Defesa dos pontos estratégicos do pais

Assuntos em discussão: Exército Brasileiro e exércitos estrangeiros, armamentos, equipamentos de exércitos em geral.

Moderadores: J.Ricardo, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
LeandroGCard
Sênior
Sênior
Agradeceu: 69 vezes
Agradeceram: 812 vezes

Re: Defesa dos pontos estratégicos do pais

#31 Mensagem por LeandroGCard » Seg Fev 14, 2011 12:32 pm

Amigo Francoorp, só uma dúvida que me ficou.

Você está imaginando este esforço todo de esvaziar a fronteira, transferir cidades inteiras, construir uma super-linha-maginot, etc... para nos proteger de quem mesmo? Da Bolívia, do Paraguai, do Perú? Seria talvez de uma confederação entre a Argentina e a Venezuela? Acha mesmo que precisaria disso tudo para nos defender destas ameaças?

E se for uma ameaça extra-continental, ela vai escolher por onde atacar e concentrar forças ali, e mais de 90% da sua defesa estática irá servir apenas para desviar recursos que seriam muito importantes na região atacada. Ao invés de terreno livre e fortalezas não seria melhor então investir em armamento moderno em quantidade razoável, que pudesse simplesmente dissuadir este inimigo extra-continental da decisão de nos atacar? Algo que uma marinha moderna com bons subs, uma força aérea com umas duas centenas de caças modernos, uma defesa anti-aérea forte e unidades do exército (que nem precisariam ser tantas assim) bem equipadas e de alta mobilidade já poderiam fazer?

Leandro G. Card

Francoorp
Sênior
Sênior
Contato:

#32 Mensagem por Francoorp » Seg Fev 14, 2011 2:17 pm

LeandroGCard escreveu:Amigo Francoorp, só uma dúvida que me ficou.

Você está imaginando este esforço todo de esvaziar a fronteira, transferir cidades inteiras, construir uma super-linha-maginot, etc... para nos proteger de quem mesmo? Da Bolívia, do Paraguai, do Perú? Seria talvez de uma confederação entre a Argentina e a Venezuela? Acha mesmo que precisaria disso tudo para nos defender destas ameaças?

E se for uma ameaça extra-continental, ela vai escolher por onde atacar e concentrar forças ali, e mais de 90% da sua defesa estática irá servir apenas para desviar recursos que seriam muito importantes na região atacada. Ao invés de terreno livre e fortalezas não seria melhor então investir em armamento moderno em quantidade razoável, que pudesse simplesmente dissuadir este inimigo extra-continental da decisão de nos atacar? Algo que uma marinha moderna com bons subs, uma força aérea com umas duas centenas de caças modernos, uma defesa anti-aérea forte e unidades do exército (que nem precisariam ser tantas assim) bem equipadas e de alta mobilidade já poderiam fazer?

Leandro G. Card
Para nos defender de quem fosse agressor, pouco importa quem de preciso, seria uma "Defesa Preventiva"!!

A nossa defesa neste projeto de estática tem pouco, estática ficam as defesas passivas... o inimigo teria que atravessar os campos minados, os fossos anti-carro, os morros cobertos de vegetação, e aqui e ali também alguns membros da guarda de fronteira usando táticas de guerrilha, artilharia que vem de pontos variáveis com o caso e a vários quilômetros dentro da linha de fronteira e até fora dela, e missilistica também... mas ficar parado ali esperando o inimigo atacar naquela posição, não é o que estou falando... é obvio e claro que as tropas ao interno das bases fortalezas, que estariam por todo o território nacional e não somente nas fronteiras, deveriam sim ser mandados para outros pontos em que a necessidade exigisse, o que fica de defesa passiva são os fossos anti-carro, campos minados, florestas, rios artificiais, morros e vegetação cobrindo tudo, e algumas brigadas de tropas treinadas nas guerrilhas para lutar dentro desta linha dos 150 KM... mas existe muito mais do que isso, o grosso da defesa não ficaria nesta linha de defesa fronteiriça, mas em bases fortaleza espalhadas por todo o território nacional... eu disse isso na postagem la atras, na primeira, acho que muitos não leram, pois deve ter ficado grande demais... em momento algum esta defesa é realmente estática, mas é feita com bases fortalezas e obstaculos fronteiriços nas fronteiras terretres, mas as tropas que está em uma zona, não devem ficar ali parados esperando nada, se reduz ou se fecha completamente aquela base e se transferia a outra mais próxima do front... mas o senhor leu a postagem inicial que fiz??? La tem algumas coisa que ja respondem a suas duvidas.

Obviamente seria necessária a marinha moderna assim como a FAB e o EB, todos bem estruturados e modernos, e o Brasil com um grande parque industrial...

Sabe, acho que ninguém entendeu mesmo o que eu disse, obviamente servem meios modernos, tropas moveis, submarinos e tudo mais... não falei que ficaríamos parados na fronteira dentro de fortalezas esperando o inimigo chegar... isso eu não disse em momento algum, somente que a faixa fronteira seria transformada completamente em algo quase que impossível de tropas terrestres ultrapassarem, e isso mesmo com poucos soldados defendendo alguma áreas... e estas fortalezas serviriam de base para as tropas, e não estariam somente nas fronteiras, sugeri inclusive que fossem colocadas em cada cidade do país, mas que as tropas seriam moveis uma vez fora destas bases é uma coisa até obvia, pois disse que existiriam brigadas de infantaria, Blindados, carros armados, helis, etc... não é ficariam todos parados esperando o inimigo chegar perto destas bases fortalezas espalhadas por todo o território nacional, não é assim!

