NOTÍCIAS DO RAFALE
Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação
- Andre Correa
- Sênior
- Mensagens: 4891
- Registrado em: Qui Out 08, 2009 10:30 pm
- Agradeceu: 890 vezes
- Agradeceram: 241 vezes
- Contato:
Re: NOTÍCIAS DO RAFALE
e o MO de todo "Rafalista" não muda no mundo inteiro né? Em qualquer fórum que se entra, é tudo a mesma coisa: falar mal dos concorrentes, pra poder pintar bem o Rafale...
O SH foi vendido pra Austrália, e o Rafale, foi vendido pra quem?
O SH não teve mais vendas pois muitos decidiram esperar pelo F-35, e dezenas de nações estão a espera de "entregar" suas almas ao grande vilão do século XXI... Rssssss
É raridade se ver um post sobre o Rafale sem atacar o SH. Ainda bem q tbm gosto do Rafale...
O SH foi vendido pra Austrália, e o Rafale, foi vendido pra quem?
O SH não teve mais vendas pois muitos decidiram esperar pelo F-35, e dezenas de nações estão a espera de "entregar" suas almas ao grande vilão do século XXI... Rssssss
É raridade se ver um post sobre o Rafale sem atacar o SH. Ainda bem q tbm gosto do Rafale...
Audaces Fortuna Iuvat
Re: NOTÍCIAS DO RAFALE
Amigo, não se trata de SH, a encrenca não é o avião, nunca foi.
Quem ganha "concorrência" nunca é o vetor, são governos.
Sobre falar mal um do outro, os marimbondos também tem exatamente o mesmo "defeito", ou já se esqueceu dos motores fracos, da falta de potência el´trica, do radar pequeno, do custo caríssimo...?
Não tem santo em torcida nenhuma.
Quem ganha "concorrência" nunca é o vetor, são governos.
Sobre falar mal um do outro, os marimbondos também tem exatamente o mesmo "defeito", ou já se esqueceu dos motores fracos, da falta de potência el´trica, do radar pequeno, do custo caríssimo...?
Não tem santo em torcida nenhuma.
- Túlio
- Site Admin
- Mensagens: 61505
- Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
- Localização: Tramandaí, RS, Brasil
- Agradeceu: 6321 vezes
- Agradeceram: 6673 vezes
- Contato:
Re: NOTÍCIAS DO RAFALE
Carlos Mathias escreveu: O SH tem de longe, disparado, incrivelmente maior, o mais levado custo de qualquer avião do mundo. Custa a alma de quem compra.
Quem não se importa de vender a alma e andar sob botas, nada demais.
Mas parece, e só parece, que o atual governo não está muito contente/convencido com as qualidades técnicas e processos de vendas do maravilhoso mega-losítica baratinho.
Ia comentar o post todo mas discutir RELIGIÃO é sodas. Me contento então com esta parte...
Esse governo e o anterior não me parecem tão de mal assim com o satanás. O Pai Lula autorizou Blackhawk para a FAB e EB e Seahawk para a MB. Não vi choro nem ranger de dentes e temos PILOTOS aqui. O Pai Lula autorizou a MB a modernizar os sistemas de tiro dos IKL com equipamentos do satanás. Até os malignos torpedos dele! Necas de goela abaixo. Necas de choro e ranger de dentes e temos MARINHEIROS aqui. O Pai Lula autorizou o KC390, recheado de satanismo e ainda...necas de choro. Nem o mais leve resmungo...
Talvez porque esses equipamentos citados sejam realmente os escolhidos pelas FFAA. Que claro, devem ter vendido a alma coletiva e cantar Star Spangled Banner escondidinhos nos quartéis e bases. O EB em breve será BA, a FAB, BAF e a MB, BN. O CFN já deve ser meio ianque mesmo, com todos aqueles M-16 e Interceptors e provavelmente se tratam entre si como BR Marine Corps.
Ou talvez apenas estejas exagerando um pouco...
