Alternativas para fim do FX2

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

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gabriel219
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Re: Alternativas para fim do FX2

#2881 Mensagem por gabriel219 » Seg Out 14, 2013 11:03 am

Penguin escreveu:
gabriel219 escreveu: Sim, claro, mas mesmo sendo desenvolvido para uma coisa, não significa que nada o derrotará. É a mesma coisa de submarinos nucleares contra NAe's, ou aeronaves Stealth contra armas IR.
Por mais que uma coisa seja bom, sempre chega alguém e consegue derrubar aquilo de uma forma nunca antes pensada ou simplesmente na força bruta mesmo.
Gabriel,

O debate era sobre a história cheia de detalhes incríveis que vc postou, do Tu-22 invisível, do Comandante exonerado, etc etc. Até agora sem um única fonte.

Quanto ao Aegis, em momento algum disse que era melhor ou pior. Apenas provei que ele foi desenvolvido para enfrentar a ameaça de ataque de saturação. Se seria exitoso ou não, é outra história. No mais certeza nesta vida só há uma: que um dia todos morreremos. :wink:

[]s
Detalhes incríveis? Por quê?
Não falei em Tu-22M (e não o Tu-22, que já estava fora de operação) ficou invisível aos RADARES e só foi visto á olho nu.
Israel também não pôde ter usado pod's de guerra eletrônica para invadir um espaço aéreo cheio de S-300, BUK e Pantsir-S1, que havia derrubado um RF-4D da Turquia tempos antes? Talvez usaram as montanhas ao Leste do Líbano para poder manter invisibilidade, mas quanto já dentro do território Sírio seria detectado, mas não foram. 2 coisas pode explicar isso:
1) Guerra eletrônica, jammers...
2) Desatenção dos Sírios.
Duvido, mas duvido muito da "2)", pois estavam no meio de uma guerra e sofriam ameaças de países vizinhos.
O S-300, BUK e o Pantsir-S1 (creio que este último não tem culpa, pois ele fica baseado na base naval Síria, que esqueci o nome, mas é algum coisa com "T" :mrgreen: ) foram feitos para abater aeronaves, mas não abateram as Israelenses.
Pelo que andei pesquisando, desde 1970, houve mais de 60 simulações de ataque Russo á frota ou navios do EUA. Houve 5 ocasiões entre 1987 e 1998. Creio que um deste seja o caso citado.
Sim, ele foi feito para enfrentar ameaças de saturação, mas ninguém vai conseguir para 640 mísseis de uma só vez. SE conseguirem abater 60% disso, pode crer que o sistema é fora do comum.
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Re: Alternativas para fim do FX2

#2882 Mensagem por gabriel219 » Seg Out 14, 2013 12:16 pm

Pelo que andei pesquisando, houve outros casos de "invisibilidade" de aeronaves Russas, como o caso do Tu-95MS que voo até Cuba sem ser detectado por radares e só foi interceptado porque viram á olho nu algo no céu.
Também houve casos com Su-33, Su-24MR (já postado aqui no Fórum)...
Não consigo achar mais.
Creio que o criador da matéria deve ter confundido o Tu-22M com o Su-24MR, mas só sei que li em uma matéria SOBRE o Tu-22M.
Se conseguir achar a matéria, publicarei aqui.
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Re: Alternativas para fim do FX2

#2883 Mensagem por bcorreia » Seg Out 14, 2013 2:20 pm

gabriel219 escreveu:Pelo que andei pesquisando, houve outros casos de "invisibilidade" de aeronaves Russas, como o caso do Tu-95MS que voo até Cuba sem ser detectado por radares e só foi interceptado porque viram á olho nu algo no céu.
Também houve casos com Su-33, Su-24MR (já postado aqui no Fórum)...
Não consigo achar mais.
Creio que o criador da matéria deve ter confundido o Tu-22M com o Su-24MR, mas só sei que li em uma matéria SOBRE o Tu-22M.
Se conseguir achar a matéria, publicarei aqui.
Perai, o Bear não é aquele avião com hélices contra-rotatórias que faz tanto ruído que pode até ser captado por sonares de submarinos submersos?
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Re: Alternativas para fim do FX2

#2884 Mensagem por Penguin » Seg Out 14, 2013 2:29 pm

bcorreia escreveu:
gabriel219 escreveu:Pelo que andei pesquisando, houve outros casos de "invisibilidade" de aeronaves Russas, como o caso do Tu-95MS que voo até Cuba sem ser detectado por radares e só foi interceptado porque viram á olho nu algo no céu.
Também houve casos com Su-33, Su-24MR (já postado aqui no Fórum)...
Não consigo achar mais.
Creio que o criador da matéria deve ter confundido o Tu-22M com o Su-24MR, mas só sei que li em uma matéria SOBRE o Tu-22M.
Se conseguir achar a matéria, publicarei aqui.
Perai, o Bear não é aquele avião com hélices contra-rotatórias que faz tanto ruído que pode até ser captado por sonares de submarinos submersos?
Todos as aeronaves russas agora são invisíveis. :shock:
Para que PAK?!
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Re: Alternativas para fim do FX2

