Super Tucano News

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

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dafranca
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Re: Super Tucano News

#3436 Mensagem por dafranca » Sex Dez 20, 2013 5:24 pm

Filipinas está em termino de negociação de 6 aeronaves CAS com os EUA. Seria as primeiras vendas dos AT-6 ou estaria os EUA atravessando/intermediando 6 Super Tucanos?

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Links complementares:
http://bangkok.usembassy.gov/embassy/us ... gthai.html
http://en.wikipedia.org/wiki/Foreign_Military_Sales




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arcanjo
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Re: Super Tucano News

#3437 Mensagem por arcanjo » Seg Dez 23, 2013 8:36 pm

23 de Dezembro, 2013 - 11:00 ( Brasília )
POST: CIA AJUDOU COLÔMBIA A MATAR LÍDERES DAS FARC
Jornal americano revela sistema que permitiu ataques nas selvas


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Um piloto colombiano embarca em um Super Tucano. Recentemente, a Colombia incorporou smart bombs em muitos de seus Super Tucanos,os quais tem sido largamente empregados para o lançamento de bombas burras (dumb bombs) durante os ataques aéreos. Jose Miguel Gomez/Reuters

O GLOBO
By Dana Priest
Graphics by Alberto Cuadra, Cristina Rivero, Gene Thorp
Elyssa Pachico and Julie Tate contributed to this report.


A CIA, agência de inteligência americana, ajudou o Exército colombiano a eliminar ao menos 24 líderes das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (FARC) através de um programa secreto, revelou ontem o jornal "Washington Post". A Agência de Segurança Nacional (NSA) dos Estados Unidos também contribuiu com o governo colombiano com "ajuda substancial em escutas telefônicas", de acordo com a reportagem.

O diário indica que o plano contra as FARC, uma organização guerrilheira que atua há cinco décadas na Colômbia, foi autorizado pelo presidente americano George W. Bush em 2003, durante o governo de Álvaro Uribe. As operações reveladas esta semana não estavam no orçamento destinado ao "Plano Colômbia", um programa de US$ 9 bilhões criado pelos EUA para combater o narcotráfico.

As ações secretas continuam em curso no governo de Barack Obama, segundo 30 fontes militares americanas e colombianas, de inteligência e diplomáticas ouvidas pela reportagem. Todas falaram sob condição de anonimato.

O programa secreto na Colômbia oferece dois serviços essenciais que ajudaram o país a virar a guerra contra as Farc e um grupo insurgente menor, o Exército de Libertação Nacional (ELN): inteligência em tempo real para seguir os líderes rebeldes, permitindo sua perseguição e, desde 2006, bombas guiadas a laser com capacidade de localização por GPS, cuja precisão permite acertar acampamentos no meio da selva.

A CIA não se pronunciou sobre a reportagem. O presidente colombiano, Juan Manuel Santos, por sua vez, disse que as operações secretas americanas "têm sido de assistência" às Forças Armadas de seu país.

- Parte do conhecimento e da eficiência de nossas operações especiais são o produto do melhor treinamento que adquirimos por muito países, entre eles os EUA - explicou.

Já o deputado Ivan Capeda, da oposição, afirmou que a Câmara cobrirá explicações ao atual governo.

As operações reveladas pelo "Washington Post" seriam um dos maiores programas de inteligência dos EUA desde os ataques às Torres Gêmeas em 11 de setembro de 2001. O serviço secreto americano também fornece assistência a ações em países africanos e da América Central, além do México, como uma forma de traçar a trajetória seguida pelo tráfico de drogas.

O início do programa não oficial na Colômbia veio após a queda de um avião monomotor em uma área da selva controlada pelas Farc, no dia 13 de fevereiro de 2003. Os guerrilheiros mataram o policial colombiano que estava a bordo, assim como um dos quatro empreiteiros americanos que trabalhavam contra o cultivo da coca. Os outros três foram feitos reféns e passariam anos no cativeiro.

Naquele ano, a embaixada americana em Bogotá contava com 4.500 funcionários de 40 agências. Era a maior representação diplomática nos EUA no exterior - só perdeu este posto em 2004 para o Afeganistão.

- Não havia outro país, incluindo o Afeganistão, onde tínhamos mais coisas acontecendo do que na Colômbia - disse William Wood, que foi embaixador americano em Bogotá entre 2003 e 2007, antes de assumir por dois anos o mesmo cargo em Cabul.

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Devido aos assassinatos indiscriminados e ao tráfico de drogas, em 2003 os EUA já consideravam as FARC uma organização terrorista. Esta designação facilitou a formação de um "orçamento oculto" contra a guerrilha. Até forças de elite, que combateram a al-Qaeda, foram levadas à selva para cumprir treinamentos e participar de tentativas de resgate de reféns.

