TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Qual o caça ideal para o FX?

F/A-18 Super Hornet
284
22%
Rafale
619
47%
Gripen NG
417
32%
 
Total de votos: 1320

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Luís Henrique
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#63211 Mensagem por Luís Henrique » Qua Jan 04, 2012 12:36 am

GDA_Fear escreveu:
Túlio escreveu:A mim parece que o principal argumento dos 'anti-coleira' não é ser pró-EUA e sim ser pró-Brasil!

PENSEM: desenvolvemos do nada - e com recursos minguadíssimos, talvez ao menos PARTE do sucateamente da frota da MB venha daí - a tecnologia do RENAP. A França vai nos vender um casco (até o aço para fazê-lo!!!), armas e recheios eletrônicos mas a propulsão é NOSSA! Bastou querer, alocar recursos e os resultados apareceram...

SCALP/TOMAHAWK? Já temos meio caminho andado com o AV-MT e uma pequena turbina NACIONAL, além de sistemas de navegação. Aparecesse o $$$ para levar isso adiante e quem precisaria dos mísseis dos EUA/França?

O problema é quem tem a caneta entender para que servem estes programas e que todos têm algum uso dual: sem os estudos da MB - às custas de suas próprias e minguadas verbas - como estaríamos em tecnologia nuclear para medicina? Alimentos? Materiais que não tínhamos (como a fibra de carbono) nem ninguém nos oferecia ToTs? Então o que foi desenvolvido o foi A DESPEITO DE e não GRAÇAS AO dono da caneta...

E fica a eterna pergunta do Lima: o que queremos ser quando crescer?

X10000000000 !

Esse post resume minha linha de pensamento, tem coisas que temos que fazer nós mesmos e quando adotarmos esse plano de ação aí saberemos onde o nosso Brasil quer chegar.

O Osório mostrou como nós podemos, era o Blindado que o único que fazia frente era o M1 Abrams, segundo algumas noticias da internet, na LAAD 2003 os europeus ainda ficavam perplexos com a tecnologia desse magnifíco blindado, onde também fala que está à frente da geração de Leopards que o Brasil tem hoje e mesmo se tiver igual a geração atual, ele é brasuca pows :twisted:
Oras. Mais um exemplo de que PARCERIAS são boas e de que os EUA não são.
O Osório era 100% brasileiro??? As parcerias eram com quais países?
Com os EUA?
Os EUA usaram todo o peso político e mesmo o Osório tendo vencido a disputa técnica, perdeu no final.
Grande recordação, mais um lembrete de que parcerias são bem vindas e com quem podemos fazer estas parcerias.




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#63212 Mensagem por Luís Henrique » Qua Jan 04, 2012 12:43 am

Carlos Lima escreveu:Só um detalhe...

Esse Aim-9M foi a pedido da FAB. Motivo: - O maior interesse é integrar os nossos próprios AAM.

Não faz sentido colocar um missil mais caro, para somente encarecer a proposta... :wink:

[]s
CB_Lima
Você só pode estar de brincadeira...

Você realmente acredita nisso?????

Um pacote MÍNIMO de armamentos, onde consta um PUNHADINHO de mísseis AIM-9 você acha que vai alterar em quanto a proposta bilionária se trocar o M pelo X???

A FAB não pediu nada. A proposta do Gripen NÃO consta armamento.
Os americanos ofereceram para mostrar que estão mais maleáveis. Colocaram o AIM-120 e bombas guiadas, o que deixou os azulados igual adolescente apaixonado.
Ficaram tudo babando....Olha, eles ofereceram o AIM-120, ofereceram o JSOW......Olha como as coisas mudaram...(na verdade até os azulados sabem como os EUA SEMPRE agiram) e isto foi visto como uma grande mudança.

Mas a grande mudança ainda veio com um lembrete. O AIM-9M em vez do AIM-9X. E para mim o recado é claro: Vocês estão desenvolvendo um míssil WVR e nós não vamos fornecer o nosso senão vocês podem aprender/copiar etc....




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#63213 Mensagem por Carlos Lima » Qua Jan 04, 2012 12:44 am

O Carro de Combate que o EB queria era o Tamoio... e não o Osório. Dá uma olhada nas Terrestres que tem muita história boa por lá.

