
Sênior

#13253 Mensagem por ABULDOG74 » Sáb Set 20, 2014 10:39 am

Desculpem os erros de português meus amigos, pois estou usando o celular ; então se eu escrever alguma coisa hoje de forma errada me perdoem e tenho que escrever o mais rápido possível se não me desconecto do fórum e tenho que entrar e escrever tudo de novo.

ADSUMUS

nveras
Sênior
Sênior
Agradeceram: 147 vezes

#13254 Mensagem por nveras » Sáb Set 20, 2014 10:49 am

ABULDOG74 escreveu:

Quando houve o manuseio para regulagem o engenheiro que o acompanhava disse que o botão era para pequenos ajustes em lateralidade e se eu quisesse um ajuste maior teria que usar o velho parafuso abaixo desse mesmo botão; mas quando tentavamos girar o botão o aparalho acabava girando junto e pra frente demonstrando falta de precisão e o parafuso para grandes regulagens também não foi eficiente com as mesmas dificuldades do antigo fal
Realmente, se vc desloca a alça de mira até o fim do seu curso e não consegue "zerar" a arma, só há uma explicação: completo desalinhamento do aparelho de pontaria com o cano da arma".

Não é nada meu. Não é nada meu. Excelência eu não tenho nada, isso é tudo de amigos meus.
NettoBR
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1085 vezes
Agradeceram: 320 vezes

#13255 Mensagem por NettoBR » Sáb Set 20, 2014 10:52 am

Túlio escreveu:
Clermont escreveu:Esperem um instante.

Será possível que estamos falando sobre a mesma classe de armas?

Agora, ocorreu-me que as deficiências que Moura e Rodrigo apontaram como detectadas nas armas IA2 em testes das Polícias Militares, poderiam estar restritas à VERSÃO CARABINA de fogo semi-automático.

Desta forma, a VERSÃO FUZIL DE ASSALTO de fogo automático, poderia se classificar em outra situação.

Será que há alguma validade nesta minha suposição?
Clermont véio, a diferença de um IA-2 Militar para um Policial é apenas no seletor de regime de fogo, que, na versão Policial, suprime o full. Tirando isso, é a mesma arma... :wink: 8-]
Então é como comparar o AR-15 com o M16? Muito bom... :)

"Todos pensam em mudar o mundo, mas ninguém pensa em mudar a si mesmo."
Liev Tolstói
Túlio
Site Admin
Site Admin
Contato:

#13256 Mensagem por Túlio » Sáb Set 20, 2014 11:02 am

Isso não me aconteceu, ABULDOG véio, ele já estava com a alça basculada para 150 (devias estar com a outra regulagem, 250). E é curioso, esse ajuste lateral (convenhamos, bem exagerado) foi feito por mim e apenas girando aquele botão, sem uso de chave (nem notei o tale de parafuso, aliás, DETESTO parafuso em arma). Mas não duvido nada, é que só girei pra aquele lado, assim, devo ter tido sorte...

Já a parte chata mesmo é ajustar a altura, o que, como sabemos, é feito na massa (!) e com uso da chave que vai embutida com outros acessórios na empunhadura. É duro como o diabo o maldito parafuso, e a chave é pequena e tende a machucar os dedos.

Aliás, nunca vou entender a razão de tanta tecnicalidade para "sintonia fina" das miras de ferro de uma arma em 5,56 mm com trinta e poucos centímetros de cano; é um legítimo Fz Ass, não de Caçador, se se quiser tanta precisão, bueno, os trilhos não estão ali para enfeite, né, cupinha? Pega uma Eotech e... :wink: 8-]

EDIT - Notar que não estou te contestando, eis que provavelmente conheces a arma bem melhor do que eu, afinal:

:arrow: Pelo que entendi, participaste de um estudo técnico de viabilidade;

:arrow: Disparaste.

