Ec-725 Naval, configurações e notícias

Assuntos em discussão: Marinha do Brasil e marinhas estrangeiras, forças de superfície e submarinas, aviação naval e tecnologia naval.

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Carlos Lima
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Re: Ec-725 Naval, configurações e notícias

#76 Mensagem por Carlos Lima » Seg Abr 04, 2011 8:00 pm

LeandroGCard escreveu:
bonora escreveu:Em suma, o programa do EC-725 nunca teve por objetivo capacitar a industria aerospacial brasileira, mas apenas garantir boas negociatas para as autoridades de plantão.

Bonora
Vamos ser sinceros. A Helibrás jamais teve como objetivo dar capacitação alguma ao país, nunca passou de uma "maquiladora" da Eurocopter. Tanto que mesmo após décadas instalada no país até hoje ela é incapaz de desenvolver um reles aeromodelo de heli por conta própria, que fará algum produto real que atenda a algum mercado, seja ele civil ou militar.

A única coisqa que ela conseguiu em todos estes anos foi fazer com que os brasileiros acreditassem que já tínhamos uma fábrica nacional de helicópteros, e não se importassem mais com o assunto.

Leandro G. Card
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Re: Ec-725 Naval, configurações e notícias

#77 Mensagem por WalterGaudério » Seg Abr 04, 2011 9:02 pm

Por mim fazia-se um cálculo de qto seriam as multas contratuais com esse abacaxi, se recindia o contrato, e se comprava mais BH e algum outro helicóptero médio para as 3 forças.




Só há 2 tipos de navios: os submarinos e os alvos...

Armam-se homens com as melhores armas.
Armam-se Submarinos com os melhores homens.


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Re: Ec-725 Naval, configurações e notícias

#78 Mensagem por Luís Henrique » Seg Abr 04, 2011 9:06 pm

WalterGaudério escreveu:Por mim fazia-se um cálculo de qto seriam as multas contratuais com esse abacaxi, se recindia o contrato, e se comprava mais BH e algum outro helicóptero médio para as 3 forças.
Por mim eu instruia a Embraer a comprar a helibras ou a odebrecht ou o Eike.
Tornaria a empresa independente da eurocopter e iniciaria um projeto de helicóptero da classe do BH com uma versão de ataque e uma versão para uso civil.




Su-35BM - 4ª++ Geração.
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Re: Ec-725 Naval, configurações e notícias

#79 Mensagem por Glauber Prestes » Seg Abr 04, 2011 9:07 pm

A Colômbia já mostrou qual é o melhor amigo do BH, e ele atende pelo nome de Baikal, ou Hip para os íntimos.




http://www.tireoide.org.br/tireoidite-de-hashimoto/
Cuidado com os sintomas.

Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
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Re: Ec-725 Naval, configurações e notícias

#80 Mensagem por AlbertoRJ » Seg Abr 04, 2011 9:55 pm

Eu gostaria de ressaltar o trabalho do Felipe Salles nessa matéria tocando em alguns aspectos de forma inédita na mídia, seja ela digital ou não.

Mas como já adiantaram, o programa deverá continuar, ao menos se depender do MD:
No corte de R$ 4,3 bi, Ministério da Defesa do Brasil preserva projetos estratégicos
Por Fernando Valduga

Imagem

O ministro da Defesa, Nelson Jobim, define até o fim desta semana o corte de R$ 4,3 bilhões no Orçamento de investimento e custeio do Exército, Marinha e Aeronáutica. Jobim já decidiu manter os investimentos previstos na lei orçamentária deste ano para os projetos de construção do submarino nuclear, do avião cargueiro KC-390 e de 50 helicópteros EC 725, a serem destinados para as três Forças Armadas. Em contrapartida, vai cortar a compra de 12 helicópteros russos para a Força Aérea Brasileira (FAB), conforme previa a peça aprovada do Orçamento Geral da União.


Na definição entre o que manter ou cortar, Jobim levou em conta a manutenção de projetos importantes, como o de desenvolvimento de uma indústria nacional de material bélico, e daqueles considerados estratégicos para dotar o país de uma força armada, que permita ao Brasil buscar um espaço internacional comparável à sua crescente estatura econômica, sobretudo após descoberta de um mar de petróleo sob a camada do pré-sal, em 2007.

Um exemplo do primeiro caso é a fabricação do helicóptero EC-725 Super Cougar pela Helibras, numa parceria com a Eurocopter, líder mundial do setor. “A Helibras não está produzindo sozinha. As turbinas estão sendo produzidas pela Turbonet, uma empresa com sede no Rio de Janeiro. A aviônica é parte da Aeroeletrônica, que está em Porto Alegre, por exemplo”, diz Jobim. “Essas empresas são montadoras, há uma enorme capilaridade de fornecedores. Se parar agora, atinge todo um ciclo. Então não faço. Tem que segurar o andamento dessa indústria, que é de alta tecnologia.”