De dentro destas fortalezas as forças partem para combater o inimigo, na zona em que o inimigo atacar... e no campo defensivo, estas bases fortalezas serviriam para manter o inimigo ali, bloqueado sem ter por onde andar, pois em todas as direções que este decidir, seja por zona fronteiriça terrestre, por zona costeira ou até mesmo paraquedistas... onde o inimigo meter pé no território nacional encontrará uma destas bases fortalezas a alguns quilômetros de distancia, e com tropas prontas para lutar de maneira defensiva na zona, e esperando reforços que vem do interno do país, reforços estes também fortificados em outras bases colinares, e todas elas repletos de munição, mantimentos, produçào interna de viveres, e segurança, pois estariam protegidos dos ataques aéreos e missilisticos por varios metros de terra, granito e concreto.

A coisa das fronteiras pré dispostas a defesas artificiais e naturais passivas, seriam uma proteção a mais, pois assim seriam poucos os pontos de acesso do inimigo ao interno do nosso território, e todos eles estudados profundamente pelo nosso comando militar, pois as únicas rotas realmente abertas para o transito de carros armados e inteiras unidades blindadas inimigas seriam as estradas e ferrovias que deixamos abertas como rota de comunicação com os países vizinhos, seria a única rota para entrar no nosso território, pois o resto é protegido como descrito antes... com fossos anti-carros, riachos artificiais, florestas cobrindo todas as defesas passivas da fronteira, casamatas, bunkers e alguns guerrileiros alla Vietnam, e tudo mais, e isso por 150 KM de extensão.

Pessoal, em momento algum eu disse que deveríamos ficar parados em trincheiras com os canhões e as metrancas estáticas esperando o inimigo, essa foi uma interpretação de um colega, mas no texto da postagens que fiz la atras a coisa é mais complexa... talvez não tenha lido a coisa inteira, mas acho que ficou muito bem detalhado e diferente dessa interpretação ai... eu falei claramente em aviação moderna, helis, mísseis, mas me concentrei mais nos sistemas passivos de defesa, o que não quer dizer que deveríamos ficar somente por conta destes sistemas passivos de defesa, não, servem OBVIAMENTE meios modernos e em numero adequado, mas isso era muito claro la no que eu disse na postagem original, se intuiria implicitamente no contexto.

Fui um pouco mais além de ter algumas centenas de caças, muitos subs e tudo mais, isso ai como ja disse antes seria o mínimo que deveríamos ter, mas podemos ter mais, e as defesas passivas não devem ser ignoradas nunca, pois podem fazer a diferença sim... principalmente com o passar do tempo, com boa manutenção elas ficam ali de prontidão... atravessar rios artificiais de uns 5 quilômetros, com as margens cheias de barreiras anti-carro, com vegetação por todo os lados, e ainda dar de cara com campos minados, soldados adestrados como guerrilheiros, e artilharia caindo de varias direções acho que seria sim um bom sistema de defesa... e muitas defesas passivas no mar também como disse na postagem inicial.

Valeu!!

As Nossas vidas não são nada, A Nossa Pátria é tudo !!!

Imagem http://francoorp.blogspot.com/
jauro
Sênior
Sênior
Agradeceu: 212 vezes
Agradeceram: 610 vezes

#33 Mensagem por jauro » Seg Fev 14, 2011 4:15 pm

Submarino nuclear brasileiro é chamado de ‘baleia branca’ pelos EUA

José Meirelles Passos

O governo americano acha que a insistência do Brasil em produzir um submarino nuclear tem menos a ver com a proteção das plataformas de petróleo pré-sal, como argumentou oficialmente o ministro da Defesa, Nelson Jobim, e mais com o fato de que os cinco países que hoje têm assento permanente no Conselho de Segurança da ONU possuem tal equipamento. Ao mencionar o assunto, os americanos caçoam dessa pretensão.

“Essa baleia branca do Brasil pode, no final das contas, encalhar nos recifes de desafios técnicos e excesso de custos”, diz um telegrama. E completa: “Na verdade, um submarino nuclear não melhoraria a segurança do Brasil, mas serviria como um duvidoso impulso para o machismo nacional”.
Como é difícil tratar desse tema no Brasil.

Quem está falando? O Sr José Meirelles Passos.
Através do que? O Globo-jornal.
A primeira frase: O governo americano acha
Seguindo: “Essa baleia branca do Brasil pode, no final das contas, encalhar nos recifes de desafios técnicos e excesso de custos”, diz um telegrama.
E completa: “Na verdade, um submarino nuclear não melhoraria a segurança do Brasil, mas serviria como um duvidoso impulso para o machismo nacional”.

Os EUA não acham nada, quem acha é ele mesmo e a Globo.
Que telegrama é esse? De quem para quem? Mentirooooooso.
Machismo nacional, expressão tipicamente brasileira empregada só por nós brasileiros.
Os gringos não falaram foi nada.

"A disciplina militar prestante não se aprende senhor, sonhando e na fantasia, mas labutando e pelejando." (CAMÕES)
Jauro.
Responder