Pá de cal....ELSONDUARTE escreveu:Confirmada a suspensão da licitação internacional, FX-2, para a compra dos caças da Força Aérea do Brasileira (FAB)
GÉRSIO MUTTI
Confirmada a suspensão da licitação internacional, FX-2, para a compra dos caças da Força Aérea do Brasileira (FAB)
Sugestão e Tradução com Adaptação de Texto: Gérsio Mutti
“Dentre as alternativas viáveis, seria o que no jargão interno se chama de “caça tampão”, que significa receber na ordem de uma dúzia de aviões de combates usados, mas operantes, estando entre os possíveis caças candidatos os Mirages 2000-9 modernizados dos Emirados Árabes Unidos, alguns Gripens suecos da primeira geração ou F-18 americanos armazenadas no deserto, e até mesmo os Kfir C-10 israelenses, ou incorporar um treinador de caça avançado, LIFT, o que dependeria de compensações industriais e de linhas de créditos de custos baixos.”
Javier Bonilla, Defensa.com
Próximo de completar 14 anos da primeira licitação internacional, o governo brasileiro decidiu adiar o seu programa FX-2 de adquirir aviões de combate por motivos financeiros. Ainda sobre o tema em questão, o retorno ao programa de aquisição de novos aviões, se dará numa nova licitação internacional, FX-3, com um novo formato diferente do anterior e com uma lista maior de empresas construtoras de aviões, que possam vir a estar interessadas, do que o atual FX-2, reduzido a Dassault Rafale (favorito a nível político), o Super Hornet da Boeing e o Gripen NG da Saab.
A situação entre o governo, que avalia a possibilidade de aquisição de um Boeing 747-8 para a presidência, e a FAB (Força Aérea Brasileira) é mais do que tensa, tendo acarretado o sobrevoo em baixa altitude e próximo na velocidade do som de um Mirage 2000, que terminou por quebrar as janelas de vários edifícios na Esplanada dos Ministérios em Brasília, em que muitos interpretaram como um protesto da parte dos militares acerca de todo este processo.
Há aqueles que se referem à obtenção de condições mais favoráveis e nas trocas potenciais com a Boeing e a Saab frente à Dassault, já que esta empresa, por sua vez, tem no governo brasileiro o favoritismo, bastando para isto, lembrar que em 2010, durante uma reunião entre o então presidente Luiz Inácio Lula da Silva e Nicolas Sarkozy, a tendência brasileira tornada pública foi para o Rafale, mas, por sua vez, os analistas consideraram os outros dois concorrentes mais econômicos.
A Força Aérea, tem sido procurada a cada seis meses pelas empresas fabricantes de aviões, a fim de em nome do governo brasileiro, renovar o interesse no programa FX-2, ampliando as suas propostas e mantendo os preços inalterados, de acordo com as possibilidades.
“Caça Tampão”
Dentre as alternativas viáveis, seria o que no jargão interno se chama de “caça tampão”, que significa receber na ordem de uma dúzia de aviões de combates usados, mas operantes, estando entre os possíveis caças candidatos os Mirages 2000-9 modernizados dos Emirados Árabes Unidos (1), alguns Gripens suecos da primeira geração ou F-18 americanos armazenadas no deserto (2 ), e até mesmo os Kfir C-10 israelenses (3), ou incorporar um treinador de caça avançado, LIFT, o que dependeria de compensações industriais e de linhas de créditos de custos baixos.
(1) - http://fl410.wordpress.com/2011/02/23/e ... -de-cacas/
(2) – AMARC/F-18 - http://www.amarcexperience.com/AMARCArt ... Hornet.asp+ http://amarcexperience.com/AMARCDescription.asp
(3) - http://en.wikipedia.org/wiki/IAI_Kfir
Fonte: Defensa.com
TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação
- Pedro H Serafim
- Intermediário
Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2
- Túlio
- Site Admin
- Agradeceu: 6857 vezes
- Agradeceram: 7144 vezes
- Contato:
Mas será, hein? ![Cool 8-]](./images/smilies/icon_cool.gif)
![Cool 8-]](./images/smilies/icon_cool.gif)
“You have to understand, most of these people are not ready to be unplugged. And many of them are so inured, so hopelessly dependent on the system, that they will fight to protect it.”
Morpheus
Morpheus
-
- Sênior
- Agradeceu: 56 vezes
- Agradeceram: 201 vezes
Para mim, é interpretação livre do sujeito aí de cima.Túlio escreveu:Mas será, hein?
No entanto, acho que existe um limite para a prorrogação das propostas dos fabricantes.
Só há 2 tipos de navios: os submarinos e os alvos...
Armam-se homens com as melhores armas.
Armam-se Submarinos com os melhores homens.
Os sábios PENSAM
Os Inteligentes COPIAM
Os Idiotas PLANTAM e os
Os Imbecis FINANCIAM...
Armam-se homens com as melhores armas.
Armam-se Submarinos com os melhores homens.
Os sábios PENSAM
Os Inteligentes COPIAM
Os Idiotas PLANTAM e os
Os Imbecis FINANCIAM...
-
- Sênior
- Agradeceu: 54 vezes
- Agradeceram: 253 vezes
Concordo, interpretação de quem escreveu.
Ou então é muito bem informado...
A versão oficial já foi dita aqui mesmo, adiado até o fim de ano (após eleições e entre o Natal e o Carnaval) com um pedido formal feito aos 3 fabricantes.
