Carlos Lima escreveu:Pois 'e amigo,
O problema 'e " comprar o projeto" ... os Emirados tentaram e se meteram em tanta confusao pelos motivos que coloquei acima que nao deu em nada.
Dai, se comprar o projeto 'e complicado... o resto 'e bem dificil de acontecer
[]s
CB_Lima
Lima, penso eu que somos ou estamos "um passo" a frente dos EAU em termos de relacionamento político-comercial com a Europa. Então, pode ser que possamos esperar qualquer coisa.
NovaTO, no caso do Mako presumo que a escolha tivesse que recair sobre um propulsor sobre o qual pudéssemos dar continuidade autóctone, através da BID, ao desenvolvimento da célula do treinador, até chegarmos a um caça de primeira linha. Neste sentido, concordo com sua indicação, posto que aqueles motores não influiriam no desenho da fuselagem original. Só não sei se efetivamente no caso americano teríamos a colaboração necessária ao desenvolvimento de versões posteriores nacionais da F-414. No caso da EJ-200 talvez não, até porque, se chegássemos a desenvolver e produzir um caça nosso derivado do Mako, mais as células de treinamento/lift, com números suficientemente convincentes que permitissem o interesse comercial da EADS no desenvolvimento do mesmo, teriamos então um potencial parceiro estratégico. Penso hoje algo em torno de 252 aeronaves, que seria o necessário para equipar com 36 aeronaves, 7 grupos de caça completos na FAB. Seriam 14 esquadrões com 18 caças cada um. Esta é a conta que a FAB faz atualmente para o indicativo de compra das 126 aeronaves do pré-falecido FX-2.novaTO escreveu:Caro FCarvalho,
Com relação aos motores, F-414 normal e EPE, Ej-200 e M-88 poderiam ser considerados compatíveis. RD-93 e F-100 são mais pesados e maiores e exigiriam uma célula bem maior para o MAKO ou um derivado do mesmo. O ideal mesmo seria o F-414 EPE ou esse EJ-200 stage II, com uma grande relação T/W > 12:1.
Sobre comprar um projeto, os suecos desenvolveram estudos iniciais de um 5G, o FS2020, que atenderia plenamente as nossas necessidades. Mas observando como é difícil o parto de meros 36 caças de geração antiga, o risco aumentaria astronomicamente se entrássemos sozinhos nessa.
Mas tudo não passa de conjecturas. FX em queda... prosuper fazendo água... não sei. Fazer planejamento no Brasil é quase que um ofício profético.
abs