Pepê Rezende escreveu:No planejamento dela, não se prevê a defesa da Amazônia Azul, que dependerá integralmente de aviação naval embarcada.Penguin escreveu: A FAB só está pedindo 120 caças novos. Só! Isso segundo o planejamento dela é suficiente para "controlar" o ambiente na America do Sul (não é ai que estamos localizados?)
Negativo, para continuar apoiando a MB na missão de Patrulha Maritima estão vindo os P-3 e estão sendo modernizados os P-95, alem disso as futuras aeronaves da FAB irão possuir a capacidade AR-MAR em seus sistemas de armas.
A aviação embarcada terá a tarefa de defender a esquadra, e isso nem sempre vai se aplicar a toda a Amazonia Azul. O papel da FAB nesta territorio será em conjunto com a MB, assim como já se faz na Amazonia legal em conjunto com o EB.
Porque grupos da própria FAB e lobistas mal intencionados sabotam o processo.Penguin escreveu: Por que não liberaram/liberam logo os 36 iniciais?
E você teria provas de afirmações?
Para isso, a Aeronáutica precisa agir em conjunto, como a MB e o EB fazem.Penguin escreveu: Entra governo e sai governo e já fazem 10 anos que estão enrolando direitinho a FAB. Ou os políticos não estão realmente levando a sério as necessidades materiais apontadas pela FAB para defender o Brasil. Espero que o EB e a MB tenham melhor sorte. Porém é certo que sem controle adequado dos ceús, os meios do EB e MB ficam em situação de grande vulnerabilidade em caso de conflito.
Logicamente os projetos do VBTP e do SUB-NUC foram aiantes porque a MB e o EB foram coesos, e o F-X não porque a FAB vive de brigas internas. O MD e o presidente não se metem em nada no processo, no maximo so assinam a fatura.
Pepê
NOTÍCIAS DO RAFALE
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Re: NOTÍCIAS DO RAFALE
[justificar]“ Se não eu, quem?
Se não agora, quando?”[/justificar]
Se não agora, quando?”[/justificar]
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Re: NOTÍCIAS DO RAFALE
A FAB só está pedindo 120 caças novos. Só! Isso segundo o planejamento dela é suficiente para "controlar" o ambiente na America do Sul (não é ai que estamos localizados?)[/quote]
No planejamento dela, não se prevê a defesa da Amazônia Azul, que dependerá integralmente de aviação naval embarcada.
Pepê
No planejamento dela, não se prevê a defesa da Amazônia Azul, que dependerá integralmente de aviação naval embarcada.
Qual a capacidade antisuperfície do P-3Br e dos fabulosos P-95 contra uma Força Tarefa equipada com porta-aviões? Obviamente, quase nenhuma. A FAB não quis incoprorar a capacidade ar-mar nos A-1M e não coloca a missão como prioritária para a Força. Tenho vários relatos de encontros no MinDef em que isso ficou claro. A propósito, quantos treinamentos de ataque a embarcação vc fez até hoje?sapao escreveu:Negativo, para continuar apoiando a MB na missão de Patrulha Maritima estão vindo os P-3 e estão sendo modernizados os P-95, alem disso as futuras aeronaves da FAB irão possuir a capacidade AR-MAR em seus sistemas de armas.
A aviação embarcada terá a tarefa de defender a esquadra, e isso nem sempre vai se aplicar a toda a Amazonia Azul. O papel da FAB nesta territorio será em conjunto com a MB, assim como já se faz na Amazonia legal em conjunto com o EB.
Basta ler a FSP. Como a Eliane Cantanhede, que era repórter política, teve acesso, em janeiro de 2010, a 13 páginas do resumo executivo de 200 páginas preparado pela COPAC depois de o Alto Comando da Aeronáutica tê-lo modificado em dezembro e de o ministro da Defesa, Nelson Jobim, ter solicitado sua adequação à END? Obviamente, alguém não satisfeito com o resultado tratou de vazá-lo para a imprensa conturbando, ainda mais, o processo.sapao escreveu:E você teria provas de afirmações?
