FÉ, Religião, Igreja, Razão, Ciência
Moderador: Conselho de Moderação
- gingerfish
- Sênior
- Agradeceram: 84 vezes
Re: FÉ, Religião, Igreja, Razão, Ciência
Sávio, como eu disse, no fim do texto eu escrevi que 'os espíritas se acham fodões'. Já fui a palestras espíritas e, antes da metade, saí!
Espero que leia e goste das informações. É um caso realmente complicado entrar nessas linhas porque, às vezes, você diz às pessoas que 'querem educação', e elas negam isso... Que são os fundamentalistas evangélicos... Eles querem, querem e querem a educação, porque querem, mas não aceitam que isso seja 'educação', isso não pode fazer parte do corpo de verdades que libertam. Eu tenho amigos que creem piamente que realmente, o livro de Gênesis é verdade, que a Bíblia, COMO UM TODO, é a palavra de Deus. Por isso, foi tão importante descobrir 'quando foram introduzidos os capítulos na Bíblia', e justamente ver que aquilo veio com finalidades didáticas... Aí, falam de um livro e de outro, misturam tudo! Incrível!
Espero que leia e goste das informações. É um caso realmente complicado entrar nessas linhas porque, às vezes, você diz às pessoas que 'querem educação', e elas negam isso... Que são os fundamentalistas evangélicos... Eles querem, querem e querem a educação, porque querem, mas não aceitam que isso seja 'educação', isso não pode fazer parte do corpo de verdades que libertam. Eu tenho amigos que creem piamente que realmente, o livro de Gênesis é verdade, que a Bíblia, COMO UM TODO, é a palavra de Deus. Por isso, foi tão importante descobrir 'quando foram introduzidos os capítulos na Bíblia', e justamente ver que aquilo veio com finalidades didáticas... Aí, falam de um livro e de outro, misturam tudo! Incrível!
A vida do homem na Terra é uma guerra.
Jó 7:1
Jó 7:1
- LeandroGCard
- Sênior
- Agradeceu: 69 vezes
- Agradeceram: 812 vezes
Ginger, na verdade eu não sou ateu, eu até acho bastante provável que exista alguma inteligência superior que tenha criado ou pelo menos organizado o universo à partir de um meta-universo primordial, onde esta própria inteligência teria uma existência atemporal (ou seja, eterna pelo nosso ponto de vista). O Princípio Antrópico não permite excluir esta possibilidade, embora exista pelo menos uma outra, a de existirem múltiplos universos diferentes e o nosso ser organizado como é por pura coincidência. Mas como temos tantas evidências objetivas destes infinitos universos quanto de Deus, não dá para tomar uma decisão honesta entre as duas alternativas, e portanto eu não faço isso. Isso me classifica como agnóstico.gingerfish escreveu:Senhores, fiz um estudo sério. Tudo que eu faço, eu faço seriamente, mas adiciono um pouco de brincadeira e, por isso, alguns possam a vir ter aversão a minhas falas.
No entanto, estou caçando informações. Se elas chegarem, compartilhá-las-ei com os senhores.
À medida que forem chegando, eu adiciono.
Leandro, você é homem, cara. A gente vê que você se comunica bem, você tem seu intelecto desenvolvido, você, provavelmente, deve ter 'idade', experiência, bagagem, e está sempre aí, com pontos de vista, parece-se um 'general em campo', para defender seus exércitos de ideias etc. É claro que não vou seu eu que vou conseguir convencer você a acreditar em Deus... E eu nem vou fazer isso, porque, tentar fazer isso pode significar encher o seu saco, perder o meu tempo e ficar como inconveniente.
Fique com as suas verdades, porque, não sei por quê, mas elas te convêm. No entanto, à medida que eu for achando informações, eu estarei postando aqui.
É um caso semelhante, por exemplo, outro dia eu entrei em uma livraria e comecei a conversar com um senhor de 69 anos, sobre o problema na Argentina, porque ela se opunha aos Estados Unidos, porque este dizia que a Argentina 'feria a ética internacional'. O cara disse que "em duas palavras eu descrevo a presidenta da Argentina - 'que merda'". Cara, eu, com 28 anos vou conseguir mudar a cabeça de um cara de 69 anos, que é dono de uma livraria; um cara que 'lê'? Que vê jornais? Só o próprio Deus... Se é que Ele existe... Porque, quando eu falar aqui, eu vou passar pelo crivo do 'pode ser assim', embora eu tenha provas da existência de um mundo espiritual, mas não tenho como provar exteriormente, pois são paradas que ocorrem nas surdinas...
