TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Qual o caça ideal para o FX?

F/A-18 Super Hornet
284
22%
Rafale
619
47%
Gripen NG
417
32%
 
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#54541 Mensagem por Túlio » Ter Fev 01, 2011 12:19 am

Olhes, Projeto, se fores lá LER - e eu tenho uma memória desgranhuda - verás que é bem mais; pela MINHA interpretação de mero e mísero PAGADOR DE IMPOSTOS o nosso Brigadeiro tem preferência idêntica à minha e se, como acima afirmado, ele fala pela Força, então... :wink: 8-]




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#54542 Mensagem por DELTA22 » Ter Fev 01, 2011 12:22 am

AlbertoRJ escreveu:Segundo um informe vazado pelo Wikileaks, o Saito teria dito que o SH seria a melhor opção, se não fosse a falta de garantias quanto à transferência de tecnologia.
Exatamente o que Dilma disse ao McCain quando ele esteve com ela para falar dos caças. Lembrando que Dilma teve reunião exclusiva com o Comandante Saito (edit: dias antes do McCain vir a BSB), e apenas os dois.

Bem, há sinais de que o Governo Brasileiro quer aproximação maior com os EUA do que foi no Governo passado, e as reportagens de hoje dão conta disso, como postou o Knight7 e eu. Tudo bem que as notícias foram levadas para outro caminho, mas os sinais começam a aparecer (talvez só eu, maluco e paranoico, tenha visto isso... [101] ). O Chanceler Patriota foi por muitos anos embaixador do Brasil nos EUA e conhece bem o "jeitão" deles (sua esposa é americana).

Como já disse, creio que não é possível pensar o F-X2 com as mesmas considerações que fazíamos até dia 31 de dezembro de 2010 e assim, prefiro esperar por mais sinais, principalmente relacionados com o Itamaraty, uma vez que a diplomacia brasileira nunca descola das negociações externas dessa monta.

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Editado pela última vez por DELTA22 em Ter Fev 01, 2011 12:30 am, em um total de 2 vezes.
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#54543 Mensagem por AlbertoRJ » Ter Fev 01, 2011 12:24 am

Túlio escreveu:Olhes, Projeto, se fores lá LER - e eu tenho uma memória desgranhuda - verás que é bem mais; pela MINHA interpretação de mero e mísero PAGADOR DE IMPOSTOS o nosso Brigadeiro tem preferência idêntica à minha e se, como acima afirmado, ele fala pela Força, então... :wink: 8-]
Túlio, segundo a Folha:
O comandante da Força Aérea Brasileira, brigadeiro Juniti Saito, aparece em um despacho secreto da diplomacia norte-americana afirmando dar preferência aos F-18, aviões caça dos EUA.
Trata-se de referência a uma das maiores licitações da história da aeronáutica, que pretende adquirir 36 aviões por um valor aproximado de R$ 15 bilhões.
A preferência do Palácio do Planalto é pelos equipamentos oferecidos pela empresa francesa Dassault, que fabrica o Rafale.
Em 31 de julho de 2009, o telegrama secreto assinado pelo então embaixador americano em Brasília, Clifford Sobel, dizia que Saito tomou a iniciativa de ter uma conversa reservada em jantar no dia anterior com o general Doug Fraser, comandante do Comando Sul.
Na conversa, Saito disse que "não existia dúvida, do ponto de vista técnico, de que o F-18 era o melhor avião". Esse caça é produzido pela Boeing.
"Voamos no equipamento norte-americano há décadas", relatou o brasileiro, segundo frase colocada entre aspas no despacho diplomático de Clifford Sobel.
"E sabemos que [o F-18] é confiável e que sua manutenção é simples e oferece bom custo/benefício por meio do sistema de vendas militares externas", continua o texto.
Como já se sabia naquela época da predileção do presidente Lula pelo Rafale, Saito se antecipou e fez um comentário. "Ele disse que os franceses não poderiam se queixar porque acabaram de assinar um contrato de US$ 14 bilhões com o Brasil (para submarinos e helicópteros)."
A única ressalva apresentada por Saito foi a respeito da transferência de tecnologia por parte dos americanos. Informou precisar de carta dos EUA se comprometendo com essa política.
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#54544 Mensagem por Wardog » Ter Fev 01, 2011 12:26 am

