Assuntos, dúvidas e curiosidade de Engenharia
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Re: Assuntos, dúvidas e curiosidade de Engenharia
Mas até onde eu saiba os professores ganham, sim, por projetos e pesquisas desenvolvidos.
Uma vez um professor meu disse para nós que em um determinado ano ele tinha reprovado quase 90% da sala, ai ele levou uma carcada da diretoria pois reprovando tantos alunos assim ele não teria tempo para se dedicar às pesquisas.
E também, professores são contratados pelo seu histórico de pesquisas e seu currículo, pois para universidade, o importante são as pesquisas que serão desenvolvidas, e não a aula que será miniatrada. Para eles pouco importa a qualidade da aula do cidadão,dá para perceber isso pelas aulas podres que muitos professore dão por ai.
E quanto falar bobagens no departamento como eu citei, apenas dei um exemplo bobo.
Uma vez um professor meu disse para nós que em um determinado ano ele tinha reprovado quase 90% da sala, ai ele levou uma carcada da diretoria pois reprovando tantos alunos assim ele não teria tempo para se dedicar às pesquisas.
E também, professores são contratados pelo seu histórico de pesquisas e seu currículo, pois para universidade, o importante são as pesquisas que serão desenvolvidas, e não a aula que será miniatrada. Para eles pouco importa a qualidade da aula do cidadão,dá para perceber isso pelas aulas podres que muitos professore dão por ai.
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"A compaixão pelos animais está intimamente ligada à bondade de caráter, e quem é cruel com os animais, não pode ser um bom homem." Schopenhauer
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Re: Assuntos, dúvidas e curiosidade de Engenharia
Sim o ambiente acadêmico da engenharia dá uma boa incentivada à realização de pesquisas.Super Flanker escreveu:Mas até onde eu saiba os professores ganham, sim, por projetos e pesquisas desenvolvidos.
Uma vez um professor meu disse para nós que em um determinado ano ele tinha reprovado quase 90% da sala, ai ele levou uma carcada da diretoria pois reprovando tantos alunos assim ele não teria tempo para se dedicar às pesquisas.
E também, professores são contratados pelo seu histórico de pesquisas e seu currículo, pois para universidade, o importante são as pesquisas que serão desenvolvidas, e não a aula que será miniatrada. Para eles pouco importa a qualidade da aula do cidadão,dá para perceber isso pelas aulas podres que muitos professore dão por ai.
E quanto falar bobagens no departamento como eu citei, apenas dei um exemplo bobo.
Mas são o tipo de pesquisa que pode ser publicada em revistas da especializadas de maior importância ou seja, basicamente pesquisa pura, geralmente teórica. Dificilmente sai algo que tenha alguma relação com o que pode ser utilizado na indústria. Vivi isto pessoalmente na minha pós-graduação na COPPE.
Leandro G. Card
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Re: Assuntos, dúvidas e curiosidade de Engenharia
Pessoal, um dúvida?
para um punção, é preferível que ele tenha um corpo com um único raio ou que faz um corpo com 2 ou 3 raios? Qual que terá menos probabilidade de quebrar?
para um punção, é preferível que ele tenha um corpo com um único raio ou que faz um corpo com 2 ou 3 raios? Qual que terá menos probabilidade de quebrar?
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Re: Assuntos, dúvidas e curiosidade de Engenharia
Punção do que? Ferramenta de estampagem? Este seria o raio da base? Quando você fala em mais raios, seriam onde? Ou seria um raio variável?Super Flanker escreveu:Pessoal, um dúvida?
para um punção, é preferível que ele tenha um corpo com um único raio ou que faz um corpo com 2 ou 3 raios? Qual que terá menos probabilidade de quebrar?
Falta uma melhor explicação sobre o que você está pensando. Um croqui seria melhor ainda (engenheiros dificilmente conseguem se comunicar bem sem desenhos

Leandro G. Card
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Re: Assuntos, dúvidas e curiosidade de Engenharia
Olá Leandro.
Eu estou fora de casa e não vai ter como explicar melhor.
Mas o que posso falar é que este punção é para corte, e quanto aos raios é que ele possui um determinado raio até mais ou menos o centro do punção e um outro que seria a "cabeça" onde ele será posto na matriz. Eu sei que é uma explicação totalmente porca, mas é o que posso dar nesse momento.
Eu estou fora de casa e não vai ter como explicar melhor.
Mas o que posso falar é que este punção é para corte, e quanto aos raios é que ele possui um determinado raio até mais ou menos o centro do punção e um outro que seria a "cabeça" onde ele será posto na matriz. Eu sei que é uma explicação totalmente porca, mas é o que posso dar nesse momento.