Mesmo com o monitoramento em tempo real, passaram alguns anos até que as forças envolvidas na operação conseguissem executar os líderes das FARC. Membros da cúpula da organização foram localizados pelo menos 60 vezes na selva sem que houvesse ataques. Quando helicópteros com soldados colombianos chegavam à área, os acampamentos estavam vazios.

Mas o treinamento intensivo com as bombas inteligentes acabaram permitindo, em março de 2008, o assassinato de Raúl Reyes, um dos principais comandantes das Farc, em um acampamento na selva que as forças rebeldes tinham no Equador, perto da fronteira com a Colômbia, entre outros líderes das forças insurgentes. O governo colombiano e as FARC vêm promovendo, desde o ano passado, reuniões de paz. Apesar das negociações, o combate continua, sem um cessar-fogo.

As FARC teriam se engajado nas conversas devido à morte de boa parte de sua cúpula, o que deixou o grupo acéfalo, segundo analistas de conflito.

Bogotá estima que 600 mil pessoas foram mortas pelas FARC desde o início da guerrilha.

Anatomy of Lethal Air Operations in Colombia

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First strike: Em uma missão típica, várias aeronaves leves de ataque Cessna A-37 Dragonflys, desenvolvidas originalmente para Operações Especiais Americanas no Vietnã, voando a 20,000 pés lançam bombas inteligentes. Elas podem ser lançadas quando as aeronaves estão a 5 km do alvo. As bombas comunicam-se com os satélites GPS para atingir o alvo.

Bombardeio: Várias aeronaves Embraer A-29 Super Tucanos, voando a muita baixa altura, seguem os A-37. Eles jogam bombas de gravidade próxima ao impacto da "smart bomb", com o objetivo de abrir clareiras na floresta e matar outros guerrileiros no acampamento das FARC.

Gunship strike: Veteranos AC-47 gunships, chamados de "Puff the Magic Dragon" (Puff o Dragão Mágico), saturam a área com tiros de metralhadoras,

Tropas no Terreno: Finalmente, se o acampapamento é muito longe de estradas, Tropas Colombianas do Exército desembarcam de helicópteros Black Hawk ou Mi-17. As tropas recuperam o corpo do líder das FARC, se possível, os sobreviventes e especialmente os equipamentos eletrônicos, como celulares e computadores que poderão fornecer valiosas informações de inteligência. (como ocorreu no caso de Reyes)

http://www.defesanet.com.br/terror/noti ... -das-FARC/



Lembro-me que à época foi dito que os Super Tucanos colombianos foram os responsáveis deste ataque, fazendo-se valer de kits de guiamento israelense Lizard... :?



abraços


arcanjo




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Re: Super Tucano News

#3438 Mensagem por Carlos Lima » Seg Dez 23, 2013 10:09 pm

:lol:

Olha o pessoal do T-6 chegando aí...

;)

Por falar nisso eu ouvi dizer que as Filipinas estavam a 1 mm de comprar STucanos, mas como o financiamento vem dos EUA... pode ser que eles tenham que mudar de escolha.

Existe porém a chance dessa vendar ir à frente via a linha de montagem dos STucano na Florida.

É aguardar... ;)

[]s
CB_Lima




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Re: Super Tucano News

#3439 Mensagem por Anderson Subtil » Ter Dez 24, 2013 7:09 pm

A revista ASAS 76 trás a notícia de que o governo libanês estaria negociando com os EUA a aquisição de dois lotes de Super Tucanos, num total de 12, através do programa Light Air Support (LAS) da USAF, sendo todos da variante biplace. A revista comenta que as negociações já estariam bem adiantadas e espera-se o anúncio oficial da aquisição para o início de 2014.




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Re: Super Tucano News

#3440 Mensagem por Lord Nauta » Ter Dez 24, 2013 8:47 pm

Anderson Subtil escreveu:A revista ASAS 76 trás a notícia de que o governo libanês estaria negociando com os EUA a aquisição de dois lotes de Super Tucanos, num total de 12, através do programa Light Air Support (LAS) da USAF, sendo todos da variante biplace. A revista comenta que as negociações já estariam bem adiantadas e espera-se o anúncio oficial da aquisição para o início de 2014.

Em minha opinião já esta na hora da FAB encomendar mais um lote de A29 para mobiliar pelo menos mais dois esquadrões que seriam posicionados na linha de fronteira.

Sds

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Re: Super Tucano News

#3441 Mensagem por gabriel219 » Ter Dez 24, 2013 9:04 pm

Mais um Esquadrão em Foz do Iguaçu e outro em Cuiabá fecharia nossas fronteiras. Não seria caro de mante-los.

Moveria o Esquadrão de natal para Euripené ou Tarauca e criaria um Esquadrão em Recife para apoio de fogo como opcional.

