Novo Fuzil para o EB

Assuntos em discussão: Exército Brasileiro e exércitos estrangeiros, armamentos, equipamentos de exércitos em geral.

Moderadores: J.Ricardo, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
marcelo bahia
Sênior
Sênior
Agradeceu: 16 vezes
Agradeceram: 16 vezes

Re: Novo Fuzil para o EB

#8611 Mensagem por marcelo bahia » Qui Set 01, 2011 9:22 pm

Esse fuzil usado pelo exército sueco como padrão se parece muito com o MD-97. Ele é da FN, assim como o FAL, e se chama AK-5 (calibre 5,56). Apenas uma curiosidade!

Imagem

Diplomata Alemão: "- Como o senhor receberá as tropas estrangeiras que apoiam os federalistas se elas desembarcarem no Brasil??"

Floriano Peixoto: "- Com balas!!!"
Túlio
Site Admin
Site Admin
Agradeceu: 6704 vezes
Agradeceram: 7015 vezes
Contato:

#8612 Mensagem por Túlio » Qui Set 01, 2011 9:26 pm

Talvez por ser baseado no FNC, descendente do FN CAL e este do FN FAL... :wink: 8-]

“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

P. Sullivan (Margin Call, 2011)
dalton romao
Sênior
Sênior
Agradeceu: 2 vezes
Agradeceram: 53 vezes

#8613 Mensagem por dalton romao » Qui Set 01, 2011 10:48 pm

é brasileiro, ótima colocação. deve mesmo ser isso. nem mesmo o exército deve saber o que quer. mas eu mesmo ouvi de militares de alta patente que estavam no stand da imbel, na LAAD desse ano, que o exército ficaria com o 7.62 pra maior parte da tropa. o 5.56 só mesmo pras Forças Especiais. e que o IA2 já estaria sendo comprado agora no meio do ano. evidente que não se sabia dos cortes.

suntsé
Sênior
Sênior
Agradeceu: 232 vezes
Agradeceram: 154 vezes

#8614 Mensagem por suntsé » Sex Set 02, 2011 11:10 am

suntsé escreveu:Até hoje não veio nenhum Fuzil?

guilhermecn
Sênior
Sênior
Agradeceu: 61 vezes
Agradeceram: 4 vezes

#8615 Mensagem por guilhermecn » Sex Set 02, 2011 1:43 pm

No VI Seminário de Defesa em SP perguntei ao General Mattioli sobre se o IA2 iria para as três forças e quando isso seria. A resposta foi mais ou menos essa: Será enviado três lotes, uma para cada força. A priori, a nova arma preenche todos os requisitos. Quanto a questão tempo, a mentalidade é: não importa o tempo, mas sim a qualidade (não respondeu minha pergunta, mas blz) No final comentou que o objetivo não é ter o melhor rifle de assalto do mundo mas evoluir para tal patamar.

"You have enemies? Good. That means you've stood up for something, sometime in your life."
Winston Churchill

Imagem
Clermont
Sênior
Sênior
Agradeceu: 632 vezes
Agradeceram: 644 vezes

#8616 Mensagem por Clermont » Sex Set 02, 2011 4:39 pm

(...) General Mattioli sobre o IA2 (...) o objetivo não é ter o melhor rifle de assalto do mundo mas evoluir para tal patamar.
Ora, porque o IA2 não pode, um dia, evoluir para o patamar de "melhor rifle de assalto do mundo"?

Imagem

Imagem

Em São Darwin, eu creio!

Bluehood
Júnior
Júnior

#8617 Mensagem por Bluehood » Sex Set 02, 2011 6:20 pm

Túlio escreveu:Talvez por ser baseado no FNC, descendente do FN CAL e este do FN FAL... :wink: 8-]
Esse ak-5 é versão licenciada pela Suécia do FN FNC...

Na verdade o FN FNC usa o sistema de funcionamento (modernizada) de um fuzil comunista, velho, feio, bobo e de "péssima ergonomia", adivinha qual?

Acho que a FN com o CAL viu que o sistema do FAL, só é bom no FAL. E pelo visto a IMBEL se quer deu-se ao trabalho de fazer uma pesquisa sobre os descendentes do FAL. Já que alguns dos muitos problemas CAL foram replicadas pelo nosso MD-97, só que isso a 30 anos depois.

Túlio
Site Admin
Site Admin
Contato:

#8618 Mensagem por Túlio » Sex Set 02, 2011 6:24 pm

Sei lá, dizer - ou insinuar - que descende do AK apenas por ter ferrolho rotativo com dois ressaltos de trancamento me parece meio forçado, cupincha... 8-]

“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

guilhermecn
Sênior
Sênior
Agradeceu: 61 vezes
Agradeceram: 4 vezes

#8619 Mensagem por guilhermecn » Sex Set 02, 2011 7:02 pm

Clermont escreveu:
(...) General Mattioli sobre o IA2 (...) o objetivo não é ter o melhor rifle de assalto do mundo mas evoluir para tal patamar.
Ora, porque o IA2 não pode, um dia, evoluir para o patamar de "melhor rifle de assalto do mundo"?

Imagem

Imagem

Em São Darwin, eu creio!
Opa, me expressei mal. Inicialmente o objetivo não é ter o melhor fuzil do mundo mas evoluir para esse patamar com o tempo. Ou seja, melhorar com o tempo.

