Alternativas para fim do FX2

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

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Penguin
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Re: Alternativas para fim do FX2

#2896 Mensagem por Penguin » Seg Out 14, 2013 7:13 pm

Marechal-do-ar escreveu:
Penguin escreveu:Será prudente ter 100% da força de combate dependente de um único país, seja lá qual for? Eu nunca achei.
Que eu saiba o desejo da FAB é, não só de um único país como também um único fornecedor e modelo com o objetivo de reduzir custos, e muitos países fazem isso.

O que não pode é um contrato mal feito.
Mas isso foi há uns anos atrás, quando o mundo era cor-de-rosa. Todos "amigos".
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Re: Alternativas para fim do FX2

#2897 Mensagem por Marechal-do-ar » Seg Out 14, 2013 7:39 pm

Penguin escreveu:Mas isso foi há uns anos atrás, quando o mundo era cor-de-rosa. Todos "amigos".
Não, isso é hoje mais do que nunca, com o fim da guerra fria os orçamentos militares reduziram.
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Re: Alternativas para fim do FX2

#2898 Mensagem por gabriel219 » Seg Out 14, 2013 11:38 pm

Ué, mas praticamente não dependemos do EUA para operar aeronaves da FAB? P-8AM, F-5EM/FM, antes o KC-170, C-130/KC-130...
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Re: Alternativas para fim do FX2

#2899 Mensagem por Penguin » Seg Out 14, 2013 11:57 pm

gabriel219 escreveu:Ué, mas praticamente não dependemos do EUA para operar aeronaves da FAB? P-8AM, F-5EM/FM, antes o KC-170, C-130/KC-130...
Hoje:
AMX: Brasil e Itália
M2000: França
F-5: EUA
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Re: Alternativas para fim do FX2

#2900 Mensagem por gabriel219 » Ter Out 15, 2013 12:01 am

Se falando de caças, sim, mas o resto da frota é praticamente vinda do EUA ou que tenha tecnologia do EUA.
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Re: Alternativas para fim do FX2

#2901 Mensagem por Penguin » Ter Out 15, 2013 10:04 am

gabriel219 escreveu:
Penguin escreveu: Vc realmente não leu os inúmeros artigos publicados sobre o ocorrido, de fontes americanas e russas e já debatidos neste fórum (postei o link na página anterior). Segue novamente: viewtopic.php?f=1&t=4930&start=15

Não tem nada a ver com as sua versões "psicodélicas". A cada post vc apresenta novas versões, cada vez mais incríveis e sem fontes que as sustentem. É assim que nascem as lendas urbanas.

[]s
Você não está lendo o que escrevo ou simplesmente não está interpretando o que eu escrevo corretamente, pois DESDE O INICIO falei que li uma matéria sobre o Tu-22M que ouve uma simulação de ataque á um NAe do EUA com suas escoltas e que não foi detectado, pois conseguiu chegar tão perto do NAe que os Marinheiros do NAe e dos Cruzadores e CT's o viram a olho nu.
O que você leu que não tem a ver com isso? Poderia postar?
Se escrevi algo de diferente, por favor, poste para que eu corrija, pois não me lembro de postar algo diferente.

Nas duas páginas anteriores foram postados diversos links e matérias sobre o tema. Posto novamente abaixo.
Nada de Tu-22M sem ser detectado ou com ECMs que o torna invisível.


http://www.sptimes.ru/index.php?action_ ... y_id=13286
Segundo esse artigo russo:
Konstantin Makiyenko, deputy head of the Center for Analysis of Strategies and Technologies, said the Su-24MRs do not boast any stealth characteristics or carry any equipment powerful enough to jam the radar defenses of the U.S. Navy battle group.

Thus, the pair of reconnaissance planes could have passed undetected only if the entire battle group had shut down its radar systems in order not to interfere in satellite communications with the U.S. Navy command, he said.

http://articles.latimes.com/2000/nov/16/news/mn-52886
http://www.wnd.com/2000/12/2254/
viewtopic.php?f=1&t=4930&start=15


Algumas pontos:
A que distância um Backfire ou Bear lançaria seus misseis cruzeiro supersônicos contra uma frota inimiga? 200km, 300km, 500km?
Suponho que eles tenham que localizar os alvos a essa distância, o que não é fácil, lançar os mísseis e dar meia volta o mais rápido possível para evitar as escoltas aéreas, não?
Tudo ocorre muito longe de algum contato visual. Assim, uma simulação de ataque com mísseis ocorre dessa forma. Se aproxima a centenas de quilômetros de uma frota, faz de conta que se lança misseis e dá rapidamente meia-volta e foge o mais rapidamente possível.

A carga típica do Tu-22M com sua arma primária anti-navio:

1 Kh-22 (AS-4 Kitchen):

Imagem

No máximo 3:

Imagem




E vc, consegue postar algo que confirme sua história incrível e o nome do Comandante demitido?

[]s
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Re: Alternativas para fim do FX2

#2902 Mensagem por FIGHTERCOM » Ter Out 15, 2013 10:17 am

E assim começa mais uma história:

Era uma vez...