AlbertoRJ escreveu:
Wardog escreveu: Wardog, ficamos assim:
Na conversa solicitada por um representante estrangeiro envolvido no processo do FX-2 (Lobista) o Saito apenas deu a sua opinião pessoal e pediu que buscassem as garantias para a transferência de tecnologia.
Segundo a declaração "suspeita" do NJ no Congresso, o Comando da Aeronáutica definiu o Rafale como o que mais está adequado à END.
Segundo a COPAC, o Gripen NG é a escolha que mais interessa a FAB e ao Brasil.
Segundo o RELATÓRIO elaborado pelo COPAC.

De resto, assino.
Então COPAC > Comandante > MD.[/quote]
----------------------------------------------
Se tá de sacanagem, não?




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#54545 Mensagem por AlbertoRJ » Ter Fev 01, 2011 12:30 am

Wardog escreveu:
AlbertoRJ escreveu:
Wardog, ficamos assim:
Na conversa solicitada por um representante estrangeiro envolvido no processo do FX-2 (Lobista) o Saito apenas deu a sua opinião pessoal e pediu que buscassem as garantias para a transferência de tecnologia.
Segundo a declaração "suspeita" do NJ no Congresso, o Comando da Aeronáutica definiu o Rafale como o que mais está adequado à END.
Segundo a COPAC, o Gripen NG é a escolha que mais interessa a FAB e ao Brasil.
Segundo o RELATÓRIO elaborado pelo COPAC.

De resto, assino.
Então COPAC > Comandante > MD.[/quote]
----------------------------------------------
Se tá de sacanagem, não?[/quote]

Eu??
O comandante teria dito que o SH é o melhor, mas que peca pela falta de garantias sobre ToT. O MD afirma que o relatório da FAB aponta o Rafale como o mais adequado e você se prende no primeiro relatório defasado da COPAC.
É o que eu entendi.




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#54546 Mensagem por knigh7 » Ter Fev 01, 2011 12:34 am

AlbertoRJ escreveu:
Túlio escreveu:
Não me leves a mal mas se olharmos BEM aquele informe não foi só isso não, deve estar no tópico lá nos 'Geraes'... 8-]
Bem, que eu me lembre, ele deixou claro que havia esse problema com a ToT.
tá aqui o telegrama, para dirimirem as dúvidas:
31/07/2009 20h42

VZCZCXRO1680OO RUEHRGDE RUEHBR #0952 2122042ZNY SSSSS ZZHO 312042Z JUL 09FM AMEMBASSY BRASILIATO RUEHC/SECSTATE WASHDC IMMEDIATE 4792INFO RUEHRG/AMCONSUL RECIFE 9789RUEHRI/AMCONSUL RIO DE JANEIRO 8046RUEHSO/AMCONSUL SAO PAULO 4373RHEHNSC/NSC WASHDCRUEKJCS/SECDEF WASHDC

S E C R E T O

BRASILIA 000952 NOFORN SIPDIS STATE FOR D, P, T, AND WHA E.O. 12958: DECL: 07/31/2019 TAGS: MASS, PREL, BR

SUBJECT: COMANDANTE DA FORÇA AÉREA DO BRASIL PEDE GARANTIAS DE ESTADO QUANTO A TRANSFERÊNCIA DE TECNOLOGIA ATÉ 6 DE AGOSTO REF: BRASILIA 888

Classificado por: VICE-CHEFE DE MISSÃO LISA KUBISKE, RAZÃO 1.4 (b) e (d) 1. (S/NF)

Em jantar em 30 de julho para o general Doug Fraser, comandante do Comando Sul, o comandante da força aérea brasileira (BRAF), brigadeiro Juniti Saito (protect) conversou reservadamente com o embaixador Sobel e seu conselheiro político sobre a compra do caça FX2. Ele afirmou que não existia dúvida, do ponto de vista técnico, que o F-18 era o melhor avião. "Voamos equipamento norte-americano há décadas", ele disse, "e sabemos que é confiável e que sua manutenção é simples e oferece bom custo/benefício por meio do sistema de vendas militares externas (FMS)". Isso precisa ser incorporado ao custo do novo caça, disse, porque a BRAF provavelmente utilizará o aparelho por 30 ou 40 anos. Seria a melhor decisão, ele disse, e os franceses não poderiam se queixar porque acabaram de assinar um contrato de US$ 14 bilhões com o Brasil (para submarinos e helicópteros).

