Programa de Obtenção de Navio Anfíbio - PROANF

Assuntos em discussão: Marinha do Brasil e marinhas estrangeiras, forças de superfície e submarinas, aviação naval e tecnologia naval.

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Re: Programa de Obtenção de Navio Anfíbio - PROANF

#166 Mensagem por FCarvalho » Ter Jan 14, 2014 11:55 am

Sim estes navios atualmente teriam esta responsabilidade.

Mas vamos lembrar também que a MB/CFN raciocina hoje na mesma direção do USMC em termos de operações anfíbias, o que significa que estas estão se tornando muito mais operações aéreas-anfíbias a partir do extenso emprego de helos embarcados, do que própria e exclusivamente anfíbias.

Os clássicos desembarques à viva força nas praias estão cada vez mais virando coisa do passado. Na verdade, estão quase que se tornando protocolares, apesar, evidentemente, de nenhum corpo de fuzileiros pelo mundo aí afora deixar de treinar ou refutar o seu emprego mas básico, que é o desembarque anfíbio.

Neste sentido, a MB trabalha para que no futuro tenhamos também esta capacidade desenvolvida e encorpada ao CFN, sem deixar de lado, é claro, a competência indispensável para as práticas de um desembarque anfíbio.

Em todo caso, os futuros NPM, NaApLog e os NaTrAp planejados originalmente no PAEMB, e agora os novos NDD's, deverão dispor da hoje indissociável combinação helo-navio, de forma a proporcionar-nos tal capacidade de avanço para e além litoral, deixando assim os meios mec/mtz para desembarque o mais longe possível das praias, e de suas prováveis defesas.

A MB planeja a compra de 66 helos na categoria dos UH-15. Isto, salvo engano, para dotar-se os 4 NPM previstos em undes existentes e a serem criadas. Se levarmos em conta que a classe Mistral, que seria em tese a preferida da MB para o NPM nacional, dispõe de hangar capaz de receber até 16 destes helos médios, temos demanda para 64 helos, fora as undes que serão criadas e dotadas nas regiões norte e centro-oeste para receber estes helos. E também, sem contar os demais navios do PAEMB, que com certeza deverão receber helos embarcados para apoiar as suas operações. Só aí já se percebe que o número inicialmente aventado naquele plano demonstra ser bastante conservador, apesar de "nunca antes na história desse país" a MB jamais ter chegado sequer perto de possuir e dispor de 1/10 de tal quantidade em helos nesta categoria, o que por si só já seria uma verdadeira revolução estrutural e operacional para nós.

Imaginas agora se a MB tivesse tido a oportunidade de comprar o JSS Karel Doorman como NaApLog, e sua capacidade de hangaragem de até 6 helos médios, ou 2 helos pesados :!: :?:

Com um o que não seria, pensas agora como estaríamos com 5 destes. :shock:

Seriam, no mínimo, tecnicamente falando, mais 45 helos na classe do UH-15 adicionais só para eles, ou melhor ainda, entre 15 e 20 helos pesados na classe do CH-47 Chinook, que nunca nem em sonhos a MB chegou a pensar em dispor :!:

Como podes ver, os números do PAEMB quanto ao PROANF, e seus meios aéreos, são bem conservadores, apesar de nem de longe serem os ideais para a íntegra cobertura de nossas reais necessidades no campo militar naval e aeronaval.

Mas já são um bom começo. E tudo neste mundo precisa de um (bom) começo. Comecemos então... :wink:

abs.




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Re: Programa de Obtenção de Navio Anfíbio - PROANF

#167 Mensagem por ABULDOG74 » Ter Jan 14, 2014 1:54 pm

CADÊ O PROANF? :shock:


Plano de reaparelhamento da Marinha do Brasil vai durar até 12 anos.


programas de reaparelhamento da Marinha brasileira, a serem implementados nos próximos 10 a 12 anos, deverão demandar investimentos superiores a US$ 30 bilhões. Entre os projetos considerados estratégicos, como o Programa de Desenvolvimento de Submarinos (Prosub) e o Programa Nuclear, a Marinha também lista a construção de 20 navios patrulha de 500 toneladas, conhecido pela sigla NPa-500 e que este ano receberá um aporte de R$ 73 milhões.

