Leopard 1A5 do EB

Assuntos em discussão: Exército Brasileiro e exércitos estrangeiros, armamentos, equipamentos de exércitos em geral.

Moderadores: J.Ricardo, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
helio
Sênior
Sênior
Agradeceram: 25 vezes

Re: Leopard 1A5 do EB

#4816 Mensagem por helio » Sex Jun 22, 2012 11:03 pm

Bravo escreveu:
helio escreveu: Ricardo
Isto é porque eles foram os unicos a apresentar propostas. Se o MD consultar outros paises sem duvida virão outras propostas, não menos interessantes.

Hélio
Hélio foi o EB que os procurou, ou eles procuraram o EB para a apresentação das propostas?

Desde já, obrigado.
Acho que a KMW foi convidada a participar do seminário, eles aproveitaram e levaram algumas propostas.

Abraços

Hélio

helio
Sênior
Sênior

#4817 Mensagem por helio » Sex Jun 22, 2012 11:11 pm

Ricardo Rosa escreveu:
helio escreveu: Ricardo
Isto é porque eles foram os unicos a apresentar propostas. Se o MD consultar outros paises sem duvida virão outras propostas, não menos interessantes.

Hélio

Boa noite a todos,

Hélio, apesar do projeto ter sido concebido há décadas atrás e dentro de um conceito de operação que não existe mais (cito, a guerra fria), ainda acho o Leopard 1, na sua última versão a A5, um poderoso e válido carro de combate. Como vc sabe, o EB realizou um antigo sonho ao adotá-lo como equipamento padrão nas suas unidades. Na minha opinião, questões como: suporte técnico, padronização, logística, dentre outras, levaram o EB a consultar, primeiramente, com exclusividade, os alemães (acho que estão satisfeitos com o contrato celebrado com a KMW). Diante do exposto, o MD pode até consultar outros países, porém, as propostas, apesar de não menos interessantes, seriam viáveis para a nossa realidade?

Abraços.
Ricardo
Vc tem razão, entretanto temos que lembrar que os produtos da KMW, caso sejam fabricados em conjunto com o Brasil, teremos um grande desafio:
Quem irá fabricar os componentes no Brasil? Eles não tem por enquanto qualquer fornecedor de componentes no Brasil. Os fabricantes de componentes somente interessarão em produzir, caso a linha de montagem seja considerável, caso contrário não será lucrativo.
A propria IVECO teve que barganhar com os fornecedores para conseguir fabricar peças aqui, e só conseguiu pois forçou os fornecedores a aceitar, e eles tiveram que aceitar pois embora não dê lucro, fornecerem outros componentes para toda linha de utilitários e automoveis do conglomerado FIAT
Repare que uma produção de 2044 carros não foi considerado lucrativo para os fornecedores de autopeças.
Como a KMW vai conseguir este intento é ainda uma incógnita.
Por este motivo, não vejo a KMW como a opção mais obvia, podem surgir outras opções pois os desafios são grandes.

Abraço
Hélio

RobsonBCruz
Sênior
Sênior
Agradeceu: 464 vezes
Agradeceram: 260 vezes

#4818 Mensagem por RobsonBCruz » Sex Jun 22, 2012 11:13 pm

Paulo Bastos escreveu:M60? Leopard 1V? Volta dos M41? Guepard?????

Caras, está muito frio!!!!! :lol:

Agora o mistério se desfaz. Leiam o que rolou no seminário: Jornada Doutrinária CMS

O importente: As propostas da KMW

1ª. Aquisição de um lote de blindados KMW Boxer 8X8, equipados com canhão de 105mm, a qual foi recusada pelo fato de se entender que o veículo do RCB deverá ser sobre lagartas;

2ª. Adquirir um lote de CC Leopard 2A4, de segunda mão, e recuperados pela KMW, nos mesmos moldes dos 1A5, que seriam transferidos para os RCC, enquanto que os 1A5 passariam para os RCB. Isso também foi declinado pela quase unanimidade dos presentes, devido ao alto custo operacional e pelas dimensões desses veículos (Leia-se, os comandantes das unidades de cavalaria. Essa vai ter muita gente querendo morrer, mas eu cantei essa pedra! :D );

