PRick escreveu:Corsário01 escreveu:Prick, a critica é quanto a palavrinha mágica IRRESTRITA, que é usada e que me parece, ainda embala o sonho dos inocentes do DB.
Eu gosto do Rafale, viu não tenho preconceito_ rsrsrsrsrs
Mas sempre irei criticar a postura de tentar vender ToT irrestrita.
Me parece que o preconceito vem justamente dos inocentes que acreditam nesta palavra.
Eu tb queria acreditar, mas deixo essa primazia para os jovens.
Em nenhuma daquelas frases apareceu a palavra Irrestrita. Então, só piora a situação. Como bem falaram acima, a palavra Irrestrita aí deve ser entendida como a escolha é de vocês, dentre as ToT disponíveis a escolha é sua. A escolha é irrestrita. Já nos outros casos existe uma escolha prévia do fornecedor das ToT e no outro não existe controle sobre as ToT usadas no produto.
Qualquer leitura diferente disso é querer forçar a barra contra ou favor.
[]´s
Não existe isso de acesso a irrestrito a qq tecnologia.
Se fosse assim, não haveria brecha ou fosso tecnológica entre os países e as empresas.
Por exemplo, a Índia iniciou o programa de desenvolvimento de um turbofan nacional para caças no final de década de 80. Até hoje, mais de 20 anos depois e muito investimento, a turbina ainda não está pronta. E isso depois de montar/fabricar milhares de turbinas russas sob-licença.
Se as tecnologias críticas estivessem diponíveis no mercado, o HAL Tejas MK1 não estaria equipado com a turbina importada GE F404 e o HAL Tejas MK2 tb não seria equipado com a turbina importada, GE F414.
Em 2010, o MoD indiano expôs, de forma muito ilustrativa e clara, as dificuldades enfrentadas para finalizar esse projeto:
This project was the first indigenous aero-engine development project in the country. Besides, some of the reasons for delay in the project are:
(i) Ab-initio development of state-of-the-art gas turbine technologies.
(ii) Technical/technological complexities.
(iii)
Lack of availability of critical equipment & materials and denial of technologies by the technologically advanced countries.
(iv)
Lack of availability of test facilities in the country necessitating testing abroad.
(v)
Non availability of skilled/technically specialized manpower.
http://pib.nic.in/newsite/erelease.aspx?relid=63983
O desenvolvimento tecnológico é um processo eminentemente acumulativo e continuo. Não perdoa titubeios e descontinuações.
Quem está atrás, só chegará perto dos lideres se investir o mesmo ou mais do que eles. Não tem milagres e nem atalhos mágicos que diminua a brecha ou fosso tecnológico.
[]s
OBS1:
O que ocorre exatamente no acordo SNECMA-DRDO/GTRE em torno da turbina Kaveri?
Os franceses estão transferindo para o DRDO/GTRE as tecnologia críticas da M88? Aparentemente não.
Foi criado uma joint-venture, SNECMA-DRDO, com propósito específico de desenvolver e comercializar a turbina resultante. Os indianos do DRDO/GTRE entram com a atual Keveri e a SNECMA entra com a nova câmara de combustão derivada da M88 e assessoria técnica. Até onde foi divulgado, a Snecma não tranferirá seu know how de desenvolvimento do core do M88 para o DRDO/GTRE. E terá participação nas vendas. É um modelo similar ao adotado pela SNECMA-GE na CFM e pela SNECMA-SATURN na SaM146. Por isso, esse acordo é visto com ceticismo por parte da IAF.
OBS2: Colocar preço tendendo ao infinito é uma forma mais elegante de não disponibilizar certas tecnologias no mercado.