TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Qual o caça ideal para o FX?

F/A-18 Super Hornet
284
22%
Rafale
619
47%
Gripen NG
417
32%

Total de votos: 1320

Mensagem
Autor
Luís Henrique
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1 vez
Agradeceram: 184 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#66991 Mensagem por Luís Henrique » Qui Jul 19, 2012 11:24 pm

Gerson Victorio escreveu:Comprar Rafales...dá uma pe na bunda dos yankees e ser feliz....simples assim!
Pelo jeito estamos mais para apertar as mãos do que dar o pé na bunda. :? :?

Su-35BM - 4ª++ Geração.
Simplesmente um GRANDE caça.
alcmartin
Sênior
Sênior
Agradeceu: 64 vezes
Agradeceram: 59 vezes

#66992 Mensagem por alcmartin » Sex Jul 20, 2012 2:48 am

FCarvalho escreveu:
alcmartin escreveu:Depois ele e outros do governo vao reclamar que ele nao tem prestigio junto aos militares... :evil: NJ esta dando um banho nele.

É compreensivel que um ministro nao possa falar mal do governo a que pertence. Seria incoerente. Mas o minimo que se espera dele é que compre a briga a favor dos seus comandados e mais importante, com a sua missao de melhorar a defesa do país. Neste sentido, poderia dizer que a defesa está prejudicada pela situação que o país atravessou, mas que o governo esta´atento e paulatinamente estará melhorando o orçamento. Broma, :mrgreen: mas pelo menos, disfarça.

Ao insinuar que o orçamento está bom, mas claramente todos sabem que a capacidade de desfesa do país ainda é ínfima diante da necessidade, está afirmando que então não sabem gastar o dinheiro. Eles,os militares e o seu chefe, ele mesmo... :? :lol:
Espero que tenha sido ato falho e que conserte a mancada com atitudes doravante. :x
Caro Alcmartin, permita-me um comentário sobre seu post.

Mas o minimo que se espera dele é que compre a briga a favor dos seus comandados e mais importante, com a sua missao de melhorar a defesa do país.

este "ministro" que está aí, não passa de um mero testa de ferro que foi posto no cargo com uma única "missão": manter a "canga" sobre a tropa e não pertubar a presidenta com assuntos menores que não lhe apetecem o gosto. Não só ele é um ilustre ignorante e alienado das questões da defesa, como é um ferrenho anti-militar, como se poderia esperar de alguém saído das hostes do Itamarati, e pior, comprometido ideologicamente até a raiz com o governo. Então, de fato e objetivamente, nada de bom ou mais salutar em favor das ffaa's se pode ou se deve esperar deste senhor, que presumo, não vê a hora de poder deixar de "esquentar a cadeira" no MD, para cuidar de seus próprios interesses, que passam longe dos interesses da pasta. Aliás, quanto mais cedo se fosse, tanto melhor para o MD. Contudo, como a defesa continua sendo assunto menor entre os políticos e um imbróglio para o palácio do planalto, não podemos contar que uma vez retirado o cito diplomata do cargo do MD, outra pessoa, mais preparada, interessada ou conhecedora das questões da defesa nacional seja posta no lugar. Creio hoje que o GF jamais permitiria ou admitiria isso, a tempo de ver alguém realmente defendendo os interesses do MD junto ao congresso e no planalto. Pelo contrário, tal coisa seria um tiro no pé dos políticos, e este erro, raramente eles cometem.

no mais concordo com seus comentários, e esperemos que um dia as coisas venham a mudar.

abs
Fcarvalho, nao me deixa mais triste e desanimado que estou... :mrgreen:

Abs!!