2. (S/NF) Saito enfatizou, no entanto, que a questão quanto ao compromisso do governo dos Estados Unidos (USG) para com a transferência de tecnologia continua a ser "uma significativa barreira política" e que transpô-la é extremamente importante. Saito perguntou se a carta que havia solicitado e garante a transferência de tecnologia (reftel) estava a caminho. O embaixador assegurou a ele que compreendíamos a importância de superar o problema, e disse acreditar que o documento estivesse em estágio final de aprovação. Aliviado, Saito disse que precisava ter a carta em mãos até o dia 6 de agosto. Acrescentou, no entanto, que a decisão não seria anunciada "até depois do 7 de setembro". (Nota: o presidente francês Sarkozy visitará o Brasil no mês que vem e participará das festividades do dia nacional, em 7 de setembro, como parte das atividades do "ano da França no Brasil". Fim da nota.)

3. (S/NF) Saito reiterou o quanto a conversa do presidente Obama com o presidente Lula sobre o FX2, em Aquila, havia sido importante, e disse que "ela abriu as portas para que eu pudesse procurar o embaixador, como fiz". Ele disse que o presidente Lula havia instruído o ministro da Defesa Jobim e o brigadeiro Saito a conversar com o general Jones durante a visita deste, e solicitou que o general Jones o visitasse em seu escritório.

4. (S/NF) Comentário: Essa foi a mais clara expressão, da parte de Saito, de que pretende recomendar o F-18. O posto está trabalhando para marcar uma reunião entre o general Jones e o brigadeiro Saito em 4 de agosto. O posto assume, adicionalmente, que o subsecretário Tauscher esteja se preparando para entregar a carta solicitada por Saito ao ministro da Defesa Jobim e ao ministro do Exterior Amorim, durante a visita, e acredita que isso será visto como sinal significativo de apoio do USG à oferta da Boeing. SOBEL






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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#54547 Mensagem por Wardog » Ter Fev 01, 2011 12:40 am

AlbertoRJ escreveu:
Wardog escreveu: Segundo o RELATÓRIO elaborado pelo COPAC.

De resto, assino.
Então COPAC > Comandante > MD.
----------------------------------------------
Se tá de sacanagem, não?[/quote]

Eu??
O comandante teria dito que o SH é o melhor, mas que peca pela falta de garantias sobre ToT. O MD afirma que o relatório da FAB aponta o Rafale como o mais adequado e você se prende no primeiro relatório defasado da COPAC.
É o que eu entendi.[/quote]

A, você entendeu então.

Mas não é relatório defasado.

Defasada foi a atitude do NJ em determinar a alteração de tal relatório, arbitrariamente, para se adequar a visão pretendida pelo GF à época.




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#54548 Mensagem por Túlio » Ter Fev 01, 2011 12:42 am

DELTA22 escreveu:Exatamente o que Dilma disse ao McCain quando ele esteve com ela para falar dos caças. Lembrando que Dilma teve reunião exclusiva com o Comandante Saito (edit: dias antes do McCain vir a BSB), e apenas os dois.

Bem, há sinais de que o Governo Brasileiro quer aproximação maior com os EUA do que foi no Governo passado, e as reportagens de hoje dão conta disso, como postou o Knight7 e eu. Tudo bem que as notícias foram levadas para outro caminho, mas os sinais começam a aparecer (talvez só eu, maluco e paranoico, tenha visto isso... [101] ). O Chanceler Patriota foi por muitos anos embaixador do Brasil nos EUA e conhece bem o "jeitão" deles (sua esposa é americana).

Como já disse, creio que não é possível pensar o F-X2 com as mesmas considerações que fazíamos até dia 31 de dezembro de 2010 e assim, prefiro esperar por mais sinais, principalmente relacionados com o Itamaraty, uma vez que a diplomacia brasileira nunca descola das negociações externas dessa monta.

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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#54549 Mensagem por Rodrigoiano » Ter Fev 01, 2011 12:49 am

Também concordo. Não significa que o Rafale não tem chances, apenas que não ganhou e que o SH está no páreo.




