NOTÍCIAS

Assuntos em discussão: Exército Brasileiro e exércitos estrangeiros, armamentos, equipamentos de exércitos em geral.

Moderadores: J.Ricardo, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Túlio
Site Admin
Site Admin
Agradeceu: 6440 vezes
Agradeceram: 6801 vezes
Contato:

Re: NOTÍCIAS

#6856 Mensagem por Túlio » Sáb Nov 03, 2012 4:57 pm

henriquejr escreveu:

Acho que o Porte de Armas deve continuar sendo restrito apenas a profissionais da área de segurança pública, forças armadas e cidadãos que comprovadamente tenham a necessidade de possuir uma arma por correr risco de vida, por algum tipo de ameaça ou qualquer coisa do tipo.

Ao contrário de você, que é atirador e tem uma boa convivência com armas, creio que 99,999% dos brasileiros não possuem perícia para portar uma arma de fogo nem tem condições ou interesse de atirar com certa frequência para manter uma boa proficiência (basta ver que, como você mesmo disse, nem os policiais fazem isso!).
HÔME DO CÉU, és PRO ou não? Porque eu sou e te digo, a esmagadora maioria dos colegas APs, PCs e PMs que conheço e de quem ouvi falar são tão perigosos com uma arma carregada quanto uma criança, POWS!!!

O que já vi, li e ouvi não tá no gibi, desde abordagem com dedo no gatilho, pistola PT-940 engatilhada com (péssima) empunhadura dupla, apontada para cima (empunhadura "Kate Mahoney") e ROÇANDO A ORELHA DO PRÓPRIO COLEGA (PC), bobear e o infeliz se matava sozinho numa mera abordagem de rotina; já tive que doar sangue (sou O-) para AP que quase arrancou a própria perna disparando acidentalmente uma doze dentro de VTR e para PM que arrancou um pedaço do pé direito com o mesmo tipo de arma, fora a vez que um Supervisor arrancou um pedaço da parte superior da porta do meu alojamento tentando descarregar um 12 para guardar no Cofre das Armas, além de um PM que, num treinamento onde me brevetei na MT-40, simplesmente "sentou o dedo" e esvaziou o carregador de uma vez só. Neste mesmo curso tinha outro que foi xixado por empunhar pelo carregador, este outro foi excluído na hora pelo Instrutor. DETALHE: fez o que fez com uma arma capaz de 1200 RPM e não acertou UMA no alvo a doze metros, imagines esse colega na rua, o perigo que é!!! Essas são apenas ALGUMAS das que VI! E nem eram situações de alto risco, só rotina. Ouvi outras do arco da véia, como a do capitão que foi abatido por um soldado (BM, na Grande Porto Alegre) quando se reposicionava num confronto com vagos: o F não se lembrou de tirar o dedo do gatilho nem de baixar a arma enquanto o Cap cruzava à frente da VTR, e era uma 940 que já havia sido disparada, logo, engatilhada. Um capitão a menos. Já botei colega a correr da minha Inspetoria porque o cara não largava uma 12 pump e volta e meia ela estava voltada para as minhas pernas, PQP! Já li casos como o do PM de MG que acertou na cabeça um colega com uma Imbel .40 apenas porque não sabia que a arma disparava mesmo sem carregador. E isso para não falar dos tiroteios e homicídios ENTRE COLEGAS, PM x PM, AP x AP, PC x PC, ENTRE COLEGAS DE ÓRGÃOS DIFERENTES e ENTRE COLEGAS E CIDADÃOS COMUNS, e sempre por futilidades. Inclusive discussões de trânsito e rixas entre vizinhos! E nem falei que quanto colega das 3 categorias eu já tive na mão preso porque aproveitavam seu porte para cometer crimes como 157 e serem capangas/seguranças/executores a serviço de marginais "graúdos"! Se queres ver bastante disso, vás ao Presídio Central, lá tem uma galeria inteira só com ex- PM, PC e AP, todos criminosos condenados. Na BM podes ir ao BOE, onde ficam presos os PMs que ainda estão na fase processual. PC e AP nesta fase ficam espalhados pelos EPs do interior...

Com a CONSCIÊNCIA que demonstram muitos e muitos de nossos colegas, com o INTERESSE que demonstram em aprender o manuseio e emprego CORRETO E SEGURO de suas armas, não posso nem tenho como concordar contigo, meu colega. E lá vão 27 anos de experiência...