3°. Adquirir mais um lote de 120 CC Leopard 1A5, de segunda mão, metade oriunda dos estoques ainda existentes na Alemanha (informação que causou surpresa, pois teoricamente não existiria mais nenhum) e o restante de um terceiro país (provavelmente Grécia, Itália ou Turquia), que também seriam recuperados pela KMW, como os atuais. Esta oferta foi a que mais agradou;

4º. E, a mais surpreendente, o desenvolvimento conjunto, entre a KMW e o EB, nos moldes do PFBMR, e a fabricação, lá em Santa Maria, de uma nova família de blindados sobre lagartas (Parabens Alcantra), incluindo um CC médio (40/45 toneladas), equipado com um canhão de 105mm, que teria um alto grau de comunidade de peças com o Leopard 1. Para melhor ilustrar foram apresentados slides sobre uma proposta similar apresentada no passado.

Imagem
Carro conceito apresentado pela KMW como SUGESTÃO. Derivado de um projeto dos anos 90.

Pergunta: Quem ficou PUTO??? E MUITO PUTO????

Comentários????

Detalhe: o Guepard não deve ser adotado, a notícia completa sai mais tarde.

Abraços,
Paulo Bastos
Primeiramente, parabens ao Paulo Bastos e ao Hélio pela cobertura do Seminário e nos trazer em primeira mão o que foi apresentado.

Particularmente fiquei feliz com as 4 propostas e com a pá de cal nos Guepard.

Porém, o fato é que foi um seminário promovido pelos usuários (as unidades blindadas da 3ªDE) e não pelo ODS (o EME) responsável pelo planejamento estratégico do EB. Ou seja, não se discutiu qual a melhor organização e dotação, mas qual o melhor substituto para os Leo 1Be.

Dessa forma, fica muito fácil entender que a 3ª proposta tenha sido a melhor aceita, visto que o desejo natural dos comandantes dos RCB é ter o mesmo equipamento dos RCC.

A pergunta que insisto é por que ter essa organização, com apenas 2 brigadas blindadas concentrando 4 RCC e 4 BIB e ter outros 4 RCB, um em cada brigada de cavalaria mecanizada?

Por que essas BdaCavMec precisam ter um RCB?
Unidade de choque da brigada? Qual é a unidade de choque das Brigadas Stryckes?

O Jauro já expôs em outro tópico as vantagens desvantagens das organizações blindadas quaternárias e terciárias.

Até o momento tenho o sentimento que o ideal seria uma organização com 4 brigadas blindadas terciárias, concentrando as 12 unidades blindadas, enquanto que as brigadas mecanizadas não teriam unidades blindadas.

Assim, a 3ª proposta (mais Leo 1A5) é necessária para padronizar as unidades blindadas, evoluindo-se, em seguida, para a 4ª proposta (nova família BSL). Mas a 1ª proposta, só que com um veículo desenvolvido a partir da família Guarani, seria necessária para equipar as brigadas mecanizadas.

knigh7
Sênior
Sênior
Agradeceu: 2156 vezes
Agradeceram: 2739 vezes

#4819 Mensagem por knigh7 » Sáb Jun 23, 2012 12:37 am

4º. E, a mais surpreendente, o desenvolvimento conjunto, entre a KMW e o EB, nos moldes do PFBMR, e a fabricação, lá em Santa Maria, de uma nova família de blindados sobre lagartas, incluindo um CC médio (40/45 toneladas), equipado com um canhão de 105mm, que teria um alto grau de comunidade de peças com o Leopard 1. Para melhor ilustrar foram apresentados slides sobre uma proposta similar apresentada no passado.

http://www.tecnodefesa.com.br/materia.php?materia=238
Mas será que o EB prefereria mesmo um projeto de um novo MBT com canhão de 105mm??

Já que seria um novo projeto, que substituiria todos os CC atuais, a questão dessa comunalidade de calibre somada a uma potência menor de penetração, me faz pensar que não seria interessante a manutenção do 105mm num eventual projeto nacional.

mat
Júnior
Júnior

#4820 Mensagem por mat » Sáb Jun 23, 2012 12:47 am

Alguem consegue traduzir o nome das versões da familia de blindados oferecida ao EB , ta tudo em alemão e a imagem do site ta muito pequena , não da pra ver .