A versão oficial já foi dita aqui mesmo, adiado até o fim de ano (após eleições e entre o Natal e o Carnaval) com um pedido formal feito aos 3 fabricantes.
[justificar]“ Se não eu, quem?
Se não agora, quando?”[/justificar]
- Justin Case
- Sênior
- Agradeceu: 146 vezes
- Agradeceram: 230 vezes
Sapão, boa tarde.sapao escreveu:Concordo, interpretação de quem escreveu.
Acho que o pedido de revalidação das propostas nada tem a ver com adiamento.
Ninguém vai se arriscar a tomar decisão se as propostas estiverem vencidas ou próximas a isso.
Além disso, eu tenho certeza que o ideal é começar a negociar com o vencedor se houver pelo menos um ano de validade restante na oferta do fornecedor.
Nesse caso, se o governo pedisse a revalidação por um ano, na minha interpretação não seria mais um adiamento, mas uma demonstração clara de que a decisão estaria prestes a ser tomada.
E mais, se o comprador tivesse intenção de cancelar o processo ou reabri-lo em outras condições, não solicitaria renovação das ofertas. Simplesmente as deixaria morrer.
Abraço,
Justin
-
- Sênior
- Agradeceu: 54 vezes
- Agradeceram: 253 vezes
Justin, acho que me expressei mal.
Quando quis dizer "bem informado, estava sendo ironico...
Tambem acho que não ouve cancelamento de nada.
Quando quis dizer "bem informado, estava sendo ironico...
Tambem acho que não ouve cancelamento de nada.
[justificar]“ Se não eu, quem?
- FCarvalho
- Sênior
- Agradeceu: 6316 vezes
- Agradeceram: 3542 vezes
Alguém aí me explique por favor. Eu entendi mau, ou GF deu a entender que vai/pode definir o FX entre os dias 25 e 31 de dezembro? É isso mesmo? Em pleno "feriadão" legislativo, executivo e judiciário?
Se mais este aditamento nos prazos das propostas não for um engodo para ganhar mais tempo para ao final, "quando ninguém estiver olhando" simplesmente deixar o processo morrer por si mesmo ao lento apagar das luzes de 2012, então eu não sei o que é.
Sério mesmo. Não vejo outra intencionalidade do que esta. As desculpas mais descabidas e infundadas foram usadas pelo MD para corroborar esta interpretação; e até o presente momento, como o FX está fora do foco da atenção politico-eleitoral, ninguém realmente se importa de as ter engolido sem medir suas reais consequências.
Portanto, deixo registrado meu pesar pela situação vexatória a que a FAB foi e está sendo exposta e, pior, a inconsequente, irresponsável e vergonhosa atitude do governo federal, que na falta de ombridade para dizer que é findo o processo tal como está, deixa-o a míngua e aos sabores das mesquinharias das pressões políticas e empresariais.
Sinceramente, o Brasil não merece isso. A FAB menos ainda.
abs.
Se mais este aditamento nos prazos das propostas não for um engodo para ganhar mais tempo para ao final, "quando ninguém estiver olhando" simplesmente deixar o processo morrer por si mesmo ao lento apagar das luzes de 2012, então eu não sei o que é.
Sério mesmo. Não vejo outra intencionalidade do que esta. As desculpas mais descabidas e infundadas foram usadas pelo MD para corroborar esta interpretação; e até o presente momento, como o FX está fora do foco da atenção politico-eleitoral, ninguém realmente se importa de as ter engolido sem medir suas reais consequências.
Portanto, deixo registrado meu pesar pela situação vexatória a que a FAB foi e está sendo exposta e, pior, a inconsequente, irresponsável e vergonhosa atitude do governo federal, que na falta de ombridade para dizer que é findo o processo tal como está, deixa-o a míngua e aos sabores das mesquinharias das pressões políticas e empresariais.
Sinceramente, o Brasil não merece isso. A FAB menos ainda.
![[054]](./images/smilies/054.gif)
abs.
Carpe Diem
- Bourne
- Sênior
- Agradeceu: 3 vezes
- Agradeceram: 21 vezes
Um dos fatores que deve ter levado Celso Amorim para o Ministério da defesa é ser diplomata e ter um bom treino para dar desculpas e justificar o injustificável.
Nessa situação era melhor encerrar o FX, reformular o processo e começar do zero. Desde que tenha algum fim e não vire um entrave que se dá mil desculpas para postergar para semestre que vem. O caça também vai ter que ter. Decide logo e parte para FX3.
Supondo que objetivo é comprar algo. Se não for arranja uns 60 tampões e esquece o FX.
Nessa situação era melhor encerrar o FX, reformular o processo e começar do zero. Desde que tenha algum fim e não vire um entrave que se dá mil desculpas para postergar para semestre que vem. O caça também vai ter que ter. Decide logo e parte para FX3.
Supondo que objetivo é comprar algo. Se não for arranja uns 60 tampões e esquece o FX.
-
- Sênior
- Agradeceu: 203 vezes
- Agradeceram: 147 vezes
Eu tenho que admirar a vossa persistência em combate. Vocês parecem aquele soldado japonês que foi achado numa ilha do pacífico, na década de 70, que não sabia que a guerra tinha acabado.