Assim, mantenho que o Cidadão de Bem deveria ter A POSSE E O PORTE de arma de fogo não apenas FACILITADOS como mesmo ESTIMULADOS! E discordo de que isso começaria uma guerra civil, Cidadão Comum raramente terá à disposição vários colegas da mesma corporação/equipe para "dar uma forcinha" no processo, o que NÓS volta e meia temos! Até na TV já vi casos flagrantes disso, e não eram meros RELATOS, foi ali, na frente das câmeras, um F arrastou o vago ferido para o outro lado da VTR e ouviu-se 3 disparos, a repórter perguntou o que era e um Sgt, na maior cara-de-pau, disse que a arma havia disparado "acidentalmente": TRÊS VEZES? Era um REVÓLVER, hôme véio... :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

PS.: e discordo do WAGNER, conheço montes de pessoas direitas aqui no RS com arma em casa, a maioria ILEGAL! Geralmente espingardas monotiro calibre 28 e carabinas 22 e 38 - sem registro - mas tem de tudo, vi até uma P-38 em 2004 que um cupincha queria me vender mas então já estava começando esse ranço de que mesmo nós tínhamos de portar apenas arma em "calibrinho" e declinei da oferta (mas comprei uma porção de cartuchos que ele tinha, pedi emprestada e treinei nuns bosques pras bandas de Mostardas, RS, ô arminha buena de tiro)...

“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

P. Sullivan (Margin Call, 2011)
prp
Sênior
Sênior
Agradeceu: 127 vezes
Agradeceram: 427 vezes

#6857 Mensagem por prp » Sáb Nov 03, 2012 7:39 pm

Tive um colega que quando estava demonstrando para o delegado como que outro amigo fez para se safar de uma abordagem mal sucedida (a arma dele falhou) deu um tira na parede do cartório, do lado da orelha do delta.kkkk

Túlio
Site Admin
Site Admin
Contato:

#6858 Mensagem por Túlio » Sáb Nov 03, 2012 8:19 pm

É mais comum do que transparece na mídia, cupincha véio PRP, o que nossos colegas fazem de josta com arma não tá no gibi mas é aquilo, damos COBERTURA, sempre que possível... :wink: 8-]

DUVIDO que Cidadão de Bem causasse esse prejuízo todo que dizem que causaria se não fosse essa nóia antiarmas toda, e DUVIDO que fosse pior treinado e menos consciente da importância da SEGURANÇA do que nossos colegas.

Ou proíbam os AUTOMÓVEIS - um Vietnã por ano...

“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

prp
Sênior
Sênior
Agradeceu: 127 vezes
Agradeceram: 427 vezes

#6859 Mensagem por prp » Sáb Nov 03, 2012 9:52 pm

Túlio escreveu:É mais comum do que transparece na mídia, cupincha véio PRP, o que nossos colegas fazem de josta com arma não tá no gibi mas é aquilo, damos COBERTURA, sempre que possível... :wink: 8-]

DUVIDO que Cidadão de Bem causasse esse prejuízo todo que dizem que causaria se não fosse essa nóia antiarmas toda, e DUVIDO que fosse pior treinado e menos consciente da importância da SEGURANÇA do que nossos colegas.

Ou proíbam os AUTOMÓVEIS - um Vietnã por ano...
Sim, é muito comum, tive um líder de escolta que saia com a empunhadura estilo Kete Mahoney, e eu me escondendo pra ninguém me ver perto do sujeito kkk

Túlio
Site Admin
Site Admin
Contato:

#6860 Mensagem por Túlio » Sáb Nov 03, 2012 9:54 pm

Passei por isso também... [003] [003] [003] [003]

Túlio
Site Admin
Site Admin
Contato:

#6861 Mensagem por Túlio » Seg Nov 05, 2012 12:51 am

TRANCADO PELO CONSELHO PARA ANÁLISE.

gribel
Sênior
Sênior
Agradeceu: 78 vezes
Agradeceram: 10 vezes

#6862 Mensagem por gribel » Seg Nov 05, 2012 7:22 am

Que empunhadura kate m é essa?

denilson
Sênior
Sênior
Agradeceu: 316 vezes
Agradeceram: 137 vezes

#6863 Mensagem por denilson » Seg Nov 05, 2012 9:30 am

Tulio, não vi tanta barbaridade assim, mas ja tive escolta de PF com G-36 afirmando que podia abater a 800m!!! meu pensamento foi - to fodido... A arma é 5.56mm um bom atirador consegue acertar a 300m e o cara errava a 10m e tinha luneta e mira holográfica (essa é muito boa de atirar tem recuo de 22, ou seja nada) vi PF e PM atirar, com pistolas, em latas a menos de 5m e errarem mais de metro do alvo!!! e em todos os casos esses estrábicos eram a minha escolta!!! e ai, como eu fico??? Em todos os casos os policiais preferiam que nós portássemos armas pois em caso de necessidade teríamos um maior volume de fogo, e eu também pq se for pra morrer prefiro morrer peleando.
Como em 90% das oportunidades de risco (no meu caso) eram no mato (fora da cidade) eu treino sempre a mais de 20m e com uma 938 (treino para a defesa e não para competição, gosto muito dela, pois tem dupla ação) costumo acertar, mas no meu caso, o Estado me coloca em uma situação de risco e, na maioria absoluta das oportunidades, não oferece escolta e me priva do direito de defesa.