"You have enemies? Good. That means you've stood up for something, sometime in your life."
Winston Churchill

Imagem
Bluehood
Júnior
Júnior

#8620 Mensagem por Bluehood » Sex Set 02, 2011 7:21 pm

Túlio escreveu:Sei lá, dizer - ou insinuar - que descende do AK apenas por ter ferrolho rotativo com dois ressaltos de trancamento me parece meio forçado, cupincha... 8-]
Não quis dizer que ele descende do Ak-47, mas o sistema dele é similar sim ao do Ak. Pelo que entendo, os sistemas de funcionamento da maior parte dos fuzis de assalto modernos, descendem ou do Ak-47 ou AR-18, com exceção do M-16 e descendentes/versões.

StG44 pode ser considerado o primeiro fuzil de assalto moderno, e com certeza influenciou tudo que veio depois. O HK G3 é um descendente direto do StG44.

Enfim, ainda considero o funcionamento FNC mais parecido a um Ak do que a do FAL. De qualquer forma não sou o único ( http://world.guns.ru/assault/be/fn-fnc-e.html ), se tiver qualquer artigo/argumento/info que me desminta/corrija mande os link que agradeço. :D :D

Túlio
Site Admin
Site Admin
Contato:

#8621 Mensagem por Túlio » Sex Set 02, 2011 8:09 pm

Ele não é mais parecido com o do AK do que com o do FAL: é totalmente diferente do FAL (ferrolho basculante). Mas as tolerâncias são bem menores que as do AK, daí se poder afirmar com firmeza que nem à terra nem ao mar... :wink: 8-]

Bluehood
Júnior
Júnior

#8622 Mensagem por Bluehood » Sex Set 02, 2011 8:48 pm

Túlio escreveu:Ele não é mais parecido com o do AK do que com o do FAL: é totalmente diferente do FAL (ferrolho basculante). Mas as tolerâncias são bem menores que as do AK, daí se poder afirmar com firmeza que nem à terra nem ao mar... :wink: 8-]
Isso também não acontece com o SIG-540 que é assumidamente se baseia no sistema do Ak-47? Ou com o Galil? Isso não vem em decorrência do uso de materiais mais modernos/resistentes permitindo fazer peças menores, reduzindo o tamanho/peso da arma também?

Viktor Reznov
Sênior
Sênior
Agradeceu: 2022 vezes
Agradeceram: 822 vezes

#8623 Mensagem por Viktor Reznov » Sáb Set 03, 2011 9:25 pm

marcelo bahia escreveu:Esse fuzil usado pelo exército sueco como padrão se parece muito com o MD-97. Ele é da FN, assim como o FAL, e se chama AK-5 (calibre 5,56). Apenas uma curiosidade!

Imagem
É o que o Md-97 seria, se a Imbel tivesse a mínima idéia do que estava fazendo e se o EB não impusesse o ridículo requerimento de ter a maior comunalidade de peças possíveis com o FAL.
Brasileiro escreveu: Aí que está o problema.

O EB não quer um "simples fuzil", ele quer uma arma que faça de tudo o que o velho FAL faz, que seja barato de adquirir, que de robusta dure 'para sempre', e que seja necessariamente fabricada pela Imbel.

Daí a troca que se quer fazer, nestas condições que se impõem, inviabiliza a quebra de paradigma. Troca-se uma arma velha por uma nova e termina por aí, a tropa continua funcionando da mesma maneira. Aí é que está: O EB não quer mecher na tropa, na constituição, organização ou filosofia de ação dela. Fazendo isso, a troca de fuzil torna-se uma ação isolada e imperceptível já que o desdobramento desta mudança fica impedido de se propagar aos outros setores, já que teria um custo financeiro em si e algumas outras coisas teriam de ser começadas praticamente do zero.

Daí eu diria que o EB teve grana para desenvolver um SABER M-60 e comprá-lo (este ano são 9 radares), entrou na onda do Astros-2020 e da VBTP-MR, que vem de vento em popa. Todos programas multi bilionários que estão indo para frente. Faltou grana para o básico.

Não faltou grana para o fuzil, o fato é que o EB não apresentou nenhuma proposta, nem mesmo o EB sabe ao certo o que quer como sua nova arma, nem sabem direito se trocarão o calibre ou se será apenas parte da tropa que mudará de calibre, ninguém tem certeza de nada. Por isto não há como gastar um centavo sequer se não se sabe precisamente como se irá gastar.

Pode ser que o EB não queira mesmo trocar de fuzil, o que pode ser verdade, dado o que foi dito até agora.

abraços]
Existe um fuzil assim, chama-se AK-47, baseado num projeto de 64 anos de idade e até hoje não existe fuzil de assalto tão confiável e simples de se fabricar com o tal.

I know the weakness, I know the pain. I know the fear you do not name. And the one who comes to find me when my time is through. I know you, yeah I know you.
SantaCatarinaBR
Intermediário
Intermediário
Agradeceu: 19 vezes
Agradeceram: 133 vezes

#8624 Mensagem por SantaCatarinaBR » Seg Set 05, 2011 3:20 pm

Achei em outro forum...
...só para ilustrar:

Fuzil IMBEL IA2 7,62
Imagem

Fuzil IMBEL IA2 5,56
Imagem

SCBR - DEFESA NACIONAL Reportagens, vídeos e notícias sobre as Forças Armadas do Brasil e sua Base Industria de Defesa.
-
Canal no Youtube: https://www.youtube.com/c/SCBRDefesaNacional
Bolovo
Sênior
Sênior
Agradeceu: 547 vezes
Agradeceram: 442 vezes

#8625 Mensagem por Bolovo » Seg Set 05, 2011 4:01 pm

SantaCatarinaBR escreveu:Achei em outro forum...
...só para ilustrar:

Fuzil IMBEL IA2 7,62
Imagem

Fuzil IMBEL IA2 5,56
Imagem
Achou em outro fórum...?

Não importa. Fui eu que fiz esses dois gifs.

IA2 lixo.

"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Responder