“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”
P. Sullivan (Margin Call, 2011)
P. Sullivan (Margin Call, 2011)
-
- Sênior
- Mensagens: 1253
- Registrado em: Qui Out 15, 2009 1:42 pm
- Agradeceu: 26 vezes
- Agradeceram: 41 vezes
Re: NOTÍCIAS DO RAFALE
Caro, é só ler um pouco o fórum para ver que isso ocorre com todos os aviões, Tijolão e coleira para o F18, fantasminha e avião de papel pro Gripen, Jaca e rainha de hangar pro Rafale, e por ai vai, as vezes as discussões por aqui mais parecem discussões de futebol do que sobre aviões.alcluiz escreveu:e o MO de todo "Rafalista" não muda no mundo inteiro né? Em qualquer fórum que se entra, é tudo a mesma coisa: falar mal dos concorrentes, pra poder pintar bem o Rafale...
O SH foi vendido pra Austrália, e o Rafale, foi vendido pra quem?
O SH não teve mais vendas pois muitos decidiram esperar pelo F-35, e dezenas de nações estão a espera de "entregar" suas almas ao grande vilão do século XXI... Rssssss
É raridade se ver um post sobre o Rafale sem atacar o SH. Ainda bem q tbm gosto do Rafale...
Re: NOTÍCIAS DO RAFALE
Penguin escreveu:Se o duto da entrada de ar do SH tiver que ser redimensionado, as alterações não serão de pequena monta e muito dificilmente se poderá retrofitar versãoes anteriores. Mas não é o caso.AlbertoRJ escreveu:O Rafale não precisa de uma turbina de 9T. Os EAU querem mas não há necessidade, ao contrário do SH, que numa configuração AR-AR tem desempenho aerodinâmico e T/W ratio pior que o do Rafale. A relação só se equilibra entre o Rafale e o Tijolo em configuração de ataque, onde nenhum caça manobra dog-fight. Os analistas norte-americanos reconhecem isso...
Claro que uma turbina com mais 20% de potência no SH é para ontem, mas é "molinho", não precisa alterar nada, o consumo vai melhorar, o RCS também, quem quiser experimentar já está tudo OK é só entrar na fila. Mas uma POSSÍVEL turbina de maior empuxo no Rafale vai provocar uma "reengenharia" de 15 milímetros na aeronave...
[]'s
"No airframe changes":
O Gripen C poderá no futuro ser modernizados com os sistemas eletrônicos ora em desenvolvimento no programa NG. Mas a nova turbina F414 ao que tudo indica não é compatível com o airframe do C sem modificações na fuselagem e redimensionamento dos dutos das entradas de ar, a exemplo do Rafale.
[]s
very slighty redesign and not on the cell, air intake enlargement is 1.5cm to allow full AB on the 2013 M88 20.250lbs or 91kN !
M88 has 21 moduls , all 76kN actual M88 will need to swap 2 moduls to get 91kN in 2013!
M88 range pf power is 76kN to 115kN from the start !
Jobim diz ter conseguido reduzir o preço para US$ 6 bilhões (cerca de R$ 10 bilhões), mesmo preço da opção mais barata, o Gripen. http://www.band.com.br/jornalismo/brasi ... 0000391273
Re: NOTÍCIAS DO RAFALE
Túlio, me admiro você cara, repetir essa conversa.
Você se esquece de tudo o que os marinheiros já escreverem aqui?
Religião inclui a gente sempre achar que está certo e não lembrar de detalhes importantes, como:
Eu compro na vendinha do seu Manoel, mas nem por isso quero me casar com ele.
Fala sério essa de que por ter relações comerciais boas, temos de nos enrolar na corda.
Meia dúzia de helis SH não vai formar nossa espinha dorsal naval, fala sério.
Mas compramos Mi-35,e viste a quantidade de ranger de dentes?
Estás olhando a coisa pela retaguarda.
Não vamos confundir a cabeça das pessoas.
Mas vejamos, entre as compras novas, realmente de renovação...
EB- Urutu III, IA-2, Leo-1A2, sistemas AAer, TODOS não USA...
MB- SSN francês e SSK idem, tecnologia de fabricação local de torpedos pesados no estado da arte, projeto e desenvolvimento de cascos de subs, escoltas, NaPoc e etc... NADA made-in-USA.
FAB- Essa realmente, os dentes rangem por QUSe isso não é segredo.
Mas não vamos colocar todas na mesma lata.
