Capacetes: ajuda urgente!

Assuntos em discussão: Exército Brasileiro e exércitos estrangeiros, armamentos, equipamentos de exércitos em geral.

Moderadores: J.Ricardo, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
henriquejr
Sênior
Sênior
Agradeceu: 384 vezes
Agradeceram: 433 vezes

Re: Capacetes: ajuda urgente!

#16 Mensagem por henriquejr » Qui Out 04, 2012 10:18 pm

Guerra escreveu:
prp escreveu:Sobre a validade do capacete:

Nós usávamos capacetes nível IIA da imbrafiltro, a validade dada pela Imbrafiltro era a mesma dos coletes (acho que 3 ou 4 anos).
Os nossos são IMBRAFILTRO. São 5 anos.
A questão é, um capacete ralado igual o nosso levando tombo, chuva e sol o ano inteiro. Qula é o tempo dele?
"ah, mas dá para ser mais de 5 anos" dai numa missão qualquer o cara leva um tiro na cabeça e atravessa o capacete...imagina a merda.

Sei não, acho que o negocio é aposentar tudo com mais de 5 anos. Com ou sem legislação.
Guerra, o prazo de validade é mais para uma referencia de durabilidade de uso intensivo do equipamento, como disse acima. Acho que antes de se descartar equipamentos que ainda podem ser utilizados com segurança é mais prudente que se faça uma avaliação do mesmo, ver se tem algum problema ou comprometimento do material, fissuras, rachaduras, etc.... Esses capacetes, assim como os coletes, são confeccionados com materiais sintéticos, praticamente imperecíveis.

Como gosto de citar exemplos práticos, aqui vai mais um:

Na PM/RN temos um Coronel que é conhecido por todos como sendo louco. O cara é doido mesmo, do tipo que não pensa duas vezes antes de falar alguma coisa ou de tomar alguma atitude. É um dos Coronéis mais inteligentes e competentes da instituição, sempre representa a PM/RN em eventos nacionais e até internacionais, o cara tem muitos cursos até no exterior, mas é meio "queimado" na instituição por causa disso!

Alguns anos atrás esse Coronel (na época ele era TC), comandava um batalhão de área da capital, quando, no início de serviço os policiais se recusaram saírem para a rua alegando que todos os coletes da unidade se encontravam vencidos, na verdade os policiais usaram este pretexto para fazer alguma reivindicação. O Coronel reuniu todos e garantiu que os coletes ainda estavam em boas condições de uso, mesmo estando vencidos mas todos o contestaram, dizendo que não era a vida dele que estava em jogo, nas ruas.

Para a surpresa de todos o Coronel chamou o armeiro e pediu 3 coletes e uma MT-12 (9mm). Ao receber o material o Coronel chamou todos para os fundos do Batalhão e posicionou os três coletes numa parede, se afastou dos mesmos e alimentou a MT-12, apontou e deu várias rajadas de tiros contra os três coletes. Depois disso ele disse que se algum projétil tivesse atravessado o colete estariam todos dispensados do serviço. Ao pegar as placas foi verificado que nenhum tiro atravessou o colete. Depois disso o coronel perguntou quem seria o primeiro a se negar a sair para patrulhar, todos ficaram calados e saíram para suas respectivas áreas de patrulhamento!

Acho que não precisa seguir o exemplo deste coronel, Guerra, mas o que se pode fazer é pegar alguns capacetes do mesmo lote e testa-los, disparando contra eles, pra saber se ainda preservam suas características de proteção. Para um exército onde não se tem quantidades de coletes e capacetes sufientes nem para equipar todos os soldados da ativa, seria um desperdício descartar estes materiais apenas porque ultrapassou seu prazo de validade.

.
prp
Sênior
Sênior
Agradeceu: 151 vezes
Agradeceram: 437 vezes

#17 Mensagem por prp » Sex Out 05, 2012 1:30 am

Pois é, eu acho que dá para manter por dez anos na boa, mas a partir daí é um tiro no escuro.