Túlio
Site Admin
Site Admin
Contato:

#6864 Mensagem por Túlio » Seg Nov 05, 2012 3:27 pm

938 a mais de 20 metros??? :shock: :shock: :shock: :shock:

MY CONGRATZ, se consegues um "double tap" decente a essa distância te convido para ser meu Instrutor, sou treinado em 5 a 7m (double) e no máximo 12m (single visado com arma engatilhada), ambos no tórax e com um disparo a não mais de 10 cm (4 pol) do outro, passou daí se troca para arma longa.

Claro, tua área (terreno) de atuação é BEM diferente da minha, atuo (atuei, na verdade, mas ainda treino) em rua e recinto fechado, ou seja, sem muita margem para errar porque isso pode significar um inocente baleado; já tu, pelo que escreveste, atuas mais é no mato, ali a chance disso ocorrer é muito menor (exceto se pegares um MICO LEÃO DOURADO sem querer, aí até a INTERPOL vai te caçar... :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: ) e creio que dá mesmo para arriscar em alcances maiores...

E GRIBEL, empunhadura "Kate Mahoney" é uma referência pejorativa a um antigo seriado de TV, no qual uma policial ruiva portava um Magnum 357 e tocava o horror na bandidagem ianque. Sempre que ela começava uma progressão lenta (numa sala, por exemplo) caçando um vago, ela empunhava com as duas mãos mas do modo mais errado possível, lembrava a empunhadura da posição isósceles (que prima pelos polegares cruzados atrás do punho da arma, usando-se um deles para engatilhar), com a arma engatilhada, dedo no gatilho e cano voltado para cima, paralelo à cabeça (lembro de volta e meia o cano sumia entre os cabelos encaracolados dela). Muito mais colega do que se pensa "aprende" suas técnicas e táticas na TV e pensa que aquilo é de verdade e funciona no mundo real.

Não que Hollywood só mostre besteira: BLACKHAWK DOWN tem passagens irrepreensíveis, como a do soldado da esquina que, a cada vez que a Mtr dos negões malvados atirava nele, se voltava com rapidez e buscava proteção, girando com a M-4 com o cano voltado para baixo e dedo bem longe do gatilho, ou aquela cena em que os Rangers estão treinando tiro com fuzil e aparece um Delta - na vida real, aquele soldado era um SEAL - com uma pistola, atirando e progredindo exatamente da maneira como fui treinado para fazê-lo, ou seja, "passo do macaco" e empunhadura corretíssima (ver o meu avatar, polegares "encavalados", estando o esquerdo encostado ao chassis, para minimizar o efeito de torção e "muzzle" no momento do disparo para levar a arma logo de volta à posição correta para o seguinte)...

denilson
Sênior
Sênior
Agradeceu: 316 vezes
Agradeceram: 137 vezes

#6865 Mensagem por denilson » Seg Nov 05, 2012 4:03 pm

É tulio, atiro a 20 e 25m single visado com primeiro disparo em ação dupla (normalmente erro o 1° :( ), claro que não é "double tap", também pratico mas a distancia é a mesma 5 a 7m. No mato a intenção é intimidar a distancia, (se acertar melhor) treino com silhueta de metal e minha média é de 95% de acerto (maldito 1° disparo). Meu pensamento sempre foi, no mato os caras usam espingarda a uns 10 - 15m, então tenho que disparar a uma distancia maior para poder desequilibrar a balança para meu lado, quando morava no Tocantins, era uma casa, e eu praticava quase todos os dias com uma pistola de pressão (gamo 4,5mm) a uns 10m.
O calibre 380 nesse ponto (e na minha opinião) ajuda pelo baixo recuo, não da o desgaste que uma .40 ou 45, para poder efetuar vários disparos a grandes distancias. O foda é que treino muito mas no final das contas acabo não podendo utilizar, pois não consigo o tal do porte, hoje estou em Santa Maria e por uns 2 anos estou tranquilo quanto a isso, mas vou retornar ao Tocantins e aos mesmos problemas.
Inclusive sábado e domingo (10 e 11) tem competição no clube socepe em Itaara acho que vou dar um pulo por la, mas não vou competir.

Léo Brito
Avançado
Avançado
Agradeceu: 6 vezes
Agradeceram: 8 vezes

#6866 Mensagem por Léo Brito » Seg Nov 05, 2012 4:37 pm

Essa esstória de "proibir o porte porque o cidadão PODE fazer merda" é revogar o princípio da presunção de inoscência... Vocês estão querendo dizer então, que para o Zé das Couves descer do carro e atacar alguém é uma questão de oportunidade?
Desta forma, vamos proibir favelado de prestar concurso pra polícia ou de se candidatar político, pois ele é pobre e vai virar corrupto.
Ou então, vamos proibir os policiais de comprarem armas, pois PM ganha pouco e ele vai vender a arma na feira.
Ou vocês andam lendo a Teoria Criminal de Lombroso ou assistindo demais o EAD do Senasp...