Ah sim parafusos, vidros de janela, TVs do cassino dos oficiais, enfim, uma lista enorme de coisas ITAR free e estrategicamente irrelevantes nem devem vir aqui como prova de que "o Brasil está assim ó, com os homi".
Se falar dos motores de alguns eqptos, houve muuuuuuuito ranger de dentes sim, mas só do pessoal de branco .
E por favor, vamos deixar os motores dos museus da FAB de fora.
Acho que as FAs (ao menos duas delas) também estão exagerando.
Made-in-USA é bom, muito bom sim, mas tem que entregar a alma.
Até M-60 é assim, e é uma velharia podre.
Você se esquece de tudo o que os marinheiros já escreverem aqui?
Idem , meu caro azul estrelado.Ia comentar o post todo mas discutir RELIGIÃO é sodas. Me contento então com esta parte...
Religião inclui a gente sempre achar que está certo e não lembrar de detalhes importantes, como:
Uma coisa é uma coisa e outra coisa é outra coisa.Esse governo e o anterior não me parecem tão de mal assim com o satanás.
Eu compro na vendinha do seu Manoel, mas nem por isso quero me casar com ele.
Fala sério essa de que por ter relações comerciais boas, temos de nos enrolar na corda.
Ambos sem nenhum comprometimento estratégico, são helis de transporte e no caso da MB, temporários, tampões como dito por Marino e Cia.O Pai Lula autorizou Blackhawk para a FAB e EB e Seahawk para a MB.
Meia dúzia de helis SH não vai formar nossa espinha dorsal naval, fala sério.
Mas é lógico, QUS.Não vi choro nem ranger de dentes e temos PILOTOS aqui.
Mas compramos Mi-35,e viste a quantidade de ranger de dentes?
Estás olhando a coisa pela retaguarda.
Em nota, OFICIAL E PÚBLICA, um almte disse , clara e explicitamente, que são sistemas e armas TAMPÕES ATÉ A CHEGADA DE SIMILARES NACIONAIS, CONTIDOS NO BOJO DO PROJETO PROSUB.O Pai Lula autorizou a MB a modernizar os sistemas de tiro dos IKL com equipamentos do satanás. Até os malignos torpedos dele! Necas de goela abaixo. Necas de choro e ranger de dentes e temos MARINHEIROS aqui.
Não vamos confundir a cabeça das pessoas.
Que o diga o adiamento do FX ...O Pai Lula autorizou o KC390, recheado de satanismo e ainda...necas de choro. Nem o mais leve resmungo...
Compras antigas, de material usado, quinquilharias que em nada afetam estrategicamente o País.Talvez porque esses equipamentos citados sejam realmente os escolhidos pelas FFAA. Que claro, devem ter vendido a alma coletiva e cantar Star Spangled Banner escondidinhos nos quartéis e bases. O EB em breve será BA, a FAB, BAF e a MB, BN. O CFN já deve ser meio ianque mesmo, com todos aqueles M-16 e Interceptors e provavelmente se tratam entre si como BR Marine Corps.
Mas vejamos, entre as compras novas, realmente de renovação...
EB- Urutu III, IA-2, Leo-1A2, sistemas AAer, TODOS não USA...
MB- SSN francês e SSK idem, tecnologia de fabricação local de torpedos pesados no estado da arte, projeto e desenvolvimento de cascos de subs, escoltas, NaPoc e etc... NADA made-in-USA.
FAB- Essa realmente, os dentes rangem por QUSe isso não é segredo.
Mas não vamos colocar todas na mesma lata.
Ah sim parafusos, vidros de janela, TVs do cassino dos oficiais, enfim, uma lista enorme de coisas ITAR free e estrategicamente irrelevantes nem devem vir aqui como prova de que "o Brasil está assim ó, com os homi".
Se falar dos motores de alguns eqptos, houve muuuuuuuito ranger de dentes sim, mas só do pessoal de branco .
E por favor, vamos deixar os motores dos museus da FAB de fora.
Idem, vice-versa.Ou talvez apenas estejas exagerando um pouco...
Acho que as FAs (ao menos duas delas) também estão exagerando.
Made-in-USA é bom, muito bom sim, mas tem que entregar a alma.
Até M-60 é assim, e é uma velharia podre.