O Osório era um carro de combate para Exportação.

[]s
CB_Lima




CB_Lima = Carlos Lima :)
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#63214 Mensagem por Luís Henrique » Qua Jan 04, 2012 12:54 am

NovaTO escreveu:Qual a fonte dessas notas? 9 e 8 ok, mas 2? Será que a proposta do F-18 é tão ruim ou pior que o do NG ou Rafale?? :?

[]'s
A nota refere-se a TOT. Ou seja, transferências de tecnologias.

Com os suecos, construiremos 80% da estrutura da aeronave.
Também teremos acesso aos códigos (software), poderemos integrar armamento nacional ou de outra origem, sozinhos.

Com os franceses, construiremos uma porcentagem menor da estrutura da aeronave.
Em compensação construiremos partes do radar AESA aqui no Brasil. Teremos acesso ao Spectra (sistema de contra-medidas eletrônicas). Teremos também acesso aos códigos (software) e poderemos integrar armamento nacional ou de outra origem, sem interferência.

No caso dos americanos, construiremos algumas estruturas da aeronave.
Não teremos acesso aos códigos (software) da aeronave. Apenas a parte para integração de armamentos, a qual ocorrerá em conjunto (com a supervisão/ajuda da Boeing). E, eles recomendam FIRMEMENTE que não integremos nada, pois o SH já possui um grande leque de armamentos e não precisa de armamentos de outra origem. Radar AESA = 0 tot. Sistema de contra-medidas = 0 tot. E por ai vai.

Com os franceses ou suecos, podemos no futuro projetar um caça BINACIONAL. Ou um caça nacional com ajuda deles. Com os EUA vão nos propor para ficarmos com os Super Hornet ex-Us Navy a preço de banana. Ou com Super Hornet 0 km com DESCONTÃO e zero Tot.
Vão nos convencer que é MUITO MAIS BARATO continuar comprando Super Hornet, do que desenvolver um caça nacional. Vão dizer: Afinal, porque querem um caça nacional? É economicamente ruim. Somos aliados, vocês podem contar conosco.
cada um escolhe o que acha melhor. E eu repito o que o Tulio disse: O que o Brasil quer ser quando crescer?




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#63215 Mensagem por Andre Correa » Qua Jan 04, 2012 12:56 am

:roll: :roll: :roll: :roll: :roll:
FX-2: 'A Boeing é maior que as duas outras concorrentes juntas'

Diferentemente das concorrentes que participam da disputa pela venda dos 36 caças que irão renovar a frota da FAB – a sueca Saab e o consórcio francês Rafale Internacional – os americanos da Boeing não mantêm escritórios no Brasil nem fecharam parcerias com empresas e universidades brasileiras. Enquanto os rivais europeus selam acordos com empresários no interior de São Paulo e de Minas Gerias, os executivos da Boeing afirmam seguir na disputa com mais tranquilidade: “Os outros concorrentes não têm como alcançar o mesmo nível de qualidade que o nosso”, afirma Thomas C. DeWald, diretor regional da fabricante para América Latina.


A preferência declarada pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao francês Rafale também não preocupa a empresa, afirma o americano. “Com a chegada da presidenta Dilma, e essa disposição dela de rever todos os processos, achamos que o jogo começou de novo. Está todo mundo competindo em pé de igualdade”, diz enquanto a decisão não sai.

Mas tanta “tranquilidade” não significa inércia. Diante das investidas rivais em busca do contrato para fornecer os caças ao programa F-X2, os executivos da empresa reagiram. Recentemente propôs à Embraer 100 mil horas de trabalho de engenharia em conjunto “para trabalhar a capacidade de desenvolver novas configurações e usos para o avião”.

