TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Qual o caça ideal para o FX?

F/A-18 Super Hornet
284
22%
Rafale
619
47%
Gripen NG
417
32%
 
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Strike
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#52621 Mensagem por Strike » Ter Jan 11, 2011 6:41 pm

Carlos Mathias escreveu:A KNAAPO vai fazer SU-35BMe PAK-FA pro governo russo, isso é certo.
Vai entregar mais de 1000, vou repetir, mais de 100 SU-30 só prá Índia.

É mais do que o FX todo, mesmo que as melhores previsões se confirmem.
É Su-35BM agora e um passaporte de primeira classe e na janelinha para o Pak-Fa ...!!!!!!!!!! :wink: :wink: :evil:

Mais não aceitaram .... :evil: :evil: :evil:




Brava Gente Brasileira ..!
Carlos Mathias

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#52622 Mensagem por Carlos Mathias » Ter Jan 11, 2011 6:42 pm

Pois é, e o interesse russo ia muito além de dinheiro prá ajudar no desenvolvimento do avião. :?

O bonde passou e agora disputamos carroças, velocípedes de papel e carrinhos de mão. :x




Bender

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#52623 Mensagem por Bender » Ter Jan 11, 2011 6:46 pm

Carlos Mathias escreveu:Bender, a notícia da proibição do navio inglês encostar aqui, prá mim, mostra que a coisa ficou mais braba ainda.

Ou seja, endureceram no jogo.

Hoje é que eu li com mais atenção essa nota.

Veja que o Chile e a Colômbia são compradores de miçangas e espelhos de carteirinha.
É esse papel que queremos mostrar na nossa área de influência?

Que liderança de araque seria essa, a da continuidade?

Um colega muito bem lembrou da nossa balança extremamente favorável com a Argentina ( e todo o resto da A do Sul), e vamos trocar isso por miçangas?

Eu não acredito que continuem apoiando uma liderança brasileira calçada em apoio dos EUA.

Apoio americano é igual a apoio do falecido Brizola e do FHC, é derrota certa. :roll: :lol:
:mrgreen: sobrou pro Brizola servir de exemplo :mrgreen: :mrgreen: logo ele que não perdoava o imperialismo yanke :mrgreen:

Quanto a tal proibição,ainda não digeri,tô ainda com meus botões 8-] :mrgreen:

Grande abraço!




Carlos Mathias

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#52624 Mensagem por Carlos Mathias » Ter Jan 11, 2011 6:49 pm

Buana pode ter falado e o empregado pagou o pato. :wink: 8-]




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#52625 Mensagem por Penguin » Ter Jan 11, 2011 7:03 pm

Carlos Mathias escreveu:E........????????????????????????????????

Se for assim, o que a raquítica Suécia tá fazendo na short-list amigo?

Você e o P-44 acho que são as pessoas que acham que a Rússia vai sumir num buraco-negro econômico, mas acredita piamente que a Suécia zerá a maior potência da terra.

E se a Rússia afundar com comodites como o petróleo, o resto do mundo já afundou antes, porque antes de comprar bugingangas, os países precisam de petróleo, mais até do que água.
Vocês previram a destruição da Venezuela por causa da quedo do preço do petróleo e blá, blá, blá.
O barril bateu nos 100 merréis, Chávez continua lá, os Su-30 estão lá lançamdo seus mísseis em teste, apesar de nenu voar e de todas as armas estarem vencidas, sempre de acordo com informações secretas trazidas por jesuis .
Aliás, a vaquinha espalhada por aí está faznedop efeito, essa semana vi duas fragatas saindo do porto e indo pro mar.

Meu caro, ates da KNAPO falir, a SAAB já virou pó com seu avião de pega otário.

A KNAAPO vai fazer SU-35BMe PAK-FA pro governo russo, isso é certo.
Vai entregar mais de 1000, vou repetir, mais de 100 SU-30 só prá Índia.

É mais do que o FX todo, mesmo que as melhores previsões se confirmem.

Infelizmente parta os comedores de hamburger e seus "seguidores", a Rússia encapetada comunista vai estar no mundo por muuuuuuito tempo ainda.
E vendendo muito material de ata tecnologia.
Menos prá nós porque Buana não nos dá permissão.
Vc pode garantir que a proposta da Sukhoi atendia aos critérios do F-X2 ou que era superior (ou pelo menos igual) aos dos 3 selecionados para o SL?
Se não, toda essa charla não passa de desejos e sonhos.

Se quisermos entrar no PAK, em tese bastaria pagar o preço, como os indianos estão fazendo. Não tem nada a ver com o Su-35 e nem com o MMRCA. Desde que os russos queiram um parceiro adicional que aportaria mais em termos financeiros do que em termos tecnológicos.




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#52626 Mensagem por Booz » Ter Jan 11, 2011 7:22 pm

Bender: "O que não está bem claro ainda,é como o ajuste fiscal deste primeiro ano de governo,afetaria o FX2..."