Os dois primeiros navios, segundo o diretor de Engenharia Naval da Marinha, vice-almirante Francisco Roberto Portella Deiana, foram contratados ao estaleiro Inace (Indústria Naval do Ceará), em setembro de 2006, e entregues para a Marinha em 2012 e 2013. Em 2009, o estaleiro Ilha SA (Eisa) venceu o processo licitatório para a construção de mais cinco navios.

De acordo com o vice-almirante Deiana, dois navios, o Maracanã e o Mangaratiba, serão entregues este ano. Em 2015 está prevista a entrega de mais um e outro em 2016. O programa de aquisição dos navios-patrulha está orçado em cerca de R$ 2 bilhões (US$ 834,7 milhões).

NaPa-Maracanã
NPa Maracanã sendo construído no estaleiro EISA-RJ
Já a concorrência da Marinha para o fornecimento de 11 navios de superfície, conhecido como Programa de Obtenção de Meios de Superfície (Prosuper), tem potencial para gerar cerca de 13 mil empregos diretos e indiretos no Brasil, afirma o diretor de Engenharia Naval da Marinha.

O processo, segundo informou o vice-almirante, aguarda decisão da Presidência da República quanto à seleção da empresa parceira do Brasil para ser implementado. Avaliado em € 5 bilhões (US$ 6,7 bilhões), o Prosuper está sendo disputado por estaleiros de sete países – ThyssemKrupp /Blohm/Voss, DSME, Navantia, DCNS, Damen, Fincantieri e BAE Systems.

F-101-Fragata-Álvaro-de-Bazán
F-101-Fragata-Álvaro-de-Bazán
Segundo o vice-almirante Deiana, a empresa China Shipbuilding & Offshore Internacional Co. Ltd também recebeu autorização recente do comandante da Marinha para participar do processo. “Já foram iniciadas as tratativas para que a empresa apresente a sua proposta dentro das próximas semanas”, comentou.



FFG-573-Liuzhou-Passex-28
Fragata chinesa FFG-573-Liuzhou
O Prosuper contempla a aquisição de cinco fragatas ou navios de escolta de 6 mil toneladas, cinco navios de patrulha oceânica de 1,8 mil toneladas e um navio de apoio logístico com capacidade de carga de 12 mil toneladas. De acordo com o vice-almirante Deiana, o programa inclui também transferência de tecnologia, apoio logístico, requisitos de nacionalização e compensações tecnológicas e industriais, conhecidas como “offset”.

“O modelo estratégico atual prevê que os contratos sejam assinados com um estaleiro estrangeiro detentor do projeto dos navios e suportados por acordos entre governos”, explica o diretor. Ele ressalta, no entanto, que os navios deverão ser construídos em estaleiros brasileiros, a serem escolhidos pelo estaleiro estrangeiro selecionado no processo de concorrência do Prosuper.

p41-meteoro
OPV da Navantia – P-41 “Meteoro”
A previsão é que o programa seja implementado ao longo de 12 anos. Cada navio-patrulha oceânico tem um custo estimado de aproximadamente 100 milhões de euros. O navio de apoio logístico custará cerca de 310 milhões e cada navio escolta por volta de 650 milhões de euros.

O vice-almirante destaca que o montante financeiro total envolvido no programa considera ainda as estimativas para transferência de tecnologia e de apoio logístico.

