Tópico Oficial - Programa Gripen NG Brasil

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

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luidpossan
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Re: Tópico Oficial - Programa Gripen NG Brasil

#76 Mensagem por luidpossan » Qui Dez 19, 2013 9:05 am



o link do video do pronunciamento esta ai so nao consigo posta se alguem conseguir , grato




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Juliano Lisboa
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Re: Tópico Oficial - Programa Gripen NG Brasil

#77 Mensagem por Juliano Lisboa » Qui Dez 19, 2013 9:12 am

luidpossan escreveu:

o link do video do pronunciamento esta ai so nao consigo posta se alguem conseguir , grato

Valeu obrigado!




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cassiosemasas
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Re: Tópico Oficial - Programa Gripen NG Brasil

#78 Mensagem por cassiosemasas » Qui Dez 19, 2013 9:17 am





...
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REQUENA
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Re: Tópico Oficial - Programa Gripen NG Brasil

#79 Mensagem por REQUENA » Qui Dez 19, 2013 9:39 am

Esse video é legal.
Mas o pessoal vai critica-lo porque em vez de atacar os tanques os suecos preferiram destruir a ponte!
Não se fazem mais vikings como antigamente... :D





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Paisano
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Re: Tópico Oficial - Programa Gripen NG Brasil

#80 Mensagem por Paisano » Qui Dez 19, 2013 9:55 am

Os caças Gripen representam um salto na indústria de defesa

Fonte: http://jornalggn.com.br/noticia/os-caca ... -de-defesa
qui, 19/12/2013 - 06:00 - Atualizado em 19/12/2013 - 07:35

Luis Nassif


A decisão da presidente Dilma Rousseff de optar pelo sueco Gripen, da SAAB-Scania, na licitação FX para os novos caças da FAB, podem ter surpreendido a muitos.

Mas trata-se do passo mais relevante dos últimos anos, no sentido de consolidação de uma política industrial de defesa – área que avançou com o Inova Defesa, de financiamento de pesquisas para empresas do setor.

Pelo menos desde 2011, alguns comentaristas do meu Blog (www.luisnassif.com.br) traziam informações relevantes sobre a proposta sueca.

Enquanto os franceses da Dassault e os norte-americanos da Boeing movimentavam-se no campo político e diplomático, os suecos montaram uma operação técnica invejável.

Desde o início, a Aeronáutica pendia para o Gripen. Em parte por suas características tecnológicas – com menor alcance e maior mobilidade -, muito mais pela possibilidade das parcerias tecnológicas.

***

Pela proposta, 80% da estrutura das aeronaves poderão ser fabricadas no país. Partes relevantes do processo, como ensaios, testes, homologação,. Desenvolvimento, produção e comercialização terão participação de empresas nacionais. Acenava-se, inclusive, até com uma exportação inicial de 30 células Girpen NG para a própria Suécia.

***

Os suecos dispõem-se também a incluir “o fornecimento e a integração de todos os armamentos pedidos pela FAB com os respectivos custos incluídos na oferta, as armas brasileiras assim como as que já contam no arsenal da força, integradas e requalificadas seu custos adicionais, com a participação da Embraer e da Mectron”.

Ao se aproximar da Embraer, aliás, os suecos tiraram um dos pontos centrais de vantagem da Dassault – que tem participação acionária na empresa.

Recentemente, a Embraer associou-se à Telebrás em uma nova empresa para trabalhar a área aeroespacial. E recentemente, o Ministério da Defesa classificou várias empresas fornecedoras na condição de empresas de segurança nacional, com vantagens fiscais.

***

Pela proposta da Gripen, o programa de ensaio de voos será realizado pela Embraer e outras empresas nacionais, possibilitando ao país a participação direta no desenvolvimento, qualificação e homologação da aeronave.

Haverá participação nacional também na integração do radar das aeronaves, mantida a proposta de uma aviônica 100% nacional.

***

No início, a divisão de trabalho será de 40% no Brasil e 60% na Suécia, com aumento gradativo a partir da segunda aeronave.

***

Não se ficou nisso. Nesse período, além da Embraer e da Mectron, os suecos montaram o consórcio T1, liderado pela AKAER de São José dos Campos, para fabricação de partes do avião. O pacote negociado inclui desenhos e modelos 3D. Mais de 50 técnicos e engenheiros brasileiros foram enviados à Suécia para treinamento.

Ponto importante, os radares oferecidos são os Raven ES-05 fabricado pela holding europeia Selex-Galileo. E ficou garantia a transferência de tecnologia para a paulista Atmos Sistemas Ltda.

Enfim, estão na mesa todos os ingredientes para uma política industrial de defesa.




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denilson
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Re: Tópico Oficial - Programa Gripen NG Brasil

#81 Mensagem por denilson » Qui Dez 19, 2013 10:34 am

Esta confirmado, a Suécia vai dar asilo ao Snowden e fazer uma estatua em praça publica!