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Re: Assuntos, dúvidas e curiosidade de Engenharia
Tente quando puder mandar uma imagem, mesmo que feita à mão ou no mspaint, ou se quiser até um modelo 3D em iges. Aí eu posso dar uma olhada e ver se consigo dar uma opinião.Super Flanker escreveu:Olá Leandro.
Eu estou fora de casa e não vai ter como explicar melhor.
Mas o que posso falar é que este punção é para corte, e quanto aos raios é que ele possui um determinado raio até mais ou menos o centro do punção e um outro que seria a "cabeça" onde ele será posto na matriz. Eu sei que é uma explicação totalmente porca, mas é o que posso dar nesse momento.
Um abraço,
Leandro G. Card
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Re: Assuntos, dúvidas e curiosidade de Engenharia
Muito obrigado Leandro, quando eu eativer em São Carlos eu tentarei fazer o desenho.
Uma dúvida: quando e porque devemos fazer no aço dois revenimentos?
Uma dúvida: quando e porque devemos fazer no aço dois revenimentos?
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Re: Assuntos, dúvidas e curiosidade de Engenharia
Aí já é uma boa pergunta, que não é bem da minha área, mas me lembro de ter lido em algum lugar o seguinte:Super Flanker escreveu:Muito obrigado Leandro, quando eu eativer em São Carlos eu tentarei fazer o desenho.
Uma dúvida: quando e porque devemos fazer no aço dois revenimentos?
O revenimento reduz a fragilidade do aço após a têmpera, eliminando as tensões internas na estrutura martensítica formada nesta, e na verdade é comum se ver recomendações para que seja aplicado duas ou até mesmo três vezes. Isso acontece porque no resfriamento após o primeiro revenimento a austenita retida na matriz martensítica (que pode chegar a 25 ou 30%) se converte por sua vez em martensita, e esta martensita tem por sua vez que ser revenida também (e o processo pode se repetir ainda mais uma vez).
O revenimento duplo (ou triplo) em princípio deve permitir obter elevada tenacidade da peça sem implicar em distorções muito grandes, pois o resfriamento na têmpera inicial não precisa ser tão rápido já que não é necessário transformar toda a austenita em martensita de uma só vez, uma vez que haverá oportunidade de completar o processo nos estágios de revenido. Também deve ser útil para peças maiores, onde não é possível obter um resfriamento tão rápido assim na têmpera.
Um abraço,
Leandro G. Card
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Re: Assuntos, dúvidas e curiosidade de Engenharia
E o que acontece quando revenimos novamente a martensita que já eatá revenida? Aumenta mais ainda sua tenacidade? Se sim, não deve ser aconselhavel um aço ter diferentes característica no decorrer da peça. Estou certo?
Abraços
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Re: Assuntos, dúvidas e curiosidade de Engenharia
Em princípio o "re-revenimento" da matriz de martensita já existente não tem mais efeito no aumento da sua tenacidade, pois isso já foi obtido no alívio das tensões durante o primeiro revenimento. E como a temperatura de revenimento é baixa, não ocorrem outras alterações importantes na martensita (com excessão talvez de um pouco de precipitação de carbonetos, o que não altera muito as propriedades.Super Flanker escreveu:E o que acontece quando revenimos novamente a martensita que já eatá revenida? Aumenta mais ainda sua tenacidade? Se sim, não deve ser aconselhavel um aço ter diferentes característica no decorrer da peça. Estou certo?
Abraços
Leandro G. Card
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Re: Assuntos, dúvidas e curiosidade de Engenharia
Muito obrigado, mais uma vez, pelas explicações. 

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Re: Assuntos, dúvidas e curiosidade de Engenharia
Já que tem se falado muito pouco de engenharia, aqui a foto de um velho experimento russo: http://imageshack.us/photo/my-images/20 ... onct4.jpg/
"Quando um rico rouba, vira ministro" (Lula, 1988)
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Re: Assuntos, dúvidas e curiosidade de Engenharia
Amigos, estou escrevendo uma artigo e preciso do nome comercial daqueles elásticos que são usados em motos, com um "gancho" em cada extremidade. Alguém, por gentileza, saberia o nome?
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