EB - E O MATERIAL HUMANO?

Assuntos em discussão: Exército Brasileiro e exércitos estrangeiros, armamentos, equipamentos de exércitos em geral.

Moderadores: J.Ricardo, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Clermont
Sênior
Sênior
Agradeceu: 632 vezes
Agradeceram: 644 vezes

Re: EB - E O MATERIAL HUMANO?

#46 Mensagem por Clermont » Sex Dez 23, 2011 8:37 am

FoxTroop escreveu:O capitão italiano olhou para aquilo com se fosse algo completamente alienígena e imediatamente mandou retirar a mesa e o estrado reorganizando o resto das mesas. Todos comiam servindo-se da linha e comendo ao mesmo nível.
Ao que parece, o exército da Itália mudou muito desde a Segunda Guerra Mundial...

cabeça de martelo
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1232 vezes
Agradeceram: 3143 vezes

#47 Mensagem por cabeça de martelo » Sex Dez 23, 2011 9:54 am

Muita coisa mudou em muito lado, só em países como Portugal e Brasil é que continua-se a comportar desta forma.

Ah, antes que esqueça-me, um Praça nunca pode entrar no clube de Oficiais, já "eles" podem entrar no clube de Praças sem qualquer problema, mas nunca vi "eles" a entrarem no clube de Sargentos... pelo menos não na minha tropa (os Sargentos têm muito peso na minha "Casa").

"Lá nos confins da Península Ibérica, existe um povo que não governa nem se deixa governar ”, Caio Júlio César, líder Militar Romano".

O insulto é a arma dos fracos...

https://i.postimg.cc/QdsVdRtD/exwqs.jpg
Túlio
Site Admin
Site Admin
Agradeceu: 6732 vezes
Agradeceram: 7038 vezes
Contato:

#48 Mensagem por Túlio » Sex Dez 23, 2011 2:06 pm

Clermont escreveu:
FoxTroop escreveu:O capitão italiano olhou para aquilo com se fosse algo completamente alienígena e imediatamente mandou retirar a mesa e o estrado reorganizando o resto das mesas. Todos comiam servindo-se da linha e comendo ao mesmo nível.
Ao que parece, o exército da Itália mudou muito desde a Segunda Guerra Mundial...

Aí temos um ponto fulcral: muita gente só aprende depois de apanhar. Parece ser o nosso caso. Num texto que postaste dá para ver como foram 'bem' tratados aqui os Pracinhas que voltaram da Itália, onde pegaram tantos 'maus costumes' dos ianques e não seria 'interessante' que passassem essas HERESIAS para o resto da tropa...

“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

P. Sullivan (Margin Call, 2011)
Paulo Lavorato
Júnior
Júnior

#49 Mensagem por Paulo Lavorato » Sex Dez 23, 2011 7:42 pm

Túlio escreveu:Mas o que há de errado com um buffet único para todos? Ah, mas o capitão não quer comer porque achou feio ou ruim? Que vá e pague uma baita xixada nos índios da cozinha, oras. Mas o que mantém a soldadesca em forma para fazer as tarefas do dia a dia deve ser suficiente para ele também, não?
No QG do Exército (vulgo Forte Apache) são (ou pelo mensos eram) quatro refeitórios...
Os oficiais superiores não se misturam (misturavam) com outros oficiais de menor patente para comer...

Mas tinham mais coisas no SMO que eu achei incriveis...

Escalas de serviço de 24 x 24, soldo de meio salário mínimo com descontos de lavanderia, grêmio, e do enxoval do começo do serviço militar que era totalmente pago pelo soldado.

Eles cobraram até um telegrama que me mandaram em casa quando eu estava de licença, sem ao menos eu ter recebido o telegrama, pois mandaram para um enderço errado...

Nem toalha o EB deu para os soldados naquele ano.

E farda engomada, dura como um papelão...
Mais alguma OM usa (usava) além do BGP? Alguém sabe de alguma? Guerra?