- Penguin
- Sênior
- Mensagens: 18983
- Registrado em: Seg Mai 19, 2003 10:07 pm
- Agradeceu: 5 vezes
- Agradeceram: 374 vezes
Re: NOTÍCIAS DO RAFALE
DATE:09/06/11
SOURCE:Flight International
France zeroes in on lightweight weapon for Rafale
By Craig Hoyle
France is close to selecting a new, reduced collateral effect weapon for its Dassault Rafale fighters, with the need for a lightweight air-to-surface store having been underlined by its recent combat experience over Libya.
Discussions involving the air force and France's DGA defence procurement agency have advanced over the recent weeks, with several options understood to be under consideration.
Recent attention has focused on the MBDA dual-mode seeker-equipped Brimstone missile, which has been used by UK Royal Air Force Panavia Tornado GR4 strike aircraft during NATO's Unified Protector campaign to safeguard Libyan civilians from attack by forces loyal to Col Muammar Gaddafi.
"Brimstone is a solution, but it's not the only option," said Stéphane Reb, the DGA's Rafale programme manager. Other candidates could include guided rockets or a weapon in the class of Lockheed Martin's small contained-area precision energetic load bomb, or Scalpel, said industry sources. Meetings about a possible acquisition were held in late May, and a selection decision could come soon.
Acquiring a precision-guided, lightweight weapon for the Rafale has interested the French military for some time, with a TDA 68mm rocket pod having been exhibited alongside a Rafale at 2009's Paris air show.
A new system would provide a strike capability between the aircraft's internal 30mm cannon, and 250kg (550lb) bombs equipped with Sagem's AASM "Hammer" precision guidance and range extension kit.
"If you want to integrate something very quick and with a very limited firing envelope then it can be done, but if you want to do a complete system integration with a large firing envelope then we would need more time," said Reb.
The French air force is sustaining a detachment of seven Rafale B/Cs at Solenzara air base on Corsica in support of its operation Harmattan commitment to the NATO campaign in Libya. It will also send other Rafales to Afghanistan for a repeat tour of duty, to start on 1 August.
SOURCE:Flight International
France zeroes in on lightweight weapon for Rafale
By Craig Hoyle
France is close to selecting a new, reduced collateral effect weapon for its Dassault Rafale fighters, with the need for a lightweight air-to-surface store having been underlined by its recent combat experience over Libya.
Discussions involving the air force and France's DGA defence procurement agency have advanced over the recent weeks, with several options understood to be under consideration.
Recent attention has focused on the MBDA dual-mode seeker-equipped Brimstone missile, which has been used by UK Royal Air Force Panavia Tornado GR4 strike aircraft during NATO's Unified Protector campaign to safeguard Libyan civilians from attack by forces loyal to Col Muammar Gaddafi.
"Brimstone is a solution, but it's not the only option," said Stéphane Reb, the DGA's Rafale programme manager. Other candidates could include guided rockets or a weapon in the class of Lockheed Martin's small contained-area precision energetic load bomb, or Scalpel, said industry sources. Meetings about a possible acquisition were held in late May, and a selection decision could come soon.
Acquiring a precision-guided, lightweight weapon for the Rafale has interested the French military for some time, with a TDA 68mm rocket pod having been exhibited alongside a Rafale at 2009's Paris air show.
A new system would provide a strike capability between the aircraft's internal 30mm cannon, and 250kg (550lb) bombs equipped with Sagem's AASM "Hammer" precision guidance and range extension kit.
"If you want to integrate something very quick and with a very limited firing envelope then it can be done, but if you want to do a complete system integration with a large firing envelope then we would need more time," said Reb.
The French air force is sustaining a detachment of seven Rafale B/Cs at Solenzara air base on Corsica in support of its operation Harmattan commitment to the NATO campaign in Libya. It will also send other Rafales to Afghanistan for a repeat tour of duty, to start on 1 August.
Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
Carlo M. Cipolla
Carlo M. Cipolla
Re: NOTÍCIAS DO RAFALE
Jobim diz ter conseguido reduzir o preço para US$ 6 bilhões (cerca de R$ 10 bilhões), mesmo preço da opção mais barata, o Gripen. http://www.band.com.br/jornalismo/brasi ... 0000391273
-
- Sênior
- Mensagens: 7163
- Registrado em: Sex Out 07, 2005 8:20 pm
- Localização: Rio de Janeiro - RJ
Re: NOTÍCIAS DO RAFALE
Air and Cosmos insight on the future Rafale
This week issue of Air and Cosmos magazine brings some additional information regarding the future development path of the Rafale.
First, the radar : the current RBE-2 AESA provides 10° more azimut coverage compared to the PESA version (70° vs 60°) and an increased range of more than 40%
In order to meet the UAE requirement, the power output will be increased from 9.6 kW to 14 kW by changing the cooling pomp. This should provide an additional 10% range bonus.
About the Engine : The M88-4E which is replacing the M88-2, consists in a new high pressure turbine and compressor to give an impressive 40 to 50% better life span compared to its predecessor. First bench-tested in September 2009, the M88-4E made its first flight on March 22nd 2010. 70 inflight tests were planed for 2010 and the new engine development is now almost complete. A progressive upgrade of all the M88-2 in service in the French Air Force and Navy in planned as the M88-4E production will ramp up.
The UAE derivative of the M88-4E, called M88-9, will reach 9 tonnes of thrust by increasing the entering airflow from 65 kg/s to 72 kg/s as well as the compression rate from 24.5 to 27. As already said, this engine requires the air intake to be enlarged which is (was ?) a major blocking point in the negotiations with the UAE : Such a structural modification is not cheap and the costs will most probably have to be shared between the two countries.
As far as the weapon system is concerned, Air and Cosmos reveals several new interresting key points :
The first meteor separation trials will be conducted in 2012 to get the missile available for export customers in 2016. (French Air Force entry into service is still planned for 2018)
Regarding IR missiles, the French and British MoD would have started discussions around a common Mica-IR and ASRAAM replacement. It is worth noting that, last year, a French deputy raised the question of the Mica replacement stating that it had to be initiated with no more delays for the missile to remain competitive compared to the last versions of the US made AIM-120.
This new Franco-British IR missile could have 2 meanings :
a- The French are switching for a short range IR missile, cheaper than the Mica-IR and the Mica EM still need to be replaced in the next 10 years.
b- The British are adopting the mica-IR concept of a medium range BVR missile, agile enough to be used as a dogfighting missile to replace the ASRAAM and possibly the AMRAAM.
The IR version of the AASM smart bomb will get enhanced long range multi-targeting algorithms in order to be more effective against tanks.
At the same time, the Reco-NG pod will receive a new function enabling in flight GPS coordinates extraction of detected targets.
Combined with the above AASM-IR improved long range multi-targeting capability against tanks, one can imagine how deadly a flight of Rafale will be in the near future : The time between detection, decision and strike being very short.
More details about the RCS reduction program, now officialy named DEDIRA (Descreet Rafale Demonstrator), are also revealed by Air and Cosmos : in addition to the INCAS program to improved the SPECTRA suite, the air intake shape could be modified and conformal weapon containers could be used to hide weapons. New RAM technology is also considered. All in all, this looks very much like the "silent Hornet" pack developed by Boeing for the F/A-18E and presented as an operational less expensive alternative to the F-35 full stealth approach.
ELGTR training bomb
Regarding the contained effect weapon already discussed here, the French DGA is also considering the Lockheed-Martin scalpel bomb (small contained-area precision energetic load) which is a weaponised version of the ELGTR training GBU especially developed for low collateral damage strikes in urban zones.
Fonte: Rafale News
This week issue of Air and Cosmos magazine brings some additional information regarding the future development path of the Rafale.
First, the radar : the current RBE-2 AESA provides 10° more azimut coverage compared to the PESA version (70° vs 60°) and an increased range of more than 40%
In order to meet the UAE requirement, the power output will be increased from 9.6 kW to 14 kW by changing the cooling pomp. This should provide an additional 10% range bonus.
About the Engine : The M88-4E which is replacing the M88-2, consists in a new high pressure turbine and compressor to give an impressive 40 to 50% better life span compared to its predecessor. First bench-tested in September 2009, the M88-4E made its first flight on March 22nd 2010. 70 inflight tests were planed for 2010 and the new engine development is now almost complete. A progressive upgrade of all the M88-2 in service in the French Air Force and Navy in planned as the M88-4E production will ramp up.
