Su-35 News

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

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Re: Su-35 News

#4231 Mensagem por Carlos Lima » Ter Fev 21, 2012 10:40 pm

Túlio escreveu:Não sei até que ponto o TVC pode realmente SUBSTITUIR canards: estes elevam diretamente o nariz da aeronave e aumentam a sustentação adicionando pouco peso, aquele eleva o nariz afundando a cauda e aumenta significativamente o peso desta, até onde sei, além de oferecer mais metal aquecido a sensores IR.

Diria que são CORRELATOS um ao outro, não SUBSTITUTOS um do outro, sendo exercida uma OPÇÃO na justa medida do que se espera da aeronave em custo-benefício...

Aliás, por quê não bolam um turbina com TVC para uma aeronave como o KC-390? A meu ver decolaria mais curto e com muito mais carga. Alguma razão há para que NINGUÉM ofereça um propulsor assim para os Cargos... :wink: 8-]
Aquela minha explicação foi para esse post. :oops:

E não inventam TVC para aeronaves cargueiras porque hoje em dia se consegue muito com elas sendo STOL e isso é que hoje é tido como algo fundamental para aeronaves cargueiras.

TVC = Mais custos (mais manutenção, mais tempo no chão) e pouquissimos benefícios comparado com STOL (totalmente possível e a tendência atual).

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Re: Su-35 News

#4232 Mensagem por Túlio » Ter Fev 21, 2012 10:43 pm

Bueno, Lima véio, esta parte do texto era ACESSÓRIA. Minha intenção mesmo era suscitar o debate entre CANARDS x TVC em caças... :wink: 8-]




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Re: Su-35 News

#4233 Mensagem por Carlos Lima » Ter Fev 21, 2012 10:49 pm

Túlio escreveu:Bueno, Lima véio, esta parte do texto era ACESSÓRIA. Minha intenção mesmo era suscitar o debate entre CANARDS x TVC em caças... :wink: 8-]
Aqui vai a minha contribuição então: :wink:

Não sei se já foi conversado, mas em todo o caso aqui vai o meu entendimento de Canards x TVC:

Não existe exatamente essa coisa de melhor ou pior, na minha opinião a coisa vai dependendo do que é planejado no projeto da aeronave.

O Canard apresenta vantagens na manobrabilidade a baixa altura, e no giro da aeronave em velocidades subsônicas. O TVC é mais complexo e a sua principal vantagem dele é aumentar a manobrabilidade da aeronave em velocidades supersônicas, além é claro de possuir vantagens semelhantes ao canard em baixa velocidade/altura.

Mas isso tem um preço e exige muito mais da aeronave (em termos de projeto e custos) e nem todo mundo tem como pagar por isso.

No caso do Flanker com Canard (tem gente que chama uma aeronave assim de 'triplano' canard, asa, cauda' ) é que naquela época em função do desenvolvimento do Su-33 Naval e da necessidade da melhoria do conceito STOBAR, era necessário o desenvolvimento de uma aeronave com máximo controle e sustentação possível (em função da realidade do STOBAR).

Daí a solução foi adicionar o Canard para aumentar ainda mais a manobrabilidade e sustentação em baixa velocidade/altitude. O Su-35 'da época' incorporou tal 'melhoria', mas que já não se apresentava mais necessária para a evolução seguinte do Su-35 que é a que foi oferecida para a FAB no F-X 2.0.

Espero que tenha conseguido explicar...
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Re: Su-35 News

#4234 Mensagem por Bolovo » Qua Fev 22, 2012 6:22 am

Mais fotos do Su-35S bort 03...

http://russianplanes.net/images/to68000/067084.jpg http://russianplanes.net/images/to68000/067063.jpg


Muito bonito. Dá pra reparar as diferenças com os outros Su-27.




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Re: Su-35 News

#4235 Mensagem por prp » Qua Fev 22, 2012 10:34 pm

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Re: Su-35 News

#4236 Mensagem por Paulo Lavorato » Qui Fev 23, 2012 3:06 pm

Túlio escreveu:Não diria que são exatamente aeronaves DE GRANDE SUCESSO pelo mundo afora e se o custo-benefício fosse atraente/competitivo, bueno... :wink: 8-]
200 foram construidos desde os anos 70 e cerca de 50 ainda estão em operação. Pelo menos 15 países utilizam ou utilizaram o avião.

Se isso é ou não um GRANDE SUCESSO eu não sei. :wink:

,




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Re: Su-35 News

#4237 Mensagem por Túlio » Qui Fev 23, 2012 4:09 pm

Hmmmm...esses 15 Países são OCIDENTAIS ou a tchurma de sempre, que só compra dos Russos porque SÓ PODE comprar (ou ganhar de presente) deles?




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Re: Su-35 News

#4238 Mensagem por P44 » Ter Mar 06, 2012 11:27 am

Russia Close to Sign Su-35 Fighter Deal with China


(Source: RIA Novosti; published March 6, 2012)



MOSCOW --- Russia and China may soon sign a $4-bln contract on the delivery of 48 Sukhoi Su-35 Flanker-E fighter jets to the Chinese air force, Russia’s Kommersant business daily said on Tuesday.

“The sides have practically agreed on the delivery of 48 Su-35 multirole fighters, worth $4 billion, to China,” Kommersant said citing a source in the Russian defense industry.

According to the paper, the only obstacle remaining is Moscow’s demand that Beijing should guarantee the protection of copyrights on the production of Su-35s without proper licensing.