[[]]'s Danilo!
Mas mesmo que esta inteligência superior criadora exista, eu pessoalmente não vejo absolutamente nenhum motivo para acreditar que ela tenha alguma coisa a ver com algum Deus descrito em qualquer texto sagrado de qualquer religião, inclusive a bíblia cristã. Não apenas não existem critérios objetivos para se determinar a ascendência de qualquer texto sagrado sobre todos os demais (e existem muitos e muitos deles...), como também existem muito poucas evidências objetivas de que qualquer um destes textos tenha de fato alguma relação com a realidade (e as poucas que há não apontam para as religiões abrâamicas).
Já o seu espiritismo em princípio se enquadraria em uma categoria diferente, pois não alega que seus textos fundamentais teriam origem divina mas sim de pesquisas "científicas" (coloco entre parênteses porque convenhamos, conversar com espíritos desencarnados não se encaixa exatamente nas categorias de métodos científicos oficialmente reconhecidos). Mas de qualquer forma, embora existam sim fortes evidências da permanência da consciência fora da matéria e do fenômeno da reencarnação (sobre isso veja meu artigo em: http://www.recantodasletras.com.br/artigos/1675884), o espiritismo já cometeu muitos e muitos enganos, e sua veracidade seria bastante fácil de demonstrar através de alguns testes empíricos básicos que entretanto nunca deram resultados.
Por isso,embora eu me interesse pelos assuntos religiosos (assim como pelos históricos e outros), vou ficando na minha posição: Acredito que possa existir alguma coisa "além" do mundo físico, mas não acredito que ninguém tenha idéia do que seja.
Um abraço,
Leandro G. Cardoso
P.S.: Se satisfizer a sua curiosidade, eu tenho 47 anos.
- Viktor Reznov
- Sênior
- Agradeceu: 1966 vezes
- Agradeceram: 799 vezes
O Edir Macedo, sem dúvida. O Cachoeira pode ser dono do maior esquema de corrupção da história de Goiás e ter lançado os tentáculos podres dele sobre várias instâncias do governo foderal, mas o Edir Macedo vive de estorquir dinheiro de uma multidão de dezenas de milhões de ignorantes.gingerfish escreveu:Cara, alguém me responde, porque eu estou em dúvida.
Quem é pior? Edir Macedo ou Cachoeira?
Cadê o Carlos Mathias?
I know the weakness, I know the pain. I know the fear you do not name. And the one who comes to find me when my time is through. I know you, yeah I know you.
- cabeça de martelo
- Sênior
- Agradeceu: 1143 vezes
- Agradeceram: 2869 vezes
- U-27
- Sênior
- Agradeceu: 21 vezes
- Agradeceram: 16 vezes
Guerra, concordo contigo, ao inves de se focar na moral que sempre foi ensinada e incentivar os fieis a seguirem ela, mostrando claramente os perigos do pecado e as vantagens e graças da confissao é claro que os fieis não irão se sentir motivados a se confessar...Guerra escreveu:Mas tb a igreja cria esses "pecados" idiotas e querem que os devotos apareçam em massa para se confessar.Vaticano inclui poluição e transgênicos em nova lista de pecados
segunda-feira, 10 de março de 2008 10:47 BRT
O Vaticano está cada vez mais "ambientalmente correto" desde o pontificado de João Paulo 2o, antecessor de Bento 16.
A Santa Sé já instalou células fotovoltaicas em seus prédios para gerar eletricidade e promoveu uma conferência científica para discutir as ramificações do aquecimento global e da mudança climática, que muitos cientistas atribuem principalmente ao uso de combustíveis fósseis.
Girotti, subdiretor da "Penitenciária Apostólica", que trata de questões de consciência, também citou o narcotráfico e as injustiças sociais como pecados modernos.
O arcebispo lamentou que cada vez menos católicos apareçam no confessionário, e citou um estudo da Universidade Católica de Milão segundo o qual 60 por cento dos fiéis na Itália deixaram de se confessar.
