Super Tucano News

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

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Re: Super Tucano News

#2656 Mensagem por dafranca » Sex Jul 13, 2012 10:21 am

Andre Correa escreveu: Imagem

Isso são mesmo marcas de tiro, mas de baixo calibre, ou se for de .50, estava muito distante, e não é motivo para afectar o funcionamento da aeronave...
[009]
So' seria possivel ter esta marcas de tiros em voo, se a aeronave estive-se de cabeca para baixo.




brisa

Re: Super Tucano News

#2657 Mensagem por brisa » Sex Jul 13, 2012 10:23 am

Concordo.




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Re: Super Tucano News

#2658 Mensagem por Skyway » Sex Jul 13, 2012 10:47 am

Ou voando na faca. Mas de qualquer forma, não acredito que essas marcas sejam relevantes.

Pode ter sido abatido sim, por que não? Uma metralhadora 7,62 no lugar certo na hora certa, faz o serviço até com aeronaves a jato, imagina com um ST. E se for .50 então, é quase uma encenação da 2ª guerra mundial.

Agora, não vi por enquanto nas fotos indício algum de algo que possa ter derrubado a aeronave. O que seria mais relevante no momento são as informações seguras do ocorrido. Existiu mesmo uma transmissão interceptada de uma ordem das FARC para derrubar o ST? Algum piloto chegou a ejetar? Os dois? Apenas um?... Perguntas desse tipo, algumas que nunca saberemos a resposta. Só sei de uma coisa, a FAC sabe se a aeronave foi derrubada ou não, eles estavam obviamente em contato direto com os pilotos. Mas se vão falar a verdade ou não, é outra história.

Só sei que as forças armadas colombianas não tem um bom histórico de informar a verdade sobre conflitos com as FARC. Toda hora diminuem os números de soldados mortos em operações.

É esperar pra ver se sai mais informação, ou pano quente em cima.

Ah, e só um detalhe, as marcas de tiro não são no profundor como disseram aí, são no flap.

Um abraço!




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Re: Super Tucano News

#2659 Mensagem por nveras » Sex Jul 13, 2012 11:11 am

dafranca escreveu:
Andre Correa escreveu: Imagem

Isso são mesmo marcas de tiro, mas de baixo calibre, ou se for de .50, estava muito distante, e não é motivo para afectar o funcionamento da aeronave...
[009]
So' seria possivel ter esta marcas de tiros em voo, se a aeronave estive-se de cabeca para baixo.
Impressão minha ou há uma perfuração de tiro na peça ou vegetação que esta bem atrás. A verde, com borda amarela?




Não é nada meu. Não é nada meu. Excelência eu não tenho nada, isso é tudo de amigos meus.
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Re: Super Tucano News

#2660 Mensagem por Skyway » Sex Jul 13, 2012 11:42 am

Aquilo parece ser onde existia um rebite, antes do impacto.




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Re: Super Tucano News

#2661 Mensagem por dafranca » Sex Jul 13, 2012 11:58 am

Noticia do mes passado:
Colômbia: FARC querem adquirir mísseis terra-ar
Por John Otis
18/06/2012

BOGOTÁ, Colômbia — Em 2008, o comerciante de armas russo Viktor Bout, conhecido como o “Mercador da Morte”, foi preso na Tailândia durante uma operação secreta em que agentes antidrogas americanos se passaram por rebeldes colombianos que queriam comprar centenas de mísseis terra-ar.

Isso deu uma excelente matéria de capa, porque há muito tempo, as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (FARC) cobiçam esses mísseis portáteis lançados do ombro, conhecidos como SAMs, para conter a eficaz guerra aérea do governo colombiano contra a guerrilha.

Mas, como mostra a operação na Tailândia, tais mísseis nem sempre são fáceis de serem adquiridos por grupos ilegais armados.

Neste caso específico, controles internacionais mais rígidos, falta de cooperação de governos solidários que possuem SAMs e as dificuldades de manter armamentos sofisticados durante as movimentações pela selva parecem ter evitado que as FARC construíssem uma capacidade antiaérea poderosa. Mas isso tudo não impede a tentativa dos rebeldes.