Luís Henrique
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1 vez
Agradeceram: 184 vezes

#4821 Mensagem por Luís Henrique » Sáb Jun 23, 2012 2:11 am

helio escreveu:
Lord Nauta escreveu:

Prezado Colega,

O Meu texto se refere a um quadro hipotético ideal, se for considerada a penúria das FFAA's nacionais. Estou aceitando o fato que não e possível hoje para o EB ter mais que Leo 1A5. Sendo assim defendo que o inventário seja então ampliado. Quanto aos 21 milhões de Euros em cinco anos para a 6ª potencia econômica do mundo, em minha opinião e dinheiro de ''cachaça''. O colega tem as mesmas informações que todos temos de quanto o GF destina as ONG's de nosso Brasil varonil. Penso que mais alguns milhões de Euros para manutenir uma desejável expansão das forças blindadas não seja impossível. Caso seja e melhor seguirmos o exemplo da Holanda.....e ACABOU.

Sds

Lord Nauta
Prezado Paulo
Vc pode considerar como dinheiro de cachaça, que o nosso dinheiro é mal distribuido, e blá blá blá
Eu trabalho num cenário realista, aonde o EB tem prioridades bem definidas, e muito antes de ficar reinvidicando mais Leopard 1A5, tem outras. Resumindo: o EB não vai ficar gastando cartucho junto ao MD para equipar RCB.
O EB NÂO ACABA com uma simples desativação temporária de 3 RCB, ele é muito maior do que isto.
Não discuto sonhos aqui, parto sempre de um cenário real.
Não quero ficar discutindo aqui EDIT MOD - Túlio que sonham com trocentos CC ( tem uma mensagem do Luis Henrique falando em 800 Leo)
Por favor parem com sonhos, com toda sinceridade, se é para ficar EDIT MOD - Túlio aqui prefiro declinar a minha participação no forum.
Podemos discutir inumeros temas, mas por favor partindo de um cenário real.

Um abraço
Hélio
Podemos discutir inúmeros temas.
Não podemos, então, discutir a quantidade ideal de carros de combate que o exército brasileiro deveria ter?

Su-35BM - 4ª++ Geração.
Simplesmente um GRANDE caça.
Luís Henrique
Sênior
Sênior

#4822 Mensagem por Luís Henrique » Sáb Jun 23, 2012 2:17 am

helio escreveu:
Andre Correa escreveu: Boa noite Hélio, desculpe intervir, mas como usuário, e não como moderador, digo-lhe que não pode retirar quaisquer direitos aos colegas sobre discussões, pois não somos um fórum oficial do Exército, nem de qualquer instituição ou empresa, portanto, a participação é livre e espontânea para todos, desde que tenha seu registo válido.

Àqueles que possuem uma posição privilegiada, e tem acesso a mais informações que os demais, um pouco de humildade ajuda, e muito, para que aqueles que não tem o mesmo acesso, possam trocar suas ideias, sem ser cerceados de seus direitos, assim como lhe foi dado o direito, aquando do seu registo, para aqui discutir.

Por isso peço encarecidamente a todos que sintam-se livres para discutir e opinar da maneira que desejem, desde que em concordância com as regras.

Cumprimentos ao colega Hélio e a todos os demais.

[009]
André
Discutir é uma coisa, uma outra coisa é ficar sonhando e ficar protestando por que seu sonho não é realizado.
Isto é puro desperdicio de tempo. Se é para discutir aspectos construtivos a partir de fatos reais contem comigo, mas sinceramente não tenho mais paciencia para ficar discutindo assuntos do tipo o ideal é ter trocentos caças, trocentos sub nucleares, trocentos carros de combate.
A palavra que vcs censuraram ilustra de forma exata este tipo de atitude.
Não estamos discutindo com leigos, pois parece que a maioria aqui tem conhecimento em assuntos militares, sendo assim fica totalmente fora do contexto postar aqui aspectos utópicos.
Repito: se é para discutir assuntos a partir de um cenário real contem comigo, caso contrário esta discussão é pura perda de tempo e prefiro retirar-me