Saiba mais sobre o que diz Thomas C. DeWald sobre a proposta do F-18 Super Hornet.


iG: Até o fim da gestão do ex-presidente Lula, o governo brasileiro manifestou predileção pelo caça francês Rafale. Porém, há informações de que no relatório da FAB, os militares brasileiros teriam afirmado preferir o sueco Gripen. Como a Boeing se vê nessa disputa?
Thomas C. DeWald: Claramente, no final do governo Lula, havia inclinação para a escolha do Rafale, muito em decorrência da relação do Lula com o Sarcozy. Mas com a chegada da presidenta Dilma, e essa disposição dela de rever todos os processos, achamos que o jogo começou de novo. Está todo mundo competindo em pé de igualdade. Estou certo de que a proposta da Boeing é a mais consistente não só pela capacidade da própria Boeing e do F-18 Super Hornet, mas pela tecnologia e pelo valor econômico. Ampliar a capacidade de desenvolvimento na área aeroespacial é de muito interesse do governo brasileiro.

iG: Qual o diferencial do F-18 Super Hornet em relação aos outros dois concorrentes?
DeWald:
O Super Hornet sempre foi a melhor aeronave para o governo brasileiro, se considerar custo-benefício. A principal vantagem é que o Super Hornet é bastante conhecido e tem diversas experiências em situações de combate, além de grande capacidade de produção e manutenção. Além disso, conta com todo apoio e infraestrutura da própria Boeing, que é uma empresa maior que as outras duas concorrentes juntas. É um caça que tem muito mais unidades produzidas que os outros dois. E a capacidade operacional da Boeing é sempre ressaltada, especialmente se comparada aos dois concorrentes.

iG: O senhor afirma que a proposta do F-18 Super Hornet é melhor sobretudo pelo custo-benefício? Qual o valor de venda do caça e o custo de operação por hora de voo?
DeWald:
Preço de venda do caça é uma questão estratégica na competição. Tenho certeza de que a nossa proposta é a mais consistente e a melhor. O custo de operação do Super Hornet é de US$ 3.200 incluindo combustível e manutenção. É um custo bastante baixo. E é o único comprovado, não é estimativa. O Gripen sequer foi construído e o Rafale está experimentando situações de combate pela primeira vez agora, na Líbia. O F-18 tem milhares de horas de voo e milhares de unidades produzidas.

iG: Em relação à transferência e ao compartilhamento de tecnologia, a proposta americana é integral?
DeWald:
A transferência de tecnologia foi completamente aprovada pelo governo norte-americano, tem apoio do presidente Barack Obama, do Congresso e do Departamento de Defesa. Nós oferecemos à Embraer a possibilidade de fazer a montagem final no Brasil, além de uma série de transferências tecnológicas dentro da área de engenharia e montagem e manutenção. A Boeing também propôs à Embraer 100 mil horas de trabalho de engenharia em conjunto para trabalhar a capacidade de desenvolver novas configurações e usos para o avião. O Brasil é totalmente capaz de desenvolver novas características para esse.

iG: O consórcio Rafale afirma que tem o caça mais moderno nesta competição e os suecos defendem que o Gripen NG, que eles propõem desenvolver conjuntamente com o Brasil, será mais barato e melhor que os adversários. Como o senhor avalia as afirmações dos concorrentes?
DeWald:
Quando você olha para todo o pacote que a Boeing tem para oferecer ao governo brasileiro, inclusive na área de defesa, e, economicamente falando, os outros concorrentes não tem como alcançar o mesmo nível de qualidade. Se for analisar a avaliação de risco, o Super Hornet é comprovadamente o que mais foi testado e o que tem mais unidades produzidas. Os EUA vão usar essa aeronave até 2035, são pelo menos mais 20 anos de produção contínua de peças, que vai acompanhar o pacote que envolve o avião. Dependendo da demanda e de novas ameaças que possam vir a surgir, há espaço para inovações tecnológicas.

iG: O presidente Barack Obama visitou há pouco o Brasil. Houve algum indicativo sobre a decisão final da compra sobre o F-X2?
DeWald:
O governo tem nos dito que a decisão será tomada até o fim deste ano, mas não haverá pagamento até 2012. Encaramos essa fase atual como uma boa oportunidade para estreitar os laços com parceiros anteriores ao processo e para conhecer melhor o mercado brasileiro sua capacidade produtiva e de manutenção. Podem surgir oportunidades de parcerias. Há diversos contatos com universidades brasileiras, por meio de uma unidade chamada Boeing Research Tecnology (Boeing Pesquisa e Tecnologia). Há conversas bastante adiantadas na área de biocombustível.
Fonte: IG