Imagem
Guerra
Sênior
Sênior
Agradeceu: 53 vezes
Agradeceram: 135 vezes

#50 Mensagem por Guerra » Ter Dez 27, 2011 9:24 pm

Paulo Lavorato escreveu: Escalas de serviço de 24 x 24, soldo de meio salário mínimo com descontos de lavanderia, grêmio, e do enxoval do começo do serviço militar que era totalmente pago pelo soldado.
Era um absurdo um soldado ganhar menos que um salário minimo.
Quanto a descontos, só podem descontar alguns itens do enxoval, que normalmente é uma bolsa e um caneco. Descontos de lavandeiria e grêmio o soldado só paga se quiser.
Quando fui furriel eu entregava o dinheiro na mão do soldado (na epoca epoca soldado não tinha cartão de banco) e ele me entregava os descontos (que ele autorizou) se quissesse. É isso que é o previsto no regulamento.

Que ano foi isso?

A HONESTIDADE É UM PRESENTE MUITO CARO, NÃO ESPERE ISSO DE PESSOAS BARATAS!
prp
Sênior
Sênior
Agradeceu: 152 vezes
Agradeceram: 438 vezes

#51 Mensagem por prp » Ter Dez 27, 2011 9:50 pm

Guerra escreveu:
Paulo Lavorato escreveu: Escalas de serviço de 24 x 24, soldo de meio salário mínimo com descontos de lavanderia, grêmio, e do enxoval do começo do serviço militar que era totalmente pago pelo soldado.
Era um absurdo um soldado ganhar menos que um salário minimo.
Quanto a descontos, só podem descontar alguns itens do enxoval, que normalmente é uma bolsa e um caneco. Descontos de lavandeiria e grêmio o soldado só paga se quiser.
Quando fui furriel eu entregava o dinheiro na mão do soldado (na epoca epoca soldado não tinha cartão de banco) e ele me entregava os descontos (que ele autorizou) se quissesse. É isso que é o previsto no regulamento.

Que ano foi isso?
Eu ganhava uma mixaria, menos da metade do SM. Em 2003
Quanto aos descontos aconteciam, no primeiro mês recebi uns 40 reais, o resto foi desconto do enxoval, só o que não era obrigado era o gremio.

Porém, como o guerra disse, isso não é/era permitido. Isso é ilegal, tem um monte de comandante de Batalhão respondendo improbidade administrativa e sendo condenado por isso, podem até perder os cargos.

Paulo Lavorato
Júnior
Júnior

#52 Mensagem por Paulo Lavorato » Qui Dez 29, 2011 11:40 pm

Desculpem a demora...

Nunca nos foi informado quais descontos eram ou não permitidos. Descontavam e pronto. Eu recebia o líquido.

Sobre o enxoval não nos foi detalhado o que foi pago. Só me lembro que a quantia foi grande pois foram vários descontos (acho que 2 ou 3 se não me falha a memória) e em valores razoáveis para somente uma bolsa e um caneco de plástico.

Tudo isso foi em 84 em Brasília...

Imagem
Túlio
Site Admin
Site Admin
Contato:

#53 Mensagem por Túlio » Qui Dez 29, 2011 11:44 pm

Peço perdão aos colegas, há um balaio de posts que não respondi, estou devendo, bem sei. Sacanagem isso, criar o tópico e largar mas compreendam, estou ocupadíssimo como Moderador no momento e as respostas aqui terão de ser necessariamente longas e bem pensadas. O assunto me interessa muito, a verdade é essa.

Vamos deixar a poeira baixar e eu volto com tudo, tri?

“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

Guerra
Sênior
Sênior

#54 Mensagem por Guerra » Sex Dez 30, 2011 11:52 pm

Paulo Lavorato escreveu:Desculpem a demora...

Nunca nos foi informado quais descontos eram ou não permitidos. Descontavam e pronto. Eu recebia o líquido.

Sobre o enxoval não nos foi detalhado o que foi pago. Só me lembro que a quantia foi grande pois foram vários descontos (acho que 2 ou 3 se não me falha a memória) e em valores razoáveis para somente uma bolsa e um caneco de plástico.

Tudo isso foi em 84 em Brasília...
Huuumm...esta explicado. Nessa epoca (e até pouco tempo atras para ser sincero) acontecia coisas do arco da veia. O pessoal esta mais escaldado hoje em dia. Recruta reclama. E não pensa que não dá merda por ser reclamação de recruta, porque dá.

Brasileiro
Sênior
Sênior
Agradeceu: 246 vezes
Agradeceram: 560 vezes

#55 Mensagem por Brasileiro » Sáb Dez 31, 2011 11:50 am

Desde que este tópico foi fundado uma coisa eu não engulo...

O que é MATERIAL HUMANO?

Vamos melhorar a pergunta: Militar é MATERIAL ou é HUMANO?

O paradoxo reside no fato de que uma coisa é, praticamente, o contrário da outra.
Ou se é material, ou se é humano, exclusivamente.

Nas empresas por aí utilizam o termo RECURSOS HUMANOS. Outras, que propagandeiam uma política de assistência mais ampla ao funcionário, não necessariamente sendo verdade no limite, falam em PESSOAL.

Quando se fala em MATERIAL de Emprego Militar (MEM), quando você não está usando você pode desmontá-lo, colocá-lo em uma caixa e usar até o talo depois e mandar para a reciclagem quando nada mais sobrar.
Seria então um termo novo, MATERIAL HUMANO de Empergo Militar (MHEM)? O que o diferenciaria dos demais materiais "não humanos"?

Passemos a falar então em GESTÃO DE PESSOAL.
Tem mais a ver com a realidade democrática e o fato de que o militar é um cidadão, brasileiro, um prestador de serviços à nação.

abraços]

----------------
amor fati
Guerra
Sênior
Sênior

#56 Mensagem por Guerra » Dom Jan 01, 2012 10:08 pm

Quem esta sendo motivado nesse projeto chama motivadora?
Batalhão "Diogo Camarão" entrega os primeiros kits
do "Projeto Chama Motivadora"

O 14º Batalhão Logístico, Batalhão "Diogo Camarão", entregou os 09 (nove) itens do "Projeto Chama Motivadora", cuja fabricação estava a seu cargo, ao Comandante do 7º Grupo de Artilharia de Campanha (7º GAC), Ten Cel Art Ernesto de LIMA GIL, em formatura realizada no B Log, em 26 Mai 10, simbolizando, dessa forma, a conclusão da 1ª Fase do projeto.

A 1ª Fase do "Projeto Chama Motivadora", do Comando Logístico (Colog), refere-se à fabricação de diversos materiais e equipamentos das classes II, V, VI, VII, VIII e IX, para as OM valor Batalhão Operacional dos Comandos Militares de Área, visando a atender às necessidades mínimas de recompletamento desses itens.

Já foram entregues kits a 07 (sete) OM do Comando Militar do Nordeste (CMNE), cujo conteúdo é: banco de campanha, cadeira de campanha, biombo para banho, biombo para latrina tipo 1, biombo para latrina tipo 2, latrina, mesas de campanha pequena e vgrande e banco de madeira de campanha.

Túlio
Site Admin
Site Admin
Contato:

#57 Mensagem por Túlio » Ter Jan 03, 2012 1:51 pm

Brasileiro escreveu:Desde que este tópico foi fundado uma coisa eu não engulo...

O que é MATERIAL HUMANO?

Vamos melhorar a pergunta: Militar é MATERIAL ou é HUMANO?

abraços]

O termo é muito mais comum do que pensas. Por exemplo, este texto de Rachel de Queiroz:

http://www.memoriaviva.com.br/ocruzeiro ... 0664_8.htm

Ou este texto da PCERJ:

http://www2.forumseguranca.org.br/node/22183

Ou aqui, onde é descrita a lista de funcionários de uma escola:

http://objetivojb.com.br/index.php?opti ... &Itemid=58

Responder