E não, apenas recebi Instrução básica na arma e sem disparar. Assim, estou debatendo com interesse no melhor resultado (pra mim) possível em um debate:

APRENDER!

cehsarus
Júnior
Júnior
Agradeceram: 20 vezes

#13257 Mensagem por cehsarus » Sáb Set 20, 2014 11:03 am

ABULDOG74 escreveu:

a ferramenta que estão falando tem dois pinos em um lado pra girar a massa e tem um FENDA em outro lado pra girar o parafuso da alça de mira.

se cada clique de giro que se dá girando a alça/massa desloca a mira 1cm na distância de 100m então em 200m cada clique desloca 2cm. Se tem pelo menos 20 cliques na alça/massa, temos no mínimo, 40 centímetro de deslocamento. E isso sem precisar deslocar o conjunto da alça, pq se ele for deslocado lateralmente aí vc pode colocar mais dois metros, no mínimo, de a mira. Então a minha pergunta é essa, como não conseguiriam zerar a mira???

Realmente agora eu vejo a diferença de quem realmente sabe usar e de quem só fica na internet:

"Nunca responda a uma pergunta se você não sabe exatamente quem está perguntando, por que está sendo pedido, e que será feito com a informação."
Dilbert
Túlio
Site Admin
Site Admin
Contato:

#13258 Mensagem por Túlio » Sáb Set 20, 2014 11:19 am

cehsarus escreveu:
a ferramenta que estão falando tem dois pinos em um lado pra girar a massa e tem um FENDA em outro lado pra girar o parafuso da alça de mira.

se cada clique de giro que se dá girando a alça/massa desloca a mira 1cm na distância de 100m então em 200m cada clique desloca 2cm. Se tem pelo menos 20 cliques na alça/massa, temos no mínimo, 40 centímetro de deslocamento. E isso sem precisar deslocar o conjunto da alça, pq se ele for deslocado lateralmente aí vc pode colocar mais dois metros, no mínimo, de a mira. Então a minha pergunta é essa, como não conseguiriam zerar a mira???

Realmente agora eu vejo a diferença de quem realmente sabe usar e de quem só fica na internet:

Não tive a intenção de ofender (embora não goste que usem foto minha sem mencionar a autoria) mas entendas, SE disparaste o IA-2, deverias escrever um artigo completo, tem Site que até te pagaria pela matéria. Aliás, SE disparaste em quantidade (digamos, uns dez carregadores), és o único que já vi elogiando, pois a fama de "engasgador" está na Tropa toda, não fui eu quem inventou. E é FATO que as armas do LED tiveram a Instrução de Tiro suspensa no último trimestre do ano passado por causa da quantidade de incidentes de tiro, também não é invenção minha...

nveras
Sênior
Sênior
Agradeceram: 147 vezes

#13259 Mensagem por nveras » Sáb Set 20, 2014 11:47 am

Túlio escreveu:
cehsarus escreveu:

Não tive a intenção de ofender (embora não goste que usem foto minha sem mencionar a autoria) mas entendas, SE disparaste o IA-2, deverias escrever um artigo completo, tem Site que até te pagaria pela matéria. Aliás, SE disparaste em quantidade (digamos, uns dez carregadores), és o único que já vi elogiando, pois a fama de "engasgador" está na Tropa toda, não fui eu quem inventou. E é FATO que as armas do LED tiveram a Instrução de Tiro suspensa no último trimestre do ano passado por causa da quantidade de incidentes de tiro, também não é invenção minha...
Pode até conseguir zerar a arma, mas não é normal e indica CLARAMENTE um problema. Talez o problema seja folga na articulação do cano com a armação, que bem aparece na foto do Tulio.

Não é nada meu. Não é nada meu. Excelência eu não tenho nada, isso é tudo de amigos meus.
prp
Sênior
Sênior
Agradeceu: 118 vezes
Agradeceram: 414 vezes

#13260 Mensagem por prp » Sáb Set 20, 2014 11:50 am

Só para informar. As miras do IA2 não são nacionais.
Nem as do FAL é.

Responder