Minha opinião: Matérias e notícias/propagandas, por aí tem aos montes, em blogs, fóruns, etc, mas nota oficial a afirmar a propaganda contrária (os famosos "eu acho que", "eu disse que", "acredito que", etc), eu não vi até agora... O que existe é uma propaganda massiva pelo seu "escolhido", como se isso fosse influenciar a escolha da Sra. Presidenta Dilma Rousseff. Eu já não perco tempo com essas bobagens de "o meu é melhor do que o seu, o meu transfere mais do que o seu, o meu é mais moderno, bla bla bla", pois nada disso importa ao FX-2, uma vez que a escolha será política, conforme dito pelo Sr. Ministro da Defesa Celso Amorim. O que importa é a tecnologia que está a ser oferecida, pois é disto que o Brasil precisa, pois 36 caças não são a solução de quase meio século de abandono no desenvolvimento tecnológico da Aviação de Caça no Brasil.

Acho esquisita a maneira com que se tenta desconstruir esse ou aquele caça, quando os 3 vieram da escolha do pessoal capacitado para tal na FAB (COPAC), ou seja, os 3 ofertaram aquilo que foi requisitado, e estão aptos, tecnicamente, e tecnologicamente, a defender o país, conforme os requisitos delineados. O resto é ideologice e torcida, e desta celeuma, estou fora. 8-]

[009]




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#63216 Mensagem por Túlio » Qua Jan 04, 2012 1:39 am

Luís Henrique escreveu:
Você só pode estar de brincadeira...

Você realmente acredita nisso?????

Um pacote MÍNIMO de armamentos, onde consta um PUNHADINHO de mísseis AIM-9 você acha que vai alterar em quanto a proposta bilionária se trocar o M pelo X???

A FAB não pediu nada. A proposta do Gripen NÃO consta armamento.
Os americanos ofereceram para mostrar que estão mais maleáveis. Colocaram o AIM-120 e bombas guiadas, o que deixou os azulados igual adolescente apaixonado.
Ficaram tudo babando....Olha, eles ofereceram o AIM-120, ofereceram o JSOW......Olha como as coisas mudaram...(na verdade até os azulados sabem como os EUA SEMPRE agiram) e isto foi visto como uma grande mudança.

Mas a grande mudança ainda veio com um lembrete. O AIM-9M em vez do AIM-9X. E para mim o recado é claro: Vocês estão desenvolvendo um míssil WVR e nós não vamos fornecer o nosso senão vocês podem aprender/copiar etc....

Pode-se perfeitamente demonstrar nosso ponto de vista sem rotular os colegas. É o que recomendamos. E está valendo.




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#63217 Mensagem por Justin Case » Qua Jan 04, 2012 3:44 am

Luís Henrique escreveu:
Carlos Lima escreveu:Só um detalhe...

Esse Aim-9M foi a pedido da FAB. Motivo: - O maior interesse é integrar os nossos próprios AAM.

Não faz sentido colocar um missil mais caro, para somente encarecer a proposta... :wink:

[]s
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Você só pode estar de brincadeira...

Você realmente acredita nisso?????

Um pacote MÍNIMO de armamentos, onde consta um PUNHADINHO de mísseis AIM-9 você acha que vai alterar em quanto a proposta bilionária se trocar o M pelo X???

A FAB não pediu nada. A proposta do Gripen NÃO consta armamento.
Os americanos ofereceram para mostrar que estão mais maleáveis. Colocaram o AIM-120 e bombas guiadas, o que deixou os azulados igual adolescente apaixonado.
Ficaram tudo babando....Olha, eles ofereceram o AIM-120, ofereceram o JSOW......Olha como as coisas mudaram...(na verdade até os azulados sabem como os EUA SEMPRE agiram) e isto foi visto como uma grande mudança.