No sacramento da penitência, os católicos confessam seus pecados a um padre, que os absolve em nome de Deus.
Mas o mesmo estudo da Universidade Católica mostrou que 30 por cento dos católicos italianos acreditam que não há necessidade de um padre como intermediário do perdão divino, e que 20 por cento se sentem desconfortáveis relatando seus próprios pecados a outros.
Enquanto as pessoas procuram o desenvovimento espiritual a igreja insiste na tecla politica. Vamos ver onde vai dar isso.
"A religião católica contém a Verdade total revelada por Deus e não dizemos isso com arrogância nem para desafiar ninguém. Não podemos diminuir esta afirmação" Dom Hector Aguer
http://ridingaraid.blogspot.com.br/ meu blog
- tflash
- Sênior
- Agradeceu: 11 vezes
- Agradeceram: 31 vezes
Que eu saiba, o "amar o próximo" não é um mandamento moderno!!!
Não o fazer, é um pecado antigo, na minha interpretação das coisas. Se existe informação e possibilidade de usar menos recursos, deixando mais para os outros, porque não adoptar politicas ambientais?
A resposta é simples. Os lobbys poluidores agarraram-se aos conservadores enquanto os "verdinhos, abraçadores de àrvores", enfim, o exagero andam do lado dos liberais.
Existe um equilibrio e eu acho que a igreja católica faz bem em adoptar estas medidas e ir contra a corrente.
Não o fazer, é um pecado antigo, na minha interpretação das coisas. Se existe informação e possibilidade de usar menos recursos, deixando mais para os outros, porque não adoptar politicas ambientais?
A resposta é simples. Os lobbys poluidores agarraram-se aos conservadores enquanto os "verdinhos, abraçadores de àrvores", enfim, o exagero andam do lado dos liberais.
Existe um equilibrio e eu acho que a igreja católica faz bem em adoptar estas medidas e ir contra a corrente.
Kids - there is no Santa. Those gifts were from your parents. Happy New Year from Wikileaks
- U-27
- Sênior
tambem concordo contigo Tflash, so acho estranho botar isso no meio dos pecados capitais.
"A religião católica contém a Verdade total revelada por Deus e não dizemos isso com arrogância nem para desafiar ninguém. Não podemos diminuir esta afirmação" Dom Hector Aguer
- Sávio Ricardo
- Sênior
- Agradeceu: 128 vezes
- Agradeceram: 181 vezes
- Contato:
Não sei porque tantas invenções...
Não seria mais facil apenas seguir os 10 mandamentos? ou pelos menos tentar segui-los?
É uma coisa tão simples e existe tanta gente querendo complicar.
Não seria mais facil apenas seguir os 10 mandamentos? ou pelos menos tentar segui-los?
- LeandroGCard
- Sênior
- Agradeceu: 69 vezes
- Agradeceram: 812 vezes
O problema é que da época de Moisés e dos pastores de cabras do deserto para o mundo atual dos aviões de carreira e da internet rápida o mundo ficou um pouquinho mais complicado mesmo.Sávio Ricardo escreveu:Não sei porque tantas invenções...
Leandro G. Card
- U-27
- Sênior
Na verdade, pecados capitais e outras regras que a Igreja Catolica ensina são apenas explicações dos 10 mandamentos de forma a poder segui-los com perfeição
- Sávio Ricardo
- Sênior
- Contato:
Desculpe, mas pra não entender os 10 mandamentos, só se for analfabeto...U-27 escreveu:Na verdade, pecados capitais e outras regras que a Igreja Catolica ensina são apenas explicações dos 10 mandamentos de forma a poder segui-los com perfeição
Mas simples que aquilo impossivel. Dificil é entender as palavras indecifraveis da biblia e outros livros religiosos.
É tentando descomplicar que se complica.
Abs
- Sávio Ricardo
- Sênior
- Contato:
A forma de ser viver realmente se complicou...mas não tem o porque complicar os pilares da moral do homem.LeandroGCard escreveu:O problema é que da época de Moisés e dos pastores de cabras do deserto para o mundo atual dos aviões de carreira e da internet rápida o mundo ficou um pouquinho mais complicado mesmo.Sávio Ricardo escreveu:Não sei porque tantas invenções...