Pepê
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Re: NOTÍCIAS DO RAFALE
No planejamento dela, não se prevê a defesa da Amazônia Azul, que dependerá integralmente de aviação naval embarcada.Pepê Rezende escreveu:A FAB só está pedindo 120 caças novos. Só! Isso segundo o planejamento dela é suficiente para "controlar" o ambiente na America do Sul (não é ai que estamos localizados?)
Qual a capacidade antisuperfície do P-3Br e dos fabulosos P-95 contra uma Força Tarefa equipada com porta-aviões? Obviamente, quase nenhuma. A FAB não quis incoprorar a capacidade ar-mar nos A-1M e não coloca a missão como prioritária para a Força. Tenho vários relatos de encontros no MinDef em que isso ficou claro. A propósito, quantos treinamentos de ataque a embarcação vc fez até hoje?sapao escreveu:Negativo, para continuar apoiando a MB na missão de Patrulha Maritima estão vindo os P-3 e estão sendo modernizados os P-95, alem disso as futuras aeronaves da FAB irão possuir a capacidade AR-MAR em seus sistemas de armas.
A aviação embarcada terá a tarefa de defender a esquadra, e isso nem sempre vai se aplicar a toda a Amazonia Azul. O papel da FAB nesta territorio será em conjunto com a MB, assim como já se faz na Amazonia legal em conjunto com o EB.
Basta ler a FSP. Como a Eliane Cantanhede, que era repórter política, teve acesso, em janeiro de 2010, a 13 páginas do resumo executivo de 200 páginas preparado pela COPAC depois de o Alto Comando da Aeronáutica tê-lo modificado em dezembro e de o ministro da Defesa, Nelson Jobim, ter solicitado sua adequação à END? Obviamente, alguém não satisfeito com o resultado tratou de vazá-lo para a imprensa conturbando, ainda mais, o processo.sapao escreveu:E você teria provas de afirmações?
Pepê[/quote]
Os A-4KU foram incorporados à MB no final da década de 90.
Se havia urgência em vetores ar-mar com mísseis anti-navio, por que a MB não os modernizou antes e adotou algum míssil ou armas guiadas já integrado ao A-4KU (Maverick, LGBs) ou integrou algum outro (Gabriel, Harpoon, Sea Eagle, AM-39, RBS-15, etc)?
Por que depender dos AMX cuja modernização mal começou?
Foram incorporados 23 celulas à MB. Por que ao invés de modernizar apenas 12 células, não modernizar mais e baseá-las em terra no litoral da Região Norte?
[]s
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Carlo M. Cipolla
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Re: NOTÍCIAS DO RAFALE
Senhores moderadores:
Observo que quando há citações de dois debatedores, há troca dos autores.
Seria um problema do sistema?
Observo que quando há citações de dois debatedores, há troca dos autores.
Seria um problema do sistema?
Re: NOTÍCIAS DO RAFALE
FHC ?Os A-4KU foram incorporados à MB no final da década de 90.
Qual era a prioridade da Defesa naquela época?
Havia?Se havia urgência em vetores ar-mar com mísseis anti-navio, por que a MB não os modernizou antes e adotou algum míssil ou armas guiadas já integrado ao A-4KU (Maverick, LGBs) ou integrou algum outro (Gabriel, Harpoon, Sea Eagle, AM-39, RBS-15, etc)?
Urgência em Defesa naquel tempo?
Só para comprar M-60 capado.
Acho que tem uma leis ´por aí que impedem a MB de fazer certas coisas, não?Por que depender dos AMX cuja modernização mal começou?
Também tem um tempo de maturação, de realização das coisas...
A EMBRAER já acabou de modernizar todos os F-5?
Quanto tempo levou da decisão ao final de tudo?
Talvez, sei lá...Foram incorporados 23 celulas à MB. Por que ao invés de modernizar apenas 12 células, não modernizar mais e baseá-las em terra no litoral da Região Norte?
Talvez porque se pretende comprar 48 FX-N...
Porque os A-4M serão tampões melhorados...
Acho que o Marino e outros navais poderiam responder melhor à estas indagações.
Eu só dou uns chutes.
