Viatura Blindada Multitarefa - VBMT GUAICURUS

Assuntos em discussão: Exército Brasileiro e exércitos estrangeiros, armamentos, equipamentos de exércitos em geral.

Moderadores: J.Ricardo, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Paulo Bastos
Sênior
Sênior
Agradeceu: 80 vezes
Agradeceram: 262 vezes
Contato:

Re: VIATURA BLINDADA DE RECONHECIMENTO LEVE DE RODAS VBR – L

#346 Mensagem por Paulo Bastos » Ter Mai 06, 2014 4:08 pm

eligioep escreveu:RHEINMETAL AG não participou. Provavelmente, conforme relatos, a vtr da AVIBRAS levará o troféu......
Na verdade a IVECO e a AVIBRAS/RTD apresentaram o LMV Lince e o Tupi/Sherpa Light Scout, respectivamente.

Em minha concepção, o veículo da IVECO é superior e acredito que pode ter um maior índice de nacionalização, todavia, como a AVIBRAS ainda tem participação governamental e essa esta pressionando para pegar contrato com o EB, realmente ela pode ser beneficiada politicamente.

Porem nos resta apenas aguardar o resultado das avaliações do CAEX.

Mestre Bacchi, apesar de inicialmente diversas empresas, entre alas israelenses e polonesas, demonstrarem interesse, parece que apenas as duas que citei apresentaram propostas, mas ainda preciso de confirmação.

Abraços,
Paulo

“O problema do mundo de hoje é que as pessoas inteligentes estão cheias de dúvidas e as idiotas cheias de certezas” – Henry Charles Bukowski jr
eligioep
Sênior
Sênior
Agradeceu: 402 vezes
Agradeceram: 341 vezes

#347 Mensagem por eligioep » Ter Mai 06, 2014 4:53 pm

Reginaldo Bacchi escreveu:
eligioep, se você sabe que firmas entregaram carros para teste, por que não revela?

Escondendo o jogo?

Bacchi
Mestre Bacchi,
quisera eu saber..... Mas que a RLS não entregou e que a AVIBRAS é a favorita, isto é fato verídico e confirmado pelas fontes!
E também que devido ao tempo reduzido, sem chances de associações com empresas nacionais, não houveram condições de apresentar as propostas.

FCarvalho
Sênior
Sênior
Agradeceu: 5745 vezes
Agradeceram: 3275 vezes

#348 Mensagem por FCarvalho » Ter Mai 06, 2014 5:34 pm

Isso está mais parecendo jogo de cartas marcadas. Tinha-se um ROB antigo e já bem definido. Aí sem mais e nem menos o EB lança outro ROB para a mesma viatura com pequenas alterações, inclusive a nomeclatura da mesma. E tudo isso em pouquíssimo tempo e sem maiores explicações.

Realmente, se as coisas caminharam assim, não houve e nem haveria tempo hábil suficiente para quem quisesse apresentar propostas cabíveis e viáveis aos requisitos fazê-lo de modo competitivo em termos de proposta e produtos.

Mas vamos aguardar por mais novidades. Quem sabe mais alguém tenha conseguido se habilitar neste meio tempo entre a mudança de um ROB para o outro.

abs.

Carpe Diem
Reginaldo Bacchi
Sênior
Sênior
Agradeceu: 27 vezes
Agradeceram: 272 vezes

#349 Mensagem por Reginaldo Bacchi » Ter Mai 06, 2014 6:52 pm

FCarvalho escreveu:Quem sabe mais alguém tenha conseguido se habilitar neste meio tempo entre a mudança de um ROB para o outro.
Mais uma vez la vou eu escrevendo que não consegui entender!!!

O que você quer dizer com esta frase?

Bacchi

FCarvalho
Sênior
Sênior

#350 Mensagem por FCarvalho » Ter Mai 06, 2014 7:34 pm

Bacchi, existia(am) ROB sobre este projeto do VBR-LR anterior ao atual que rege esta concorrência, a qual designou agora os bldos em questão como VBMT-LR, segundo sabemos.

A mudança de critérios entre um e outro ROB se deu em um espaço de tempo bem pequeno, quando os potenciais ofertantes já trabalhavam com os critérios adotados no ROB do EB relativo a um blindado identificado como VBR-LR, e que agora, com as mudanças efetivadas se tornou o VBMT-LR.

Enfim, aparentemente os critérios de avaliação e desempenho do projeto foram alterados no meio do jogo, quando as empresas potenciais ofertantes pensavam já saber o que o EB queria daquela viatura. O que não aconteceu, visto que as regras foram alteradas de forma aparentemente arbitrária pelo EB.

Bom, se isso é bom ou mau parao processo não sei. Vamos ver se mesmo com tais mudanças abruptas, outras empresas, alem da FIAT IVECO e da AVIBRAS/Renautl, que já apresentaram seus produtos, tiveram tempo hábil para poderem adaptar as suas propostas as novas condições do EB em um curtíssimo espaço de tempo.

Será que isso é um jogo de cartas marcadas? Eu sinceramente não sei dizer.

