Avião da Air France sumiu do radar no litoral brasileiro
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Re: Avião da Air France sumiu do radar no litoral brasileiro
Parabéns a Air France e ao órgão de controle francês, que não desistiram nem mediram esforços na busca desses destroços. Agora é esperar que se a caixa preta for recuperada, caso haja culpa seja divulgada.
"O correr da vida embrulha tudo,
a vida é assim: esquenta e esfria,
aperta e daí afrouxa,
sossega e depois desinquieta.
O que ela quer da gente é coragem."
João Guimarães Rosa
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Re: Avião da Air France sumiu do radar no litoral brasileiro
http://g1.globo.com/mundo/fotos/2011/04 ... o-447.html
Fotos dos destroços achados ontem. Hoje acharam mais, com corpos das vítimas.
Possivelmente encontrarm um sítio de destroços e é bem provável que encontrem mais partes importantes, como a cabine, onde fica uma das caixas pretas.
Agora fico imaginando como seria feito o resgate... Com balões de gás para içar as partes?
Não seria preciso descer com o balão cheio até lá, existem balões que levam dois reagentes químicos que, quando misturados geram gás, algo semelhante a um air-bag.
Içar com cordas talvez não seja também uma má idéia, com o agravante do balanço do navio de resgate que poderia desfigurar ainda mais os destroços contendo os corpos e caixa preta.
abraços]
Fotos dos destroços achados ontem. Hoje acharam mais, com corpos das vítimas.
Possivelmente encontrarm um sítio de destroços e é bem provável que encontrem mais partes importantes, como a cabine, onde fica uma das caixas pretas.
Agora fico imaginando como seria feito o resgate... Com balões de gás para içar as partes?
Não seria preciso descer com o balão cheio até lá, existem balões que levam dois reagentes químicos que, quando misturados geram gás, algo semelhante a um air-bag.
Içar com cordas talvez não seja também uma má idéia, com o agravante do balanço do navio de resgate que poderia desfigurar ainda mais os destroços contendo os corpos e caixa preta.
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Re: Avião da Air France sumiu do radar no litoral brasileiro
Atualizado em 4 de abril, 2011 - 14:44 (Brasília) 17:44 GMT
Resgate de corpos do voo da Air France deve começar em até um mês
Daniela Fernandes
De Paris para a BBC Brasil
As operações para retirar restos mortais de passageiros e parte da fuselagem do avião AF 447 da Air France, localizados no Oceano Atlântico no domingo, deverão começar no prazo de três semanas a um mês, afirmou nesta segunda-feira Alain Bouillard, responsável pelas investigações do acidente.
O avião Airbus da Air France caiu no oceano em 31 de maio de 2009 após decolar do Rio de Janeiro com destino a Paris com 228 passageiros a bordo. Somente cerca de 50 corpos haviam sido encontrados pouco após a catástrofe.
Nesta manhã, a ministra francesa dos Transportes, Nathalie Kosciusko-Morizet, disse que uma “grande parte” do avião havia sido localizada no domingo e que “corpos se encontram no interior da fuselagem e poderão ser identificados”.
“Uma licitação já foi lançada para escolher o navio e os equipamentos que serão utilizados para retirar os destroços e os corpos”, disse Morizet.
A ministra disse que a operação será financiada pelo governo francês e deve custar “alguns milhões de euros”.
Alain Bouillard, do Escritório de Investigações e Análises (BEA, na sigla em francês), afirmou durante a coletiva que “vários corpos” foram encontrados, mas, como a ministra, não quis dar mais detalhes sobre o assunto, afirmando que as famílias das vítimas deverão ser informadas primeiro.
Segundo alguns especialistas citados pelo jornal Le Figaro, a baixa temperatura e a pressão da água, além da profundidade, de quase 4 mil metros, teriam permitido que os corpos fossem conservados.
A descoberta da fuselagem aumentou consideravelmente as esperanças dos investigadores de encontrar as caixas-pretas do avião, consideradas “fundamentais para determinar as causas do acidente”, disse Bouillard.
Mas mesmo que elas sejam encontradas, os técnicos do BEA não sabem ainda se as informações gravadas nas caixas-pretas (dados técnicos sobre o voo e conversas dos pilotos) teriam sido conservados e poderiam ser analisados.
Quarta operação
A quarta operação de buscas dos destroços foi iniciada em 25 de março, quando o navio americano Alucia chegou à área das operações submarinas três dias após ter deixado o porto de Sauípe, em Recife, com previsão de explorar uma área de 10 mil quilômetros quadrados.