Hélio
Olha Hélio, se é para discutir APENAS o que o Brasil tem em suas forças armadas. Ou o que o governo adquire ou aprova para as forças armadas. Ai você continuará o seu debate realista com pouquíssimas pessoas. Por que isso sim tira qualquer um do sério.
Não podemos discutir sobre números? Sobre modelos? Discutir sobre comparativos com outros países?
Por quê a Arábia Saudita pretende comprar 800 carros de combate NOVOS e MUITO caros e o Brasil não pode ter 800 carros de combate USADOS E BARATOS?
É sonho? pode ser. Mas acha mesmo algo tão irreal?
Falei em 800 de forma generalizada, apenas por causa do exemplo saudita.
Falei isto porque disseram que os 120 Leo1A5 propostos pela KMW seria QUASE IMPOSSÍVEL de ser aceito, que a quantidade seria MUITO MENOR.
Você me perguntou o que eu faria com 800 MBT. Quantos RCC, RCB, etc. Eu te pergunto, se vamos adquirir uma miséria de Leo1A5 para utilizar nos RCB, como vai ficar, vamos operar com 12 unidades em cada um???

Su-35BM - 4ª++ Geração.
Luís Henrique
Sênior
Sênior

#4823 Mensagem por Luís Henrique » Sáb Jun 23, 2012 2:50 am

helio escreveu:
Andre Correa escreveu: O colega Hélio percebeu-me mal.

Como chama-se o nosso Fórum? Fórum Defesa Brasil, ou seja, cá discutimos todos assuntos ligados a Defesa, entre outros, e não existem limites entre o que se discute.

O Hélio percebe muito bem do assunto, tem acesso a informações que a grande maioria não tem, e por isso chateia-se em discutir assuntos que lhe parecem inoportunos, que não lhe são de interesse, mas não cabe ao colega dizer o que devem discutir ou não, muito menos utilizar-se de palavras de baixo calão, pois estamos num Fórum civilizado, e com regras, e nas últimas postagens, o único que foi contra essas regras foi o Hélio, daí ter sido necessário, mesmo sendo todos nós adultos e maduros, a intervenção de um Moderador numa postagem sua.

Se deseja participar da discussão, e se lhe é de interesse participar, está livre para tal, pois é para isso que o espaço está aberto, mas não pode, de maneira alguma, dizer sobre o que vamos discutir, nem utilizar da prerrogativa de ausentar-se do debate, caso lhe contrariem.

O espaço é para todos, e não para os interesses do Hélio, percebeu?

Cumprimentos.

[009]
André
Desculpe me , mas a forma que vc está generalizando é totalmente equivocada. Assim como o forum é aberto, existem também regras. O que está se postando se chama Trollagem, posta-se coisas completamente sem nexo descaracterizando completamente o teor do que está sendo discutido.
Uma das pessoas que postou e que me provocou tal atitude, se trata de um profissional da midia da área de defesa, portanto pelo amplo conhecimento que possui da realidade das FA brasileiras , o tipo de comentário que postou é totalmente fora de questão.
Isto é um forum livre, mas nem por isto fico postando absurdos.

Querem discutir sobre estes temas? OK vamos lá:
Sr Luis Henrique
-Como chegou a este numero de que o Brasil necessita no mínimo 800 Leopard 1A5?
- Quantos Regimentos de Carros de Combate e Regimentos de Cavalaria Blindada serão necessários para mobiliar com 800 CC?
- Qual é o custo de cada unidade desta?Custo de implantação, de operação, etc...
-Quantos homens serão necessários para equipar estas unidades?

Sr Nauta
Tendo em vista que é sua TESE como vc afirmou, com certeza deverá ter respostas para os meus questionamentos:
-Como pretende conseguir verba, destas destinadas para ONGs e repassar para o EB para comprar os Leo 1A5?
- Como se pretende justificar a compra destes sonhados Leo 1A5 e conseguir que o Executivo aloque verba para estes tão prioritários Carros de Combate?

Hélio
Hélio, como eu já respondi, foi um número genérico apenas pelo comparativo com a RECENTE notícia de que os sauditas querem 800 Leo2A7 novos.

Mas vamos lá.
Pelo que pesquisei:

temos 220 Leo1A5.
para 800 (viagem minha) faltam 580 unidades.
Pelo preço que pagamos estes 580 custariam cerca de U$ 145 mi (ou seja, 1 caça do FX2 ou uma pequena fração do preço de UM scorpene da MB)

Pelo preço que publicaram o contrato com a KMW para manutenção dos 220 Leo1A5 que é de 21 mi de euros por 5 anos.
Para os 580, sem desconto, sairia por 55 mi de euros.
Ou seja, 11 mi por ano.