Segundo a Dupont o Kevlar começa a se deteriorar sozinho após dez anos (se mantido nas condiçoes ideais de uso, sem pegar sol, molhar etc) .

prp
Sênior
Sênior

#18 Mensagem por prp » Sex Out 05, 2012 1:57 am

Achei. EDIT: A CARTA DA DUPONT, fabricante de aramida Kevlar que todos os fabricantes de coletes/capacetes utilizam.

http://www.dabst.eb.mil.br/Normas/SGLCC ... DuPont.pdf

Pra quem não viu o novo uniforme do EB.

Palestra de maio:

http://www.dabst.eb.mil.br/Galerias/vde ... G-2012.avi

Editado pela última vez por prp em Sex Out 05, 2012 8:11 am, em um total de 1 vez.
prp
Sênior
Sênior

#19 Mensagem por prp » Sex Out 05, 2012 2:01 am

Guerra no site da diretoria de abastecimento tem todas os requisitos para materiais de campanha, inclusive capacete e colete.

Nos requisitos para o capacete nao tinha nada falando de validade, só que o capacete tinha que ter a etiqueta de validade :shock: :shock:

felipexion
Sênior
Sênior
Agradeceu: 74 vezes
Agradeceram: 87 vezes

#20 Mensagem por felipexion » Sex Out 05, 2012 2:41 am

Guerra escreveu:
felipexion escreveu:Legislação para coletes:
http://www.sindesp-rj.com.br/frame/legi ... 18DLog.pdf
Opa, essa tb vai me ser util. Obrigado!
Acho que é essa a legislação para capacetes:

"NORMA DO EXÉRCITO BRASILEIRO- Capacete de combate nível IIIA. Norma (DMI) DS / Cl II, nº 009/2008 – elaborado pela Sec. Sup. Cl II / DS, 2008."

Só não achei versão online.
Encontrei vários artigos citando essa norma.

[centralizar]Mazel Tov![/centralizar]
prp
Sênior
Sênior

#21 Mensagem por prp » Sex Out 05, 2012 8:08 am

felipexion escreveu:
Guerra escreveu: Opa, essa tb vai me ser util. Obrigado!
Acho que é essa a legislação para capacetes:

"NORMA DO EXÉRCITO BRASILEIRO- Capacete de combate nível IIIA. Norma (DMI) DS / Cl II, nº 009/2008 – elaborado pela Sec. Sup. Cl II / DS, 2008."

Só não achei versão online.
Encontrei vários artigos citando essa norma.
Como eu falei, está no site que da Diretoria de Abastecimento.

na DMI não fala nada de validade do capacete, é extremamente detalhada, mas esqueceram de colocar a duração mínima.

vejam:
"Texto-base DS / Cl II, nº 009/2008 – Capacete DE Combate Nível IIIA, elaborado pela Sec Sup Cl II / DS"
"1 OBJETIVO
Esta norma tem por objetivo padronizar, especificar as matérias-primas e fixar as condições exigíveis a que devem satisfazer o Capacete de Combate Nível IIIA."
agora a única coisa que fala da validade é isso aqui:
"9.1.2.1 Etiqueta do capacete
A etiqueta do capacete conterá os seguintes dados:
a) identificação do fabricante nome, logomarca, Código do Fabricante e CNPJ;
b) nível de proteção do capacete;
c) tamanho;
d) data de fabricação;
e) número de série do item;
f) número do lote;
g) validade; e
h) NEE.
NOTA: A logomarca, o tamanho e o nível de proteção, número do lote e número de série podem ser marcados diretamente na superfície interna do casco."
Eu acho que vai estar em alguma destas normas aqui a duração do material:

Código: Selecionar todos

DMI - 025 Me - Determinação da Resistência ao Estouro.