Mas a grande mudança ainda veio com um lembrete. O AIM-9M em vez do AIM-9X. E para mim o recado é claro: Vocês estão desenvolvendo um míssil WVR e nós não vamos fornecer o nosso senão vocês podem aprender/copiar etc....
Luís Henrique, bom dia.

Certamente a FAB solicitou a todos os competidores que ofertassem um pacote de armamentos.
O objetivo dessa solicitação não é constituir uma reserva de guerra, mas apenas identificar os custos associados a uma operação real. Isso é necessário para o cálculo do custo durante o ciclo de vida da aeronave.
Como as aeronaves têm origens e utilizam armas diferentes, o pedido deve ter sido feito com indicação de classes de armamentos e não de modelos e versões específicas.
A obtenção das armas/pods provavelmente seria efetuada à parte, mas já com noção de preços para a sua aquisição, manutenção e operação.
Todo o processo de seleção é sigiloso, e essa área de armas também deve ser assim tratada, por ser ainda mais crítica.
O problema é que o sigilo requerido pela FAB conflita com a legislação americana. Esta exige que seja feita consulta pública ao seu legislativo, antes que seja autorizada a venda ou uma simples oferta de venda. E lá se foi o sigilo do pacote de armas solicitado para o F-X2, subordinado às leis americanas... :cry:
Certamente os outros ofertantes, se cumpridores dos requisitos, apresentaram também suas ofertas de armas. Só que isso não foi tornado público, em cumprimento das regras da competição.
Abraço,

Justin




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#63218 Mensagem por NovaTO » Qua Jan 04, 2012 7:32 am

Luís Henrique escreveu:
Carlos Lima escreveu:Só um detalhe...

Esse Aim-9M foi a pedido da FAB. Motivo: - O maior interesse é integrar os nossos próprios AAM.

Não faz sentido colocar um missil mais caro, para somente encarecer a proposta... :wink:

[]s
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Você só pode estar de brincadeira...

Você realmente acredita nisso?????

Um pacote MÍNIMO de armamentos, onde consta um PUNHADINHO de mísseis AIM-9 você acha que vai alterar em quanto a proposta bilionária se trocar o M pelo X???

A FAB não pediu nada. A proposta do Gripen NÃO consta armamento.
Os americanos ofereceram para mostrar que estão mais maleáveis. Colocaram o AIM-120 e bombas guiadas, o que deixou os azulados igual adolescente apaixonado.
Ficaram tudo babando....Olha, eles ofereceram o AIM-120, ofereceram o JSOW......Olha como as coisas mudaram...(na verdade até os azulados sabem como os EUA SEMPRE agiram) e isto foi visto como uma grande mudança.

Mas a grande mudança ainda veio com um lembrete. O AIM-9M em vez do AIM-9X. E para mim o recado é claro: Vocês estão desenvolvendo um míssil WVR e nós não vamos fornecer o nosso senão vocês podem aprender/copiar etc....
Caro Luiz Henrique,
É bom lembrar que o Brasil deverá ter na mesma época do recebimento (2017/18) do novo caça, o A-Darter operacional, que será tão capaz quanto um AIM9-X.

Além do A-Darter, temos o SMKB-82/84 em desenvolvimento, MAR-1, MANSUP, e ficamos apenas na dependência de um BVR estrangeiro, por enquanto. Por isso uma das exigências da FAB em ter autonomia de integrar seus armamentos no finado FX-2.

[]'s




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#63219 Mensagem por Túlio » Qua Jan 04, 2012 8:01 am

Carlos Lima escreveu:O Carro de Combate que o EB queria era o Tamoio... e não o Osório. Dá uma olhada nas Terrestres que tem muita história boa por lá.

O Osório era um carro de combate para Exportação.

[]s
CB_Lima

Segundo o GUERRA, nenhum dos dois atendia a requisitos básicos do EB. :wink: 8-]




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#63220 Mensagem por GDA_Fear » Qua Jan 04, 2012 8:04 am

Luís Henrique escreveu:
GDA_Fear escreveu:
X10000000000 !

Esse post resume minha linha de pensamento, tem coisas que temos que fazer nós mesmos e quando adotarmos esse plano de ação aí saberemos onde o nosso Brasil quer chegar.