Cada Leo1A5 é operado por 4 pessoas.
800 x 4 = 3.200 homens fora pessoal de apoio, manutenção, etc.
Para um exército com cerca de 200 MIL homens, não vejo problemas. Não vai precisar aumentar o EB por causa disto.

Com relação a quantidade, tirando EUA, Rússia e China que operam VÁRIAS vezes isto. Vemos os grandes emergentes e até países BEM menores adquirindo quantidade BEM maiores de MBTs.

Turquia mais de 4.000 e vão construir 1.000 unidades do novo CC baseado no K2 sul-coreano
Israel possui mais de 3.000
Japão possui cerca de 1.000
A Índia possui mais de 3.000
O Irã possui quase 2.000
Taiwan possui 2.000
Paquistão possui 2.500
Egito possui quase 4.000
Arábia Saudita possui 1.200 e quer adquirir mais 800 novos Leo2a7
Coréia do Norte possui mais de 5.000

Vamos para os nossos vizinhos
A Venezuela possui cerca de 300 (está adquirindo novos CCs da Rússia)
O Chile mais de 200 (operam leo2A4 mais novo e moderno que o leo1A5)
A Argentina quase 300

O Brasil vai ficar com 220???

Em tamanho territorial, populacional e economia representamos o MESMO que nossos 12 vizinhos JUNTOS.
Vamos possuir a mesma quantidade que eles?
Ou pior, uma quantidade INFERIOR à deles?
Ainda mais utilizando um modelo inferior?

Por isto eu disse, já que vamos de Leo1A5 que é MAIS BARATO que o 2A4 e que é MUITO MAIS BARATO que um CC novo, devemos adquiri-lo em maior quantidade.

Não gostou? Tudo bem.
Toma um suco de maracujá.

Su-35BM - 4ª++ Geração.
U-27
Sênior
Sênior
Agradeceu: 21 vezes
Agradeceram: 16 vezes

#4824 Mensagem por U-27 » Sáb Jun 23, 2012 9:58 am

não há como discordar disso, fatos são fatos, mas um ponto, aonde vamos conseguir achar 580 leo 1 usados a venda?

"A religião católica contém a Verdade total revelada por Deus e não dizemos isso com arrogância nem para desafiar ninguém. Não podemos diminuir esta afirmação" Dom Hector Aguer

http://ridingaraid.blogspot.com.br/ meu blog
Paulo Bastos
Sênior
Sênior
Agradeceu: 80 vezes
Agradeceram: 262 vezes
Contato:

#4825 Mensagem por Paulo Bastos » Sáb Jun 23, 2012 10:22 am

Caríssimos,

Fiquei afastado do fórum cerca de 1 dia e voltei cheio de gás para discutir sobre as propostas da KMW, principalmente sobre a proposta de se projetar e construir um blindado no Brasil, proposta que vai de encontro ao que o EB já estuda a cerca de 4 anos, mas o que vejo aqui? Sandices, fantasias e total desconhecimento daquilo que muito se propõem a discutir de maneira séria. A volta de FeBeAPá. Isso é realmente Brochante!!!!
Luís Henrique escreveu:Hélio, como eu já respondi, foi um número genérico apenas pelo comparativo com a RECENTE notícia de que os sauditas querem 800 Leo2A7 novos.

Mas vamos lá.
Pelo que pesquisei:

temos 220 Leo1A5.
Pelo preço que pagamos estes 580 custariam cerca de U$ 145 mi (ou seja, 1 caça do FX2 ou uma pequena fração do preço de UM scorpene da MB)

Pelo preço que publicaram o contrato com a KMW para manutenção dos 220 Leo1A5 que é de 21 mi de euros por 5 anos.
Ou seja, 11 mi por ano.

Para um exército com cerca de 200 MIL homens, não vejo problemas. Não vai precisar aumentar o EB por causa disto.

Com relação a quantidade, tirando EUA, Rússia e China que operam VÁRIAS vezes isto. Vemos os grandes emergentes e até países BEM menores adquirindo quantidade BEM maiores de MBTs.

Turquia mais de 4.000 e vão construir 1.000 unidades do novo CC baseado no K2 sul-coreano
O Irã possui quase 2.000
Taiwan possui 2.000
Paquistão possui 2.500
Egito possui quase 4.000

A Argentina quase 300

Em tamanho territorial, populacional e economia representamos o MESMO que nossos 12 vizinhos JUNTOS.

