TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

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Qual o caça ideal para o FX?

F/A-18 Super Hornet
284
22%
Rafale
619
47%
Gripen NG
417
32%
 
Total de votos: 1320

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aquanostra
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#64501 Mensagem por aquanostra » Sex Fev 03, 2012 7:01 pm

Matheus escreveu:
aquanostra escreveu:Quem te falou que o NG tem alcance inferior ao SH e ao Rafale ??
Ou voce está muito bem informado, ou está "chutando".
Aqua
será que estas empresas que produzem grande bimotores são tão burras que gastam rios de dinheiros em projetos que não conseguem superar um pequeno monomotor em desempenho?
Matheus, eu lhe respondo usando sua retórica:
Será que países que produzem monomotores como EUA (f16 e f35) e Suécia (NG), são tão burros que gastam rios de dinheiro em projetos que não conseguem superar um grande bimotor em desempenho? Quem, desde sempre, ameaça a Suécia??
aqua




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Matheus
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#64502 Mensagem por Matheus » Sex Fev 03, 2012 7:26 pm

Essa não cola...monomotores são feitos para serem mais baratos não para superarem bimotores em desempenho....a Suécia fez o Gripen pensando nas suas necessidades, necessidades de um país do tamanho do Espírito Santo. Já os EUA necessitam vetores em quantidade adotando um mix hi-lo, caso contrário teriam F22 aos montes....ou vc também acha que O F35 é superior ao F22??? pq a França e o resto dos países grandes europeus optaram por produzir bimotores?




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#64503 Mensagem por LeandroGCard » Sex Fev 03, 2012 7:40 pm

aquanostra escreveu: Matheus, eu lhe respondo usando sua retórica:
Será que países que produzem monomotores como EUA (f16 e f35) e Suécia (NG), são tão burros que gastam rios de dinheiro em projetos que não conseguem superar um grande bimotor em desempenho?
Bem, em termos de engenharia a resposta é obviamente que SIM, senâo caças bimotores simplesmente sequer existiriam. Para mim como engenheiro seria extremamente surpreendente se qualquer um conseguisse desenvolver um ccaça leve que apresentasse exatamente o mesmo desempenho em termos de parâmetros de vôo/carga útil/alcance que outro médio ou pesado, devido entre outros fatores à proporção da massa dos ítens de peso fixo.

Quem, desde sempre, ameaça a Suécia??
aqua
O que interessa é quem ameaça a Suécia ou o pequeno tamanho do território que ela tem a defender, o que faz com que para eles a alcance não seja um parâmetro importante nos seus projetos de caças?


Leandro G. Card




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#64504 Mensagem por Carlos Lima » Sex Fev 03, 2012 7:46 pm

LeandroGCard escreveu:
aquanostra escreveu: Matheus, eu lhe respondo usando sua retórica:
Será que países que produzem monomotores como EUA (f16 e f35) e Suécia (NG), são tão burros que gastam rios de dinheiro em projetos que não conseguem superar um grande bimotor em desempenho?
Bem, em termos de engenharia a resposta é obviamente que SIM, senâo caças bimotores simplesmente sequer existiriam. Para mim como engenheiro seria extremamente surpreendente se qualquer um conseguisse desenvolver um ccaça leve que apresentasse exatamente o mesmo desempenho em termos de parâmetros de vôo/carga útil/alcance que outro médio ou pesado, devido entre outros fatores à proporção da massa dos ítens de peso fixo.
Quem, desde sempre, ameaça a Suécia??
aqua
O que interessa é quem ameaça a Suécia ou o pequeno tamanho do território que ela tem a defender, o que faz com que para eles a alcance não seja um parâmetro importante nos seus projetos de caças?

Leandro G. Card
Pois é,

Para tanto que o Gripen nasceu sem REVO, com instrumentação e painéis completamente incompátiveis com qualquer padrão Ocidental (2 características dos Gripens A/B) e mais algumas características que funcionam bem para a realidade dele :) .

O Gripen sempre foi da categoria do F-16... e assim como ele está sofrendo o processo de "Frankesteinização" para tentar competir com caças que já nasceram mais pesados.

Nada de errado nisso :) ... funcionou com o F-16... o que falta é o Marketing do F-16 e o apoio dos EUA... mas da maneira dele está evoluindo... e conquistando encomendas aqui e ali em países relativamente pequenos... vamos ver o que acontece e quem sabe ele consegue vencer em algum país maior. :wink:

Vamos ver o que o futuro aguarda...
[]s
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CB_Lima = Carlos Lima :)
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#64505 Mensagem por aquanostra » Sex Fev 03, 2012 7:50 pm

Matheus escreveu:Essa não cola...monomotores são feitos para serem mais baratos não para superarem bimotores em desempenho....a Suécia fez o Gripen pensando nas suas necessidades, necessidades de um país do tamanho do Espírito Santo. Já os EUA necessitam vetores em quantidade adotando um mix hi-lo, caso contrário teriam F22 aos montes....ou vc também acha que O F35 é superior ao F22??? pq a França e o resto dos países grandes europeus optaram por produzir bimotores?
Esses países desenvolveram seus bimotores na década de 80(!), quando a cortina de ferro ainda existia. Hoje, a ameaça é ASSIMÉTRICA!! O sueco viu isso antes dos outros países europeus (a questão da relação CUSTO vs PERFORMANCE). Vale o TREINAMENTO e a capacidade de voar HORAS para ter o a HABILIDADE(=PODER) de se DEFENDER de uma INVASÃO, seja dos EUA, RUSSIA, CHINA ou o raio que o parta. Os EUA querem SUPREMACIA AEREA global, da mesma forma como russos e chineses tentam ter. O Brasil quer ter o PODER de DISSUASÃO para DEFENDER seus INTERESSES. :D




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#64506 Mensagem por knigh7 » Sex Fev 03, 2012 8:10 pm

Luís Henrique escreveu:
Pepê Rezende escreveu: Os valores indianos não são esses...
E o brasileiro????? :shock: :shock: :shock:

Não tinha caído de 8 para 6 bi???
Não Luís Henrique. Não diminuiu USD 2 Bi o valor da proposta. Caiu 10% o valor da aeronave. Pelas palavras do próprio Ministro da Defesa em depoimento a Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional abaixo. Aliás, se tivesse ficado próximo as propostas de algum dos outros concorrentes, reduzindo USD 2 Bi, a FAB não precisaria responder isso, como Jobim relatou na própria Comissão:
O Secretário de Política Estratégica fez uma análise também geral sobre o
assunto, examinou os aspectos tecnológicos etc. E, diante da afirmação feita pelo
Presidente Sarkozy e quantificada pelo Secretário Claude Guéant, concluiu que a
proposta final posterior a 7 de Setembro feita pela Dassault não correspondia ao que
o Governo francês havia afirmado e que a redução foi na base de 1,8%, não dos
10% prometidos. Não sabia a Secretaria e não tinha condições de verificar o porquê
daquilo — e não era de sua competência.
Em face dessas circunstâncias, determinei a criação de uma comissão para
discutir com os franceses o que estava acontecendo e para compatibilizar a
proposta com o que o Governo francês estava afirmando.
A comissão foi composta por 2 membros do Ministério da Defesa, o
Brigadeiro Mendes e o Brigadeiro Diegues, que é o representante do Brasil na
Comissão Militar da ONU; um representante da Força Aérea, o Brigadeiro Azevedo,
que hoje é o Secretário do Comandante da Aeronáutica; e mais 2 representantes do
Ministério da Fazenda, cujos nomes não me recordo agora. Eles foram a Paris e
verificaram que efetivamente a Dassault havia aplicado os 10% sobre parte do
avião, mas não sobre todo ele.
Depois, veio a revisão completa dos preços.
Com isso, abri vistas do
procedimento para o Comandante da Aeronáutica se manifestar, porque havia um
fato novo. E o Comandante da Aeronáutica fez uma manifestação ao Ministro da
Defesa, em que informou que, pelos aspectos técnicos, qualquer um dos 3 aviões
satisfazia as necessidades do controle do espaço aéreo, mas que, pelos aspectos
relativos à Estratégia Nacional de Defesa e à Política Nacional de Defesa definida
em dezembro — e quero lembrar que todo esse procedimento teve no interregno a
Estratégia Nacional de Defesa, mas o procedimento da Aeronáutica continuou sendo
adotado pelos princípios que regiam a situação anterior —, tendo em vista essas
circunstâncias, entendia o Comando da Aeronáutica que o Rafale era mais
condizente com a política estratégica da defesa, não obstante os custos.
http://www2.camara.gov.br/atividade-leg ... decaas.pdf




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#64507 Mensagem por Luís Henrique » Sex Fev 03, 2012 8:24 pm

aquanostra escreveu:Quem te falou que o NG tem alcance inferior ao SH e ao Rafale ??
Ou voce está muito bem informado, ou está "chutando".
Aqua
Estas informações são públicas.
Todo mundo sabe.

O raio de ação do Rafale é de 1.850 km.
Do Super Hornet 2.300 km.
Do Gripen NG 1.300 km.




Su-35BM - 4ª++ Geração.
Simplesmente um GRANDE caça.
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#64508 Mensagem por Carlos Lima » Sex Fev 03, 2012 8:25 pm

Lembrar que o do NG são projeções porque o projeto ainda não está concluído e sempre as coisas mudam até o produto final estar pronto. :wink:

[]s
CB_Lima




CB_Lima = Carlos Lima :)
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#64509 Mensagem por aquanostra » Sex Fev 03, 2012 8:34 pm

Luís Henrique escreveu:
aquanostra escreveu:Quem te falou que o NG tem alcance inferior ao SH e ao Rafale ??
Ou voce está muito bem informado, ou está "chutando".
Aqua
Estas informações são públicas.
Todo mundo sabe.

