AlbertoRJ escreveu:Santiago, Não estão presentes em outros caças de 4ª geração porque as antenas não existem e nunca divulgaram tal fato até o momento. Com o Praetorion, que AINDA não possuí essa característica, teremos mais um além do Rafale.
E por sinal, a Thales também afirma que o Rafale é o único caça de 4ª geração que possuí tal capacidade.
Abraços
Se a Thales faz isso, pode não passar de propaganda enganosa.
Ninguém divulga capacidades e especificações de sistemas altamente classificados. Vc não tem base para afirmar muito sobre as especificações das antenas emissoras dos sistemas de EW dos demais caças de 4a geração, se estão ou não equipados com antenas AESA para jamming.
Vc sabia que o sistema de guerra eletrônica ITT AN/ALQ161 (B-1B) está equipado com antena AESA para jamming? Que faz algum tempo que o sistema Northrop Grumman AN/ALQ-135 (F-15) está equipado com MMI/GaAs/active phased array para jamming? Que o sistema da ITT AN/ALQ-172 (B-52, MC-130E/H, AC-130H/U também?
Pode-se firmar que outros sistemas, inclusive mais recentes não possuem essa característica? Se não foi divulgado pouco se pode afirmar.
Vc saberia dizer qual o tipo de antena utilizada pelos transmissores (Low Band Transmitter, WRA-4 e High Band Transmitter, WRA-5) do AN/ALQ-214 IDECM (Super Hornet)?
A Selex diz no seu recente informe público que o EuroDass Praetorian está equipado sim com antena AESA para jamming.
E A ELT parceira da Selex no consórcio EuroDass (que fabrica o Praetorian) está oferecendo no mercado internacional sistemas de EW equipados com antenas AESA para jamming. Já se chegou a esse ponto e vc realmente acredita que o Rafale é o único com essa característica?!
[]s