#2885 Mensagem por gabriel219 » Seg Out 14, 2013 2:34 pm

bcorreia escreveu:
gabriel219 escreveu:Pelo que andei pesquisando, houve outros casos de "invisibilidade" de aeronaves Russas, como o caso do Tu-95MS que voo até Cuba sem ser detectado por radares e só foi interceptado porque viram á olho nu algo no céu.
Também houve casos com Su-33, Su-24MR (já postado aqui no Fórum)...
Não consigo achar mais.
Creio que o criador da matéria deve ter confundido o Tu-22M com o Su-24MR, mas só sei que li em uma matéria SOBRE o Tu-22M.
Se conseguir achar a matéria, publicarei aqui.
Perai, o Bear não é aquele avião com hélices contra-rotatórias que faz tanto ruído que pode até ser captado por sonares de submarinos submersos?
É ele mesmo.
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Re: Alternativas para fim do FX2

#2886 Mensagem por gabriel219 » Seg Out 14, 2013 2:36 pm

Não são invisíveis, usam o meio eletrônico para se manter furtivo.
Há sistemas que podem ser jammeados e outros não.
Ou até mesmo se aproveitar de uma desatenção dos operadores de rádio ou usar o próprio planeta e seu relevo pra manter-se furtivo.
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Re: Alternativas para fim do FX2

#2887 Mensagem por Luís Henrique » Seg Out 14, 2013 2:45 pm

O Brasil parece que vai de Pak Fa.

Alguém, por favor ligue para a Dilma e a convença.

Os russos estão chegando e parece que virão com força. :twisted:
Su-35BM - 4ª++ Geração.
Simplesmente um GRANDE caça.
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Re: Alternativas para fim do FX2

#2888 Mensagem por gabriel219 » Seg Out 14, 2013 3:13 pm

Espero mesmo que se seja fechado.
Uns 60 Su-50M e 84 Su-35M, com a coprodução de ambos (já nos ofereceram antes o Su-35S), mas precisamos de caças urgentes e os 18 Su-30K me parece bem atraentes.
Como seria, em minha opinião, 7 esquadrões de 12 caças monopostos Su-35, os 18 Su-30K poderiam ser modernizados para o padrão do Su-35M e poderia (4 deles seriam descartados ou vendidos, falando do Su-30K modernizado) enviar 2 para cada esquadrão, formando 7 esquadrões de 14 aeronaves, sendo 12 Su-35EM + 2 Su-30FM.
Não seria nada mal, mas, pelo que andamos vendo, Su-27 modernizado, junto com MiG-29 modernizado já estaria de bom tamanho.
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Re: Alternativas para fim do FX2

#2889 Mensagem por Penguin » Seg Out 14, 2013 3:28 pm

gabriel219 escreveu:Pelo que andei pesquisando, houve outros casos de "invisibilidade" de aeronaves Russas, como o caso do Tu-95MS que voo até Cuba sem ser detectado por radares e só foi interceptado porque viram á olho nu algo no céu.
Também houve casos com Su-33, Su-24MR (já postado aqui no Fórum)...
Não consigo achar mais.
Creio que o criador da matéria deve ter confundido o Tu-22M com o Su-24MR, mas só sei que li em uma matéria SOBRE o Tu-22M.
Se conseguir achar a matéria, publicarei aqui.
Vc realmente não leu os inúmeros artigos publicados sobre o ocorrido, de fontes americanas e russas e já debatidos neste fórum (postei o link na página anterior). Segue novamente: viewtopic.php?f=1&t=4930&start=15

Não tem nada a ver com as sua versões "psicodélicas". A cada post vc apresenta novas versões, cada vez mais incríveis e sem fontes que as sustentem. É assim que nascem as lendas urbanas.

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Re: Alternativas para fim do FX2

#2890 Mensagem por BrasileiroBR » Seg Out 14, 2013 5:54 pm

Rusia invitará a Brasil a unirse al 'club' de fabricantes del caza T-50

Rusia ofrecerá a Brasil la fabricación conjunta del cazabombardero de quinta generación T-50 (PAK-FA) durante la próxima visita de una delegación rusa al país latinoamericano.

Imagem

"Durante las negociaciones en Brasil estamos dispuestos a ofrecer a nuestros socios no sólo la adquisición de modernos aviones como el Su-35, sino también la coproducción de la futura aeronave T-50, señaló a la agencia rusa RIA Novosti un miembro de la delegación rusa que prefirió mantener el anonimato.

La delegación rusa, encabezada por el ministro de Defensa, Serguéi Shoigú, realizará entre el 14 y el 17 de octubre visitas a Perú y Brasil. Además de Shoigú, la delegación está integrada por los máximos funcionarios de comercio de material bélico rusos: el jefe del Servicio Federal de Cooperación Técnico-Militar, Alexánder Fomín, y el presidente de Rosoboronexport, Anatoly Isaykin.