Seria ideal a FAB possuir 144 ST's, na minha opinião.




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Re: Super Tucano News

#3442 Mensagem por Lord Nauta » Ter Dez 24, 2013 9:29 pm

gabriel219 escreveu:Mais um Esquadrão em Foz do Iguaçu e outro em Cuiabá fecharia nossas fronteiras. Não seria caro de mante-los.

Moveria o Esquadrão de natal para Euripené ou Tarauca e criaria um Esquadrão em Recife para apoio de fogo como opcional.

Seria ideal a FAB possuir 144 ST's, na minha opinião.

Também compartilho a opinião em relação ao mesmo nº.

Sds

Lord Nauta




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Re: Super Tucano News

#3443 Mensagem por Wingate » Ter Dez 24, 2013 9:34 pm

Anderson Subtil escreveu:A revista ASAS 76 trás a notícia de que o governo libanês estaria negociando com os EUA a aquisição de dois lotes de Super Tucanos, num total de 12, através do programa Light Air Support (LAS) da USAF, sendo todos da variante biplace. A revista comenta que as negociações já estariam bem adiantadas e espera-se o anúncio oficial da aquisição para o início de 2014.
Pergunta: Esses 12 STs seriam montados pela EMBRAER/USA?

Antecipadamente grato,

Wingate




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Re: Super Tucano News

#3444 Mensagem por Thor » Qua Dez 25, 2013 11:31 am

Para aqueles que por vezes sonham com inúmeros Esquadrões e aviões... Onde está esse pé-de-piloto-de-caça para conseguir mobiliar essas novas unidades especializadas em curto prazo? Aumentar o número de pilotos, especialmente de caça, é algo que requer um planejamento bem minucioso. Começa desde o Edital de concurso para o Curso de Oficiais Aviadores, e aí mais 4 anos de AFA, e aumento de aeronaves no 2/5 GAV, reestruturação do curso de caça, transferência de mais instrutores para Natal, e por aí vai. Simples!




Brasil acima de tudo!!!
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Re: Super Tucano News

#3445 Mensagem por Lord Nauta » Qua Dez 25, 2013 11:53 am

Thor escreveu:Para aqueles que por vezes sonham com inúmeros Esquadrões e aviões... Onde está esse pé-de-piloto-de-caça para conseguir mobiliar essas novas unidades especializadas em curto prazo? Aumentar o número de pilotos, especialmente de caça, é algo que requer um planejamento bem minucioso. Começa desde o Edital de concurso para o Curso de Oficiais Aviadores, e aí mais 4 anos de AFA, e aumento de aeronaves no 2/5 GAV, reestruturação do curso de caça, transferência de mais instrutores para Natal, e por aí vai. Simples!

E o tempo de se ir construindo os aviões para a FAB, intercalados com as encomendas internacionais. Também e possível, por exemplo, redirecionar pilotos da aviação de transporte para a aviação de caça. :D


Sds


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Re: Super Tucano News

#3446 Mensagem por zela » Qua Dez 25, 2013 1:13 pm

Quantos STs a FAB possui?




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Re: Super Tucano News

#3447 Mensagem por Lord Nauta » Qua Dez 25, 2013 1:18 pm

zela escreveu:Quantos STs a FAB possui?

Em torno de 90/95.




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Re: Super Tucano News

#3448 Mensagem por Chile » Qua Dez 25, 2013 4:52 pm

Mi base de datos señala 79 A-29 A/B en la FAB como inventario, más 14 para la escuadrilla Da Fumaca (9 versión A y 5 versión B, no todos traspasados). Ello porque se han perdido en accidentes 6 aviones.

Saludos,

Alfonso




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Re: Super Tucano News

#3449 Mensagem por kirk » Qua Dez 25, 2013 6:25 pm

Saludos !!! 8-] [009]




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Re: Super Tucano News

#3450 Mensagem por rodman » Sáb Dez 28, 2013 2:09 am

Atendendo a um requisito operacional da Força Aérea Colombiana a Adorno engenharia & soluções aeronáuticas lança o casulo REVO para Supertucano (BRINCADEIRINHA):

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De vez em quando eu pensava nesta ideia, ai hoje um cara perguntou se o A-29 fazia REVO, ai falei por que não, rs.

Quando eu era criança lá pelo ano de 1989 as três forças fizeram um exercício conjunto na região do Pantanal (Operação Guavira), eu morava em Campo Grande - MS, os F-5 da FAB fizeram treinamento REVO com o KC-130 e curiosamente em uma ocasião, alguns tucanos também se posicionaram para um REVO simulado, provavelmente com mangueiras recolhidas, foi bem interessante, lembrei agora, fizeram isso a grande altitude.




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