“Moscow is not only aiming to ensure its presence on the Chinese [combat aircraft] market, but also attempting to prevent the potential copycat production of Russian aircraft for subsequent sales to third parties with predatory pricing,” a Russian government source told Kommesant.

China has a poor record concerning copycat manufacturing of advanced Russian combat aircraft.

Russian experts claim that Chinese Chengdu J-10 fighter is a copy of Su-27 Flanker, Shenyang J-11 is a replica of Su-30 Flanker-C, and FC-1 is a copy of MiG-29 Fulcrum.

The Su-35, powered by two 117S engines with thrust vectoring, combines high maneuverability and the capability to effectively engage several air targets simultaneously using both guided and unguided missiles and weapon systems.

The aircraft has been touted as "4++ generation using fifth-generation technology."

-ends-

http://www.defense-aerospace.com/articl ... china.html




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Re: Su-35 News

#4239 Mensagem por Bolovo » Seg Mar 19, 2012 8:32 pm

Quarto Su-35 de série...

http://www.mycity-military.com/imgs2/143473_133209288_01su35-red04-m2012-1.jpg http://www.mycity-military.com/imgs2/143473_133209288_01su35-red04-m2012-2.jpg




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Re: Su-35 News

#4240 Mensagem por Brasileiro » Seg Mar 19, 2012 9:09 pm

Por que não fabricam o Su-35 com o HUD do PAK-FA, já que o cockpit é basicamente o mesmo?




abraços]




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Re: Su-35 News

#4241 Mensagem por Carlos Lima » Seg Mar 19, 2012 10:02 pm

Brasileiro escreveu:Por que não fabricam o Su-35 com o HUD do PAK-FA, já que o cockpit é basicamente o mesmo?

abraços]
Se eu não me engano o motivo é que o HUD do PAK ainda está en desenvolvimento :)

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Re: Su-35 News

#4242 Mensagem por Bolovo » Seg Mar 19, 2012 10:25 pm

Na verdade esse papo que será basicamente o mesmo não é bem assim. O Su-35 está entrando em operação agora em 2012, o PAK-FA vai entrar em 2016/17, por aí. Muita coisa vai evoluir nesses quatro, cinco anos. Mas que muita coisa será baseada será sim, o que é normal e é excelente, pq diminui os custos.




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Re: Su-35 News

#4243 Mensagem por Brasileiro » Seg Mar 19, 2012 10:54 pm

Bolovo escreveu:Na verdade esse papo que será basicamente o mesmo não é bem assim. O Su-35 está entrando em operação agora em 2012, o PAK-FA vai entrar em 2016/17, por aí. Muita coisa vai evoluir nesses quatro, cinco anos. Mas que muita coisa será baseada será sim, o que é normal e é excelente, pq diminui os custos.
É o que eu sempre achei. Para um Su-35 da vida, o cockpit é excelente.

Mas para uma aeronave que tem como proposta inovar/revolucionar ele não é nada demais.

Certamente muita água rolará até 2016, e até lá tudo nele (que ainda é um protótipo) tenderá a evoluir, talvez até culminando em algo que não tenha nada a ver com o atual.
Tela sensível ao toque, imagem em 3D, etc.

Silent Hornet:
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F-35
Imagem


abraços]




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Re: Su-35 News

#4244 Mensagem por P44 » Qua Mar 28, 2012 1:17 pm





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Re: Su-35 News

#4245 Mensagem por P44 » Dom Abr 08, 2012 1:55 pm

Imagem
Sukhoi’s Su-35S fighter has made its 500th test flight. Sukhoi says it can detect targets at over 400 km by radar, and at over 80 km by optical sensors. (Sukhoi photo)

Su-35 Fighters Made 500 Test Flights


(Source: Sukhoi JSC; issued April 4, 2012)

MOSCOW --- The 500th test flight was made on the Su-35 flight tests program. The aircraft was piloted by the Hero of Russia Colonel Sergei Bogdan, the distinguished test pilot. In February 2008 it was him who took off for the first time in that modern super-maneuverable multi-functional fighter.

At present, the Joint State Tests (JST) of the airplane are going on. In March this year the fourth production Su-35S was delivered to the JST. The Su-35-1 and 2 carried out preliminary flight tests, during which the main established flight and technical characteristics of the on-board equipment and super maneuverability features were fully confirmed, stability and controllability characteristics, the characteristics of the power plant and the work of the navigation system were tested.

The plane reached the maximum ground-level speed of 1,400 km/h, speed at altitude — 2400 km/h, the ceiling — 18 thousand meters. The detection range of targets in the “air-to-air” mode is over 400 km. This is significantly higher than that of the combat aircraft currently in service. The onboard OLS (optical locator station) can detect and track multiple targets at ranges exceeding 80 km. The aircraft complex is ready to undergo tests for combat use.

The analysis of the amount of work already done allows a conclusion that Su-35/Su-35S has a much better flight characteristics compared to analogue aircraft in service. The airborne equipment of the plane allows solving a wider range of tasks set by tactical and technical requirements.

The potential characteristics incorporated in the aircraft will allow it to exceed all tactical fighters of the 4th and 4 + generations, such as “Rafale” and EF 2000, modernized fighters like the F-15, F-16, F-18, F-35 and to counter the F-22A fighter.

The serial production of the Su-35S is going on at the Sukhoi’s Y.A. Gagarin Komsomolsk-on-Amur Aircraft Production Association (KNAAPO) in accordance with the state contract signed in 2009 to deliver 48 aircraft to the Russian Ministry of Defence by the year 2015.

-ends-

http://www.defense-aerospace.com/articl ... light.html




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