Leandro G. Card
Os 10 mandamentos deveriam ser seguidos por todos, independente de ter sido escrito por Deus, mas sim, pura e simplesmente por, seguindo-os, ser a melhor forma de se viver, do passado ao futuro.
- U-27
- Sênior
Saindo um pouco da discussão vou colocar um video do prefacio do canon na missa tridentina, na IGreja de St Nicholas du Chardonet, em Paris, Igreja da FSSPX.
para quem gosta ou quem nao conhece é interessante, costumo ir nessas missas e nas missas bizantinas
para quem gosta ou quem nao conhece é interessante, costumo ir nessas missas e nas missas bizantinas
- Clermont
- Sênior
- Agradeceu: 632 vezes
- Agradeceram: 644 vezes
Malafaia não é candidato a nada e pode ser candidato a tudo.
Murillo de Aragão - Blog do Noblat - 14.06.12.
Em uma boa entrevista à Veja algumas semanas atrás, o pastor Silas Malafaia confirma ser uma pessoa polêmica, mas de posições firmes e claras. Porém, afora as declarações polêmicas, que fazem o prazer da imprensa e do leitor superficial, Malafaia diz algumas coisas muito importantes na entrevista. Uma delas é o fato de acreditar que os pastores podem ter papel político, sim.
Malafaia refuta a intenção de o religioso ser jogado de lado no debate político. Defende que todos podem fazer política, inclusive os religiosos. Vale destacar que ele usa o termo “religiosos” ao invés de “pastores”.
Outra afirmação forte é a de que nunca será candidato a nada. Mas diz que quer influenciar as pessoas e que “não sataniza partido político nem candidaturas”.
Em suas pregações, Malafaia embute muitas reflexões de natureza política, e não apenas no que tange a questões como o aborto ou o homossexualismo. Suas afirmações demonstram que ele é mais do que um pastor; é uma personalidade política com sofisticação em suas articulações.
Com esse tipo de pregação, Malafaia pode ter um imenso potencial eleitoral. Até mesmo pelo fato de que sua vida, pelo menos o que se sabe dela, não envolve nenhum aspecto que entre em contradição com sua pregação.
Com o destaque ganho na seção Páginas Amarelas, Malafaia comprova ser uma das personalidades mais influentes do país nos dias de hoje. E, ao usar essa sua influência para abdicar da possibilidade de ser candidato, prepara-se para ser um poderoso cabo eleitoral. Talvez o mais influente de todos para as eleições de 2014 dentro do mundo evangélico.
Porém, ser candidato presidencial, ou não, não é uma questão simples nem de natureza pessoal. Malafaia, ao dizer que não é candidato a nada, torna-se mais forte ainda como potencial candidato a tudo.
É evidente que uma candidatura presidencial não nasce de uma hora para outra. Tem de amadurecer e depender das circunstâncias políticas e econômicas.
Considerando que o “lulismo” deve ter fôlego para mais uma eleição presidencial, pelo menos, o quadro para 2018 ainda apresenta alguns lugares disponíveis. Em especial, no espectro da “centro-direita” e da “direita”.
Outro ponto relevante é que existe um potencial eleitoral entre os evangélicos que nunca foi adequadamente explorado com a constituição de um partido. Um partido com base em princípios do cristianismo que poderia ultrapassar os próprios limites dos evangélicos.
Por suas múltiplas denominações e divisões, fica difícil acreditar que os evangélicos marchariam unidos ao largo de preferências partidárias “seculares”.
Porém, podem servir de base a uma agremiação partidária forte, assim como os metalúrgicos do ABC foram a base original do PT, que há muito é um partido que aglutina trabalhadores, profissionais liberais, empresários, líderes do terceiro setor, burocratas, entre outros.
É de considerar o fato de que Malafaia tem uma pregação que ultrapassa os arraiais do mundo evangélico. E que tal pregação, fundada mais em valores do que em religiosidade, pode levá-lo a adquirir uma situação política ainda mais forte em seu segmento, e respeitável fora dele.
No mundo evangélico, Malafaia não é o único protagonista. Waldemiro Santiago e Edir Macedo são seus potenciais “concorrentes”. No entanto, Edir Macedo e seu PRB não conseguem deixar de ser vistos como uma força da Igreja Universal, e não dos evangélicos como um todo. Santiago ainda não tem uma estratégica política clara.