Por isto eu disse, já que vamos de Leo1A5 que é MAIS BARATO que o 2A4 e que é MUITO MAIS BARATO que um CC novo, devemos adquiri-lo em maior quantidade.

Não gostou? Tudo bem.
Toma um suco de maracujá.
Esse tipo de argumento, chamado de pesquisa (só se for de colegial) que falo.

Você sabe o que é necessário para se operar uma unidade blindada? Provavelmente não tem idéia.

Fez uma "conta de Padeiro" mas não tem idéia do que é necessário para se operar um único RCC (unidades logísticas, comunicações, engenharia, mas um calhamaço de coisas).

Poderia me informar onde iriamos “intruduzir” 800 MBT?
Saberia me dizer para que precisamos de 800 MBT, se não temos nem AAe para protege-los?
Poderia me dizer “Se” o EB quer 800 MBT?

Provavelmente não, você quer é que se tenha uma porrada de MBT para que possa ver desfiles de 7 de setembro em todas as cidades do Brasil. Como eu disse, achas que defesa é um jogo de “Super-Trufo”.

Acho que eu é que vou tomar esse suco, pois cansei dessas babaquices.....

“O problema do mundo de hoje é que as pessoas inteligentes estão cheias de dúvidas e as idiotas cheias de certezas” – Henry Charles Bukowski jr
Matheus
Sênior
Sênior
Agradeceu: 341 vezes
Agradeceram: 432 vezes

#4826 Mensagem por Matheus » Sáb Jun 23, 2012 10:25 am

Paulo,

quais seriam as características desejadas pelo EB referente a 4ª proposta? qual a quantidade de CCs que o EB julga necessário?

U-27
Sênior
Sênior
Agradeceu: 21 vezes
Agradeceram: 16 vezes

#4827 Mensagem por U-27 » Sáb Jun 23, 2012 10:28 am

Poxa paulo, ele apenas expos o ponto, se ta errado, explique sem ser mal-educado, ninguem é obrigado a ser mestre em doutrina militar aqui...

"A religião católica contém a Verdade total revelada por Deus e não dizemos isso com arrogância nem para desafiar ninguém. Não podemos diminuir esta afirmação" Dom Hector Aguer

http://ridingaraid.blogspot.com.br/ meu blog
helio
Sênior
Sênior

#4828 Mensagem por helio » Sáb Jun 23, 2012 10:56 am

[quote="Luís Henrique
Querem discutir sobre estes temas? OK vamos lá:
Sr Luis Henrique
-Como chegou a este numero de que o Brasil necessita no mínimo 800 Leopard 1A5?
- Quantos Regimentos de Carros de Combate e Regimentos de Cavalaria Blindada serão necessários para mobiliar com 800 CC?
- Qual é o custo de cada unidade desta?Custo de implantação, de operação, etc...
-Quantos homens serão necessários para equipar estas unidades?

Sr Nauta
Tendo em vista que é sua TESE como vc afirmou, com certeza deverá ter respostas para os meus questionamentos:
-Como pretende conseguir verba, destas destinadas para ONGs e repassar para o EB para comprar os Leo 1A5?
- Como se pretende justificar a compra destes sonhados Leo 1A5 e conseguir que o Executivo aloque verba para estes tão prioritários Carros de Combate?

Hélio[/quote]

Luis Henrique
As minhas respostas estão em azul

Hélio, como eu já respondi, foi um número genérico apenas pelo comparativo com a RECENTE notícia de que os sauditas querem 800 Leo2A7 novos.

Mas vamos lá.
Pelo que pesquisei:

temos 220 Leo1A5.
Errado: pelos seus calculos cada cc custaria U$250mil (já reformados). Nós pagamos 40mil euros cada + U$500mil pela reforma por cada Leo 1A5.
Não é parametro comparar preço de submarino por preço de CC. A necessidade de mais CC para mobiliar os RCB é uma necessidade secundária, pois para o EB o principal objetivo da cavalaria é conseguir treinar e operacionalizar, manter um alto indice de operacionalidade dos CC dos RCC.
O EB está cansado de cometer os mesmos erros de possuir OM com quantidade de equipamento e baixa operacionalidade. Cobertor é curto? Sim, mas está sendo feito de forma gradual e com planejamento adequado dentro do que é possivel