O Osório mostrou como nós podemos, era o Blindado que o único que fazia frente era o M1 Abrams, segundo algumas noticias da internet, na LAAD 2003 os europeus ainda ficavam perplexos com a tecnologia desse magnifíco blindado, onde também fala que está à frente da geração de Leopards que o Brasil tem hoje e mesmo se tiver igual a geração atual, ele é brasuca pows :twisted:
Oras. Mais um exemplo de que PARCERIAS são boas e de que os EUA não são.
O Osório era 100% brasileiro??? As parcerias eram com quais países?
Com os EUA?
Os EUA usaram todo o peso político e mesmo o Osório tendo vencido a disputa técnica, perdeu no final.
Grande recordação, mais um lembrete de que parcerias são bem vindas e com quem podemos fazer estas parcerias.
Não. Uma coisa é você DESENVOLVER UM PRODUTO PRÓPRIO com parcerias, outra coisa é VOCÊ COMPRAR DE FORA e achar que vai ser a mesma coisa e não é.




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#63221 Mensagem por Túlio » Qua Jan 04, 2012 8:08 am

Sobre caças, gostaria que MAIS UMA VEZ ficasse registrada a minha posição:

:arrow: Da finada Short List, minha escolha seria o RAFALE, por mais moderno em termos de airframe, pelo IRST no lugar certo, pela maior capacidade de carga e porque eu, Túlio, não dou todo esse valor ao radar de bordo, preferindo confiar em nossa experiência em NCW.

:arrow: Fora da Short List, seria sem sombra de dúvida o FLANKER BM. Pelo alcance, mísseis AN supersônicos e - para mim - indefensáveis e, claro, a POSSIBILIDADE de uma integração, ainda que marginal, ao PAK-FA.

:arrow: Fora - e acima - disso tudo seria um caça NACIONAL, lembrando que a Turquia parece pensar igual, enquanto vai comprando equipamento ESTRANGEIRO, deseja desenvolver um caça 5G NACIONAL e nos propôs parceria. Economia em crescimento mas sem uma Indústria Aeronáutica como a nossa, me parece um parceiro viabilíssimo, aparentemente sem os ranços da Índia, por exemplo. E não me convencem argumentos do tipo 'quando acabarmos de desenvolver já estarão por aí os 6G': quem acreditaria que a EMBRAER faria um concorrente SUPERIOR ao Hércules, partindo do ZERO em experiência nesse tipo de aeronave? A questão é aquela que o GUERRA volta e meia traz à tona, se aparecer o tutu, tudo se faz...

É a minha opinião. 8-]




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#63222 Mensagem por Coronel » Qua Jan 04, 2012 11:46 am

Só não entendo o porquê da Dilma ter dado satisfação a França de que retomaria o FX-2 agora no início do ano. Se ele (FX-2) já morreu falou mentira pra quê? Em tempo, em caso de "Ressuscitar" o programa de compra, depois da venda do super tucano ficou claro que o F/A 18 ou qq outro americano se deu bem, o Brasil abriu o mercado de defesa americano. Só não vê quem não quer que tem coisa por trás disso, apesar de ser a favor do desenvolvimento com o Gripen, vai dar USA sendo prateleira ou não.




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#63223 Mensagem por JT8D » Qua Jan 04, 2012 12:43 pm

Túlio escreveu:Diria que isso tanto faz agora, finado que é o FX-2. E muita vela já se queimou por esse defunto. A MIM parece que vai ser mesmo algo do tipo governo-a-governo. Resta saber QUAL...
Parece que aos poucos vai ficando claro qual é o governo que está envolvido.

Antes de virem com agressões gratuitas, quero deixar claro que um dos votos do Rafale na pesquisa acima é meu. Além disso acho interessante a idéia de participar do projeto do Gripen NG. O último caça que gostaria de ver na FAB/MB seria o Super Hornet.

Entretanto as evidências são muitas de que a Boeing está levando essa. Vamos ao fatos:

1) A compra dos Super Tucanos. Todos sabem que ele é muito mais avião que o T-6. Mas os americanos não ligam nem um pouco pra esse detalhe, tanto que eles escolheram o T-6 como treinador da força aérea deles. Pra dar pros pilotos afegãos jogarem bombas em pobres (como diz o Prick) qualquer coisa serviria. Mas eles escolheram o ST, resistindo a poderosíssimos lobbies a favor da Beechcraft.

2) Tem um video na internet da Hillary Clinton falando bem da Embraer. Ela é simplesmente a secretária de estado americana, porque ela se exporia falando a favor de uma empresa privada brasileira? Seria o mesmo que a globo fazer propaganda gratuita em seu horário nobre.

3) Ora vejam, o impedernido lobby dos agricultores americanos cochilou e os congressistas "esqueceram" de votar a renovação da sobretaxa às importações de etanol brasileiro. Todo mundo sabe como esses gringos são distraídos, não é mesmo? Principalmente quando o assunto é dinheiro.

Além disso o Hornet entrou na short list na última hora, por pura pressão do governo americano. Não fizeram essa gentileza a toa.
Quando tudo parecia indicar que o Rafale já tinha levado, as negociações tornarem-se mais complicadas até se paralizarem e o prazo do FX-2 acabou.

Poupem seus ovos e tomates os torcedores do Rafale e do Gripen (entre os quais me incluo), eu não estou defendendo o grande satã. Só estou constatando que a vaca já foi pro brejo.

Abraços,

JT




Editado pela última vez por JT8D em Qua Jan 04, 2012 9:47 pm, em um total de 3 vezes.
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#63224 Mensagem por alcmartin » Qua Jan 04, 2012 12:46 pm

Túlio escreveu:Sobre caças, gostaria que MAIS UMA VEZ ficasse registrada a minha posição:

:arrow: Da finada Short List, minha escolha seria o RAFALE, por mais moderno em termos de airframe, pelo IRST no lugar certo, pela maior capacidade de carga e porque eu, Túlio, não dou todo esse valor ao radar de bordo, preferindo confiar em nossa experiência em NCW.

:arrow: Fora da Short List, seria sem sombra de dúvida o FLANKER BM. Pelo alcance, mísseis AN supersônicos e - para mim - indefensáveis e, claro, a POSSIBILIDADE de uma integração, ainda que marginal, ao PAK-FA.

:arrow: Fora - e acima - disso tudo seria um caça NACIONAL, lembrando que a Turquia parece pensar igual, enquanto vai comprando equipamento ESTRANGEIRO, deseja desenvolver um caça 5G NACIONAL e nos propôs parceria. Economia em crescimento mas sem uma Indústria Aeronáutica como a nossa, me parece um parceiro viabilíssimo, aparentemente sem os ranços da Índia, por exemplo. E não me convencem argumentos do tipo 'quando acabarmos de desenvolver já estarão por aí os 6G': quem acreditaria que a EMBRAER faria um concorrente SUPERIOR ao Hércules, partindo do ZERO em experiência nesse tipo de aeronave? A questão é aquela que o GUERRA volta e meia traz à tona, se aparecer o tutu, tudo se faz...

É a minha opinião. 8-]
Cupincha, bom dia.

Penso muito parecido a voce, com uma exceção: se for para construir um novo, nada de associar-se a Turquia. Nada contra ela, em particular. O problema é que eles simplesmente não sabem fazer. Sabem operar, sem dúvida. se bobear, melhor que a gente. Estão em fronteira quente, em tensão permanente com os gregos, fazem parte da OTAN. Tiveram participação direta ou indireta nos conflitos do Iraque. Sabem, definitivamente, operar.

Mas operar não é fazer. Corremos o risco, bem ampliado, do que ocorreu com a Argentina no CBA123. A não ser que fizessemos como no KC390: vamos fazer tudo, parceiros são bem vindos, mas se não aparecer, faremos(e pagaremos) do mesmo jeito.

Para o mangue... :mrgreen:

Abração!




brisa

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#63225 Mensagem por brisa » Qua Jan 04, 2012 12:49 pm

Concordo JT8D...... e acho que as negociações ja estão bem adiantadas. So uma coisa a acrescentar....os pilotos da FAB sempre preferiram o SH, ao contrario da velha guarda que preferem o Gripen.




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