Podemos não ter a mesma cultura armamentista igual o USA, Canadá e Suíça, onde o estado controla e incentiva as práticas ligada ao tiro (Competição, Caça, Colecionismo...) mas, ter arma em casa sempre foi comum, a diferença que antes do Estatuto o "porte ilegal" era contravenção e muitas vezes o delta da PC não dava atenção quando a PM achava um .32 pica pau na pampa de um sitiante.
Embora houvessem poucos registros, haviam muitas lojas de caça & tiro, lembro que até 98 era comum no interior do estado encontrar em casas de material de construção estojo metálico, chumbo e pólvora para espingarda 12, 16... Já vi munição 32 e 38spl, inclusive encamisado.

Eu conheço muita gente que se safou de várias situações sem demonstrar que estava armado, da mesma forma, o porte não dar direito a ninguém sacar arma ou disparar na rua.

Os critérios de concessão de porte e posse deveriam ser objetivos, ao invés de deixar na mão do delta (a ordem do MJ é não liberar) a interpretação se eu mereço o FAVOR ou não.
Todo mundo ganharia com isso, até mesmo os policiais que absorveram o hobby do tiro.

"Falsa é a idéia de utilidade que sacrifica mil reais vantagens (...) As leis que proibem o porte de armas são leis de tal natureza. Elas desarmam somente aqueles que não estão nem dispostos a cometer crimes."(Cesare Beccaria)
Túlio
Site Admin
Site Admin
Contato:

#6867 Mensagem por Túlio » Seg Nov 05, 2012 5:38 pm

Só para MATAR de vez a INCOERENTE charla antiarmas (principalmente a DO EB):

:arrow: Aos dezoito/dezenove anos um garoto PAISANO vai prestar seu SMO. Lá pelas quantas, já é considerado plenamente confiável para portar e se necessário disparar - NO MÍNIMO - um FAL, arma muitíssimo mais poderosa do que qualquer outra à venda nas poucas lojas que ainda estão com as portas abertas. Pode mesmo ter acesso a armas ainda mais destruidoras, como MAG, .50 e até a canhões (CCs), obuseiros, lança-rojões e mesmo mísseis. Pode porque é MILITAR. Simples assim...

:arrow: Ao completar seu período de SMO, despe o uniforme e volta à vida civil, com dezenove/vinte anos. Agora passou a ser PAISANO de novo. E descobre que vai ter de esperar até os VINTE E CINCO e pagar um preço salgadíssimo e uma montanha de taxas para poder sequer POSSUIR uma arma ANÊMICA - comparada à que portava - e nem vou falar em porte.

Agora eu pergunto: ONDE ESTÁ A LÓGICA, tigrada? Onde foi parar a habilidade que ele desenvolveu no quartel? A proficiência? A confiabilidade, ou seja, a certeza de que ele não iria pegar num FAL e sair matando todo mundo?

Isso tudo EVAPOROU? :roll: :roll: :roll: :roll:

FCarvalho
Sênior
Sênior
Agradeceu: 5924 vezes
Agradeceram: 3333 vezes

#6868 Mensagem por FCarvalho » Seg Nov 05, 2012 8:16 pm

Tulio, penso eu que a cultura militar brasileira, até nossos dias, nunca viu, e ainda não verá por muitos anos, quiçá décadas, com bons olhos isso de paisano possuir arma, qualquer que seja. É como se na cabeça dos militares, a farda revestisse o sujeito da condição de capacidade, dignidade e razoabilidade para empunhar uma arma. Coisa que não se encontraria no mundo civil. Aliás, esta divisão civil x militar no Brasil é patente. Para o lado bom e para o ruim também. E que infelizmente não atinge somente o cidadão comum, mas também as polícias, em suas diversas organizações.
Talvez se um dia nossos militares deixarem de ter os políticos como espelho da sociedade, quem sabe, eles consigam confiar mais em nós, meros mortais. :wink:

abs

Carpe Diem
Túlio
Site Admin
Site Admin
Contato:

#6869 Mensagem por Túlio » Seg Nov 05, 2012 9:13 pm

MORRO CONCORDANDO! Espero de coração que possas passar ao menos uma parte do que sabes a respeito do assunto aos teus alunos, PROFE!

FCarvalho
Sênior
Sênior
Agradeceu: 5924 vezes
Agradeceram: 3333 vezes

#6870 Mensagem por FCarvalho » Ter Nov 06, 2012 10:10 am

A gente faz o que pode, meu caro amigo. A gente faz o que pode. :wink:

abs.

Carpe Diem
Responder