Ou seja, 11 mi por ano.
Errado: A quantidade de CC com manutenção é apenas um dos parametros para o calculo. O principal está no numero de unidades que a fábrica(no caso a KMW) deve servir para oferecer a garantia.
Por que vc acha que o EB abriu mão de ceder parte dos Leo 1A5 para os RCB? Como vc sabe, inicialmente o plano era transformar os RCC em terceários cedendo 4 esquadrões de 1A5 para os RCB. Este plano foi cancelado pois os custos da garantia iriam ficar inviáveis.
Quanto iria custa para 580 CC? Não tenho idéia, mas tenho certeza que o seu calculo é simplista.

Errado: Não basta apenas calcular o numero de tripulantes e de mecanicos para chegar neste numero. É preciso calcular o numero de OM que o EB teria que implantar para operar este numero de CC. Cada Regimento de Cavalaria- RCB possui em média 600 militares, envolve esquadrões de serviços que não operam CC mas sim veiculos de apoio. Alem do esquadrão de apoio, cada RCB tem 2 esquadrões de VBTP, teriamos que adquirir também centenas de VBTP para compor os novos RCB.
Vc pode calcular quantos regimentos seriam necessários para operar os 580 Leo 1A5?
Vamos considerar a sua afirmação de que a operacionalização de 580 Leo 1A5 não iria aumentar o contingente de 200 mil homens do EB, e que bastariam 3200 homens(fora pessoal de apoio e manutenção,etc..) . Vc está deduzindo então que temos 3200 militares que estão ociosos no EB? Temos esta gordura?

O Irã possui quase 2.000
Taiwan possui 2.000
Paquistão possui 2.500
Egito possui quase 4.000

A Argentina quase 300

Veja como o seu ponto de vista é simplista. VC gosta de citar numeros, mas que tal também citar numeros de paises europeus que estão diminuindo drasticamente seus CC? Que tal citar paises de primeiro mundo que está simplesmente destivando todos os seus CC?
Vc quer comparar a nossa pátria com paises que são belicosos, que tem complexo de inferioridade, que tem um montão de equipamentos de primeira linha mas operados por mercenários?
Vc conhece o Chile? (o pais todo, não é só Santiago e Valparaiso) Conhece a geografia daquele pais? Sabe como é o Teatro de Operações daquele pais. Eu sei, já estive visitando os TO
Vc conhece a Argentina? ( o pais inteiro, não é só conhecer Buenos Aires , Bariloche, shows de tango e as fábricas de casaco de couro) Conhece a sua geografia? Sabe como é o Teatro de Operações? Eu conheço este pais inteiro de cabo a rabo
Vc conhece o Brasil? Sabe quanto temos de fronteira seca que é propicio para utilizar os CC? Eu conheço o nosso pais inteiro, já estive em todos os Estados da federação
Vc conhece a Venezuela? Conhece a politica vigente? Eu conheço o pais e sei muito bem os TO favoráveis e sei também que existe um excedente de material bélico no pais.

Não gostou? Tudo bem.
Toma um suco de maracujá.[/quote][/quote][/quote]
Adoro tomar suco de maracujá, para vc recomendo fosfato, pois ajuda a raciocinar melhor, e já que vc gosta de um sonho, ela pode ser encontrada nas melhores padarias e confeitarias do pais , mas cuidado pois tem colesterol alto!

Hélio

EDSON
Sênior
Sênior
Agradeceu: 65 vezes
Agradeceram: 335 vezes

#4829 Mensagem por EDSON » Sáb Jun 23, 2012 11:18 am

helio escreveu:Bravo
É evidente que a KMW quer faturar mais, oferecendo maior cobertura de assistencia técnica e vender mais CC. É evidente também que os comandantes dos RCB desejam receber os Leo 1A5
Com todo respeito, mas escrever obviedades como estas que todos aqui sabem e afirmar que com isto prova que a sua tese é correta, então que raio de tese é esta?

Será que preciso reiterar que querer não quer dizer poder?

Se isto não é troll, o que é????