O ministro da Defesa disse ao Valor que nem mesmo o ritmo inicial de execução desses investimentos – submarino, KC-390 e os helicópteros EC-725 – será reduzido. O orçamento do ministério previa R$ 1,85 bilhão para o submarino, que está sendo desenvolvido pela Marinha em parceria com a França. Para o projeto KC 390, feito pela Embraer, o orçamento reserva R$ 100,6 milhões.

“Estamos em fase de construção do estaleiro e da base de Itaguaí (RJ)”, disse Jobim, em relação ao submarino. “Na Nuclep, estamos construindo a parte do reator do submarino. Temos 30 engenheiros na França.”

O KC-390 é um cargueiro com capacidade de transportar 21 toneladas com grande potencial de mercado – a Embraer já dispõe de pelo menos 60 intenções de compra. O protótipo fica pronto em 2016. Em 2018, estará no mercado. Esse prazo é considerado fundamental, porque em 2018 se encerra o ciclo de vida de 1.500 aviões Hércules no mundo.

“O KC-390 não só substitui o Hércules, como será capaz de pousar em uma pista de 1.300 metros”, diz Jobim. O cargueiro foi desenhado a partir de especificações da FAB, que precisava de uma aeronave para pousar nas pistas curtas da Amazônia. A aeronave tem asa alta, como o russo Antonov, e é bojudo, assemelhando-se a um sapo.

“Fizemos economia nas compras de equipamentos, e não nos investimentos que envolvem a indústria nacional”, explicou o ministro. Outro projeto preservado foi o da fabricação do blindado Guarani, de seis rodas, que está sendo feito pela Fiat Iveco.

O blindado Guarani será uma espécie de sucessor do Urutu. O carro terá 18 toneladas, motor diesel eletrônico, tração 6×6, capacidade anfíbia, podendo transportar até 11 militares e deslocar-se a uma velocidade de até 100 km/h. O motor e 60% dos componentes serão de produção nacional. O objetivo é diminuir os custos de produção e manutenção do blindado sobre rodas.

De acordo com Jobim, cada um desses projetos envolve a compra de equipamentos de indústrias nacionais e uma paralisação dos investimentos teria repercussão negativa em cadeia. Por essa razão, o ministério fez um grande esforço para manter cada um deles em andamento. O corte da verba para o desenvolvimento do KC-390, por exemplo, chegou a ser anunciado pelo ministro da Fazenda, Guido Mantega, quando foi anunciado o aperto fiscal de 2010.

O que a Defesa conseguiu foi manter o volume do corte, mas defini-los de acordo com as prioridades das Forças Armadas e da Estratégia Nacional de Defesa, entre as quais está o desenvolvimento industrial e tecnológico do país. Jobim não quis revelar quais compras foram adiadas e nem onde o corte foi realizado.

“Ainda estamos concluindo o ajuste”, disse o ministro. É certo, no entanto, que foi cancelada a compra de 12 helicópteros da Rússia para a FAB. Aliás, o governo brasileiro tem se queixado da falta de cumprimento de cláusulas contratuais por parte dos russos.

O adiamento da compra do primeiro lote de 34 caças para a FAB não foi considerado no corte, pois, segundo explicou Jobim, o impacto financeiro dessa despesa não ocorreria este ano. “Mesmo que a decisão sobre a compra saia ainda em 2010, vamos levar de 10 a 12 meses apenas para negociar e fechar o contrato”, afirmou. Esse foi o prazo ocorrido em outras grandes contratações da Defesa, depois de definida a licitação.

O orçamento do Ministério da Defesa para este ano previa gastos totais de R$ 15,1 bilhões. Desse total, R$ 4,8 bilhões são de despesas obrigatórias, que não podem sofrer cortes. A chamada “base contingenciável”, que reúne as despesas discricionárias, é, portanto, de R$ 10,3 bilhões. Com o corte de R$ 4,3 bilhões, essas despesas foram reduzidas para R$ 6 bilhões.

Sem dar detalhes sobre os cortes feitos no ministério, Jobim disse que a orientação foi destinar os recursos para o custeio básico, e mais um pouco para que as coisas continuem no ponto em que estão, o que é chamado de manutenção operativa. Nesse sentido, o ministro não cortou os recursos necessários para a manutenção dos equipamentos existentes.

Fonte: Valor Econômico – Raymundo Costa e Ribamar Oliveira, via NOTIMP

http://cavok.com.br/blog/?p=30643
Desculpem se já postaram.

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Re: Ec-725 Naval, configurações e notícias

#81 Mensagem por Carlos Lima » Seg Abr 04, 2011 11:34 pm

glauberprestes escreveu:A Colômbia já mostrou qual é o melhor amigo do BH, e ele atende pelo nome de Baikal, ou Hip para os íntimos.
[100] [009]

Sem dúvida.

Sei lá... por mim desde o ínicio sempre achei estranha essa história de EC-725 quando um montão de países estão indo de NH-90... mas como pelo visto na época a coisa ia ser legal e trazer algumas vantagens, a gente vai lá e dá o crédito... mas se essas denuncias se confirmarem, independentemente do programa continuar ou não é lamentável mesmo.