As três operações de buscas realizadas anteriormente já haviam vasculhado outras áreas que totalizaram cerca de 7 mil quilômetros quadrados.
A fuselagem do avião foi localizada, no entanto, a apenas “algumas dezenas de quilômetros” ao norte da última posição conhecida da aeronave nos radares, em uma área submarina que ainda não havia sido explorada.
“Os destroços foram encontrados a cerca de 70 ou 80 quilômetros do local onde foram retirados (pouco após a catástrofe) os destroços que flutuavam”, disse Jean-Paul Troadec, diretor do BEA.
Na coletiva em Le Bourget, nos arredores de Paris, nesta tarde, os representantes do BEA mostraram algumas fotos tiradas por um dos robôs submarinos da expedição atual.
Elas mostram os motores do avião praticamente intactos, o que confirma a informação já anunciada de que não houve explosão durante o voo.
Também foram mostradas imagens das asas e do trem de pouso, com uma parte coberta por areia, o que leva os investigadores a pensar que alguns destroços podem estar encobertos no solo da área, que possui relevo plano.
Mais de 13 mil fotos foram tiradas pelos robôs submarinos e os investigadores do BEA afirmam que ainda não é possível, com base nessas imagens que não foram completamente analisadas, tirar conclusões sobre as causas do acidente.
Jean-Baptisse Andousset, presidente da associação francesa dos familiares das vítimas do voo AF 447, que assistiu à coletiva nesta tarde, declarou que a descoberta dos destroços “dá uma grande esperança para as famílias e também deverá permitir tirar as conclusões para que um drama como esse não se reproduza”.
http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticia ... s_df.shtml
Resgate de corpos do voo da Air France deve começar em até um mês
Daniela Fernandes
De Paris para a BBC Brasil
As operações para retirar restos mortais de passageiros e parte da fuselagem do avião AF 447 da Air France, localizados no Oceano Atlântico no domingo, deverão começar no prazo de três semanas a um mês, afirmou nesta segunda-feira Alain Bouillard, responsável pelas investigações do acidente.
O avião Airbus da Air France caiu no oceano em 31 de maio de 2009 após decolar do Rio de Janeiro com destino a Paris com 228 passageiros a bordo. Somente cerca de 50 corpos haviam sido encontrados pouco após a catástrofe.
Nesta manhã, a ministra francesa dos Transportes, Nathalie Kosciusko-Morizet, disse que uma “grande parte” do avião havia sido localizada no domingo e que “corpos se encontram no interior da fuselagem e poderão ser identificados”.
“Uma licitação já foi lançada para escolher o navio e os equipamentos que serão utilizados para retirar os destroços e os corpos”, disse Morizet.
A ministra disse que a operação será financiada pelo governo francês e deve custar “alguns milhões de euros”.
Alain Bouillard, do Escritório de Investigações e Análises (BEA, na sigla em francês), afirmou durante a coletiva que “vários corpos” foram encontrados, mas, como a ministra, não quis dar mais detalhes sobre o assunto, afirmando que as famílias das vítimas deverão ser informadas primeiro.
Segundo alguns especialistas citados pelo jornal Le Figaro, a baixa temperatura e a pressão da água, além da profundidade, de quase 4 mil metros, teriam permitido que os corpos fossem conservados.
A descoberta da fuselagem aumentou consideravelmente as esperanças dos investigadores de encontrar as caixas-pretas do avião, consideradas “fundamentais para determinar as causas do acidente”, disse Bouillard.
Mas mesmo que elas sejam encontradas, os técnicos do BEA não sabem ainda se as informações gravadas nas caixas-pretas (dados técnicos sobre o voo e conversas dos pilotos) teriam sido conservados e poderiam ser analisados.
Quarta operação
A quarta operação de buscas dos destroços foi iniciada em 25 de março, quando o navio americano Alucia chegou à área das operações submarinas três dias após ter deixado o porto de Sauípe, em Recife, com previsão de explorar uma área de 10 mil quilômetros quadrados.
As três operações de buscas realizadas anteriormente já haviam vasculhado outras áreas que totalizaram cerca de 7 mil quilômetros quadrados.
A fuselagem do avião foi localizada, no entanto, a apenas “algumas dezenas de quilômetros” ao norte da última posição conhecida da aeronave nos radares, em uma área submarina que ainda não havia sido explorada.