Um abraço

Hélio
Hélio não achei onde você explanou que viu os leo II em treinamento na Alemanha então peguei esta fala sua para lhe encher o saco. :lol:

Tem como você fazer uma matéria ou texto para nós pois seria um fato inédito não se encontra isto por aí na internet e principalmente o que tange a logística do evento.

helio
Sênior
Sênior

#4830 Mensagem por helio » Sáb Jun 23, 2012 11:27 am

Luís Henrique escreveu:
helio escreveu: André
Discutir é uma coisa, uma outra coisa é ficar sonhando e ficar protestando por que seu sonho não é realizado.
Isto é puro desperdicio de tempo. Se é para discutir aspectos construtivos a partir de fatos reais contem comigo, mas sinceramente não tenho mais paciencia para ficar discutindo assuntos do tipo o ideal é ter trocentos caças, trocentos sub nucleares, trocentos carros de combate.
A palavra que vcs censuraram ilustra de forma exata este tipo de atitude.
Não estamos discutindo com leigos, pois parece que a maioria aqui tem conhecimento em assuntos militares, sendo assim fica totalmente fora do contexto postar aqui aspectos utópicos.
Repito: se é para discutir assuntos a partir de um cenário real contem comigo, caso contrário esta discussão é pura perda de tempo e prefiro retirar-me

Hélio
Olha Hélio, se é para discutir APENAS o que o Brasil tem em suas forças armadas. Ou o que o governo adquire ou aprova para as forças armadas. Ai você continuará o seu debate realista com pouquíssimas pessoas. Por que isso sim tira qualquer um do sério.
Não podemos discutir sobre números? Sobre modelos? Discutir sobre comparativos com outros países?
Por quê a Arábia Saudita pretende comprar 800 carros de combate NOVOS e MUITO caros e o Brasil não pode ter 800 carros de combate USADOS E BARATOS?
É sonho? pode ser. Mas acha mesmo algo tão irreal?
Falei em 800 de forma generalizada, apenas por causa do exemplo saudita.
Falei isto porque disseram que os 120 Leo1A5 propostos pela KMW seria QUASE IMPOSSÍVEL de ser aceito, que a quantidade seria MUITO MENOR.
Você me perguntou o que eu faria com 800 MBT. Quantos RCC, RCB, etc. Eu te pergunto, se vamos adquirir uma miséria de Leo1A5 para utilizar nos RCB, como vai ficar, vamos operar com 12 unidades em cada um???
Luis Henrique
O debate não é para pouquissimas pessoas. ela é ampla, o que estou questionando é se o que está se escrevendo é pertinente com o teor discutido. O que estou questionando é se em meio a uma discussão construtiva, pode-se fazer questionamentos totalmente oniricos.
Quando eu participo de um forum, que é aberta, e caso não tenho conhecimento do tema, eu procuro aprender, ao invés de soltar devaneios.
Eu afirmei que a oferta era quase impossivel de ser aceita, pois me baseei nos investimentos e prioridades que o EB está fazendo. O MD já recusou inumeras propostas que aos olhos de entusiastas e leigos parece um ótimo negócio, mas na verdade não é.
Ao adquirirmos por exemplo os Leo 1A5 da Itália, iremos cometer os mesmos erros que cometemos quando adquirimos Leo 1Be na década de 90. Eles estão em péssimo estado.
Ao contrário de muitos foristas aqui, eu não me surpreendi do mau estado dos Leo 1A5 pelas excelentes fotos que o Eligio enviou. Ferrugens? Agua no compartimento do motor? Isto não é nada para um CC que permaneceu quase 30 anos parado. Deixe seu carro parado por 30 anos e me digam depois o estado que ficou.
Os da Itália, ao contrario dos da Alemanha estão muito mais usados, e estão realmente em mau estado. Se vc fosse italiano, venderia somente os de melhor estado para um terceiro país? Só se for um lesa patria.
Respondendo a sua pergunta dos RCB, diante a situação que se encontra, sugiro uma das 3 alternativas:
1) já que a reforma de cada Leo 1Be custaria R$200 mil, vamos injetar dinheiro e ao invés da verba de apenas R$2 milhões, gastar R$7,2 milhões(U$3,6 milhões) e recolocar os 36 previstos em operação. Solução caseira e mais economica.
2) Vamos reformar os M60A3 TTS e padronizar os RCB com este equipamento, sobressalentes não faltam( ao contrario dos Leopard 1)
3) Vamos destivar temporariamente 2 RCB

Hélio

melhor destivar temporariamente

Responder