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#54550 Mensagem por Túlio » Ter Fev 01, 2011 1:00 am

Peço ainda que LEIAM o Wiki que o knigh7 nos trouxe (outra vez) inteiro, sem barreiras nem preconceitos. O que se pode depreender dali?

Notem, não é minha função vender peixe algum, não ganho para isso, apenas como Patriota quero o melhor para nós. TODOS NÓS! Larguei (meio choroso, reconheço) o Flanker porque ia ficar mal para a MB, agora fico com o Super Hornet porque serve a ambas as Forças. Se der Rafale não vou nem pestanejar, como creio que será a posição da FAB/MB, é o nosso caça e fim. Mas se é questão de dizer "mãe, eu quero esse" diria que minha escolha e a do Brigadeiro Juniti Saito não divergem em nada... 8-]

E com a possibilidade de uns Growlers então... :twisted: :twisted: :twisted: :twisted:




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#54551 Mensagem por DELTA22 » Ter Fev 01, 2011 1:11 am

Túlio escreveu:
DELTA22 escreveu:Exatamente o que Dilma disse ao McCain quando ele esteve com ela para falar dos caças. Lembrando que Dilma teve reunião exclusiva com o Comandante Saito (edit: dias antes do McCain vir a BSB), e apenas os dois.

Bem, há sinais de que o Governo Brasileiro quer aproximação maior com os EUA do que foi no Governo passado, e as reportagens de hoje dão conta disso, como postou o Knight7 e eu. Tudo bem que as notícias foram levadas para outro caminho, mas os sinais começam a aparecer (talvez só eu, maluco e paranoico, tenha visto isso... [101] ). O Chanceler Patriota foi por muitos anos embaixador do Brasil nos EUA e conhece bem o "jeitão" deles (sua esposa é americana).

Como já disse, creio que não é possível pensar o F-X2 com as mesmas considerações que fazíamos até dia 31 de dezembro de 2010 e assim, prefiro esperar por mais sinais, principalmente relacionados com o Itamaraty, uma vez que a diplomacia brasileira nunca descola das negociações externas dessa monta.

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Quem me dera... quem me dera... :mrgreen:

A verdade é que pode não ter mudado nada, nadica, mas a segurança que isso é fato consumado, sinceramente não tenho mais, daí prefiro esperar e ver para qual lado aponta o Itamaraty e o feedback que "Tio" vai nos dar com Obama vindo por ai.

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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#54552 Mensagem por knigh7 » Ter Fev 01, 2011 2:12 am

Pessoal, como temos falado sobre preferências da FAB, vou colocar uma matéria do jornal Valor Ecnômico com declaracães de memboras da indústria, para buscar enriquecer a discussão :
Fornecedores dizem que Gripen vai gerar mais negócios no país

Virgínia Silveira



A gerência do programa F-X2, de renovação dos caças da Força Aérea Brasileira (FAB), solicitou às empresas do setor aeroespacial uma nova avaliação das últimas propostas, que foram encaminhadas pelas três fabricantes que disputam o contrato estimado entre US$ 4 e 7 US$ bilhões – Boeing, Dassault e Gripen. Segundo informações de duas empresas consultadas pela FAB, foi feito um pedido adicional de esclarecimento sobre a expectativa de geração de emprego nas empresas do setor com os possíveis programas de transferência de tecnologia do F-X2.

O pedido, de acordo com especialistas que acompanham o processo de compra dos caças, foi enviado para a Embraer, Aeroeletrônica, Mectron, Atech, Friuli, Winnstal, Akaer, Imbra Aerospace, Focal , Graúna, entre outras. As últimas respostas foram encaminhadas à FAB na quarta-feira da semana passada. A Aeronáutica está finalizando o relatório técnico de avaliação das três concorrentes e a previsão é que ainda este mês o documento seja encaminhado ao ministro da Defesa, Nelson Jobim.

A reportagem solicitou ao Centro de Comunicação Social da Aeronáutica (Cecomsaer) informações sobre o novo pedido de esclarecimento encaminhado pela FAB às empresas, mas não obteve retorno até o fechamento desta edição.