“Os destroços foram encontrados a cerca de 70 ou 80 quilômetros do local onde foram retirados (pouco após a catástrofe) os destroços que flutuavam”, disse Jean-Paul Troadec, diretor do BEA.
Na coletiva em Le Bourget, nos arredores de Paris, nesta tarde, os representantes do BEA mostraram algumas fotos tiradas por um dos robôs submarinos da expedição atual.
Elas mostram os motores do avião praticamente intactos, o que confirma a informação já anunciada de que não houve explosão durante o voo.
Também foram mostradas imagens das asas e do trem de pouso, com uma parte coberta por areia, o que leva os investigadores a pensar que alguns destroços podem estar encobertos no solo da área, que possui relevo plano.
Mais de 13 mil fotos foram tiradas pelos robôs submarinos e os investigadores do BEA afirmam que ainda não é possível, com base nessas imagens que não foram completamente analisadas, tirar conclusões sobre as causas do acidente.
Jean-Baptisse Andousset, presidente da associação francesa dos familiares das vítimas do voo AF 447, que assistiu à coletiva nesta tarde, declarou que a descoberta dos destroços “dá uma grande esperança para as famílias e também deverá permitir tirar as conclusões para que um drama como esse não se reproduza”.
http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticia ... s_df.shtml
Re: Avião da Air France sumiu do radar no litoral brasileiro
Parece que encontraram as "caixas-pretas" do bicho... Tomara!
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Re: Avião da Air France sumiu do radar no litoral brasileiro
Não extamamente as caixas pretas, mas a seção da fuselagem onde elas ficam, na cauda.DELTA22 escreveu:Parece que encontraram as "caixas-pretas" do bicho... Tomara!
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Re: Avião da Air France sumiu do radar no litoral brasileiro
http://www.estadao.com.br/noticias/gera ... 5222,0.htmFrança acha cauda de avião da Air France,diz líder de familiares12 de abril de 2011 | 11h 42
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REUTERS
A França localizou a cauda do avião da Air France que caiu no oceano Atlântico após decolar do Brasil em 2009, informou o presidente da associação das vítimas do acidente, que deixou 228 mortos. Nessa parte da aeronave estariam localizadas as caixas-pretas.
"Foi localizada a cauda do avião. Todas as caixas-pretas de toda aeronave ficam na cauda do avião", disse à Reuters por telefone o presidente da Associação dos Familiares das Vítimas do Voo 447 da Air France, Nelson Faria Marinho.
A cauda do avião foi localizada, segundo Marinho, na mesma área onde foram encontrados outros destroços da aeronave e corpos no início do mês.
A Força Aérea Brasileira (FAB) informou, por meio de um porta-voz, que ainda buscava confirmação sobre a localização da parte da aeronave que teria sido encontrada e das caixas-pretas junto a autoridades francesas.
O voo 447 da Air France, operado por um Airbus 330-203, caiu no mar perto da costa brasileira, quando seguia do Rio de Janeiro para Paris, sem deixar sobreviventes.
Esta é a quarta vez que são realizadas buscas pelas caixas-pretas da aeronave, uma operação que está sendo conduzida usando um veículo de resgate equipado com submarinos não-tripulados.
Marinho participou de reunião com o BEA (órgão de investigações e análises da França), autoridade encarregada da investigação do acidente, em Paris. De acordo com o presidente da associação, a retirada dos destroços deverá ser iniciada em três semanas.
As causas do acidente ainda não foram reveladas, mas um relatório informou ser impossível determinar o motivo claro para a queda do avião sem os dados das caixas-pretas.
Marinho defende que, umas vez resgatadas, as caixas-pretas sejam examinadas em uma país neutro, como os Estados Unidos. Segundo ele, o governo francês pressiona para que elas sejam encaminhadas à França.
(Por Hugo Bachega, com reportagem de Pedro Fonseca no Rio de Janeiro)
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Re: Avião da Air France sumiu do radar no litoral brasileiro
Atualizado em 22 de abril, 2011 - 10:51 (Brasília) 13:51 GMT
Navio francês parte em busca de caixas-pretas do voo da Air France
Daniela Fernandes
De Paris para a BBC Brasil
O navio francês Ile de Sein, que realizará a operação de buscas das caixas-pretas do voo AF 447 da Air France, vai sair nesta sexta-feira do porto de Dacar, no Senegal, rumo a área onde foram localizados os destroços do avião que caiu no Atlântico em 2009.