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Re: Tópico Oficial - Programa Gripen NG Brasil

#82 Mensagem por joao fernando » Qui Dez 19, 2013 10:39 am

Duvida: carrega mais armamento que o F5 (legal). A tecnologia será nossa (legal, mas tem o caso do F32 e devemos cobrar)

Mas e o alcance? Quanto custa o tanker pra voar junto? Pq ai tem que botar o custo dos dois, e a hora de voo global sobe




Obrigado Lulinha por melar o Gripen-NG
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LeandroGCard
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Re: Tópico Oficial - Programa Gripen NG Brasil

#83 Mensagem por LeandroGCard » Qui Dez 19, 2013 10:55 am

joao fernando escreveu:Duvida: carrega mais armamento que o F5 (legal). A tecnologia será nossa (legal, mas tem o caso do F32 e devemos cobrar)

Mas e o alcance? Quanto custa o tanker pra voar junto? Pq ai tem que botar o custo dos dois, e a hora de voo global sobe
O uso de tankers só será realmente necessário em grande escala em situações especiais, quando os aviões tiverem que operar por longos períodos longe de bases que possam recebê-los. Neste caso estaremos falando de uma séria crise político/militar ou de guerra aberta, então danem-se os custos.

Em tempos de paz eles voarão quase todo o tempo em treinamento, próximo de suas próprias bases, e nenhum reabastecimento em vôo será necessário fora uma ou outra operação anual para manutenção da proficiência (o que aliás aconteceria com qualquer que fosse o caça selecionado). Nestas condições o custo geral será com certeza mais baixo do que com qualquer outro avião da short-list.

Este aliás foi claramente o principal critério da escolha do Gripen: Comprou-se o que havia de mais "baratinho".


Leandro G. Card




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Bourne
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Re: Tópico Oficial - Programa Gripen NG Brasil

#84 Mensagem por Bourne » Qui Dez 19, 2013 10:58 am

Paisano escreveu:Os caças Gripen representam um salto na indústria de defesa

Fonte: http://jornalggn.com.br/noticia/os-caca ... -de-defesa
qui, 19/12/2013 - 06:00 - Atualizado em 19/12/2013 - 07:35

Luis Nassif


A decisão da presidente Dilma Rousseff de optar pelo sueco Gripen, da SAAB-Scania, na licitação FX para os novos caças da FAB, podem ter surpreendido a muitos.

Mas trata-se do passo mais relevante dos últimos anos, no sentido de consolidação de uma política industrial de defesa – área que avançou com o Inova Defesa, de financiamento de pesquisas para empresas do setor.

Pelo menos desde 2011, alguns comentaristas do meu Blog (http://www.luisnassif.com.br) traziam informações relevantes sobre a proposta sueca.

Enquanto os franceses da Dassault e os norte-americanos da Boeing movimentavam-se no campo político e diplomático, os suecos montaram uma operação técnica invejável.

(...)
Prevejo alguma imagem parecida na internet com os dizeres "A FAB sabe o que é bom. O Gripen é do mesmo fabricante da Scania. A garantia de um produto forte"

Imagem



Não sabe nem o nome da empresa fornecedora. A Scania era só a divisões de caminhões, desfeita em 1995 e não tem nada a ver com a SAAB. Aliás, a VW comprou a participação majoritária na Scania. :x



A impressa não sabe nada. Chamem especialista e não escrevam besteira.




Quiron
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Re: Tópico Oficial - Programa Gripen NG Brasil

#85 Mensagem por Quiron » Qui Dez 19, 2013 11:06 am

As ações da Saab subiram 23,83% com o anúncio:

Saab shares soar on Brazil fighter jets deal

Published: 18 Dec 2013 19:55 GMT+01:00
Updated: 19 Dec 2013 11:55 GMT+01:00


UPDATED: The shares of Swedish defence firm Saab soared more than 23 percent on Thursday after the group secured a $5 billion contract to equip the Brazilian air force with 36 new fighter jets.

Saab's B share, which represents around 50 percent of the company's capital, was up by 23.83 percent in early trading on Stockholm's stock market. The increase generated a 2.15 billion kronor ($330 million) surge in the company's market value. The shares had opened with a 30.17 percent rise.

"I am extremely proud of the confidence that the Brazilian government has placed in Gripen NG ... the world-leading and most affordable fighter," Saab chief executive Håkan Buskhe said in a statement.

The Gripen is Saab's flagship product and the company's largest bet for the future.
(...)
AFP (news@thelocal.se)
http://www.thelocal.se/20131218/sweden- ... k-military




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Juliano Lisboa
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Re: Tópico Oficial - Programa Gripen NG Brasil

#86 Mensagem por Juliano Lisboa » Qui Dez 19, 2013 11:15 am

Alguém se lembra de como é a proposta da SAAB em relação a quantos vão vir prontos e quantos vão ser fabricados aqui. E qual quantidade de monopostos e bipostos. Lembro que tinha um comparativo das propostas.