Sendo assim, nenhum dos concorrentes de Malafaia tem um discurso tão forte e com tanto potencial político no cenário de médio e longo prazos quanto o seu. E com capacidade de articular uma candidatura e/ou um partido com base evangélica e alcance no mundo católico que seja competitivo ao final da década.
Em uma boa entrevista à Veja algumas semanas atrás, o pastor Silas Malafaia confirma ser uma pessoa polêmica, mas de posições firmes e claras. Porém, afora as declarações polêmicas, que fazem o prazer da imprensa e do leitor superficial, Malafaia diz algumas coisas muito importantes na entrevista. Uma delas é o fato de acreditar que os pastores podem ter papel político, sim.
Malafaia refuta a intenção de o religioso ser jogado de lado no debate político. Defende que todos podem fazer política, inclusive os religiosos. Vale destacar que ele usa o termo “religiosos” ao invés de “pastores”.
Outra afirmação forte é a de que nunca será candidato a nada. Mas diz que quer influenciar as pessoas e que “não sataniza partido político nem candidaturas”.
Em suas pregações, Malafaia embute muitas reflexões de natureza política, e não apenas no que tange a questões como o aborto ou o homossexualismo. Suas afirmações demonstram que ele é mais do que um pastor; é uma personalidade política com sofisticação em suas articulações.
Com esse tipo de pregação, Malafaia pode ter um imenso potencial eleitoral. Até mesmo pelo fato de que sua vida, pelo menos o que se sabe dela, não envolve nenhum aspecto que entre em contradição com sua pregação.
Com o destaque ganho na seção Páginas Amarelas, Malafaia comprova ser uma das personalidades mais influentes do país nos dias de hoje. E, ao usar essa sua influência para abdicar da possibilidade de ser candidato, prepara-se para ser um poderoso cabo eleitoral. Talvez o mais influente de todos para as eleições de 2014 dentro do mundo evangélico.
Porém, ser candidato presidencial, ou não, não é uma questão simples nem de natureza pessoal. Malafaia, ao dizer que não é candidato a nada, torna-se mais forte ainda como potencial candidato a tudo.
É evidente que uma candidatura presidencial não nasce de uma hora para outra. Tem de amadurecer e depender das circunstâncias políticas e econômicas.
Considerando que o “lulismo” deve ter fôlego para mais uma eleição presidencial, pelo menos, o quadro para 2018 ainda apresenta alguns lugares disponíveis. Em especial, no espectro da “centro-direita” e da “direita”.
Outro ponto relevante é que existe um potencial eleitoral entre os evangélicos que nunca foi adequadamente explorado com a constituição de um partido. Um partido com base em princípios do cristianismo que poderia ultrapassar os próprios limites dos evangélicos.
Por suas múltiplas denominações e divisões, fica difícil acreditar que os evangélicos marchariam unidos ao largo de preferências partidárias “seculares”.
Porém, podem servir de base a uma agremiação partidária forte, assim como os metalúrgicos do ABC foram a base original do PT, que há muito é um partido que aglutina trabalhadores, profissionais liberais, empresários, líderes do terceiro setor, burocratas, entre outros.
É de considerar o fato de que Malafaia tem uma pregação que ultrapassa os arraiais do mundo evangélico. E que tal pregação, fundada mais em valores do que em religiosidade, pode levá-lo a adquirir uma situação política ainda mais forte em seu segmento, e respeitável fora dele.
No mundo evangélico, Malafaia não é o único protagonista. Waldemiro Santiago e Edir Macedo são seus potenciais “concorrentes”. No entanto, Edir Macedo e seu PRB não conseguem deixar de ser vistos como uma força da Igreja Universal, e não dos evangélicos como um todo. Santiago ainda não tem uma estratégica política clara.
Sendo assim, nenhum dos concorrentes de Malafaia tem um discurso tão forte e com tanto potencial político no cenário de médio e longo prazos quanto o seu. E com capacidade de articular uma candidatura e/ou um partido com base evangélica e alcance no mundo católico que seja competitivo ao final da década.
ah achei o video completo da Missa
para quem quiser:
para quem quiser: