Navio de cruzeiros "Costa Concordia" naufraga em Itália
Moderador: Conselho de Moderação
- P44
- Sênior
- Mensagens: 55308
- Registrado em: Ter Dez 07, 2004 6:34 am
- Localização: O raio que vos parta
- Agradeceu: 2765 vezes
- Agradeceram: 2443 vezes
Navio de cruzeiros "Costa Concordia" naufraga em Itália
Navio naufraga e deixa mortos na Itália
Embarcação tinha cerca de 4 mil pessoas e 46 brasileiros a bordo. Três corpos foram resgatados e equipes buscam desaparecidos
iG São Paulo | 14/01/2012 03:13 - Atualizada às 13:48
O navio Costa Concordia, que levava 4.000 pessoas, naufragou após bater em banco de areia próximo à ilha de Giglio (Itália)
Um navio de cruzeiro de luxo que levava mais de 4.000 pessoas naufragou na noite desta sexta-feira na costa da Itália. Inicialmente as autoridades italianas divulgaram que pelo menos seis pessoas haviam morrido, mas até a manhã deste sábado (14), somente três corpos haviam sido resgatados. Várias pessoas ficaram feridas, incluindo duas gravemente, e dezenas estão desaparecidas, segundo a imprensa italiana.
O Ministério das Relações Exteriores (MRE) confirmou a presença de brasileiros entre os passageiros do navio. Segundo o Itamaraty, pelo menos dois brasileiros que estavam na embarcação procuraram os consulados de Milão e de Roma, e teriam sido evacuados em segurança.
O navio Costa Concordia bateu num banco de areia próximo à ilha de Giglio e já havia inclinado cerca de 20 graus quando as pessoas começaram a deixar a embarcação em botes salva-vidas ou nadando. Helicópteros foram usados para retirar ao menos 50 pessoas que se refugiaram no deck do navio e se encontravam em situação delicada. Unidades da guarda costeira e barcos de passageiros participavam do resgate.
Porém, a retirada dos últimos passageiros e de membros da tripulação apresentou complicações. Uma fenda se abriu, causando vazamento dentro da embarcação, que inclinou.
Em nota, a Costa Cruzeiros confirmou que havia 46 brasileiros a bordo. Também informou que foram evacuados 3.200 passageiros e 1.000 tripulantes. A empresa acrescentou que cerca de 1.000 passageiros são italianos, 500 alemães e 160 franceses. Até o momento, as causas do naufrágio não foram identificadas.
Os passageiros e tripulação do navio Costa Concordia foram levados para a ilha de Giglio e colocados em escolas, casas e igrejas para passar a noite. O cruzeiro encalhou por volta de 21h30 horas (18h30 no horário de Brasília) perto da costa da Toscana.
A operação de resgate envolvendo botes salva-vidas, navios e helicópteros prosseguia horas depois do naufrágio. "No momento temos cerca de 40 homens no trabalho e aguardamos a chegada de equipes especializadas em mergulho para checar todo o interior do navio", disse o porta-voz da corporação de bombeiros, Luca Cari.
"Não descartamos a possibilidade de que mais pessoas estejam desaparecidas. Isto é difícil porque o navio é enorme", declarou.
Veja imagens do navio naufragado
http://ultimosegundo.ig.com.br/mundo/na ... 18743.html
http://www.tvi24.iol.pt/sociedade/itali ... -4071.html
Triste sina ter nascido português
- Andre Correa
- Sênior
- Mensagens: 4891
- Registrado em: Qui Out 08, 2009 10:30 pm
- Agradeceu: 890 vezes
- Agradeceram: 241 vezes
- Contato:
Re: Navio de cruzeiros "Costa Concordia" naufraga em Itália
FONTE14/01/2012 17h39 - Atualizado em 14/01/2012 19h28
Comandante de cruzeiro que naufragou é detido e interrogado
Acidente deixou 3 mortos e 70 desaparecidos, segundo autoridades locais.
Outros membros da tripulação também serão ouvidos por procurador.
O comandante do Costa Concordia, navio que naufragou na noite desta sexta-feira na costa italiana, foi detido e interrogado pelo procurador-chefe da localidade, Francesco Verusio.
De acordo com o jornal italiano "Corriere Della Sera", que ouviu o procurador, o comandante é acusado de abandonar o cruzeiro antes de dar ordens para a retirada dos passageiros da embarcação.
Segundo a publicação, por volta das 23h30, Schettino teria deixado o Costa Concordia enquanto a tripulação e passageiros que ainda não haviam sido resgatados aguardavam um sinal de evacuação.
Francesco Schettino foi ouvido por várias horas por Verusio, após o navio que pilotava e que transportava 4.229 pessoas ter naufragado a 500 metros da ilha de Giglio, na região da Toscana.
Outros membros da tripulação também serão ouvidos. Suas identidades, no entanto, não foram reveladas.
Passageiros resgatados do navio desembarcam neste sábado (14) em Porto Santo Stefano (Foto: AP)
Até o momento, três pessoas morreram no acidente, dois turistas franceses e um peruano membro da tripulação. Entre 60 e 70 passageiros ainda estão desaparecidos, segundo informou o comandante Cosimo Nicastro, do Comando Geral da Guarda Litorânea da Itália.
Nicastro afirmou à imprensa no Porto Santo Stefano, o mais próximo à ilha de Giglio, que esses números ainda não são definitivos. Mergulhadores estão realizando buscas no interior da embarcação, que está inclinada a 80 graus e submergida a 30 metros de profundidade num banco de areia.
Brasileiros
O governo brasileiro informou na tarde deste sábado (14) que havia 53 brasileiros entre os 3.200 passageiros e 1.000 tripulantes do cruzeiro.
Os brasileiros são 47 passageiros e 6 tripulantes, segundo o Itamaraty, que cita informações do consulado brasileiro em Roma.
Por volta de 12h25, a empresa Costa Cruzeiros, dona do navio, havia informado que eram 46 passageiros brasileiros.
Um grupo de 26 brasileiros estão se dirigindo, de ônibus, para Milão, segundo o consulado brasileiro na cidade.
A empresa, por intermédio de sua assessoria de imprensa no Brasil, deixou disponíveis os seguintes números de telefone para informações: 55-11-2123-3673 e 55-11-2123-3679.
De acordo com autoridades italianas, o acidente deixou três pessoas mortas, 14 feridos e pelo menos 70 desaparecidos. Os mortos, segundo a imprensa italiana, que citou autoridades locais, seriam dois turistas franceses e um tripulante peruano.
O navio chocou-se contra uma rocha, encalhou em um banco de areia próximo à ilha de Giglio, na Toscana, região central da Itália, teve seu casco quebrado, virou e ficou parcialmente submerso. O acidente ocorreu a cerca de 40 quilômetros do continente.
As vítimas morreram afogadas. Os desaparecidos podem ter procurado abrigo com os moradores da ilha.
Segundo o Itamaraty, brasileiros que estavam entre os passageiros do navio da Costa Cruzeiros entraram em contato por telefone com o consulado do país em Roma.
Ainda não há informações sobre se haveria brasileiros entre os mortos, feridos ou desaparecidos, disse o Itamaraty.
O consulado em Roma está em contato com as autoridades italianas e vai prestar toda a assistência necessária aos brasileiros, informou o Itamaraty.
Segundo a imprensa local e testemunhas, a retirada dos passageiros e membros da tripulação do navio Costa Concordia apresentou complicações.
Muitos dos 3.200 passageiros e 1.023 tripulantes foram levados para o porto de Santo Stefano, no continente, onde estavam abrigados em escolas, igrejas e outros edifícios públicos.
A Defesa Civil montou uma grande tenda em que os náufragos eram identificados antes de serem levados, de ônibus, para hotéis da região.
Barco dos carabineiros aproxima-se do navio de cruzeiro acidentado, neste sábado (14), na costa da Itália (Foto: AP)
Hora do jantar
Um dos passageiros do Costa Concordia disse à imprensa italiana que, por volta das 21h30 (18h30 no horário de Brasília), "todos estavam jantando quando a luz apagou, houve um tranco e os pratos caíram da mesa".
Quando a luz voltou, o comandante do navio anunciou uma avaria no gerador elétrico e garantiu um conserto rápido, mas um vazamento de água se abriu no navio, que ficou inclinado.
A tripulação pediu que todos colocassem os coletes salva-vidas e logo veio a ordem para abandonar o navio, disse o passageiro.
Antes disso, muitos passageiros, apavorados, teriam se jogado na água, segundo testemunhas.
Outra passageira, a jornalista Mara Parmegiani, descreveu "cenas de pânico dignas do 'Titanic'", com empurrões entre os passageiros, gritos e choro.
Ela também denunciou o que considerou a falta de preparação da tripulação, afirmando que houve problemas quando os botes salva-vidas foram lançados ao mar e que alguns coletes salva-vidas não funcionaram.
Unidades da Guarda Costeira, navios mercantes e ferrys garantiram a evacuação dos passageiros e tripulantes.
No total, 12 navios e 9 helicópteros foram mobilizados para verificar se não há ninguém no mar, segundo o porta-voz da capitania de Livorno, Emilio Del Santos.
Mergulhadores estavam no navio procurando eventuais corpos de pessoas que podem ter ficado presas.
Causas desconhecidas
A Costa Cruzeiros, dona do barco, se declarou "consternada" e expressou seus pêsames às famílias. Indicou que não é possível determinar de imediato as causas do acidente e assegurou que a retirada foi rápida, apesar de difícil, já que estava entrando muita água no barco.
O navio, que partiu na sexta de Civitavecchia, na região de Roma, faria um cruzeiro de uma semana pelo Mar Mediterrâneo com escalas programadas pelas cidades de Savona, Marselha, Barcelona, Palma de Mallorca, Cagliari e Palermo, informou a assessoria de imprensa da matriz da empresa.
O Costa Concordia, de 290 metros, tem 58 quartos com suíte e balcão, cinco restaurantes, 13 bares e quatro piscinas.
O site da operadora aparentemente entrou em colapso diante do volume de acessos, mas a empresa pôs à disposição uma linha telefônica para responder aos pedidos de informação.
A capitania do porto de Livorno, o maior da Toscana, anunciou a abertura de uma investigação sobre a causa do acidente e como os passageiros foram resgatados. A Costa informou que vai cooperar plenamente com as autoridades.
Leia íntegra da nota da assessoria:
"O Grupo Costa confirma a evacuação de cerca de 3.200 passageiros e 1.000 tripulantes a bordo do navio Costa Concórdia, próximo da Ilha de Giglio, na Itália.
A evacuação começou imediatamente, porém a posição do navio está dificultando a finalização do processo.
Até o momento, não é possível determinar as razões do problema ocorrido.
A companhia trabalha com o compromisso de prover a assistência necessária.
O Costa Concórdia navegava pelo Mar Mediterrâneo, depois de zarpar de Civitavecchia e com escalas programadas por Savona, Marselha, Barcelona, Palma de Mallorca, Cagliari e Palermo.
Cerca de 1.000 passageiros têm nacionalidade italiana, enquanto cerca de 500 são alemães e 160 franceses.
Entre os hóspedes estavam 46 brasileiros.
A empresa disponibilizou os seguintes números de telefone para informações: 55 11 2123-3673 e 55 11 2123-3679."
Audaces Fortuna Iuvat
- Andre Correa
- Sênior
- Mensagens: 4891
- Registrado em: Qui Out 08, 2009 10:30 pm
- Agradeceu: 890 vezes
- Agradeceram: 241 vezes
- Contato:
Re: Navio de cruzeiros "Costa Concordia" naufraga em Itália
Buracos são vistos em casco de navio que naufragou após bater próximo à ilha de Giglio
Audaces Fortuna Iuvat
-
- Sênior
- Mensagens: 13539
- Registrado em: Sáb Jun 18, 2005 10:26 pm
- Agradeceu: 56 vezes
- Agradeceram: 201 vezes
Re: Navio de cruzeiros "Costa Concordia" naufraga em Itália
Pela última foto, pode-se ver q o navio "carregou" uma das pedras que causou o rompimento do casco.
Tem cara, de que algum cara, não fez o que deveria...
Tem cara, de que algum cara, não fez o que deveria...
Só há 2 tipos de navios: os submarinos e os alvos...
Armam-se homens com as melhores armas.
Armam-se Submarinos com os melhores homens.
Os sábios PENSAM
Os Inteligentes COPIAM
Os Idiotas PLANTAM e os
Os Imbecis FINANCIAM...
Armam-se homens com as melhores armas.
Armam-se Submarinos com os melhores homens.
Os sábios PENSAM
Os Inteligentes COPIAM
Os Idiotas PLANTAM e os
Os Imbecis FINANCIAM...
-
- Sênior
- Mensagens: 9654
- Registrado em: Dom Fev 15, 2004 9:28 pm
- Localização: Contagem - MG
- Agradeceu: 1 vez
- Agradeceram: 7 vezes
- Contato:
Re: Navio de cruzeiros "Costa Concordia" naufraga em Itália
Segundo os jornais, o comandante foi o primeiro a abandonar o navio!