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Re: Ec-725 Naval, configurações e notícias

#82 Mensagem por knigh7 » Ter Abr 05, 2011 12:09 am

cb_lima escreveu:
glauberprestes escreveu:A Colômbia já mostrou qual é o melhor amigo do BH, e ele atende pelo nome de Baikal, ou Hip para os íntimos.
[100] [009]

Sem dúvida.

Sei lá... por mim desde o ínicio sempre achei estranha essa história de EC-725 quando um montão de países estão indo de NH-90... mas como pelo visto na época a coisa ia ser legal e trazer algumas vantagens, a gente vai lá e dá o crédito... mas se essas denuncias se confirmarem, independentemente do programa continuar ou não é lamentável mesmo.

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Concordo plenamente com vc e o Glauber.




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Re: Ec-725 Naval, configurações e notícias

#83 Mensagem por DELTA22 » Ter Abr 05, 2011 12:18 am

WalterGaudério escreveu:Por mim fazia-se um cálculo de qto seriam as multas contratuais com esse abacaxi, se recindia o contrato, e se comprava mais BH e algum outro helicóptero médio para as 3 forças.
Se se confirmar tudo isso que relatam, estou contigo. Toca fogo na papelada e vai de mais BH ou Mi-17.

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Re: Ec-725 Naval, configurações e notícias

#84 Mensagem por RECRUTA » Ter Abr 05, 2011 12:36 am

Será que ele vai devolver os 6 helicópteros que já chegaram ou existia mais 12 da Rússia a caminho??????

Sem contar com os outros 6 que faltam entregar.

Não querendo ser maldoso, mais será que também vão devolver a comissão dos primeiros doze???




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Re: Ec-725 Naval, configurações e notícias

#85 Mensagem por DELTA22 » Ter Abr 05, 2011 12:50 am

RECRUTA escreveu:Será que ele vai devolver os 6 helicópteros que já chegaram ou existia mais 12 da Rússia a caminho??????

Sem contar com os outros 6 que faltam entregar.

Não querendo ser maldoso, mais será que também vão devolver a comissão dos primeiros doze???
Não. Os 12 da FAB vem. Os outros 12, cancelados, eram os que iriam para o EB, ao que tudo indica.

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Re: Ec-725 Naval, configurações e notícias

#86 Mensagem por FIGHTERCOM » Ter Abr 05, 2011 7:01 am

O mais interessante de tudo, é que estes possíveis problemas foram relatados aqui no DB no ano passado. Se não estou enganado, o Lynx chegou a mencionar o atraso no pagamento dos helis. Agora, olhem quais foram as respostas de uma turma aqui do DB naquela época. :roll: :roll: :roll: Nada com um dia após o outro.


Abraços,

Wesley




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Re: Ec-725 Naval, configurações e notícias

#87 Mensagem por Pablo Maica » Ter Abr 05, 2011 9:36 am

Eu fala isso sobre o EC-725... do que se dizia na FAB sobre esse heli, do empurrar guela abaixo!!

Me chamavam de maluco, mentiroso, ridiculo e ainda por cima desdenhavam dizendo que os pilotos da FAB não sabiam de M... nenhuma e que esse era o melhor heli do universo.

Mas mesmo agora acho que não dariam o braço a torcer.


Não é atoa que a FAB mesmo contando as moedas, junta uma graninha e compra seus BH.

Nem tudo é tão perfeito quanto no reino das paginas da internet! 8-]


Um abraço e t+ :D




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Re: Ec-725 Naval, configurações e notícias

#88 Mensagem por WalterGaudério » Ter Abr 05, 2011 10:03 am

glauberprestes escreveu:A Colômbia já mostrou qual é o melhor amigo do BH, e ele atende pelo nome de Baikal, ou Hip para os íntimos.
Então somos dois que pensam assim. Talvez pelo mesmo tanto que se investiu nos EC 725, desse para comprar o dobro de helicópteros Mi-171 com todos os acessórios top de linha.




Editado pela última vez por WalterGaudério em Seg Abr 11, 2011 10:51 pm, em um total de 1 vez.
Só há 2 tipos de navios: os submarinos e os alvos...

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Re: Ec-725 Naval, configurações e notícias

#89 Mensagem por Penguin » Ter Abr 05, 2011 10:19 am

WalterGaudério escreveu:
glauberprestes escreveu:A Colômbia já mostrou qual é o melhor amigo do BH, e ele atende pelo nome de Baikal, ou Hip para os íntimos.
Então somos dois que pensam assim. Talvez pelo mesmo tanto que se investiu nos EC 725, dessa para comprar o dobro de helicópteros Mi-171 com todos os acessórios top de linha.
Seria uma boa idéia se não fosse a experiência não muito boa com o contrato do Mi-35.




Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
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Re: Ec-725 Naval, configurações e notícias

#90 Mensagem por FABIO » Ter Abr 05, 2011 10:23 am

pessoal esse helicóptero tipo ec-725 ou caracal que a MB recebeu recentemente pode lançar
misseis ,torpedos e carga de prondudidade??




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