Não é nada meu. Não é nada meu. Excelência eu não tenho nada, isso é tudo de amigos meus.
- marcelo l.
- Sênior
- Agradeceu: 138 vezes
- Agradeceram: 66 vezes
17 anos, FX-2 é um clássico de desculpas

"If the people who marched actually voted, we wouldn’t have to march in the first place".
"(Poor) countries are poor because those who have power make choices that create poverty".
ubi solitudinem faciunt pacem appellant
"(Poor) countries are poor because those who have power make choices that create poverty".
- Marino
- Sênior
- Agradeceu: 134 vezes
- Agradeceram: 630 vezes
Correio Braziliense
BRASÍLIA-DF
Sucata
Para manter seus velhos aviões de caça Mirage 2000 e F-5 EM em condições de voo, a Aeronáutica já foi obrigada a comprar, nos últimos dez anos, dois pacotes de peças que custaram R$ 776 milhões.
BRASÍLIA-DF
Sucata
Para manter seus velhos aviões de caça Mirage 2000 e F-5 EM em condições de voo, a Aeronáutica já foi obrigada a comprar, nos últimos dez anos, dois pacotes de peças que custaram R$ 776 milhões.
"A reconquista da soberania perdida não restabelece o status quo."
Barão do Rio Branco
Barão do Rio Branco
-
- Sênior
- Agradeceu: 203 vezes
- Agradeceram: 147 vezes
Dá 77,6 milhões pór ano. Trocados....Marino escreveu:Correio Braziliense
BRASÍLIA-DF
Sucata
Não é nada meu. Não é nada meu. Excelência eu não tenho nada, isso é tudo de amigos meus.
- FCarvalho
- Sênior
- Agradeceu: 6316 vezes
- Agradeceram: 3542 vezes
Saindo do minguado orçamento da FAB, ninguém vai perceber e muito menos ainda dar conta de reclamar de alguma coisa. O GTE continua voando, os C-130 transportando indigentes, desabrigados e marmitas para os necessitados, assim como os helos fabianos continuam sendo ótimas aeronaves para se usar nas operações "de resgate" nas chuvas de verão...
Continua tudo como antes, no reino de abrantes...
abs.
Continua tudo como antes, no reino de abrantes...
abs.
Carpe Diem
- marcelo l.
- Sênior
- Agradeceu: 138 vezes
- Agradeceram: 66 vezes
Trocado? É um conceito que depende da vontade de quem tem a caneta, quantos aparelhos médicos no Brasil estão parados por que o governo não contrata pessoal para operá-los ou libera as verbas presas do Programa Rehuf deste ano?nveras escreveu:Dá 77,6 milhões pór ano. Trocados....Marino escreveu:Correio Braziliense
BRASÍLIA-DF
Sucata
"If the people who marched actually voted, we wouldn’t have to march in the first place".
- faterra
- Sênior
- Agradeceu: 89 vezes
- Agradeceram: 79 vezes
Eu, hein!
Tem mais coisas debaixo deste angú de caroço do que supõe nossa vã imaginação!
Depois vêm com lorotas de que não há dinheiro! Só para constar, com esta grana das peças daria para comprar +/- 7 caças de 1ª linha.

Tem mais coisas debaixo deste angú de caroço do que supõe nossa vã imaginação!

Depois vêm com lorotas de que não há dinheiro! Só para constar, com esta grana das peças daria para comprar +/- 7 caças de 1ª linha.

Um abraço!
Fernando Augusto Terra