Guerra, o prazo de validade é mais para uma referencia de durabilidade de uso intensivo do equipamento, como disse acima. Acho que antes de se descartar equipamentos que ainda podem ser utilizados com segurança é mais prudente que se faça uma avaliação do mesmo, ver se tem algum problema ou comprometimento do material, fissuras, rachaduras, etc.... Esses capacetes, assim como os coletes, são confeccionados com materiais sintéticos, praticamente imperecíveis.Guerra escreveu:Os nossos são IMBRAFILTRO. São 5 anos.prp escreveu:Sobre a validade do capacete:
Nós usávamos capacetes nível IIA da imbrafiltro, a validade dada pela Imbrafiltro era a mesma dos coletes (acho que 3 ou 4 anos).
A questão é, um capacete ralado igual o nosso levando tombo, chuva e sol o ano inteiro. Qula é o tempo dele?
"ah, mas dá para ser mais de 5 anos" dai numa missão qualquer o cara leva um tiro na cabeça e atravessa o capacete...imagina a merda.
Sei não, acho que o negocio é aposentar tudo com mais de 5 anos. Com ou sem legislação.
Como gosto de citar exemplos práticos, aqui vai mais um:
Na PM/RN temos um Coronel que é conhecido por todos como sendo louco. O cara é doido mesmo, do tipo que não pensa duas vezes antes de falar alguma coisa ou de tomar alguma atitude. É um dos Coronéis mais inteligentes e competentes da instituição, sempre representa a PM/RN em eventos nacionais e até internacionais, o cara tem muitos cursos até no exterior, mas é meio "queimado" na instituição por causa disso!
Alguns anos atrás esse Coronel (na época ele era TC), comandava um batalhão de área da capital, quando, no início de serviço os policiais se recusaram saírem para a rua alegando que todos os coletes da unidade se encontravam vencidos, na verdade os policiais usaram este pretexto para fazer alguma reivindicação. O Coronel reuniu todos e garantiu que os coletes ainda estavam em boas condições de uso, mesmo estando vencidos mas todos o contestaram, dizendo que não era a vida dele que estava em jogo, nas ruas.
Para a surpresa de todos o Coronel chamou o armeiro e pediu 3 coletes e uma MT-12 (9mm). Ao receber o material o Coronel chamou todos para os fundos do Batalhão e posicionou os três coletes numa parede, se afastou dos mesmos e alimentou a MT-12, apontou e deu várias rajadas de tiros contra os três coletes. Depois disso ele disse que se algum projétil tivesse atravessado o colete estariam todos dispensados do serviço. Ao pegar as placas foi verificado que nenhum tiro atravessou o colete. Depois disso o coronel perguntou quem seria o primeiro a se negar a sair para patrulhar, todos ficaram calados e saíram para suas respectivas áreas de patrulhamento!
Acho que não precisa seguir o exemplo deste coronel, Guerra, mas o que se pode fazer é pegar alguns capacetes do mesmo lote e testa-los, disparando contra eles, pra saber se ainda preservam suas características de proteção. Para um exército onde não se tem quantidades de coletes e capacetes sufientes nem para equipar todos os soldados da ativa, seria um desperdício descartar estes materiais apenas porque ultrapassou seu prazo de validade.