:twisted: :twisted: :twisted:


Abraços,

Wesley
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Re: Alternativas para fim do FX2

#2903 Mensagem por Petry » Ter Out 15, 2013 10:37 am

Se os americanos e os russos lerem esse forum, eles vão aprender muito! :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:
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Re: Alternativas para fim do FX2

#2904 Mensagem por Wingate » Ter Out 15, 2013 11:47 am

Petry escreveu:Se os americanos e os russos lerem esse forum, eles vão aprender muito! :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

Colega, os americanos JÁ ESTÃO lendo faz tempo... :lol:

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Re: Alternativas para fim do FX2

#2905 Mensagem por JL » Ter Out 15, 2013 12:58 pm

Ontem fui assistir o filme GRAVIDADE, aliás recomendo, e não poderia deixar de comentar o fato da protagonista da película apesar de ser uma astronauta norte americana, usa após a perda do seu ônibus espacial uma capsula de reentrada Soyus russa, com aqueles caracteres cirilicos indecifráveis. Fato irrefutável é que mesmo com toda a tecnologia disposta pelo ocidente o veículo de reentrada é a velha Soyus de tecnologia antiga. Este é um dos melhores e mais clássicos exemplos da tecnologia russa, feita por cientistas muito bem formado em ótimas universidades, que constroem dispositivos que funcionam em condições adversas, mas que ao primeiro olhar sempre parecem tecnologicamente inferiores aos seus equivalentes ocidentais. Mas estes sempre se sujeitam a uma taxa de falhas e panes superior. Existe muito preconceito com o material russo.

Agora eles voltaram, com novas propostas.

Haverá alguém aqui que saiba ou que esteja disposto mesmo sobre o anonimato a dizer algo sobre a experiência brasileira em operar os MI 35 e os mísseis IGLA. Afinal qual a verdade por trás de todo o folclore e mitologia que reina sobre o equipamento russo. Isso eu gostaria muito de descobrir. Se algum iluminado souber que diga como nosso pessoal esta convivendo com o monstro voador Hind Mi 35. Assim saberemos se é uma boa entrar nos Sukhoi. Alguém sabe russo?
Dos cosas te pido señor, la victoria y el regreso, pero si una sola haz de darme, que sea la victoria.
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Re: Alternativas para fim do FX2

#2906 Mensagem por gabriel219 » Ter Out 15, 2013 1:08 pm

Penguin, os Russos já manifestaram que irão integrar o 3M-54, com voo sea-skimmer há 4-6 metros de altitude e alcance que varia devido as condições climáticas chegando de 440 km até 660 km. Como possui dimensões parecidas com Kh-55, outro míssil que pode ser uaado como míssil anti-navio, apenas trocando sua cabeça-de-guerra para guiagem terminal ativa, sendo seu alcance variado de 300 km até 3,500 km, poderá perfeitamente alocar 8 mísseis em sua baia interna.
O Kh-22, pelo que andei vendo, foi retirado de serviço DESDE 2008.
Você faz tantas pesquisas e está sempre certo e não soube disso?
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Re: Alternativas para fim do FX2

#2907 Mensagem por Penguin » Ter Out 15, 2013 1:42 pm

gabriel219 escreveu:Penguin, os Russos já manifestaram que irão integrar o 3M-54, com voo sea-skimmer há 4-6 metros de altitude e alcance que varia devido as condições climáticas chegando de 440 km até 660 km. Como possui dimensões parecidas com Kh-55, outro míssil que pode ser uaado como míssil anti-navio, apenas trocando sua cabeça-de-guerra para guiagem terminal ativa, sendo seu alcance variado de 300 km até 3,500 km, poderá perfeitamente alocar 8 mísseis em sua baia interna.
O Kh-22, pelo que andei vendo, foi retirado de serviço DESDE 2008.
Você faz tantas pesquisas e está sempre certo e não soube disso?
Irão...futuro....
Estamos debatendo eventos passados.
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Re: Alternativas para fim do FX2

#2908 Mensagem por gabriel219 » Ter Out 15, 2013 7:37 pm

Meu Deus, mais ladainha, duvido ela decidir algo no ano que vem [024] [033] [076] [076] [093] .
Confirmado pelo Poder Aéreo: F-X2 foi renovado na primavera de 2013, valendo agora até o outono de 2014
Imagem
O Poder Aéreo contactou fontes ligadas ao programa F-X2 e recebeu hoje (15 de outubro) a confirmação: houve sim a renovação das propostas de concorrentes do programa por mais seis meses.

Ou seja, o programa que estava ameaçado de um final melancólico no último mês de setembro, pouco após o início da primavera, ganhou sobrevida de pelo menos seis meses com a renovação de propostas até o final de março do ano que vem, quando estaremos no outono.

Será que, quando chegar o outono do ano que vem, as propostas do F-X2 passarão por outra renovação para sobreviverem a mais um longo inverno?