-
- Sênior
- Mensagens: 13539
- Registrado em: Sáb Jun 18, 2005 10:26 pm
- Agradeceu: 56 vezes
- Agradeceram: 201 vezes
Re: Navio de cruzeiros "Costa Concordia" naufraga em Itália
Não queria estar na pele desse pobre infeliz.Sniper escreveu:Segundo os jornais, o comandante foi o primeiro a abandonar o navio!
Só há 2 tipos de navios: os submarinos e os alvos...
Armam-se homens com as melhores armas.
Armam-se Submarinos com os melhores homens.
Os sábios PENSAM
Os Inteligentes COPIAM
Os Idiotas PLANTAM e os
Os Imbecis FINANCIAM...
Armam-se homens com as melhores armas.
Armam-se Submarinos com os melhores homens.
Os sábios PENSAM
Os Inteligentes COPIAM
Os Idiotas PLANTAM e os
Os Imbecis FINANCIAM...
- Skyway
- Sênior
- Mensagens: 11166
- Registrado em: Seg Jun 19, 2006 1:40 pm
- Agradeceu: 24 vezes
- Agradeceram: 266 vezes
Re: Navio de cruzeiros "Costa Concordia" naufraga em Itália
Acho que aquela pedra está presa no fundo do mar Walter, acho que foi aquilo que ele atingiu.
Se for, de alguma forma ela está atravessando o casco.
Digo isso porque pelas dimensões do navio, aquela rocha já seria MUITO grande e pesada sendo só do tamanho que vemos na foto, e duvido que o casco aguentaria ela assim. Faz sentido isso?
Se for, de alguma forma ela está atravessando o casco.
Digo isso porque pelas dimensões do navio, aquela rocha já seria MUITO grande e pesada sendo só do tamanho que vemos na foto, e duvido que o casco aguentaria ela assim. Faz sentido isso?
AD ASTRA PER ASPERA
- Clermont
- Sênior
- Mensagens: 8842
- Registrado em: Sáb Abr 26, 2003 11:16 pm
- Agradeceu: 632 vezes
- Agradeceram: 644 vezes
Re: Navio de cruzeiros "Costa Concordia" naufraga em Itália
Que coisa, logo no centenário do "Titanic".
- P44
- Sênior
- Mensagens: 55308
- Registrado em: Ter Dez 07, 2004 6:34 am
- Localização: O raio que vos parta
- Agradeceu: 2765 vezes
- Agradeceram: 2443 vezes
Re: Navio de cruzeiros "Costa Concordia" naufraga em Itália
Segundo um passageiro brasileiro entrevistado ontem pela SIC, eles estavam jantando e sentiram um estrondo, passado um pouco os altifalantes começaram a dizer em 5 idiomas para ninguém se preocupar.
Passados uns instantes os altifalantes começaram a emitir mensagens que só os tripulantes compreendiam, e então os passageiros começaram a ver os tripulantes a colocarem neles mm coletes salva vidas e a irem embora sem dar explicações!!!!
Bela tripulação!
Segundo outros já o navio estava a adornar fortemente e os tripulantes diziam aos passageiros para se deixarem ficar onde estavam.
Passados uns instantes os altifalantes começaram a emitir mensagens que só os tripulantes compreendiam, e então os passageiros começaram a ver os tripulantes a colocarem neles mm coletes salva vidas e a irem embora sem dar explicações!!!!
Bela tripulação!
Segundo outros já o navio estava a adornar fortemente e os tripulantes diziam aos passageiros para se deixarem ficar onde estavam.
Triste sina ter nascido português
- Andre Correa
- Sênior
- Mensagens: 4891
- Registrado em: Qui Out 08, 2009 10:30 pm
- Agradeceu: 890 vezes
- Agradeceram: 241 vezes
- Contato:
- P44
- Sênior
- Mensagens: 55308
- Registrado em: Ter Dez 07, 2004 6:34 am
- Localização: O raio que vos parta
- Agradeceu: 2765 vezes
- Agradeceram: 2443 vezes
Re: Navio de cruzeiros "Costa Concordia" naufraga em Itália
Manobra arriscada para saudar população pode ter causado naufrágio do Costa Concórdia
Uma manobra arriscada realizada pelos cruzeiros que visitam a ilha de Giglio, que passam muito perto de terra e lançam foguetes de saudação, terá estado na origem do desastre do Costa Concórdia.
Os funcionários e testemunhas, citados pela AP, disseram hoje que é normal os navios cruzeiros fazerem uma saudação aos habitantes da ilha muito perto de terra, o que é uma manobra arriscada para um navio de 114,5 mil toneladas.