Bender, sabemos que o empenho não se dará este ano, e no próximo apenas uma parte. A coisa entra mais na tal "consciência coletiva" dos néscios açulada pelos honrados e preocupados políticos (preocupadíssimos com gastança pública - Aff!!!). O fomento psicológico disto evidentemente é alimentado, também, via externa.
Eu sempre disse aqui e repito: nunca substimem a Heinz.

Hoje, infelizmente, 99% do percentual de pessoas que trabalharam/trabalham no projeto NÃO sabem mais o que a montanha irá parir.

Alguns fatos altamente significativos, infelizmente negativos para minhas convicções pessoais, só fizeram aumentar minhas reticências (que antes eram certezas absolutas). Agora me perco em ilações sobre qual tempero será posto sob à cobertura desta pizza: moustarde Dijon, sauce tomatos Heinz, quem sabe aquele cozido esquisito de carneiro apenino, ou mesmo ela esfriando sobre à mesa.

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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#52627 Mensagem por kirk » Ter Jan 11, 2011 8:15 pm

Boa Noite amigos ... duas notícias ... será que há relação entre elas ?
Air Force Readies For Light-attack Plane Flyoff In New Mexico Desert-Site Google News,Marcus Weisgerber,7/Jan/2011,Friday
The Air Force is scheduled to put several light-attack aircraft through the paces during flight trials in the New Mexico desert beginning in the coming weeks. During the flyoff -- which will be conducted out of Kirtland Air Force Base, NM -- the Air Force will fly simulated combat missions with the turbo, propeller-driven aircraft. The Air Force is scheduled to evaluate the Hawker Beechcraft AT-6 the week of Jan. 17 and the Embraer Super Tucano a week after that, according to industry officials. The tests are part of the Air Force's evaluation of light-attack aircraft on behalf of the Afghan air force. The Afghan Light Air Support program is Kabul's first effort to acquire armed, fixed-wing aircraft. The country's nascent air service now only operates offensive attack helicopters. The trials also include takeoffs and landings on a gravel airstrip at Truth or Consequences Municipal Airport, which is about 140 miles south of Albuquerque, where Kirtland is located. Hawker Beechcraft is expected to send its two AT-6 prototypes to the flyoff. Late last year, the company tested one of its prototype aircraft on a dirt runway at an austere location. Earlier in the year, the company operated the aircraft from a dry lake bed on the Nellis Air Force Range, NV, during a major military exercise. The Afghan program's upcoming flyoff is just one of a number of separate light-attack aircraft efforts under way. The Air Force has its Light Attack Armed Reconnaissance (LAAR) program, an initiative to acquire a small squadron of light-attack planes to help train a small foreign air corps. The winner of the Afghan competition is likely to become the service's LAAR aircraft, according to a number of Air Force officials. In addition, U.S. Central Command is looking to hold a light-attack plane experiment in Afghanistan this year with a project code-named Combat Dragon II, Inside the Air Force first reported in December




[] kirk

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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#52628 Mensagem por Carlos Lima » Ter Jan 11, 2011 8:19 pm

O problema é que a USAF apoia totalmente a Beech e os Marines o STucano porque viram que operacionalmente esse realmente resolveria o problema deles.

Daí a USAF alongou esse programa e essa avaliacão para dar tempo para a Beech "criar" e testar o AT-6B inclusive contando com idéias (como o arranjo do FLIR) copiadas diretamente do STucano.

Ao mesmo tempo em que ouve o "bloqueio" de verbas para a 2 Fase do Urgent Furry (S Tucano)...

Honestamente duvido muito que a USAF (Beech) permita a Embraer emplacar essa.

[]s
CB_Lima




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#52629 Mensagem por kirk » Ter Jan 11, 2011 8:19 pm

2ª Notícia :


Em visita a Dilma, McCain defende superioridade de caças dos EUA

O senador americano John McCain, do partido Republicano, defendeu nesta segunda-feira, após visita à presidente Dilma Rousseff, a superioridade dos aviões caças FA-18 Super Hornet, fabricados pela empresa americana Boeing, em detrimento do sueco Saab e do francês Rafale. Senador pelo Estado do Arizona, McCain foi derrotado na corrida pela Casa Branca nas últimas eleições pelo democrata Barack Obama.

"Nós discutimos a questão da venda das aeronaves. Existe uma preocupação sobre a transferência de tecnologia e eu pretendo voltar e me assegurar de que tanto o presidente dos Estados Unidos quanto o Congresso americano tornem claros que haverá a completa transferência de tecnologia se o governo brasileiro decidir adquirir o FA-18", disse McCain, que mais cedo já havia se reunido com o ministro da Defesa, Nelson Jobim.