The UAE derivative of the M88-4E, called M88-9, will reach 9 tonnes of thrust by increasing the entering airflow from 65 kg/s to 72 kg/s as well as the compression rate from 24.5 to 27. As already said, this engine requires the air intake to be enlarged which is (was ?) a major blocking point in the negotiations with the UAE : Such a structural modification is not cheap and the costs will most probably have to be shared between the two countries.
As far as the weapon system is concerned, Air and Cosmos reveals several new interresting key points :
The first meteor separation trials will be conducted in 2012 to get the missile available for export customers in 2016. (French Air Force entry into service is still planned for 2018)
Regarding IR missiles, the French and British MoD would have started discussions around a common Mica-IR and ASRAAM replacement. It is worth noting that, last year, a French deputy raised the question of the Mica replacement stating that it had to be initiated with no more delays for the missile to remain competitive compared to the last versions of the US made AIM-120.
This new Franco-British IR missile could have 2 meanings :
a- The French are switching for a short range IR missile, cheaper than the Mica-IR and the Mica EM still need to be replaced in the next 10 years.
b- The British are adopting the mica-IR concept of a medium range BVR missile, agile enough to be used as a dogfighting missile to replace the ASRAAM and possibly the AMRAAM.
The IR version of the AASM smart bomb will get enhanced long range multi-targeting algorithms in order to be more effective against tanks.
At the same time, the Reco-NG pod will receive a new function enabling in flight GPS coordinates extraction of detected targets.
Combined with the above AASM-IR improved long range multi-targeting capability against tanks, one can imagine how deadly a flight of Rafale will be in the near future : The time between detection, decision and strike being very short.
More details about the RCS reduction program, now officialy named DEDIRA (Descreet Rafale Demonstrator), are also revealed by Air and Cosmos : in addition to the INCAS program to improved the SPECTRA suite, the air intake shape could be modified and conformal weapon containers could be used to hide weapons. New RAM technology is also considered. All in all, this looks very much like the "silent Hornet" pack developed by Boeing for the F/A-18E and presented as an operational less expensive alternative to the F-35 full stealth approach.
ELGTR training bomb
Regarding the contained effect weapon already discussed here, the French DGA is also considering the Lockheed-Martin scalpel bomb (small contained-area precision energetic load) which is a weaponised version of the ELGTR training GBU especially developed for low collateral damage strikes in urban zones.
Fonte: Rafale News
Alberto -
- Penguin
- Sênior
- Mensagens: 18983
- Registrado em: Seg Mai 19, 2003 10:07 pm
- Agradeceu: 5 vezes
- Agradeceram: 374 vezes
Re: NOTÍCIAS DO RAFALE
Um roadmap muito interessante.
Confirmado então que para utilizar a turbina mais potente é necessário aumento dos dutos da entrada de ar e que não é algo simples e barato...
The UAE derivative of the M88-4E, called M88-9, will reach 9 tonnes of thrust by increasing the entering airflow from 65 kg/s to 72 kg/s as well as the compression rate from 24.5 to 27. As already said, this engine requires the air intake to be enlarged which is (was ?) a major blocking point in the negotiations with the UAE : Such a structural modification is not cheap and the costs will most probably have to be shared between the two countries.
O roadmap apresentado pela Boeing para o Super Hornet foi adotado pela Dassault.
All in all, this looks very much like the "silent Hornet" pack developed by Boeing for the F/A-18E and presented as an operational less expensive alternative to the F-35 full stealth approach.
Confirmado então que para utilizar a turbina mais potente é necessário aumento dos dutos da entrada de ar e que não é algo simples e barato...
The UAE derivative of the M88-4E, called M88-9, will reach 9 tonnes of thrust by increasing the entering airflow from 65 kg/s to 72 kg/s as well as the compression rate from 24.5 to 27. As already said, this engine requires the air intake to be enlarged which is (was ?) a major blocking point in the negotiations with the UAE : Such a structural modification is not cheap and the costs will most probably have to be shared between the two countries.
O roadmap apresentado pela Boeing para o Super Hornet foi adotado pela Dassault.