Ao contrário do programa de aquisição dos helicópteros franceses, em que a FAB optou por reforçar as contrapartidas industriais, com maior envolvimento das empresas brasileiras na produção de peças e na prestação de serviços, o programa dos caças tem como foco estratégico a capacitação tecnológica da indústria nacional para a construção futura de um caça supersônico. Entre as empresas que atuam mais na área de desenvolvimento de engenharia a preferência se dá pelo sueco Gripen, pela proposta de desenvolvimento conjunto da aeronave.

“A proposta da Saab é a que melhor atende aos interesses da indústria do setor, porque prevê um trabalho conjunto de desenvolvimento do avião. Num prazo de 10 a 15 anos teremos competência de fazer um caça supersônico com engenharia brasileira”, comenta o diretor presidente da Imbra Aerospace, Jairo Cândido. O executivo, que também é diretor do Departamento de Defesa da Fiesp, coordenou as rodadas de negociação das três concorrentes do F-X2. Segundo ele, a maior parte das 150 empresas que participaram desses encontros também revelaram uma preferência pela oferta sueca, no que diz respeito a transferência de tecnologia.

“Este é o sentimento da indústria e o governo brasileiro também tem dito que não compra mais produtos de prateleira na área de defesa”. A opinião do empresário também é compartilhada pelo diretor do Ciesp de São José dos Campos, Almir Fernandes. Segundo ele, pelo menos 30 das cerca de 50 empresas da cadeia Aeronáutica brasileira acreditam que a Saab oferece melhores oportunidades de participação dessas empresas no desenvolvimento de tecnologias estratégicas, desde a fase de projeto até o nível de produção.

Lideradas pela Akaer, as empresas Friuli, Winnstal, Minoica e Friuli já estão trabalhando no desenvolvimento do novo caça sueco Gripen NG, projeto que foi ofertado pela fabricante Saab ao programa F-X2. A T1, holding que reúne as cinco empresas brasileiras, será a responsável pelo projeto e produção da fuselagem central, fuselagem traseira e asas do Gripen NG.

“Fabricar peças não agrega nenhum valor. O que nós queremos é dominar a tecnologia de desenvolvimento dos caças para, em poucos anos, sermos exportadores desse tipo de aeronave e de tecnologias que consolidarão a expansão da nossa indústria Aeronáutica, hoje bastante dependente de apenas um fornecedor, que é a Embraer”, ressalta o diretor executivo da Akaer, César Augusto da Silva.

No fim de outubro, o vice-presidente da Embraer para o Mercado de Defesa, Orlando José Ferreira Neto, declarou ao Valor que, do ponto de vista de transferência de tecnologia, a “oferta da empresa sueca Saab é a que vai assegurar ao Brasil o conhecimento e a agregação de tecnologia dentro da premissa ´on the job doing´, ou seja, aprender fazendo”.

Segundo o executivo, o Gripen é o único que oferece oportunidade para o Brasil começar o desenvolvimento de um caça do zero. “Não estamos interessados em fabricar peças. Buscamos o domínio de conhecimento que ainda não temos e que nos será útil no desenvolvimento de futuras aeronaves.” A capacitação da indústria nacional, segundo Ferreira Neto, é primordial para garantir a autonomia do país no futuro para fazer modificações nos aviões que a FAB vai adquirir e para construir um novo caça.

O presidente da Atech, uma das empresas do setor de defesa, consideradas estratégicas pelo governo brasileiro, Tarcísio Takashi Muta, disse que, a exemplo do que aconteceu com o sistema de tráfego aéreo no país, a escolha dos novos caças deve priorizar o aspecto de domínio dos sistemas da aeronave para sermos capazes de fazer as modificações que a FAB julgar necessárias. A Atech participou do processo de absorção de tecnologia de controle de tráfego aéreo, o que permitiu que o Brasil atingisse autonomia no gerenciamento do seu espaço aéreo.

Transferência de tecnologia é essencial
O presidente da Associação das Indústrias Aeroespaciais do Brasil (AIAB), Walter Bartels, disse que o processo efetivo de absorção de tecnologia ocorre através da realização da inovação ou do desenvolvimento tecnológico dentro da indústria. “É difícil transferir tecnologia de quem criou para quem vai produzir. Como regra geral, a tecnologia sensível ou para elevação do nível militar, não se transfere, não se adquire, incorpora-se.”