2.2	Outras Normas e Documentos de Referência
MIL – H – 44099A – Helmet, Ground Troops and Parachutists – December 1986, and Amendment 1 – February 1989. 
NIJ STANDARD 0106.01 for Ballistic Helmets.
NIJ STANDARD 0108.01 Ballistic Resistant Protective Materials
NIJ STANDARD 0101.04 Ballistic Resistance of Personal Body Armor
A – A 53301 Webbing Textile, Textured or Multifilament Nylon, November 15, 1996.
RTB 02/99 – Capacete de Combate.
Port Nº 028/04 – SCT, de 15 Dez 2004 – Altera os RTB 02/99 – Capacete de Combate.
Edit: fonte: http://www.dabst.eb.mil.br/paginas/Legi ... entos.html

Túlio
Site Admin
Site Admin
Agradeceu: 6704 vezes
Agradeceram: 7015 vezes
Contato:

#22 Mensagem por Túlio » Sex Out 05, 2012 9:31 am

Pois eu virei do avesso o site da ABNT e não achei nada sobre capacetes militares, apenas de motos (me surpreendi: validade 3 anos e não 4, como era antigamente) e industriais, pensava que a ABNT cuidava disso também...

“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

P. Sullivan (Margin Call, 2011)
Italo Lobo
Intermediário
Intermediário
Agradeceram: 28 vezes

#23 Mensagem por Italo Lobo » Sáb Out 13, 2012 9:10 pm

Túlio escreveu:Pois eu virei do avesso o site da ABNT e não achei nada sobre capacetes militares, apenas de motos (me surpreendi: validade 3 anos e não 4, como era antigamente) e industriais, pensava que a ABNT cuidava disso também...
Tulio, na ABNT vc não achará nada. Tem que ver na morma MIL, que é a norma militar, muito mais rígida que a ABNT,ANSI, ISO...Ela é utilizada pra qualquer tipo de equipamento militar.
Algumas informações interessantes:
https://www.rkb.us/contentdetail.cfm?content_id=169847

Do EB: tem um documento no Google que vc pode pesquisar como:norma mil para capacete.O doc chama-se Capacete de combate nível IIIA - D Abst.

prp
Sênior
Sênior

#24 Mensagem por prp » Sáb Out 13, 2012 11:20 pm

Como foi postado a tres posts atrás, a norma que trata de capacete Balístico nível IIIA no Brasil é a Norma (DMI) DS / Cl II, nº 009/2008.

Que utilizam como parâmetro as seguintes normas internacionais:
MIL – H – 44099A – Helmet, Ground Troops and Parachutists – December 1986, and Amendment 1 – February 1989.
NIJ STANDARD 0106.01 for Ballistic Helmets.
NIJ STANDARD 0108.01 Ballistic Resistant Protective Materials
NIJ STANDARD 0101.04 Ballistic Resistance of Personal Body Armor
A – A 53301 Webbing Textile, Textured or Multifilament Nylon, November 15, 1996.
Não é a ABNT nem nada, é o próprio exército.

Aqui vai o Link da norma.

http://www.dabst.eb.mil.br/Normas/Class ... 20IIIA.doc

Se vcs quiserem saber outras norma de outros equipamentos em uso pelo EB, como coletes, coldres e materiais diversos é só acessar o site da diretoria de abastecimento.

aqui vai o link.

http://www.dabst.eb.mil.br/paginas/Legi ... entos.html

Túlio
Site Admin
Site Admin
Agradeceu: 6704 vezes
Agradeceram: 7015 vezes
Contato:

#25 Mensagem por Túlio » Seg Out 15, 2012 10:34 am

Outra questão sobre o capacete - que li não sei onde, pesquisei em um monte de sites - é que sua principal função NÃO É resistir a disparos diretos - até porque munição de fuzil atravessa nível IIA, II e IIIA com facilidade. A função do capacete seria proteger a cabeça de impactos em função do deslocamento rápido e em ambientes de baixa visibilidade (como entrar numa casa semidestruída e escura para fazer uma "limpeza" ou poupar a cabeça num desembarque meio rápido e desastrado de uma VBTP) e estilhaços secundários (como estourar uma granada de morteiro nas redondezas e voar pau e pedra pra todo lado). Lembrar daquele caso do soldado Inglês nas Falklands (capacete de aço, modelo antigo e de resistência muito menor que os atuais) foi atingido na cabeça - capacete - e o projétil 7,62 x 51 transfixou a parte dianteira, desviou da cabeça e transfixou a traseira, ficando o Sd ileso, apenas assustado e com um capacete furado. Se o disparo tivesse sido detido, provavelmente teríamos um Sd com o pescoço quebrado...

“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

P. Sullivan (Margin Call, 2011)
Responder