Vamos aguardar mais um pouco e ver se o EB divulga os concorrentes oficiais para se saber mais sobre o assunto e suas reais condicionantes.

abs

Carpe Diem
Reginaldo Bacchi
Sênior
Sênior

#351 Mensagem por Reginaldo Bacchi » Ter Mai 06, 2014 7:40 pm

OK

Bacchi

Reginaldo Bacchi
Sênior
Sênior

#352 Mensagem por Reginaldo Bacchi » Qui Mai 08, 2014 8:49 am

FCarvalho escreveu:Bacchi, existia(am) ROB sobre este projeto do VBR-LR anterior ao atual que rege esta concorrência, a qual designou agora os bldos em questão como VBMT-LR, segundo sabemos.
A mudança de critérios entre um e outro ROB se deu em um espaço de tempo bem pequeno, quando os potenciais ofertantes já trabalhavam com os critérios adotados no ROB do EB relativo a um blindado identificado como VBR-LR, e que agora, com as mudanças efetivadas se tornou o VBMT-LR.
Enfim, aparentemente os critérios de avaliação e desempenho do projeto foram alterados no meio do jogo, quando as empresas potenciais ofertantes pensavam já saber o que o EB queria daquela viatura. O que não aconteceu, visto que as regras foram alteradas de forma aparentemente arbitrária pelo EB.
Bom, se isso é bom ou mau parao processo não sei. Vamos ver se mesmo com tais mudanças abruptas, outras empresas, alem da FIAT IVECO e da AVIBRAS/Renautl, que já apresentaram seus produtos, tiveram tempo hábil para poderem adaptar as suas propostas as novas condições do EB em um curtíssimo espaço de tempo.
Será que isso é um jogo de cartas marcadas? Eu sinceramente não sei dizer.
Vamos aguardar mais um pouco e ver se o EB divulga os concorrentes oficiais para se saber mais sobre o assunto e suas reais condicionantes.
abs
Sim, eu sei. Era iniciamente o ROB nº 07/99 de 13 maio 1999 para o VBR-LR, que foi substituido pelo ROB nº 01/01 de 24 Julho 2001 para o VBR-LR e que foi finalmente substituido (apesar de que isto não é dito no novo ROB) pelo ROB nº 04.002 de 9 Dezembro 2013 para o VBMT-LR.

Tenho todos eles, completos, no meu arquivo.

A propósito: você os leu?

Bacchi

Reginaldo Bacchi
Sênior
Sênior

#353 Mensagem por Reginaldo Bacchi » Qui Mai 08, 2014 2:10 pm

FCarvalho, se você não tiver os ROBs, eu posso envia-los com o máximo prazer.

Bacchi

FCarvalho
Sênior
Sênior

#354 Mensagem por FCarvalho » Qui Mai 08, 2014 6:39 pm

Ficaria muito agradecido se me fizer esta gentileza de os enviar para mim, meu caro Bacchi.

abs. [009]

Carpe Diem
Reginaldo Bacchi
Sênior
Sênior

#355 Mensagem por Reginaldo Bacchi » Qui Mai 08, 2014 6:44 pm

Por favor, me mande seu endereço de e-mail.

Bacchi

FCarvalho
Sênior
Sênior

#356 Mensagem por FCarvalho » Sex Mai 09, 2014 5:39 pm

Reginaldo Bacchi escreveu:Por favor, me mande seu endereço de e-mail.
Bacchi

Mais uma vez meu muito obrigado a si pelo envio dos arquivos, Bacchi. Vou me divertir lendo nos próximos dias. Tem muita coisa interessante. Em uma primeira vista, é possível verificar que os conceitos sobre o veículo pretendido nestes ROB's mudaram ao longo do tempo, embora tais mudanças possam não ser de fato muito perceptíveis. Pequenos detalhes aqui e ali. Mas isso vai ficar para uma análise dos textos para depois. Espero que o meu trabalho me dê um tempo para que possa comentar aqui o que tiver lido. Poderia até chegar a afirmar que se tratam de veículos diferentes, desde o primeiro ROB em relação ao atual. Mas isso vai ficar para depois.

Ademais, alguém tem alguma informação sobre a lista final de veículos ofertados para o programa VBMT-LR? Pode-se confirmar apenas o Iveco LINCE e o Avibrás TUPI no embate para os testes do CAEx? Os alemães estão real,mente fora?

abs.

Carpe Diem
Reginaldo Bacchi
Sênior
Sênior

#357 Mensagem por Reginaldo Bacchi » Dom Mai 11, 2014 11:09 am

Èu tentei fazer uma comparação entre os vários ROB, mas infelizmente meus problemas de vista (83 anos de idade trazem muitos problemas) acabei desistindo.

Espero que você possa fazer isto.

Material você tem.

Bacchi

eligioep
Sênior
Sênior

#358 Mensagem por eligioep » Dom Mai 11, 2014 8:55 pm

FCarvalho escreveu:
........................................................
Ademais, alguém tem alguma informação sobre a lista final de veículos ofertados para o programa VBMT-LR? Pode-se confirmar apenas o Iveco LINCE e o Avibrás TUPI no embate para os testes do CAEx? Os alemães estão real,mente fora?

abs.
Podes incluir o VBMT-LR da KMW, pois até onde sei, conseguiram, apresentar o protótipo. E foi mais um motivo para a RLS não participar, pois são parceiros no desenvolvimento na Alemanha!

Editado pela última vez por eligioep em Dom Mai 11, 2014 10:24 pm, em um total de 1 vez.
Reginaldo Bacchi
Sênior
Sênior

#359 Mensagem por Reginaldo Bacchi » Dom Mai 11, 2014 9:28 pm

eligioep escreveu:
FCarvalho escreveu:
........................................................
abs.
Podes incluir o VBMT-LR da KMW, pois até onde sei, conseguira, apresentar o protótipo. E foi mais um motivo para a RLS não participar, pois são parceiros no desenvolvimento na Alemanha!
Mas o prazo de apresentação não era 30 Abril?

Aliás, aquela data que você afirmou que não aconteceria nada!

Por favor, esclareça.

Bacchi

eligioep
Sênior
Sênior

#360 Mensagem por eligioep » Dom Mai 11, 2014 10:27 pm

Mestre,
até onde sei, foram recebidos 3 protótipos.
E o prazo era 30 de abril, e como afirmei que não seria, nada foi divulgado.

Aguardemos!

Responder