#12650
Mensagem
por Rodrigoiano » Ter Jun 18, 2013 4:04 pm
Acho louvável esse despertar do leito eterno esplêndido...exercer de fato a democracia,a liberdade...o silêncio e passividade geral no decorrer da história brasileira cobrou um preço alto demais, então já passava da hora do efetivo exercício dos seus direitos.
Por outro lado, lamento os que pegam carona nos legítimos manifestantes e partem para a depredação, violência. Quer maior contrassenso que reclamar do transporte público horrível que se tem, depredando-o??!! Motivações políticas também certamente estão por trás. Claramente uma maior aproximação com jovens...Por outro lado, aproveitadores já pedem em sites de assinaturas impeachment de presidente, motivados por vaias! Essas mesmas vaias, em estádio maior, foram dirigidas a outro presidente no passado recente e não tiveram efeito nenhum, pelo contrário.
Outro fato decisivo é a mudança na forma de tratamento da PM. Instituição que em um mundo perfeito nem deveria existir (polícia fardada ostensiva-repressiva), resquício de época ditatorial, mudou a forma de repreender. Só deve agir firme em último caso, quando o patrimônio público e segurança da sociedade estiverem em perigo. Devem obedecer as leis. Tem que aguentar serem filmados seus atos, afinal se forem legítimos não há porque escondê-los. Não podem (tem que ter treinamento para controlar isso) perder a cabeça, bater, atacar, atirar, tomar e quebrar celulares etc, mas não podem sumir de uma hora para outra. Temos características sócio-econômico-históricas que ainda demandam a existência por muitos anos das PMs antes de uma eventual fusão/eliminação com outras forças policiais. Apenas adequar o uso. Firmeza sim, contra bandidos (inclusive alguns camuflados em manifestantes...). Mas agir dentro da lei e respeitar o contraditório e a liberdade (com responsabilidade) da sociedade.
Assim, colocando prós e contras, as manifestações do histórico "outono brasileiro" saem vitoriosas. Não somente a vitória dos milhares de manifestantes ordeiros manifestando suas opiniões e reivindicando seus direitos e cobrando deveres das autoridades. A sociedade brasileira sai evoluída destes episódios! O Brasil cresceu mais um pouco em direção aos países mais evoluídos do globo...