All in all, this looks very much like the "silent Hornet" pack developed by Boeing for the F/A-18E and presented as an operational less expensive alternative to the F-35 full stealth approach.
Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
Carlo M. Cipolla
Carlo M. Cipolla
Re: NOTÍCIAS DO RAFALE
Nãããããã, nã, não!
Não tem nada de adotou/copiou da BOEING.
Do jeito que vossa senhoria traduziu, dá a impressão que a Dassault simplesmente copiou a Boeing.
Quem copia não tem capacidade de fazer por si, é uma expressão, neste caso, que pode soar depreciativa.
Não foi, porque qualquer fabricante de caças de quarta geração tem essas mesmas ambições, são melhorias comuns à todos os 4ºG que vão estar por aqui nos próximos 30 anos.
Parece muito, se assemelha muito, é muito parecido.this looks very much like
Não tem nada de adotou/copiou da BOEING.
Do jeito que vossa senhoria traduziu, dá a impressão que a Dassault simplesmente copiou a Boeing.
Quem copia não tem capacidade de fazer por si, é uma expressão, neste caso, que pode soar depreciativa.
Não foi, porque qualquer fabricante de caças de quarta geração tem essas mesmas ambições, são melhorias comuns à todos os 4ºG que vão estar por aqui nos próximos 30 anos.
-
- Sênior
- Mensagens: 7163
- Registrado em: Sex Out 07, 2005 8:20 pm
- Localização: Rio de Janeiro - RJ
Re: NOTÍCIAS DO RAFALE
O RBE-2 vai para a classe de potência de 14Kw, o Meteor poderá ser exportado em 2016 e a nova M88-4E pronta para produção e com mais 50% de vida útil. Muito para quem for comprar o Rafale.
[]'s
[]'s
Alberto -
- Penguin
- Sênior
- Mensagens: 18983
- Registrado em: Seg Mai 19, 2003 10:07 pm
- Agradeceu: 5 vezes
- Agradeceram: 374 vezes
Re: NOTÍCIAS DO RAFALE
Carlos Mathias escreveu:Nãããããã, nã, não!
Parece muito, se assemelha muito, é muito parecido.this looks very much like
Não tem nada de adotou/copiou da BOEING.
Do jeito que vossa senhoria traduziu, dá a impressão que a Dassault simplesmente copiou a Boeing.
Quem copia não tem capacidade de fazer por si, é uma expressão, neste caso, que pode soar depreciativa.
Não foi, porque qualquer fabricante de caças de quarta geração tem essas mesmas ambições, são melhorias comuns à todos os 4ºG que vão estar por aqui nos próximos 30 anos.
Adotou (ou vai adotar) o mesmo caminho, trilha, plano (roadmap).
Eu não utilizei a palavra "copiar". Vc não precisa tecer comentários sobre o significado desse vocábulo e nem utilizar pronomes de tratamentos rebuscados para se referir a minha pessoa.
Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
Carlo M. Cipolla
Carlo M. Cipolla
Re: NOTÍCIAS DO RAFALE
Nãããããããão.
Não tem nada de "adotou o mesmo caminho" não.
Sutileza nas palavras e sutileza na manobra de palavras eu estou aprendendo por osmose.
Não tem nada de "adotou o mesmo caminho" não.
Sutileza nas palavras e sutileza na manobra de palavras eu estou aprendendo por osmose.
- Penguin
- Sênior
- Mensagens: 18983
- Registrado em: Seg Mai 19, 2003 10:07 pm
- Agradeceu: 5 vezes
- Agradeceram: 374 vezes
Re: NOTÍCIAS DO RAFALE
Então melhor vc discutir interpretação de texto com o autor do artigo da Air & Cosmos, muito provavelmente um jornalista francês.Carlos Mathias escreveu:Nãããããããão.
Não tem nada de "adotou o mesmo caminho" não.
Sutileza nas palavras e sutileza na manobra de palavras eu estou aprendendo por osmose.
Quando aparecer imagens do Rafale com "conformal weapon containers", vou me divertir muito.
Editado pela última vez por Penguin em Sáb Jun 11, 2011 10:30 pm, em um total de 1 vez.
Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
Carlo M. Cipolla
Carlo M. Cipolla