FCarvalho
Sênior
Sênior
Agradeceu: 6152 vezes
Agradeceram: 3467 vezes

#66993 Mensagem por FCarvalho » Sex Jul 20, 2012 12:23 pm

alcmartin escreveu:Fcarvalho, nao me deixa mais triste e desanimado que estou... :mrgreen:

Abs!!
Então somos dois.:lol:
Me solidarizo com sua tristeza e desanimo meu caro amigo.
Está cada vez mais difícil falar sobre defesa neste nosso país tupiniquim.

abs

Carpe Diem
NettoBR
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1085 vezes
Agradeceram: 320 vezes

#66994 Mensagem por NettoBR » Sex Jul 20, 2012 12:31 pm

Luís Henrique escreveu:
Gerson Victorio escreveu:Comprar Rafales...dá uma pe na bunda dos yankees e ser feliz....simples assim!
Pelo jeito estamos mais para apertar as mãos do que dar o pé na bunda. :? :?
Estou torcendo para serem pragmáticos. Sou muito fã do Rafale, mas concorrência de material militar é briga de foice no escuro.
EUA não sabe brincar e do jeito que vai está ficando difícil da França ganhar o jogo.

Já nem ligo mais se tiver F-18 ou Rafale no Brasil. Se estiverem voando nessa década ainda, ótimo.

O que eu quero é dizer: "Adiós, F-5!! E OBRIGADO pelos serviços prestados!!!" :D

"Todos pensam em mudar o mundo, mas ninguém pensa em mudar a si mesmo."
Liev Tolstói
Andre Correa
Sênior
Sênior
Agradeceu: 890 vezes
Agradeceram: 241 vezes
Contato:

#66995 Mensagem por Andre Correa » Sex Jul 20, 2012 12:48 pm

NettoBR escreveu:
Luís Henrique escreveu: Pelo jeito estamos mais para apertar as mãos do que dar o pé na bunda. :? :?
Estou torcendo para serem pragmáticos. Sou muito fã do Rafale, mas concorrência de material militar é briga de foice no escuro.
EUA não sabe brincar e do jeito que vai está ficando difícil da França ganhar o jogo.

Já nem ligo mais se tiver F-18 ou Rafale no Brasil. Se estiverem voando nessa década ainda, ótimo.

O que eu quero é dizer: "Adiós, F-5!! E OBRIGADO pelos serviços prestados!!!" :D
Os EUA, nessa reta final, está a fazer o seu derradeiro movimento, abertamente.
É de se esperar que a França não entre nesse jogo, e faça os seus movimentos mais reservadamente, e assim, podemos continuar a sonhar com o Rafale Brasileiro.

Eu, apesar de criticar muito certas críticas aos materiais bélicos dos EUA, ou a qualquer país, desde que infundadas, acho o Super Hornet uma aeronave muito boa, mas para a USN. Para o Brasil, não há outra opção a não ser o Rafale, que, dentro das pequenas quantidades que será adquirido, será a melhor opção, por garantir maior flexibilidade em modificações, integrações, e por ser uma aeronave mais completa, sendo mais capaz individualmente. E quando se fala de pequenas quantidades (dezenas e não centenas) é sempre preferível a melhor aeronave, em termos de capacidade técnica.

Agora, a Suécia, acho que já não tem chances, pois não?

[009]

Audaces Fortuna Iuvat
Dall
Intermediário
Intermediário
Agradeceram: 13 vezes

#66996 Mensagem por Dall » Sex Jul 20, 2012 8:11 pm

A história do ‘caça tampão’ se repete

19 de julho de 2012, em História, Opinião, por Alexandre Galante

Imagem

Em 21 de agosto de 2008, data de criação deste site, publicamos nosso primeiro post mostrando os Sukhoi Su-30 venezuelanos sobrevoando a floresta amazônica. De lá pra cá, lemos e ouvimos centenas de notícias (a maioria pode ser lida no nosso arquivo) sobre a urgente compra de caças no Brasil, com as seguidas desculpas e adiamentos oficiais.

Mais uma vez a decisão foi adiada para o fim de 2012, enquanto os aviões da Aviação de Caça brasileira utilizam suas últimas horas de vida útil para manter o mínimo de treinamento de seus pilotos.

A história se repete no Brasil. Nossa Aviação de Caça sempre foi esquecida pelos sucessivos governos, mesmo os militares, com a sempre alegada falta de recursos financeiros para adquirir aeronaves em número suficiente para substituir as aeronaves que iam sendo aposentadas.

No final dos anos 1960, quando os nossos primeiros jatos de combate Gloster Meteor adquiridos em 1953 precisavam de substituição urgente, a solução “tampão” foi adquirir velhos jatos AT-33 da USAF. Eram treinadores T-33 armados, que de tão cansados foram desativados já em 1975.