Como diz a música eternizada na voz de Tim Maia, “pode o outono voltar… Eu quero estar junto a ti!” A não ser, é claro, que alguma “irresistível” proposta russa, por fora do programa, conquiste o papel de uma andorinha teimando em fazer sozinha o verão!
FONTE: Blog Poder Aéreo.
MATÉRIA ORIGINAL: http://www.aereo.jor.br/2013/10/15/conf ... o-de-2014/
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Re: Alternativas para fim do FX2

#2909 Mensagem por gabriel219 » Ter Out 15, 2013 7:57 pm

Penguin escreveu:
gabriel219 escreveu:Penguin, os Russos já manifestaram que irão integrar o 3M-54, com voo sea-skimmer há 4-6 metros de altitude e alcance que varia devido as condições climáticas chegando de 440 km até 660 km. Como possui dimensões parecidas com Kh-55, outro míssil que pode ser uaado como míssil anti-navio, apenas trocando sua cabeça-de-guerra para guiagem terminal ativa, sendo seu alcance variado de 300 km até 3,500 km, poderá perfeitamente alocar 8 mísseis em sua baia interna.
O Kh-22, pelo que andei vendo, foi retirado de serviço DESDE 2008.
Você faz tantas pesquisas e está sempre certo e não soube disso?
Irão...futuro....
Estamos debatendo eventos passados.
Ahh, agora explicou melhor.
Os armamentos anti-navio do Tu-22M são:

Kh-SD, que, nada mais nada mesmo, é um Kh-55 com outra cabeça-de-guerra com guiagem terminal ativa, subsônico, com carga podendo ser nuclear (200 kt para o Kh-55SM, com 3000 km de alcance guiado por GLONASS, podendo ser usado como arma anti-esquadra) e convencional (para o Kh-D, mas não lembro qual é a carga), Kh-SD podendo chegar há 300 km de alcance, mas há fontes relatando que o alcance pode ser extendido para 600 km, tendo velocidade Mach 0.76-78 (não lembro bem, creio que seja 0.76), podendo ser levado 8 mísseis internos e mais 2 externos, totalizando 10 mísseis.

Kh-15S, aos moldes do Kh-55, ó que e falando do Kh-15, apenas o mesmo míssil com guiagem terminal ativa, com ogiva de 150 kg e velocidade Mach 5, com 300 km de alcance. Podendo transportar 6 internos e mais 2 externos, totalizando 8 mísseis.

Kh-22, usado como arma anti-esquadra, que pode ter carga nuclear, com 350-1000 kt's ou carga convencional de 1 tonelada de RDX (Kh-32, ainda uado no Tu-22M3), que faria um Nimitz quase voar, que tem velocidade Mach 4.6, podendo ser levado um semi-interno (semi-conformal) e 2 em cabides externos, totalizando 3 mísseis.

KSR-5, muito parecido com o Kh-22, tendo praticamente o mesmo desempenho, sendo que voa a Mach 3.5 e posui alcance entre 300 km e 700 km, podendo ser levado um semi-interno (semi-conformal) e 2 em cabides externos, totalizando 3 mísseis.
Salvo o engano este é o armamento anti-navio/anti-esquadra do Tu-22M em até 1998.
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Re: Alternativas para fim do FX2

#2910 Mensagem por NovaTO » Ter Out 15, 2013 8:46 pm

gabriel219 escreveu:Meu Deus, mais ladainha, duvido ela decidir algo no ano que vem [024] [033] [076] [076] [093] .
Confirmado pelo Poder Aéreo: F-X2 foi renovado na primavera de 2013, valendo agora até o outono de 2014
Imagem
O Poder Aéreo contactou fontes ligadas ao programa F-X2 e recebeu hoje (15 de outubro) a confirmação: houve sim a renovação das propostas de concorrentes do programa por mais seis meses.

Ou seja, o programa que estava ameaçado de um final melancólico no último mês de setembro, pouco após o início da primavera, ganhou sobrevida de pelo menos seis meses com a renovação de propostas até o final de março do ano que vem, quando estaremos no outono.

Será que, quando chegar o outono do ano que vem, as propostas do F-X2 passarão por outra renovação para sobreviverem a mais um longo inverno?

Como diz a música eternizada na voz de Tim Maia, “pode o outono voltar… Eu quero estar junto a ti!” A não ser, é claro, que alguma “irresistível” proposta russa, por fora do programa, conquiste o papel de uma andorinha teimando em fazer sozinha o verão!
FONTE: Blog Poder Aéreo.
MATÉRIA ORIGINAL: http://www.aereo.jor.br/2013/10/15/conf ... o-de-2014/

A FAB não deveria aceitar mais esse adiamento. Deveria se reunir o CA da FAB+MD+Dilmona e chegarem à algum consenso, seja esse o escolhido, seja esse simplesmente o cancelamento desse processo e iniciar a compra direta de alguma sucata para modernização. Essa indefinição está matando a FAB de forma indolor, quando perceber já morreu (cozinhando o sapo em agua morna).

2014+3/4 anos = 2018 = FAB sem os M-2000 e provavelmente sem um esquadrão de F-5EM (-30 caças). A não ser que cada esquadrão tenha 4 caças.

[]'s
Trancado