A previsão é de que a embarcação chegue ao local de buscas no domingo ou na segunda-feira, iniciando uma etapa decisiva nas investigações sobre as causas do acidente que matou 228 pessoas em 31 de maio de 2009.
A prioridade dessa quinta fase de operações é a busca das duas caixas-pretas do Airbus A 330-200.
Área menor
O trabalho dos investigadores será facilitado porque já foi efetuada a localização geográfica dos destroços, encontrados a cerca de 1,1 mil quilômetros da costa brasileira, a partir da análise das 15 mil fotos tiradas por robôs submarinos na operação anterior, que localizou a fuselagem, no início de abril.
Os especialistas do Escritório de Análises e Investigações da França (BEA, na sigla em francês) já sabem, portanto, a posição geográfica exata da parte traseira do avião, onde se situam as caixas-pretas do Airbus.
Isso permitirá uma intervenção mais rápida do robô Remora 6000 (ROV, na sigla em inglês – Veículo Operado Remotamente) da companhia americana Phoenix International, que será enviado diretamente ao local onde está a cauda do avião.
O robô, normalmente utilizado em atividades de exploração de petróleo submarinas, é equipado de câmeras e “braços” articulados e é capaz de manipular equipamentos para cortar a fuselagem.
O BEA, que investiga as causas do acidente, não sabe ainda, no entanto, se as caixas-pretas estariam presas na fuselagem ou teriam sido projetadas para fora em razão do choque.
Conservação
Outra incógnita é se os dados das duas caixas pretas, que contém os parâmetros técnicos do voo e as gravações das conversas dos pilotos, poderiam ser extraídos e analisados, após terem ficado quase dois anos submersos a 3,9 mil metros de profundidade.
As caixas pretas são consideradas fundamentais para descobrir as causas do acidente. Se elas forem localizadas, serão colocadas em uma fragata da marinha francesa, que sairá de Caiena, na Guiana Francesa, para recuperá-las e trazê-las à França.
A fuselagem do avião foi localizada a apenas cerca de dez quilômetros ao norte da última posição do avião conhecida nos radares.
A área de buscas dessa quinta fase é muito menor do que a das precedentes: ela se concentra em uma área de apenas 120 mil metros quadrados (0,12 km²).
O BEA também afirma que não sabe ainda se os corpos das vítimas poderão ser resgatados nessa operação de buscas.
A decisão, que cabe exclusivamente a representantes da Justiça francesa, será tomada a bordo do navio, diz o BEA.
Os investigadores não sabem se os restos mortais poderiam resistir às manipulações do robô.
De acordo com os primeiros cálculos feitos por especialistas, um tipo de “cesta” ligada a cabos poderia levar os corpos à superfície.
http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticia ... f_rc.shtml
Navio francês parte em busca de caixas-pretas do voo da Air France
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O navio francês Ile de Sein, que realizará a operação de buscas das caixas-pretas do voo AF 447 da Air France, vai sair nesta sexta-feira do porto de Dacar, no Senegal, rumo a área onde foram localizados os destroços do avião que caiu no Atlântico em 2009.
A previsão é de que a embarcação chegue ao local de buscas no domingo ou na segunda-feira, iniciando uma etapa decisiva nas investigações sobre as causas do acidente que matou 228 pessoas em 31 de maio de 2009.
A prioridade dessa quinta fase de operações é a busca das duas caixas-pretas do Airbus A 330-200.
Área menor
O trabalho dos investigadores será facilitado porque já foi efetuada a localização geográfica dos destroços, encontrados a cerca de 1,1 mil quilômetros da costa brasileira, a partir da análise das 15 mil fotos tiradas por robôs submarinos na operação anterior, que localizou a fuselagem, no início de abril.
Os especialistas do Escritório de Análises e Investigações da França (BEA, na sigla em francês) já sabem, portanto, a posição geográfica exata da parte traseira do avião, onde se situam as caixas-pretas do Airbus.
Isso permitirá uma intervenção mais rápida do robô Remora 6000 (ROV, na sigla em inglês – Veículo Operado Remotamente) da companhia americana Phoenix International, que será enviado diretamente ao local onde está a cauda do avião.
O robô, normalmente utilizado em atividades de exploração de petróleo submarinas, é equipado de câmeras e “braços” articulados e é capaz de manipular equipamentos para cortar a fuselagem.