Jeremy McDermott é codiretor da InsightCrime, um grupo de reflexão que acompanha o crime organizado na América Latina. Ele destaca que o poder aéreo confere uma grande vantagem estratégica aos militares colombianos, com os bombardeios respondendo pelos maiores golpes contra as FARC — tais como as operações que mataram os comandantes rebeldes Raul Reyes e Jorge “Mono Jojoy” Briceño, e o ex-líder máximo Alfonso Cano.

Auerra aérea contínua corrói liderança das FARC

A guerra aérea também atingiu o moral das FARC, levando a deserções em massa. Muitos dos rebeldes desmobilizados afirmam que a vida na selva se tornou insuportável porque eles nunca se sentiam seguros, nem mesmo à noite, devido à possibilidade de serem bombardeados.

“Como uma forma de retaliação, as FARC querem essas armas”, afirma McDermott. “Um míssil Stinger derrubaria qualquer aeronave que a Força Aérea colombiana possui atualmente.”

Nos e-mails recuperados dos computadores dos rebeldes após incursões em seus acampamentos na selva, os comandantes das FARC referem-se constantemente à necessidade de adquirir SAMs. Tais mísseis permitiriam aos rebeldes disparar “fortes ataques contra o poder aéreo inimigo”, escreveu Cano em um e-mail de 16 de agosto de 2009 interceptado pela inteligência militar colombiana.

As FARC parecem ter uma certa capacidade antiaérea, seja ela artesanal ou mais sofisticada.

Os rebeldes são conhecidos por amarrar fios entre topos de montanhas para impedir que aviões fumiguem suas plantações de coca e ópio, as matérias-primas da cocaína e da heroína. Muitas vezes, eles disparam suas potentes metralhadoras .50 contra helicópteros e aviões, mas essas armas são muito imprecisas ao mirar aeronaves militares que se movem rapidamente.

Operações revelam armamentos sofisticados das FARC

Após uma operação em julho de 2008 em um acampamento das FARC, soldados recuperaram três lança-foguetes antitanques AT-4 de fabricação sueca, vendidos pela Suécia aos militares venezuelanos. Isso provocou temores de que o governo populista do presidente Hugo Chávez estaria ajudando a armar o grupo terrorista.

Dois anos depois, a polícia do departamento de Cauca, no sul do país, parou um táxi que transportava dois fuzis Ultramag .50 de fabricação americana capazes de perfurar blindagem e derrubar aeronaves. Segundo a polícia, os fuzis tinham como destino as FARC.

Mas, dada a necessidade estratégica das FARC por mísseis, seu acesso a milhões de dólares provenientes do tráfico de drogas e das extorsões, e suas ligações com o mercado negro de armas internacional, os guerrilheiros pareciam ter um leque de possibilidades de adquirir os SAMs — como fez a Frente Farabundo Martí de Libertação Nacional, de El Salvador, e a resistência afegã Mujahadeen nos anos 80.

Douglas Farah, membro sênior do Centro Internacional de Avaliação e Estudo, com sede na capital americana, diz que os SAMs podem ser comprados no mercado negro das Américas Central e do Sul por cerca de US$ 15.000 (R$ 30.000).

Mas tanto em El Salvador como no Afeganistão, os mísseis chegaram através dos governos amigos durante a Guerra Fria. Os rebeldes salvadorenhos adquiriram os SAMs do governo Sandinista da vizinha Nicarágua, enquanto a CIA, sob a batuta do lendário legislador texano Charlie Wilson, forneceu mísseis de ombro aos rebeldes afegãos que combatiam as forças de ocupação soviéticas.

SAMs ficam mais raros depois do 11 de setembro

Hoje em dia, no entanto, os controles de armas estão mais rígidos. Desde o 11 de setembro, o governo americano está promovendo uma busca e recomprando antigos SAMs da Nicarágua e de outros países por temer que os mísseis sejam usados por terroristas para derrubar aeronaves militares e nacionais, de acordo com Adam Isacson, do Escritório de Washington para Assuntos da América Latina.