Imagem

A solução criativa e de baixo custo encontrada para equipar a maior parte dos esquadrões de caça da FAB da época foi dotá-los de um jato de treinamento e ataque, o EMB-326 Xavante, variante do Aermacchi MB-326. Não era um caça verdadeiro, mas era movido a jato e quebrava o galho.

A compra dos Mirage III e dos F-5E salvou a caça no início dos anos 70, mas os aviões tornaram-se obsoletos muito rapidamente. Já na década de 1980, enquanto forças aéreas do mundo inteiro adotavam novas tecnologias em seus caças como os radares multimodo, mísseis de longo alcance, cockpit HOTAS, HUD, RWR etc., a FAB continuava com os sistema de bordo originais e usando canhões e foguetes, tecnologia não muito diferente da empregada na Segunda Guerra Mundial.

Imagem

O desgaste e o atrito dos Mirage III e F-5 obrigou a compra de mais unidades usadas dos seus respectivos países fabricantes. A modernização realizada nos Mirage não contemplou a modernização da aviônica.

O sopro de modernidade na Aviação de Caça foi dado na década de 80 pelo desenvolvimento do AMX, aeronave de ataque desenvolvida em conjunto com a Itália. O AMX introduziu finalmente na FAB o cockpit HOTAS, HUD, RWR e modernas doutrinas operacionais e de gerenciamento.

Mas como alegria de militar brasileiro dura pouco, com a abertura política no País, o AMX sofreu repetidos cortes de verbas que inviabilizaram a sua plena operacionalidade. Somente com a modernização decidida em 2011, 20 anos depois da entrada em serviço do avião, o AMX deverá adquirir plena operacionalidade.

A tão esperada modernização dos sistemas de bordo dos F-5 que deveria ter sido realizada no início dos anos 90, só começou a ser feita em 2003!

Imagem

Os velhos Mirage III já foram desativados, juntamente com os Xavantes. No lugar destes últimos, a FAB colocou em operação o Super Tucano, turboélice de treinamento e ataque, que, em que pesem suas qualidades, tem as limitações de um avião a hélice. Essas limitações, segundo alguns, está atrapalhando a formação dos novos pilotos de caça, pela falta de um jato como o Xavante para fazer a transição para os aviões de primeira linha.

No lugar dos Mirage III, após o cancelamento do programa F-X, foram adquiridos 12 jatos Mirage 2000 C/B usados, que tem seus dias contados na FAB. A modernização dos F-5 prossegue, em mais onze F-5 adquiridos usados da Jordânia.

Imagem

Nossos heróicos F-5 talvez não possam ter sua vida esticada como se imaginava, já que os aviões têm apresentado vários problemas de fadiga, inclusive com a perda da carlinga (canopy) em voo.

Nossa Aviação de Caça está na UTI, dando seus últimos suspiros. O prazo de compra de novos aviões já passou, a janela de oportunidade está se fechando (ou já fechou?) com a crise econômica internacional atingindo o Brasil e a velha prática do “caça tampão”, inaugurada nos anos 1960, talvez tenha que ser repetida.

Brasileiro
Sênior
Sênior
Agradeceu: 242 vezes
Agradeceram: 555 vezes

#66997 Mensagem por Brasileiro » Sáb Jul 21, 2012 12:20 pm

Galera,

Esta noite eu sonhei que estava sendo noticiada na TV a compra de 36 F/A-18 e 1 747 presidencial, tudo da Boeing.

abraços]

----------------
amor fati
Túlio
Site Admin
Site Admin
Agradeceu: 6706 vezes
Agradeceram: 7015 vezes
Contato:

#66998 Mensagem por Túlio » Sáb Jul 21, 2012 12:30 pm

Brasileiro escreveu:Galera,

Esta noite eu sonhei que estava sendo noticiada na TV a compra de 36 F/A-18 e 1 747 presidencial, tudo da Boeing.

abraços]

Brasileiro, quando tiveres PESADELOS, não saias contando, pode dar AZAR... :twisted: :twisted: :twisted: :twisted:

Eu até não tenho nada contra o Super Hornet como caça, para mim excelente, mas depois daquela EDITADO PORQUE ESCREVI BESTEIRA...