El funcionario recordó que Rusia y Brasil son miembros del grupo BRICS, unos países que establecieron una alianza estratégica en varios ámbitos, incluyendo al de la cooperación técnico-militar.

Brasil aún no ha tomado una decisión sobre el ganador de la licitación para la compra de 36 cazas para la Fuerza Aérea nacional por un importe total de 4.000 millones de dólares. En la lista corta del concurso han sido seleccionados tres cazas: el francés Rafale, el F/A-18E/F Super Hornet de Boeing y el sueco Gripen NG de Saab.


http://actualidad.rt.com/actualidad/vie ... ardero-t50
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Re: Alternativas para fim do FX2

#2891 Mensagem por NovaTO » Seg Out 14, 2013 6:14 pm

Os russos tem vir dessa vez com uma proposta concreta.

Algo como 24 SU-35S na "faixa" mais participação no desenvolvimento e fabricação do SU-50 mas tudo devidamente documentado. Se vier só nos discursos não adianta.

60 SU-50 Firefox na FAB... :shock:

[]'s
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Re: Alternativas para fim do FX2

#2892 Mensagem por Penguin » Seg Out 14, 2013 6:20 pm

NovaTO escreveu:Os russos tem vir dessa vez com uma proposta concreta.

Algo como 24 SU-35S na "faixa" mais participação no desenvolvimento e fabricação do SU-50 mas tudo devidamente documentado. Se vier só nos discursos não adianta.

60 SU-50 Firefox na FAB... :shock:

[]'s
Será prudente ter 100% da força de combate dependente de um único país, seja lá qual for? Eu nunca achei.
Acho melhor finalizar o FX-2, qualquer que seja a escolha final, e partir, em paralelo, para projeto de 5a geração, que PODE perfeitamente vir a ser o PAK-FA ou não. Tudo dependerá de negociações e avaliações. Porém, há problemas no caminho...eleições, contingenciamentos, etc etc.

[]s
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Re: Alternativas para fim do FX2

#2893 Mensagem por gabriel219 » Seg Out 14, 2013 6:31 pm

Penguin escreveu:
gabriel219 escreveu:Pelo que andei pesquisando, houve outros casos de "invisibilidade" de aeronaves Russas, como o caso do Tu-95MS que voo até Cuba sem ser detectado por radares e só foi interceptado porque viram á olho nu algo no céu.
Também houve casos com Su-33, Su-24MR (já postado aqui no Fórum)...
Não consigo achar mais.
Creio que o criador da matéria deve ter confundido o Tu-22M com o Su-24MR, mas só sei que li em uma matéria SOBRE o Tu-22M.
Se conseguir achar a matéria, publicarei aqui.
Vc realmente não leu os inúmeros artigos publicados sobre o ocorrido, de fontes americanas e russas e já debatidos neste fórum (postei o link na página anterior). Segue novamente: viewtopic.php?f=1&t=4930&start=15

Não tem nada a ver com as sua versões "psicodélicas". A cada post vc apresenta novas versões, cada vez mais incríveis e sem fontes que as sustentem. É assim que nascem as lendas urbanas.

[]s
Você não está lendo o que escrevo ou simplesmente não está interpretando o que eu escrevo corretamente, pois DESDE O INICIO falei que li uma matéria sobre o Tu-22M que ouve uma simulação de ataque á um NAe do EUA com suas escoltas e que não foi detectado, pois conseguiu chegar tão perto do NAe que os Marinheiros do NAe e dos Cruzadores e CT's o viram a olho nu.
O que você leu que não tem a ver com isso? Poderia postar?
Se escrevi algo de diferente, por favor, poste para que eu corrija, pois não me lembro de postar algo diferente.
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Re: Alternativas para fim do FX2

#2894 Mensagem por NovaTO » Seg Out 14, 2013 6:37 pm

Caro Penguin,

Realmente ficar 100% dependente de um único fornecedor, por mais que esse seja Parceiro, não é aconselhável. Por outro lado no FX-2 no meu entender só resta o Gripen E/F que comporia muito bem com um caça pesado como o SU-35S e PAKFA. E se não for o Gripen, que seja F-16 mesmo.

Mas como discurso, de "geração de empregos, indústria nacional, etc," o Gripen deveria ser a escolha lógica no FX-2, e no futuro quem sabe o PAKFA no mesmo modelo de "ToT, geração de emprego, indústria nacional, etc."

Mas se tiver que sacrificar o FX-2 para entrar no SU-50, que seja. Mesmo porque o tempo desses caças já está passando.

[]'s
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Re: Alternativas para fim do FX2

#2895 Mensagem por Marechal-do-ar » Seg Out 14, 2013 6:39 pm

Penguin escreveu:Será prudente ter 100% da força de combate dependente de um único país, seja lá qual for? Eu nunca achei.
Que eu saiba o desejo da FAB é, não só de um único país como também um único fornecedor e modelo com o objetivo de reduzir custos, e muitos países fazem isso.

O que não pode é um contrato mal feito.
"Quando um rico rouba, vira ministro" (Lula, 1988)
Trancado