O Ministério da Defesa também autorizou, recentemente, a retomada do projeto das corvetas classe Barroso, com a construção no país de quatro navios. O prazo previsto é de cinco anos para cada navio, informou o vice-almirante Deiana. O custo unitário das corvetas foi estimado em US$ 430 milhões. (VS)

FONTE: Valor Econômico




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Re: Programa de Obtenção de Navio Anfíbio - PROANF

#168 Mensagem por ABULDOG74 » Ter Jan 14, 2014 2:40 pm

Pergunta:

O SUKOI SU-25SM seria capaz de ser embarcado e decolar de um LHD como o JUAN CARLOS I na NAVANTIA ? :wink:

Lembrando que o SU-25 é conhecido mundialmente como "o matador de tanques", mas sua lenda se faz por sua capacidade de vôo mesmo atingido por diversas armas anti-aéreas. :wink:

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Re: Programa de Obtenção de Navio Anfíbio - PROANF

#169 Mensagem por Bolovo » Ter Jan 14, 2014 2:48 pm

ABULDOG74 escreveu:Pergunta:

O SUKOI SU-25SM seria capaz de ser embarcado e decolar de um LHD como o JUAN CARLOS I na NAVANTIA ? :wink:

Lembrando que o SU-25 é conhecido mundialmente como "o matador de tanques", mas sua lenda se faz por sua capacidade de vôo mesmo atingido por diversas armas anti-aéreas. :wink:

ADSUMUS.
Não. A não ser que mudem todo o LHD e o transformem num porta-aviões de verdade, com pista inclinada e cabos de parada. Alias, uma variante dele dotada de gancho de pouso, a Su-25UTG, é utilizada para treinamento dos pilotos da Marinha Russa. Olha ele aqui em primeiro plano.

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Eu entendo o que vc quer. É mais ou menos o que os Marines fizeram até os anos 80, colocando os OV-10 Bronco para operar de seus LHA. Só que diferente do Super Tucano, o Bronco tem uma capacidade STOL impressionante, decolando e pousando por si só, sem nenhuma ajuda de catapultas ou ganchos de pouso. Não acredito que essa capacidade seja vital para o CFN, alias até os Marines o abandonaram, a favor de helicópteros de ataque mais modernos e eficientes, além da eterna cobertura aérea provida pela Marinha.

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Editado pela última vez por Bolovo em Ter Jan 14, 2014 2:48 pm, em um total de 1 vez.
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Re: Programa de Obtenção de Navio Anfíbio - PROANF

#170 Mensagem por FCarvalho » Ter Jan 14, 2014 2:48 pm

Não. O LHD Juan Carlos I é projetado para operar com aeronaves VTOL. Para operar com caças convencionais muitas modificações teriam de ser feitas, o que elevaria os custos e minoraria suas qualidade enquanto navio voltado para operações múltiplas e anfíbias.

abs.




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Re: Programa de Obtenção de Navio Anfíbio - PROANF

#171 Mensagem por ABULDOG74 » Ter Jan 14, 2014 3:07 pm

Uma pena.............. a minha única preocupação em relação aos helicópteros de ataque , é o custo de operação e manutenção para MB.

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Re: Programa de Obtenção de Navio Anfíbio - PROANF

#172 Mensagem por cabeça de martelo » Ter Jan 14, 2014 3:26 pm

Pessoal muitos dos navios anteriormente mencionados já passaram por Portugal. Falem com o Foxtroop que talvez ele já tenha apanhado uma "boleia" nesses navios.

ABULDOG74 infelizmente não há milagres e um navio que leva um batalhão ou mais de Fuzileiros, não consegue ser capaz de levar caças navais do género do F-18 ou do Rafale, apenas caças do estilo do Harrier e F-35B (capazes de descolagens V/STOL)




"Lá nos confins da Península Ibérica, existe um povo que não governa nem se deixa governar ”, Caio Júlio César, líder Militar Romano".

O insulto é a arma dos fracos...

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Re: Programa de Obtenção de Navio Anfíbio - PROANF

#173 Mensagem por ABULDOG74 » Ter Jan 14, 2014 8:37 pm

cabeça de martelo escreveu:Pessoal muitos dos navios anteriormente mencionados já passaram por Portugal. Falem com o Foxtroop que talvez ele já tenha apanhado uma "boleia" nesses navios.

ABULDOG74 infelizmente não há milagres e um navio que leva um batalhão ou mais de Fuzileiros, não consegue ser capaz de levar caças navais do género do F-18 ou do Rafale, apenas caças do estilo do Harrier e F-35B (capazes de descolagens V/STOL)
Você arriscaria algum Hellis de Ataque para os futuros LHD da MB? Algo que possa até estar se encaminhando?




