Guerra escreveu:
Por isso não,no inicio da decada de 90 eu tb pensava que ganhava mal. Isso até eu conhecer a era FHC iniciou e os outros deram sequencia com muita competencia.
Vamos analisar isso:
Segundo consta, um Subtenente do EB ganha atualmente um soldo básico de R$ 3.597,00. Não sei que outros penduricalhos vão mas deduzo que devam existir vantagens por tempo de serviço, especializações, responsabilidades extras (comandar algo), etc...
Para se chegar a isso precisa ter o curso da EsSA, no qual se ingressa com diploma de Ensino Médio.
O vencimento básico (base + risco de vida) de um AP classe D no RS é de R$ 2.598,22. Há penduricalhos que aumentam isso, como adicionais por tempo de serviço (5% do base a cada três anos, chamado AVANÇO TRIENAL e 15% quando completa 15 anos de serviço - difícil chegar a D com este tempo e estes 15 são mudados para 25 % quando completa 25 anos de serviço, o que se chama ADICIONAL EC19 - esse é o comum ao AP cl D) que se somam ao base para sobre a soma total incidir o risco de vida. O fim dessa conta é o salário bruto de um AP classe D como eu que, por ter mais de 27 anos de serviço, tenho um avanço trienal a mais. A soma total dá um vencimento bruto de R$ 4.436,86. Que pode ser ampliado com os seguintes penduricalhos extras:
- Até 40 HE mensais. Poucos chegam a isso - falta de verbas - mas é possível. A um AP cl D isso renderia uns R$ 800,00 a mais no vcto. bruto.
- Diárias. O AP cumpre sua carga horária mensal de 160 horas numa quinzena em seu EP e outra igual na outra quinzena em outro EP que esteja com falta de APs. Rende extra (chamada DIÁRIAS) entre 1.000,00 e 1.400,00, dependendo da região onde vá trabalhar. O cara que cumpre 40 HE em seu EP + sua carga horária de 160 hs em seu EP + 160 hs em outro EP num só mês completa 360 hs mensais (equivalente a 15 dias ininterruptos, ou seja, metade de sua vida) enfiado numa cadeia, sendo assim forte candidato a uma internação por motivo psiquiátrico porque PESA. E há quem faça, para aumentar seu vcto. em uns 1.800,00 a 2.200,00. Dos que eu conheço não há nenhum que eu convidasse para a minha casa, são gente que se tornou bem
estranha com o tempo, volta e meia algum mata alguém e/ou se suicida, só no ano passado foram três OS QUE EU SEI...
- FG (Função Gratificada) com VR (Verba de Representação). O AP assume a chefia de algum Departamento ou Seção ou determinadas funções (Corregedor, por exemplo, o comum ganha FG9) no órgão central (SUSEPE) ou em órgão anexos, como as Delegacias Penitenciárias Regionais (DPRs), o Delegado ganha FG10. Sei que a FG8, equivalente a Diretor de Estabelecimento Especial (Penitenciária Modulada, p. ex.) mais do que DOBRARIA o meu vcto bruto. Mas as FGs são poucas e só para apadrinhados e/ou políticos, o que NÃO É o meu caso...
Para chegar a isso um AP precisa ter o curso da ESP/RS, no qual se ingressa com diploma de Ensino Superior.
Não creio que arrisquemos menos a vida e a saúde (física e psicológica) que um militar. Diria inclusive que temos tido mais baixas em combate e pelo menos o mesmo em acidentes de trabalho, e somos uns poucos milhares...
E não achamos tão ruim o nosso vcto., embora sejamos os maiores chorões da Segurança Pública do RS...