HÔME DO CÉU, és PRO ou não? Porque eu sou e te digo, a esmagadora maioria dos colegas APs, PCs e PMs que conheço e de quem ouvi falar são tão perigosos com uma arma carregada quanto uma criança, POWS!!!henriquejr escreveu:
Acho que o Porte de Armas deve continuar sendo restrito apenas a profissionais da área de segurança pública, forças armadas e cidadãos que comprovadamente tenham a necessidade de possuir uma arma por correr risco de vida, por algum tipo de ameaça ou qualquer coisa do tipo.
Ao contrário de você, que é atirador e tem uma boa convivência com armas, creio que 99,999% dos brasileiros não possuem perícia para portar uma arma de fogo nem tem condições ou interesse de atirar com certa frequência para manter uma boa proficiência (basta ver que, como você mesmo disse, nem os policiais fazem isso!).
O que já vi, li e ouvi não tá no gibi, desde abordagem com dedo no gatilho, pistola PT-940 engatilhada com (péssima) empunhadura dupla, apontada para cima (empunhadura "Kate Mahoney") e ROÇANDO A ORELHA DO PRÓPRIO COLEGA (PC), bobear e o infeliz se matava sozinho numa mera abordagem de rotina; já tive que doar sangue (sou O-) para AP que quase arrancou a própria perna disparando acidentalmente uma doze dentro de VTR e para PM que arrancou um pedaço do pé direito com o mesmo tipo de arma, fora a vez que um Supervisor arrancou um pedaço da parte superior da porta do meu alojamento tentando descarregar um 12 para guardar no Cofre das Armas, além de um PM que, num treinamento onde me brevetei na MT-40, simplesmente "sentou o dedo" e esvaziou o carregador de uma vez só. Neste mesmo curso tinha outro que foi xixado por empunhar pelo carregador, este outro foi excluído na hora pelo Instrutor. DETALHE: fez o que fez com uma arma capaz de 1200 RPM e não acertou UMA no alvo a doze metros, imagines esse colega na rua, o perigo que é!!! Essas são apenas ALGUMAS das que VI! E nem eram situações de alto risco, só rotina. Ouvi outras do arco da véia, como a do capitão que foi abatido por um soldado (BM, na Grande Porto Alegre) quando se reposicionava num confronto com vagos: o F não se lembrou de tirar o dedo do gatilho nem de baixar a arma enquanto o Cap cruzava à frente da VTR, e era uma 940 que já havia sido disparada, logo, engatilhada. Um capitão a menos. Já botei colega a correr da minha Inspetoria porque o cara não largava uma 12 pump e volta e meia ela estava voltada para as minhas pernas, PQP! Já li casos como o do PM de MG que acertou na cabeça um colega com uma Imbel .40 apenas porque não sabia que a arma disparava mesmo sem carregador. E isso para não falar dos tiroteios e homicídios ENTRE COLEGAS, PM x PM, AP x AP, PC x PC, ENTRE COLEGAS DE ÓRGÃOS DIFERENTES e ENTRE COLEGAS E CIDADÃOS COMUNS, e sempre por futilidades. Inclusive discussões de trânsito e rixas entre vizinhos! E nem falei que quanto colega das 3 categorias eu já tive na mão preso porque aproveitavam seu porte para cometer crimes como 157 e serem capangas/seguranças/executores a serviço de marginais "graúdos"! Se queres ver bastante disso, vás ao Presídio Central, lá tem uma galeria inteira só com ex- PM, PC e AP, todos criminosos condenados. Na BM podes ir ao BOE, onde ficam presos os PMs que ainda estão na fase processual. PC e AP nesta fase ficam espalhados pelos EPs do interior...
Com a CONSCIÊNCIA que demonstram muitos e muitos de nossos colegas, com o INTERESSE que demonstram em aprender o manuseio e emprego CORRETO E SEGURO de suas armas, não posso nem tenho como concordar contigo, meu colega. E lá vão 27 anos de experiência...
Assim, mantenho que o Cidadão de Bem deveria ter A POSSE E O PORTE de arma de fogo não apenas FACILITADOS como mesmo ESTIMULADOS! E discordo de que isso começaria uma guerra civil, Cidadão Comum raramente terá à disposição vários colegas da mesma corporação/equipe para "dar uma forcinha" no processo, o que NÓS volta e meia temos! Até na TV já vi casos flagrantes disso, e não eram meros RELATOS, foi ali, na frente das câmeras, um F arrastou o vago ferido para o outro lado da VTR e ouviu-se 3 disparos, a repórter perguntou o que era e um Sgt, na maior cara-de-pau, disse que a arma havia disparado "acidentalmente": TRÊS VEZES? Era um REVÓLVER, hôme véio...
PS.: e discordo do WAGNER, conheço montes de pessoas direitas aqui no RS com arma em casa, a maioria ILEGAL! Geralmente espingardas monotiro calibre 28 e carabinas 22 e 38 - sem registro - mas tem de tudo, vi até uma P-38 em 2004 que um cupincha queria me vender mas então já estava começando esse ranço de que mesmo nós tínhamos de portar apenas arma em "calibrinho" e declinei da oferta (mas comprei uma porção de cartuchos que ele tinha, pedi emprestada e treinei nuns bosques pras bandas de Mostardas, RS, ô arminha buena de tiro)...