Moccellin, até onde sei, a FAB necessita de um helo pesado para fazer o trabalho de transporte com cargas extra-pesadas como radares, e outros apetrechos logísticos, que de outra forma necessitariam, por exemplo, na amazônia, de vários helos médios, ou de tranporte via fluvial ou terrestre, onde possivel.Moccelin escreveu:Sobre o "mais capaz" existem controvérsias... Depende da missão. Se a missão for mudar um batalhão inteirinho de lugar levando tudão de helicóptero, ou mudar um radar ou outro equipamento pesado em uma área onde haja superioridade aérea, nem que seja parcial, aí o Mi-26 vai ser mais capaz. Mas se for pra levar um material de peso menor (mas ainda pesado para um helicóptero médio), ou mesmo uma quantidade maior de tropas em uma situação tática, aí o Chinook será mais capaz, principalmente essas novas versões que voam como um helicóptero leve.FCarvalho escreveu:.
.
.
o mais grande, feio e gordo...![]()
e o mais capaz também...![]()
abs
Eu, sinceramente, vejo mais aplicações práticas no meio civil como a Furnas Centrais Elétricas, por exemplo, do que no meio militar operacional. Obvio que existem possibilidades de emprego, mas não sei se o custo benefício compensaria.
No caso do EB, o Mi-26T sendo o que é, e como é, jamais atuaria em uma zona quente, em um ambiente tático, pelo contrário, a maioria de suas missões estariam atreladas ao apoio logistico das manobras no TO.
Entendo que tanto EB quanto FAB, e mesmo a MB, tem espaço e necessidade para operar helo em diferentes categorias de capacidade de transporte; cito um exemplo do quegostaria de ver nas ffaa's:
KA-60, operações tático móvel;
Caracal no apoio tático e logístico e;
Mi-26 atuando no apoio à logistica de suporte ao combate.
bem, infelizmente, tenho consciência de que dificilmente verei tal organização na forças armadas, mas realmente, gostaria de poder ver a evolução de nossa arma aérea vingar este tipo de organização.
nesta mesma estrutura, ainda haveria espaço para helos leves para missões como emprego geral, trp, ligação, EVAM, apoio, ataque, reconhecimento e outras não especializadas. Mas...
O Chinook é um bom helo, mas não é tão bom quanto o Mi-26 naquilo que nossas forças de asas rotativas necessitam hoje para cumprir de forma mais eficiente sua missão.
abs.