Alfredo Rangel, diretor da Fundação de Segurança e Democracia — um grupo de reflexão de Bogotá — diz que, embora os militares venezuelanos tenham comprado inúmeros SAMs da Rússia, o governo Chávez parece ter achado arriscado demais transferir alguns deles para as FARC, embora os e-mails dos rebeldes indiquem que a guerrilha pressionava a Venezuela pelas armas.

As FARC sempre se orgulharam de sua autonomia. Antes de a guerra aérea colombiana começar para valer, os líderes da organização não precisavam tanto dos SAMs e estavam determinados a desenvolver sua própria tecnologia armamentista, segundo o analista político Álvaro Jiménez, de Bogotá.

Durante a grande militarização das FARC na década de 1990, por exemplo, os rebeldes aprenderam a fabricar potentes morteiros e foguetes utilizando cilindros de gás propano, que foram usados contra delegacias de polícia, bases do exército e cidades sem segurança.

A partir de 2000, uma grande ofensiva terrestre do exército, junto com constantes ataques aéreos, reduziu o contingente das FARC de 16.000 para cerca de 8.000. À época, a rede financeira da organização estava espremida, enquanto seu plantel de comandantes de médio escalão altamente treinados — que podiam manusear armamentos sofisticados — foi amplamente reduzido.

Os SAMs podem influenciar o resultado da guerra

Além disso, é difícil manter os componentes do SAM, como baterias, em bom estado na selva quente e úmida colombiana — especialmente quando o grupo terrorista é perseguido pelas tropas do governo. “As unidades das FARC não tem uma localização fixa, então o armazenamento climatizado dos SAMs não seria fácil”, afirma Farah.

Ainda assim, os analistas afirmam que não ficariam surpresos se as FARC um dia adquirirem SAMs. “É apenas uma questão de tempo”, diz Jiménez.

Se isso acontecer, diz Farah, o impacto na guerra colombiana pode se equiparar aos efeitos dos SAMs nos últimos anos da guerra civil de El Salvador. Os mísseis deram aos rebeldes da FMLN um impulso militar e psicológico, e forçaram os pilotos da Força Aérea salvadorenha a mudar seus padrões de voo de ataques diretos relativamente rápidos para voos baixos e rápidos, evitando serem vistos à distância por rebeldes portando SAMs.

Na Colômbia, os SAMs nas mãos dos rebeldes poderiam limitar a capacidade dos militares de perseguir as FARC, deixar e pegar soldados, e manter as linhas de suprimento e a presença de tropas em grandes faixas de território sem estradas.

“Com o tempo, os militares se ajustariam e se recalibrariam”, diz Farah, “mas isso certamente daria fôlego às FARC e lhes abriria espaços operacionais.”
http://dialogo-americas.com/pt/articles ... c-missiles




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Re: Super Tucano News

#2662 Mensagem por henriquejr » Sex Jul 13, 2012 6:20 pm

Só lembrando que os ST da FAC possuem blindagem na nacele dos pilotos e em locais sensíveis. Não creio que tenha sido derrubado por armas leves, nem mesmo por uma .50.




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Re: Super Tucano News

#2663 Mensagem por Dall » Sex Jul 13, 2012 7:35 pm

Penso que se fosse um tiro, mesmo de uma arma de cano curto ela teria atravessado a peça mostrada ou pelo menos perfurado a primeira camada de alumínio que não tem mais do que os 2mm. A resistência deste tipo de peça e dada pelo seu interior, normalmente na forma de colmeia de material composto, seu revestimento de alumínio (que foi amassado mas não perfurado) é tão resistente quando a lataria de um veiculo.

Vejam que existem outras marcas de impactos com menor nível de energia, pra mim isto sugere balins de tungstênio (que estão presentes em MAMPAD ou em munição AA acima de 30mm) ou então fragmentos do próprio avião caso ele tenha sido atingido por um impacto direto, mas se for impacto direto teria que ser algo maior do que uma .50 pela natureza do projeto.