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Re: Programa de Obtenção de Navio Anfíbio - PROANF

#174 Mensagem por gabriel219 » Ter Jan 14, 2014 8:49 pm

Alguns Oficiais FN's estão indo a Rússia não é? Lá há o Ka-52K não é? Dizem que o LHD deve ser o Mistral não é?

Rapaz, acho que pode sair coisa boa dai :D .




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Re: Programa de Obtenção de Navio Anfíbio - PROANF

#175 Mensagem por ABULDOG74 » Ter Jan 14, 2014 9:40 pm

gabriel219 escreveu:Alguns Oficiais FN's estão indo a Rússia não é? Lá há o Ka-52K não é? Dizem que o LHD deve ser o Mistral não é?

Rapaz, acho que pode sair coisa boa dai :D .
Minha opinião é que eles vão focados no PANTSIR ............mas lá tem também o MI-28N NIGHT HUNTER :wink: :wink:

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Re: Programa de Obtenção de Navio Anfíbio - PROANF

#176 Mensagem por ABULDOG74 » Ter Jan 14, 2014 9:53 pm

Só acho que o KA-52 tem o par de hélices muito grandes para ser acomodado dentro dos hangares dos LHD`S.

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Re: Programa de Obtenção de Navio Anfíbio - PROANF

#177 Mensagem por Bolovo » Ter Jan 14, 2014 11:36 pm

ABULDOG74 escreveu:Só acho que o KA-52 tem o par de hélices muito grandes para ser acomodado dentro dos hangares dos LHD`S.

ADSUMUS.
A Marinha Russa escolheu o Ka-52 para sua força aeronavel e esta desenvolvendo uma versão naval, com várias modificações, para operar de seus dois novos Mistral. Vão ser uns 40 e serão entregues já nesse ano ou no próximo, coincidindo com a entrega do primeiro Mistral.

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Re: Programa de Obtenção de Navio Anfíbio - PROANF

#178 Mensagem por gabriel219 » Qua Jan 15, 2014 1:35 am

Além disso, a altura dele, contando com as hélices, é menor que a de um OV-22 ou mesmo a de um CH-47. Cabe perfeitamente em qualquer LHP de hoje em dia.

Também acho que vão focados no Pantsir-S1, mas o EB também vai avaliar helis e talvez o CFN pegue o bonde :D .




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Re: Programa de Obtenção de Navio Anfíbio - PROANF

#179 Mensagem por ABULDOG74 » Qua Jan 15, 2014 9:30 am

gabriel219 escreveu:Além disso, a altura dele, contando com as hélices, é menor que a de um OV-22 ou mesmo a de um CH-47. Cabe perfeitamente em qualquer LHP de hoje em dia.

Também acho que vão focados no Pantsir-S1, mas o EB também vai avaliar helis e talvez o CFN pegue o bonde :D .
Boas novas! Tomara.




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Re: Programa de Obtenção de Navio Anfíbio - PROANF

#180 Mensagem por FCarvalho » Qua Jan 15, 2014 11:29 am

Quanto aos helos de ataque, a MB não tem planos agora de sua aquisição. A prioridade por agora é receber todos os UH-15/A, os HM-16, a substituição dos IH-1 e dos UH-50 Esquilo nos esquadrões de emprego geral.
Só isso já vai consumir uma "enormidade" de recursos que irão pesar com certeza no já esquálido e minguado orçamento da MB para os anos vindouros, e que diga-se de passagem, não tem quaisquer pespectívas reais de ser melhor aquinhoado. Até pelo contrário.

Os investimentos no Prosuper, Prosub, Pronae e futuramente no Proanf, este última a última das prioridades, absorverão pelos próximos 10/15 anos as atenções sobre investimentos da MB.

Helos de ataque na MB, se for o caso, só depois, e põe depois nisso, que os NPM começarem a chegar à frota. Que não por acaso, ficaram para depois de 2020.

A não ser que algo muito doido nos aconteça antes disso.

Afinal, problemas acontecem... até nas melhores famílias... :roll:

abs.




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