Para o executivo, a compra de caças supersônicos de empresas estrangeiras é necessária neste momento, pelas necessidades de curto prazo da FAB, mas o país necessita possuir, obrigatoriamente, uma capacidade real de dissuasão e isso só será possível se os respectivos meios forem de domínio tecnológico brasileiro, desenvolvidos e produzidos no país. “A indústria aeroespacial brasileira espera que, futuramente, não sejam mais necessárias aquisições no exterior mas, em casos excepcionais, sejam feitas através de um contratante principal brasileiro como ocorre em países desenvolvidos”, afirmou.

Bartels cita o caso do programa AMX, em que o Brasil levou vantagem porque pagou 30% do seu desenvolvimento e dominou 100% do avião. Entre as tecnologias resultantes desse projeto de cooperação, que o presidente da AIAB participou ativamente pela Embraer, Bartels destaca a aerodinâmica transônica, sistema de aviônica de navegação e ataque integrado, usinagem mecânica de peças complexas e comandos de voo “fly by wire”, que depois foram aplicados no desenvolvimento dos jatos comerciais da Embraer.

Para o presidente da Associação Brasileira das Indústrias de Materiais de Defesa e Segurança (ABIMDE), Carlos Frederico Queiroz de Aguiar, o processo de aquisição dos caças do programa F-X2 é um dos melhores dos últimos 30 anos. “O processo de hoje se baseia na experiência dos erros e dos acertos do passado e tem sido um processo de aquisição mais realista e mais adequado ao tipo de aquisição, ou seja, a de um equipamento que tem de gerar no país um efeito multiplicador de absorção de tecnologia pela base industrial de defesa do país.”

Segundo Aguiar, qualquer que venha a ser a decisão, haverá grandes benefícios para a indústria nacional, graças à política de “offset” (contrapartida) que a FAB e o Ministério da Defesa vêm reafirmando desde o início do processo do F-X2. O executivo lembra que a FAB estabeleceu que 80% do offset deverá se constituir em transferência de tecnologia direta no programa. Além disso, segundo ele, os três concorrentes têm se aplicado em oferecer também trocas comerciais significativas, ou seja, compras de equipamentos no Brasil, principalmente aeronaves da Embraer.

O fato de a decisão ser política, na opinião do presidente da ABIMDE, não exclui as demais considerações inerentes ao processo. O executivo disse que os empresários envolvidos no processo estão satisfeitos com os acordos até agora firmados e que muitos já se preparam para a fase de contratação e operacional que virá logo após a decisão final. “De um modo geral percebo um clima de satisfação e de expectativa nas empresas de grande porte como também nas de médio porte”. (VS)

http://www.aereo.jor.br/2009/11/05/jas- ... flag-2008/




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#54553 Mensagem por Túlio » Ter Fev 01, 2011 2:17 am

Bueno, levando em conta a 'isenção' da fuente...tá tri. 8-]




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#54554 Mensagem por Carlos Lima » Ter Fev 01, 2011 2:24 am

Realmente acho que com o novo Governo o SH "pode" sem dúvida ter mais chances...

O problema é que aqui em ribá ficou claro durante o novo discurso à nação que o Nacionalismo vai ser mais reforçado do que nunca, pois pelo visto eles aqui em ribá não acreditam em "exportar" empregos tanto quanto antigamente.

É aguardar para ver, mas o tal "Made in America" está mais forte do que nunca e não duvido isso afetar negociações que incluam transferência de tecnologia.

Não tenho absolutamente nada contra a aeronave SH... até gosto bastante dela, mas não sei se realmente os americanos estão tão dispostos a vendê-la nas condições que o END estabelece.
[029]

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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#54555 Mensagem por knigh7 » Ter Fev 01, 2011 2:37 am

Túlio escreveu:Bueno, levando em conta a 'isenção' da fuente...tá tri. 8-]
Eu acredito que, sem dúvida alguma, a opcão da FAB pelo escolhido (seja qual for) deva ter um peso bem maior que a da Indústria. Mas é muito importante saber o que ela pensa.
Eu procurei colocar um artigo (refiro-me a esse do Valor) que contenha várias declaracões dos representantes. (para evitar matérias que dão destaque a versão do jornalista).




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