O BEA, que investiga as causas do acidente, não sabe ainda, no entanto, se as caixas-pretas estariam presas na fuselagem ou teriam sido projetadas para fora em razão do choque.
Conservação
Outra incógnita é se os dados das duas caixas pretas, que contém os parâmetros técnicos do voo e as gravações das conversas dos pilotos, poderiam ser extraídos e analisados, após terem ficado quase dois anos submersos a 3,9 mil metros de profundidade.
As caixas pretas são consideradas fundamentais para descobrir as causas do acidente. Se elas forem localizadas, serão colocadas em uma fragata da marinha francesa, que sairá de Caiena, na Guiana Francesa, para recuperá-las e trazê-las à França.
A fuselagem do avião foi localizada a apenas cerca de dez quilômetros ao norte da última posição do avião conhecida nos radares.
A área de buscas dessa quinta fase é muito menor do que a das precedentes: ela se concentra em uma área de apenas 120 mil metros quadrados (0,12 km²).
O BEA também afirma que não sabe ainda se os corpos das vítimas poderão ser resgatados nessa operação de buscas.
A decisão, que cabe exclusivamente a representantes da Justiça francesa, será tomada a bordo do navio, diz o BEA.
Os investigadores não sabem se os restos mortais poderiam resistir às manipulações do robô.
De acordo com os primeiros cálculos feitos por especialistas, um tipo de “cesta” ligada a cabos poderia levar os corpos à superfície.
http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticia ... f_rc.shtml
Re: Avião da Air France sumiu do radar no litoral brasileiro
Black Box from Air France Crash Found
Sunday, May 01, 2011
(PARIS) — France's air accident investigation agency says an undersea search has located the flight data recorder from the 2009 Air France flight that went down in the mid-Atlantic.
In a statement, the BEA said the black box was "localized and identified" on Sunday morning. The statement included photos of the recorder — a red cylinder partially buried in sand on the sea floor.
)
Investigators hope that the black box will help determine what caused the June 1, 2009 crash of Flight 447 from Rio de Janeiro, Brazil, to the French capital, Paris. All 228 people on board were killed when the aircraft plunged into a remote area of the Atlantic during a thunderstorm.
The bulk of the wreckage was only recently discovered in a deep-sea search.
http://www.time.com/time/world/article/ ... 74,00.html
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Re: Avião da Air France sumiu do radar no litoral brasileiro
Este é o cilindro do gravador de dados de vôo, que armazena todos os dados do vôo e tudo o que foi feito no cockpit.
Na foto ela está sendo colocada numa cesta, provavelmente já deve ter sido içada.
Agora falta o gravador de voz, que também é de cor alaranjada e tem forma de paralelepípedo.
abraços]
Na foto ela está sendo colocada numa cesta, provavelmente já deve ter sido içada.
Agora falta o gravador de voz, que também é de cor alaranjada e tem forma de paralelepípedo.
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Re: Avião da Air France sumiu do radar no litoral brasileiro
Sim, já foi içada.
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P.S.: Leu MP?
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Re: Avião da Air France sumiu do radar no litoral brasileiro
Meu, maior jequice isso: acharam a base com o gravador separado
Não seria melhor tudo ser um bloco só, grande e resistente???
Não seria melhor tudo ser um bloco só, grande e resistente???
Obrigado Lulinha por melar o Gripen-NG
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Re: Avião da Air France sumiu do radar no litoral brasileiro
03/05/2011 01h16 - Atualizado em 03/05/2011 04h23
Encontrada 2ª caixa-preta do Airbus da Air France que caiu no Atlântico
Equipamento contém gravações de voz da cabine.
Avião do voo 447 caiu no mar e matou 228 pessoas.
(...)
Fonte: G1
http://g1.globo.com/mundo/noticia/2011/ ... ntico.html
Encontrada 2ª caixa-preta do Airbus da Air France que caiu no Atlântico
Equipamento contém gravações de voz da cabine.
Avião do voo 447 caiu no mar e matou 228 pessoas.
(...)
Fonte: G1
http://g1.globo.com/mundo/noticia/2011/ ... ntico.html
- kekosam
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Re: Avião da Air France sumiu do radar no litoral brasileiro
Sim, Flight Data Recorder e Voice Recorder encontrados. São peças importantes, mas não únicas para desvendar o mistério deste acidente. Só lembrando, Rodrigo, que a busca não é por culpados, mas sim por erros no procedimento e/ou projeto para que sejam corrigidos e não ocorra mais acidentes iguais a estes.