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Re: NOTÍCIAS DO RAFALE
Aos colegas da FAB, uma explicação tecnica para fazer-me acreditar que 120 caças são mais do que suficiente para dar conta da defesa áerea de 12,7 milhões k2 de espaço aéreo, de 17 mil km de fronteira terrestre e de 8 mil km de litoral.
agradecido.
abs
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Re: NOTÍCIAS DO RAFALE
Carlos Mathias escreveu:FHC ?Os A-4KU foram incorporados à MB no final da década de 90.
Qual era a prioridade da Defesa naquela época?
Havia?Se havia urgência em vetores ar-mar com mísseis anti-navio, por que a MB não os modernizou antes e adotou algum míssil ou armas guiadas já integrado ao A-4KU (Maverick, LGBs) ou integrou algum outro (Gabriel, Harpoon, Sea Eagle, AM-39, RBS-15, etc)?
Urgência em Defesa naquel tempo?
Só para comprar M-60 capado.
Acho que tem uma leis ´por aí que impedem a MB de fazer certas coisas, não?Por que depender dos AMX cuja modernização mal começou?
Também tem um tempo de maturação, de realização das coisas...
A EMBRAER já acabou de modernizar todos os F-5?
Quanto tempo levou da decisão ao final de tudo?
Talvez, sei lá...Foram incorporados 23 celulas à MB. Por que ao invés de modernizar apenas 12 células, não modernizar mais e baseá-las em terra no litoral da Região Norte?
Talvez porque se pretende comprar 48 FX-N...
Porque os A-4M serão tampões melhorados...
Acho que o Marino e outros navais poderiam responder melhor à estas indagações.
Eu só dou uns chutes.
O contexto de minhas indagações foi a colocação de Pepê:
Os A-4 chegaram no final dos anos 90. O Governo Lula começou em 2003. Estamos em 2011.Qual a capacidade antisuperfície do P-3Br e dos fabulosos P-95 contra uma Força Tarefa equipada com porta-aviões? Obviamente, quase nenhuma. A FAB não quis incoprorar a capacidade ar-mar nos A-1M e não coloca a missão como prioritária para a Força. Tenho vários relatos de encontros no MinDef em que isso ficou claro. A propósito, quantos treinamentos de ataque a embarcação vc fez até hoje?
É mais fácil esperar que a FAB faça tudo, quando seus prórprios programas (P-3, F-X) sofrem atrasos imensos?
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Re: NOTÍCIAS DO RAFALE
Se 120 são o suficiente eu não sei, mas se vierem 120 o pessoal da FAB tem que soltar rojões e fazer uma micareta de 100km para comemorar o feito!FCarvalho escreveu:Aos colegas da FAB, uma explicação tecnica para fazer-me acreditar que 120 caças são mais do que suficiente para dar conta da defesa áerea de 12,7 milhões k2 de espaço aéreo, de 17 mil km de fronteira terrestre e de 8 mil km de litoral.
agradecido.
abs
Parace que se esquecem que estamos no Brasil... e isso não é pecimismo, é realismo! Se vierem o suficiente para substituir os F-5 e M2000 já é motivo para churrascada e cerveja gelada pra todo mundo, uma combinação de FX + A1M estaria até legal para a realidade brasileira!
Nosso GF até poderia ter um pensamento/atitude australiano, que bancou a briga com todo mundo e encomendou 100 F-35, mas não temos...
Não temais ímpias falanges,
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Re: NOTÍCIAS DO RAFALE
Hoje temos 12 Mirage 2000 + ~50 F-5 + 40-50 AMX. Isso não dá 120 unidades.J.Ricardo escreveu:Se 120 são o suficiente eu não sei, mas se vierem 120 o pessoal da FAB tem que soltar rojões e fazer uma micareta de 100km para comemorar o feito!FCarvalho escreveu:Aos colegas da FAB, uma explicação tecnica para fazer-me acreditar que 120 caças são mais do que suficiente para dar conta da defesa áerea de 12,7 milhões k2 de espaço aéreo, de 17 mil km de fronteira terrestre e de 8 mil km de litoral.
agradecido.