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Re: Tópico Oficial - Programa Gripen NG Brasil

#87 Mensagem por NovaTO » Qui Dez 19, 2013 11:18 am

LeandroGCard escreveu:
joao fernando escreveu:Duvida: carrega mais armamento que o F5 (legal). A tecnologia será nossa (legal, mas tem o caso do F32 e devemos cobrar)

Mas e o alcance? Quanto custa o tanker pra voar junto? Pq ai tem que botar o custo dos dois, e a hora de voo global sobe
O uso de tankers só será realmente necessário em grande escala em situações especiais, quando os aviões tiverem que operar por longos períodos longe de bases que possam recebê-los. Neste caso estaremos falando de uma séria crise político/militar ou de guerra aberta, então danem-se os custos.

Em tempos de paz eles voarão quase todo o tempo em treinamento, próximo de suas próprias bases, e nenhum reabastecimento em vôo será necessário fora uma ou outra operação anual para manutenção da proficiência (o que aliás aconteceria com qualquer que fosse o caça selecionado). Nestas condições o custo geral será com certeza mais baixo do que com qualquer outro avião da short-list.

Este aliás foi claramente o principal critério da escolha do Gripen: Comprou-se o que havia de mais "baratinho".


Leandro G. Card
Bom lembrar que a FAB confirmando o pedido de 28 KC-390, terá além de transportadores, uma enorme frota de reabastecedores.

Sobre o range de combate dos Gripen E: 1300km +30min on station para CAP com 2BVR+2WVR+tanque central suplementar.
ferry range: 3400km. Ou seja, por exemplo com 1 Revo dá para desdobrar de Santa Maria até Natal. 8-]

[]'s




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Re: Tópico Oficial - Programa Gripen NG Brasil

#88 Mensagem por Bourne » Qui Dez 19, 2013 11:24 am

Penguin escreveu:
Túlio escreveu:Agora, kôza linda mesmo é ver o CROSS de avatar do PT... [003] [003] [003] [003]

TIRA ISSO DAE, POWS!!!
:lol:

Tem um outro que disse que iria correr nu pelas ruas....

Ainda devem estar assim

Imagem

Outros criando teorias conspiratórias e pressões externas para justificar a escolha.




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Luís Henrique
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Re: Tópico Oficial - Programa Gripen NG Brasil

#89 Mensagem por Luís Henrique » Qui Dez 19, 2013 11:35 am

Não vejo desta forma.
Ta certo que o custo deve pesar, mas vejo várias vantagens na escolha do Gripen.

Segue:

1) mais tots:

O Gripen foi o que ofereceu MAIS em transferências de tecnologias.

A Dassault sempre falou em ser a única com transferência irrestrita de tecnologias, mas naquele vazamento de relatório foi divulgado que a proposta da SAAB teve a nota mais alta neste quesito, nota 9 em TOT.

2) Outra vantagem do Gripen é que a Embraer/Brasil será sócio e poderá vende-lo para outros países.
Como é um caça monomotor, mais barato, terá uma aceitação bem maior nos países e regiões que possuímos vantagens comerciais, como a América Latina e a África.

3) possuímos os E-99 com radar erieye sueco.
O Gripen talvez possua sistemas e sensores menores que outros concorrentes, mas seu pequeno tamanho lhe confere uma vantagem para atingir um baixo RCS. Mesmo não sendo furtivo, deverá ter um RCS bem pequeno e também conta com um dos mais seguros datalink do mundo. Talvez lhe falte potência para competir contra um caça pesado no 1x1, mas em operações em rede, sua tecnologia embarcada, principalmente o datalink e seu pequeno tamanho lhe conferem vantagens neste tipo de combate.

4) O KC-390 como reabastecedor
Estamos construindo uma aeronave revo de porte médio. Para reabastecer um caça pesado iriamos precisar de um tanker pesado. Enquanto que 1 kc-390 reabastece 2 caças pesados, daria para reabastecer 8 Gripen.
Ou seja, outros meios da FAB trabalham de forma harmoniosa com o Gripen.

5) melhor parceria
As necessidades de defesa do Brasil, sem dúvida serão maiores que às necessidades da Suécia.
A Suécia vai adquirir 60 caças. O Brasil pode chegar a adquirir 168 (120 para a FAB + 48 para a MB).
Nesta parceria temos um poder de barganha muito maior do que nas outras duas. Podemos sim atingir uma produção do caça no Brasil superior à sueca. Teremos demanda para isto.




Su-35BM - 4ª++ Geração.
Simplesmente um GRANDE caça.
passarodeferro
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Re: Tópico Oficial - Programa Gripen NG Brasil

#90 Mensagem por passarodeferro » Qui Dez 19, 2013 11:45 am

Comunicado da Dassault sobre o resultado do F-X2:

http://www.passarodeferro.com/2013/12/b ... e-o-f.html




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