O raio de ação do Rafale é de 1.850 km.
Do Super Hornet 2.300 km.
Do Gripen NG 1.300 km.
Configuração, para comparação, se não for pedir d+ :D :D




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#64510 Mensagem por Pepê Rezende » Sex Fev 03, 2012 8:36 pm

aquanostra escreveu:Será que países que produzem monomotores como EUA (f16 e f35) e Suécia (NG), são tão burros que gastam rios de dinheiro em projetos que não conseguem superar um grande bimotor em desempenho? Quem, desde sempre, ameaça a Suécia??
aqua
O NG só supera os outros aviões da concorrência em alcance de translado. Em todas as outras situações é inferior. Aproxima-se da autonomia do F-16C/D.

Abraços

Pepê




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#64511 Mensagem por aquanostra » Sex Fev 03, 2012 8:37 pm

Carlos Lima escreveu:Lembrar que o do NG são projeções porque o projeto ainda não está concluído e sempre as coisas mudam até o produto final estar pronto. :wink:

[]s
CB_Lima
Claro!
Seu otimista!! :D :D :D
Aqua




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#64512 Mensagem por aquanostra » Sex Fev 03, 2012 8:41 pm

Pepê Rezende escreveu:
aquanostra escreveu:Será que países que produzem monomotores como EUA (f16 e f35) e Suécia (NG), são tão burros que gastam rios de dinheiro em projetos que não conseguem superar um grande bimotor em desempenho? Quem, desde sempre, ameaça a Suécia??
aqua
O NG só supera os outros aviões da concorrência em alcance de translado. Em todas as outras situações é inferior. Aproxima-se da autonomia do F-16C/D.

Abraços

Pepê
Gostaria de ver esse números :D :D :D :D onde encontramo-la-emo transparente :?:




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#64513 Mensagem por Penguin » Sex Fev 03, 2012 8:41 pm

Matheus escreveu:Essa não cola...monomotores são feitos para serem mais baratos não para superarem bimotores em desempenho....a Suécia fez o Gripen pensando nas suas necessidades, necessidades de um país do tamanho do Espírito Santo. Já os EUA necessitam vetores em quantidade adotando um mix hi-lo, caso contrário teriam F22 aos montes....ou vc também acha que O F35 é superior ao F22??? pq a França e o resto dos países grandes europeus optaram por produzir bimotores?
A Suécia é aproximadamente do tamanho da França.
Ou do Tamanho do Rio Grande do Sul + Paraná juntos ou 10 vezes maior do que o Espirito Santo.
Já a Africa do Sul - outro operador do Gripen C - é aproximadamente do tamanho da soma das Regiões Sul e Sudeste do Brasil.

[]s




Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
Carlo M. Cipolla
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#64514 Mensagem por Pepê Rezende » Sex Fev 03, 2012 8:44 pm

Matheus escreveu:Essa não cola...monomotores são feitos para serem mais baratos não para superarem bimotores em desempenho....a Suécia fez o Gripen pensando nas suas necessidades, necessidades de um país do tamanho do Espírito Santo. Já os EUA necessitam vetores em quantidade adotando um mix hi-lo, caso contrário teriam F22 aos montes....ou vc também acha que O F35 é superior ao F22??? pq a França e o resto dos países grandes europeus optaram por produzir bimotores?
A autonomia do Gripen A/B/C/D equivale a um voo de uma ponta a outra do sul de Goiás ao norte de Tocantins.
aquanostra escreveu:Esses países desenvolveram seus bimotores na década de 80(!), quando a cortina de ferro ainda existia. Hoje, a ameaça é ASSIMÉTRICA!! O sueco viu isso antes dos outros países europeus (a questão da relação CUSTO vs PERFORMANCE). Vale o TREINAMENTO e a capacidade de voar HORAS para ter o a HABILIDADE(=PODER) de se DEFENDER de uma INVASÃO, seja dos EUA, RUSSIA, CHINA ou o raio que o parta. Os EUA querem SUPREMACIA AEREA global, da mesma forma como russos e chineses tentam ter. O Brasil quer ter o PODER de DISSUASÃO para DEFENDER seus INTERESSES. :D
A Suécia preparou os requerimentos do Gripen antes da queda da Cortina de Ferro. Em nenhum momento relacionou isso com a emergência de conflitos assimétricos. O Rafale e o Super Hornet possuem maior capacidade de carga, radares mais possantes e uma capacidade mais ampla de intervir em conflitos assimétricos, como ficou demonstrado na Líbia. Além disso, as células dos bimotores oferecem maior oferta de energia e de espaço para absorver desenvolvimentos futuros.

Abraços

Pepê




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#64515 Mensagem por Pepê Rezende » Sex Fev 03, 2012 8:47 pm

aquanostra escreveu:Gostaria de ver esse números :D :D :D :D onde encontramo-la-emo transparente :?:
Simples, procure a avaliação do NG feita pela Força Aérea da Noruega. Estão lá, preto no branco. Serviram para acabar com o mito de que o caça sueco teria armas prânicas e capas de invisibilidade romulanas.

Pepê




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