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Parace que se esquecem que estamos no Brasil... e isso não é pecimismo, é realismo! Se vierem o suficiente para substituir os F-5 e M2000 já é motivo para churrascada e cerveja gelada pra todo mundo, uma combinação de FX + A1M estaria até legal para a realidade brasileira!
Nosso GF até poderia ter um pensamento/atitude australiano, que bancou a briga com todo mundo e encomendou 100 F-35, mas não temos...
O dia em que a FAB contar com 120 caça de 4a geração, a capacidade bélica da frota terá mais do que duplicado, comparado com a frota atual.
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Re: NOTÍCIAS DO RAFALE
Justin Case escreveu:Amigos,
Notícias do Rafale:
http://www.defense-aerospace.com/articl ... -2012.html
Abraços,
Justin
Pela notícia, se os EAU quiserem motores com 9T, terão de pagar. AdlA não tem interesse, mesmo que os mesmo dariam um belo ganho de desempenho no caça.
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Re: NOTÍCIAS DO RAFALE
Muito interessante Justin!Justin Case escreveu:Amigos,
Notícias do Rafale:
http://www.defense-aerospace.com/articl ... -2012.html
Abraços,
Justin
[]'sOther points that emerged during the Rafale press tour include:
-- New capabilities that might be incorporated into the Rafale’s mid-life update in around 2025 could include operating unmanned aerial vehicles, thrust vectoring for improved maneuverability, and conformal radar antenna arrays located all around the airframe.
Alberto -
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Re: NOTÍCIAS DO RAFALE
Na minha opinião, 48 aeronaves espalhadas na região norte em pelo menos 3 Esquadrões, 2 Esquadrões com 36 aeronaves no Nordeste, onde seria mais provável o ataque via mar, 12 aeronaves no DF, 12 Aeronaves no Centro-Oeste, na região da Fronteira, e 72 Aeronaves na região Sul e Sudeste (RJ, SP e RS), dividido em 3 esquadrões, seria uma defesa mínima para o futuro que aguarda o Brasil. Isso apenas com FX-2, fora o apoio do A-1M, e os F-5EM seriam mantidos como LIFT até onde fosse possível. Só aqui teríamos um efetivo de 180 aeronaves FX-2, e se contarmos com as aeroanves em manutenção, podemos pensar em 240 aeronaves, ou seja, o dobro do almejado pel FAB. Se a França tem planos pra muito mais do que isso, o que seriam 240 Rafales para um país do tamanho do nosso?
Quanto a MB, essa não pensa em Caças modernos até a metade da década de 20, pois é só por lá, se Deus quiser, que começaremos a ver conversas para um novo NAe, que demora no mínimo 5 anos a ser construído. Com a ajuda da força de pensamento do nobre colega Lord Nauta, ainda vamos convencer a MB de modernizar ao menos mais 6 unidades, assim poderiamos ter 12 aeronaves embarcadas sempre.
Quanto a MB, essa não pensa em Caças modernos até a metade da década de 20, pois é só por lá, se Deus quiser, que começaremos a ver conversas para um novo NAe, que demora no mínimo 5 anos a ser construído. Com a ajuda da força de pensamento do nobre colega Lord Nauta, ainda vamos convencer a MB de modernizar ao menos mais 6 unidades, assim poderiamos ter 12 aeronaves embarcadas sempre.
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Re: NOTÍCIAS DO RAFALE
Por isso mesmo que acho sonho 120 caças como proposto pelo FCarvalho, acho que teremos no máximo uns 70, isso sendo muito otimista... Mas temos também que considerar que 01 FX se substitui no mínimo 02 F-5, isso com "os pés nas costas"!
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Re: NOTÍCIAS DO RAFALE
A MB deve receber seus FX-N antes do PA novo ficar pronto.
Os indianos estão provando que sim, é melhor receber antes e já ir treinado e se adaptando ao novo vetor, suas capacidades e armas.
Além do que, mesmo restrito, o Rafale (se ganhar) poderá treinar no SP.
Os indianos estão provando que sim, é melhor receber antes e já ir treinado e se adaptando ao novo vetor, suas capacidades e armas.
Além do que, mesmo restrito, o Rafale (se ganhar) poderá treinar no SP.