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Re: Super Tucano News

#2664 Mensagem por henriquejr » Sex Jul 13, 2012 7:52 pm

Dall escreveu:Penso que se fosse um tiro, mesmo de uma arma de cano curto ela teria atravessado a peça mostrada ou pelo menos perfurado a primeira camada de alumínio que não tem mais do que os 2mm. A resistência deste tipo de peça e dada pelo seu interior, normalmente na forma de colmeia de material composto, seu revestimento de alumínio (que foi amassado mas não perfurado) é tão resistente quando a lataria de um veiculo.

Vejam que existem outras marcas de impactos com menor nível de energia, pra mim isto sugere balins de tungstênio (que estão presentes em MAMPAD ou em munição AA acima de 30mm) ou então fragmentos do próprio avião caso ele tenha sido atingido por um impacto direto, mas se for impacto direto teria que ser algo maior do que uma .50 pela natureza do projeto.
Analisando as fotos cheguei a mesma conclusão! Até pela forma dos impactos, deixado na fuselagem, dá para perceber que não se trata de impactos de munição FMG. Parece que foi atingido por algum projétil esférico. Creio que deve ter sido estilhaços de uma detonação indireta!




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Re: Super Tucano News

#2665 Mensagem por REGATEANO » Sex Jul 13, 2012 8:19 pm

Igla?




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Re: Super Tucano News

#2666 Mensagem por Carlos Lima » Sex Jul 13, 2012 8:45 pm

Díficil dizer por enquanto.

Parece que a aeronave não pegou fogo no ar e por sinal a pintura está com poucas marcas de queimadura. Do mesmo modo a aeronave não parece que desintegrou no ar ou explodiu já que está toda 'junta' (até aonde dá para perceber).

O que eu li é que pelo menos o piloto ejetou mas atiraram nele depois da ejeção.

Vamos ver o que a liberação de mais informações irá dizer.

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Re: Super Tucano News

#2667 Mensagem por Skyway » Sex Jul 13, 2012 9:15 pm

Gente, isso pode ter sido causado até por pedrinhas do local da queda durante o impacto com o solo, que não foi pequeno.

É o que eu disse e o que o CB disse...é aguardar novas informações, por que por enquanto temos muito "fulano disse isso", "li que aconteceu isso", e teorias por conta de uma foto, mas de concreto mesmo só sabemos que a aeronave caiu e existe a suspeita de ter sido derrubada.

Um abraço!




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Re: Super Tucano News

#2668 Mensagem por Túlio » Sex Jul 13, 2012 9:17 pm

Tá, mas e se derrubaram, e aí? Já derrubaram até AC-130 com MANPADS, se subir pode cair, oras...




“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

P. Sullivan (Margin Call, 2011)
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Re: Super Tucano News

#2669 Mensagem por Carlos Lima » Sex Jul 13, 2012 9:26 pm

Túlio escreveu:Tá, mas e se derrubaram, e aí? Já derrubaram até AC-130 com MANPADS, se subir pode cair, oras...
O problema de derrubar utilizando MANPADS é a conexão "Chavez / FARC".

[]s
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Re: Super Tucano News

#2670 Mensagem por Skyway » Sex Jul 13, 2012 9:30 pm

Túlio escreveu:Tá, mas e se derrubaram, e aí? Já derrubaram até AC-130 com MANPADS, se subir pode cair, oras...
Exatamente, se é uma aeronave de combate, voando em território hostil, está sujeita a ser derrubada. Se fosse pra fabricar aeronaves que não se arriscassem, a EMBRAER estaria montando Aero Boero sob licença, ora bolas.

O que pega é que o ST ta em evidência, em pleno vapor nas vendas, e acabou de cair um em Campo Grande, aí o pessoal já começa a pensar. Tipo, "começaram a cair os Super Tucanos"...rs




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