Assinatura? Estou vendo com meu advogado...
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Re: Avião da Air France sumiu do radar no litoral brasileiro
Concordo que seja o objetivo primário. Mas se, for descoberto que o acidente foi causado pelo pitot condenado pelo fabricante? A Air France deveria ter trocado a peça, e a própria associação dos pilotos da companhia havia alertado sobre o perigo. Duvido que, se constatada a culpa, a verdade venha à tona. E que, confirmado isso, pelo menos sejam usadas as informações para prevenir novos acidentes.Só lembrando, Rodrigo, que a busca não é por culpados, mas sim por erros no procedimento e/ou projeto para que sejam corrigidos e não ocorra mais acidentes iguais a estes.
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Re: Avião da Air France sumiu do radar no litoral brasileiro
Famílias pedem exame de DNA após resgate de corpo do voo 447
O presidente da Associação dos Familiares das Vítimas do Voo 447, Nelson Faria Marinho, diz que a Air France "só começou a resgatar os corpos devido à pressão", mas considera "um alívio" a operação para recolher os corpos encontrados no oceano Atlântico.
Uma equipe de resgate conseguiu recuperar o primeiro corpo dos destroços na manhã desta quinta-feira. A polícia francesa informou que o corpo, içado à superfície após permanecer quase dois anos a uma profundidade de 3.900 metros, está em estado avançado de putrefação. Ele ainda estava preso ao assento pelo cinto de segurança.
"É preciso finalizar a vida, encerrar esse ciclo que, sem os corpos, fica aberto. Tem que haver um lugar, um túmulo, para que as famílias prestem homenagem à pessoa", disse.
Segundo Marinho, só duas famílias, uma brasileira e outra alemã, manifestaram a ele o desejo de não receber os corpos de seus parentes mortos.
"No Brasil, encontrar o corpo resolve outro aspecto importante, relativo à lei. Sem corpo, existe muita burocracia para oficializar a morte presumida. Isso demora de seis meses a dois anos. Com o corpo, a família consegue receber um seguro de vida, por exemplo, e resolver outras pendências legais", afirma.
Segundo a polícia francesa, é possível que os exames não permitam a identificação dos corpos, devido à deterioração. Se essa impossibilidade for constatada em relação ao primeiro corpo, já recolhido, o resgate dos demais pode ser cancelado.
Marinho considera impossível que os exames não consigam identificar os corpos. "O exame de DNA permite identificar até corpos muito antigos. É impossível que não consiga saber a identidade de um corpo de dois anos. Essa hipótese é bobagem", afirmou.
RESGATE
Os restos mortais resgatados hoje foram levados a bordo do navio francês Ile de Sein, e serão transportados para Paris na próxima semana. A polícia francesa informou que o corpo será encaminhado a um laboratório de análise a fim de determinar a possibilidade de uma identificação por meio do DNA.
"Estávamos tentando trazer (o corpo) desde ontem. Demorou muito tempo", disse um porta-voz da polícia francesa. "É difícil por que os corpos estão bem preservados no fundo do mar por conta da pressão e da temperatura, mas trazê-los para cima para águas mais quentes provoca a decomposição", afirmou.
Segundo os policiais, existe a possibilidade de que não seja possível trazer à superfície todos os corpos. A polícia francesa está encarregada de resgatar os corpos em cumprimento à determinação do juiz responsável pelo processo sobre o acidente. Oito policiais franceses estão no Ile de Sein.
Na ocasião da tragédia, cerca de 50 corpos foram resgatados do oceano, sendo que 20 eram de brasileiros --12 homens e 8 mulheres.
As causas do acidente com o Airbus A330 podem ser esclarecidas após a análise das duas caixas-pretas recuperadas domingo (1º) e segunda-feira.
MERGULHO
O primeiro mergulho do robô em busca dos destroços do voo, localizados no começo de abril, foi realizado na manhã do dia 26 e durou mais de 12 horas.
De acordo com o BEA, 68 pessoas estão a bordo do navio, incluindo a tripulação. Entre eles estão nove operadores do robô submarino, técnicos da empresa americana Phoenix International, proprietária dos equipamentos, e membros do BEA.
O coronel Luís Cláudio Lupoli, da Força Aérea Brasileira, também está a bordo do navio. Ele é o representante brasileiro na comissão de investigação do acidente.
http://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/ ... -447.shtml