O navio cruzeiro afundou depois de bater num recife de apenas 300 metros de profundidade depois de passar muito próximo da ilha de Giglio, na Toscânia, na sua rota para Savona, no norte da Itália.
O ministro da Defesa italiano, Giampaolo Di Paola, um antigo almirante da marinha italiana, disse que houve "um erro humano brutal", em comentários para a televisão RAI3.
"Navios de tais dimensões não podem navegar perto do litoral onde se sabe existirem rochas" disse o ministro.
Algumas testemunhas disseram que o navio fez um espetáculo para a população local ao passar por um local denominado 'inchino', com os seus pavimentos superiores iluminados por tochas e com muita luz e com passageiros sentados para jantar.
Francesco Verusio, procurador-geral da região da Toscana, disse que o comandante do navio "não deveria ter chegado tão próximo da ilha". O comandante está atualmente preso acusado de homicídio múltiplo e por ter abandonado o navio antes de todos os passageiros estarem a salvo.
O procurador-geral disse que o comandante se tinha "aproximado de Giglio de forma muito estranha", o que levou o navio a "bater numa rocha e adornar para o lado esquerdo".
Lusa
Uma manobra arriscada realizada pelos cruzeiros que visitam a ilha de Giglio, que passam muito perto de terra e lançam foguetes de saudação, terá estado na origem do desastre do Costa Concórdia.
Os funcionários e testemunhas, citados pela AP, disseram hoje que é normal os navios cruzeiros fazerem uma saudação aos habitantes da ilha muito perto de terra, o que é uma manobra arriscada para um navio de 114,5 mil toneladas.
O navio cruzeiro afundou depois de bater num recife de apenas 300 metros de profundidade depois de passar muito próximo da ilha de Giglio, na Toscânia, na sua rota para Savona, no norte da Itália.
O ministro da Defesa italiano, Giampaolo Di Paola, um antigo almirante da marinha italiana, disse que houve "um erro humano brutal", em comentários para a televisão RAI3.
"Navios de tais dimensões não podem navegar perto do litoral onde se sabe existirem rochas" disse o ministro.
Algumas testemunhas disseram que o navio fez um espetáculo para a população local ao passar por um local denominado 'inchino', com os seus pavimentos superiores iluminados por tochas e com muita luz e com passageiros sentados para jantar.
Francesco Verusio, procurador-geral da região da Toscana, disse que o comandante do navio "não deveria ter chegado tão próximo da ilha". O comandante está atualmente preso acusado de homicídio múltiplo e por ter abandonado o navio antes de todos os passageiros estarem a salvo.
O procurador-geral disse que o comandante se tinha "aproximado de Giglio de forma muito estranha", o que levou o navio a "bater numa rocha e adornar para o lado esquerdo".
Lusa
Triste sina ter nascido português
Re: Navio de cruzeiros "Costa Concordia" naufraga em Itália
Realmente, a maré na Europa não está nada boa. Até comandante barbeiro andam afundando barcos.
[]´s
[]´s
- joao fernando
- Sênior
- Mensagens: 5208
- Registrado em: Ter Out 30, 2007 5:53 pm
- Localização: Santa Isabel - SP
- Agradeceram: 29 vezes
Re: Navio de cruzeiros "Costa Concordia" naufraga em Itália
Mas lá a barbeiragem é chic. Fosse aqui, coitada da MB, e coitada da Dilma...PRick escreveu:Realmente, a maré na Europa não está nada boa. Até comandante barbeiro andam afundando barcos.
[]´s
Obrigado Lulinha por melar o Gripen-NG
- thicogo
- Sênior
- Mensagens: 808
- Registrado em: Dom Jun 19, 2005 2:32 pm
- Localização: RIO DE JANEIRO
- Agradeceu: 1 vez
- Agradeceram: 17 vezes
Re: Navio de cruzeiros "Costa Concordia" naufraga em Itália
Com um buraco desse tamanho à baixo da linha d'agua e com quilha possivelmente avariada. Será que se consegue salvar o navio?
- FOXTROT
- Sênior
- Mensagens: 7716
- Registrado em: Ter Set 16, 2008 1:53 pm
- Localização: Caçapava do Sul/RS.
- Agradeceu: 267 vezes
- Agradeceram: 108 vezes
Re: Navio de cruzeiros "Costa Concordia" naufraga em Itália
Ano com final 12 definitivamente não é bom para cruzeiros.Clermont escreveu:Que coisa, logo no centenário do "Titanic".
Saudações
"Só os mortos conhecem o fim da guerra" Platão.