:oops: :oops: :oops: :oops:

“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

P. Sullivan (Margin Call, 2011)
Luís Henrique
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1 vez
Agradeceram: 184 vezes

#66999 Mensagem por Luís Henrique » Sáb Jul 21, 2012 12:31 pm

Eu também sonhei a mesma coisa, só que os F-18 eram da Dassault e o 747 da Saab. :lol: :lol: :lol:

Su-35BM - 4ª++ Geração.
Simplesmente um GRANDE caça.
Andre Correa
Sênior
Sênior
Contato:

#67000 Mensagem por Andre Correa » Sáb Jul 21, 2012 12:32 pm

Túlio escreveu:
Brasileiro escreveu:Galera,

abraços]

Brasileiro, quando tiveres PESADELOS, não saias contando, pode dar AZAR... :twisted: :twisted: :twisted: :twisted:

Eu até não tenho nada contra o Super Hornet como caça, para mim excelente, mas depois daquela dos Blackhawks com seus paninhos pretos em volta, estou BEM de pé atrás com esse Povo do Norte...

O sapao já desfez esse mito aqui...

[009]

Audaces Fortuna Iuvat
Túlio
Site Admin
Site Admin
Contato:

#67001 Mensagem por Túlio » Sáb Jul 21, 2012 12:43 pm

Não vi essa: link? :wink: 8-]

“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

Andre Correa
Sênior
Sênior
Contato:

#67002 Mensagem por Andre Correa » Sáb Jul 21, 2012 12:52 pm

Túlio escreveu:Não vi essa: link? :wink: 8-]
viewtopic.php?f=1&t=2114&p=5271912&hili ... o#p5271911

E o alcmartin ainda disse que quem costumava fazer isso eram os franceses:

viewtopic.php?f=1&t=2114&p=5272653&hili ... o#p5272330

[009]

Audaces Fortuna Iuvat
Túlio
Site Admin
Site Admin
Contato:

#67003 Mensagem por Túlio » Sáb Jul 21, 2012 1:02 pm

Editei.

Desculpas a todos, tomei UMASSS CERVASSS ontem e devo estar meio DE RESSACA... :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

Bourne
Sênior
Sênior
Agradeceu: 3 vezes
Agradeceram: 21 vezes

#67004 Mensagem por Bourne » Sáb Jul 21, 2012 1:08 pm

E antes da eleição falavam no fórum que a Dilma ia comprar o Su-35 e entrar no PAK do crescimento. Depois que a vitória da Presidenta seria a senha para aquisição de Rafale. Agora se escolher Boeing para avião presidencial e Super Hornet para FAB terão muito que vão infartar. Ficarão desiludidos e depressivos. Uma crise de identidade.

delmar
Sênior
Sênior
Agradeceu: 214 vezes
Agradeceram: 519 vezes

#67005 Mensagem por delmar » Sáb Jul 21, 2012 5:56 pm

Bourne escreveu:E antes da eleição falavam no fórum que a Dilma ia comprar o Su-35 e entrar no PAK do crescimento. Depois que a vitória da Presidenta seria a senha para aquisição de Rafale. Agora se escolher Boeing para avião presidencial e Super Hornet para FAB terão muito que vão infartar. Ficarão desiludidos e depressivos. Uma crise de identidade.
...e eu vou garimpar em todos os post anteriores à eleição presidencial para encontrar aqueles que prognosticavam as maravilhas que viriam, para as forças armadas, com a eleição da Dilma. Depois vou coloca-los, paulatinamente, por aqui para a humilhação pública dos autores ser completa. :lol: :lol: Esta colocação, dos post é claro, vai ser lenta e dolorosa para os autores. [003] [003] Mas terá um efeito didático, para eles nunca mais acreditarem em promessas eleitoreiras, seja do candidato, seja de seus cabos eleitorais. :twisted:

Todas coisas que nós ouvimos são uma opinião, não um fato. Todas coisas que nós vemos são uma perspectiva, não a verdade. by Marco Aurélio, imperador romano.
Responder