"Foi provado que nós temos um sistema superior aos demais. Eu não quero influenciar a decisão do governo brasileiro, exceto para evidenciar a capacidade do FA-18. A decisão, eu acredito, será baseada nos méritos (de cada aeronave)", afirmou McCain, enfatizando, no entanto, que o governo do Brasil não apresentou a ele um prazo para a decisão sobre a compra das aeronaves.

Apesar de as empresas evitarem falar em valores, o contrato de venda dos caças deve mobilizar um montante de cerca de R$ 8,7 bi. Os custos do projeto FX-2, caso o governo brasileiro escolha os aviões modelo Rafale, por exemplo, são apontados como um fator negativo ao pleito francês. O almirante Edouard Guillaud, chefe do gabinete militar do governo Nicolas Sarkozy, já reconheceu haver "problemas de preço" em relação à proposta da França.

França diz que vai transferir tecnologia completa
A principal demanda do Brasil para escolher o vencedor entre os três finalistas está na possibilidade de transferência de tecnologia e na chance de empresas brasileiras poderem fabricar as novas aeronaves e as exportar. A sueca Saab chegou a listar parte da fuselagem, o trem de pouso e radares como componentes que, caso vitoriosa, dividiria o know-how com o Brasil.

Em reunião com o ministro da Defesa, representantes do governo francês, por sua vez, se comprometeram com a transferência de tecnologia "completa, sem restrição e sem limite". Em prol da Boeing contam argumentos como a possível superioridade técnica FA-18 Super Hornet, além da disposição da empresa americana de desenvolver com a Embraer o cargueiro militar KC-390, a ser vendido para a FAB.

Há dúvidas, no entanto, se a fabricante americana dos caças garantiria uma ampla transferência de tecnologia e eventualmente vetaria potenciais transações brasileiras com países não alinhados aos Estados Unidos.

Antes de ir a Brasília conhecer Dilma Rousseff, McCain visitou Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs) do Rio de Janeiro e sobrevoou o Complexo do Alemão, no último domingo. Disse que queria conhecer projetos de segurança. Em seu roteiro pela América Latina, o senador vai ainda fazer visitas oficiais a Colômbia, Chile, México e Panamá. Na pauta estão diversos temas, como segurança e comércio bilateral.




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#52630 Mensagem por Carlos Mathias » Ter Jan 11, 2011 8:36 pm

Vc pode garantir que a proposta da Sukhoi atendia aos critérios do F-X2 ou que era superior (ou pelo menos igual) aos dos 3 selecionados para o SL?
Se não, toda essa charla não passa de desejos e sonhos.
Você pode garantir que não?
Você acha que realmente fabricar portas de terem de pouso é o objetivo do FX,e numa escala maior, do rearmamento do Brasil?

O que se sabe por fonte pública, o Pepê é uma delas, é que eles ofereceram no mínimo tudo o que os outros ofereciam/oferecem, mais participação num caça de 5ºG; coisa que NENHUM outro ofereceu.
Antecipou-se a bost-list...
O resto é história.
Se quisermos entrar no PAK, em tese bastaria pagar o preço, como os indianos estão fazendo. Não tem nada a ver com o Su-35 e nem com o MMRCA. Desde que os russos queiram um parceiro adicional que aportaria mais em termos financeiros do que em termos tecnológicos.
Esse é o reducionismo mais escrachado da terra. :lol:

Quer dizer que a Rússia quer dinheiro pro PAK, só isso... :lol:
Eles nos ofereceram/nós procuramos a parceria estratégica que assinamos (mas só depois da short-list) apenas prá ganhar dinheiro...
Eu eu pensei que essa pérola tinha ficado prá trás quando a Rússia mostrou o SU-35BM voando e encomendou dois esquadrões, e quando o PAK-FA voou, mostrando que ela o fez, com ou sem o Brasil e que tem 300 encomendas.
Isso mostra que eles não precisavam, do nosso miserável dinheiro de bugre pau mandado.
Seria bom?
Sim, mas essencial?
Jamais!

Esse jogo é prá quem joga sério, prá quem tem coragem e disposição e assumir posição.
Quem gosta de muro fica escolhendo entre avião de papel, avião do dono, e outro a preço de ouro.

O Su-35BM.
Seria um caça complementar ao PAK-FA, enquanto este não fica plenamente operacional, e ponte direta para o caça de 5ºG.
Usa sistemas, motores e etc similares, senão iguais, em muitos caso intercambiáveis aos do PAK-FA.

Seria uma linha óbvia e lógica a seguir, um 4,5G extremamente potente agora e um 5ºG ali na frente.
Ambos operariam em conjunto por um longo período.
O Su-35BM começaria a ser entregue ainda este ano de 2011, talvez antes até do que para a FAer russa, dependendo do que o Brasil solicitasse e dos interesses envolvidos.
Eles tem os caças deles lá, em número suficiente e não tem o desespero muquirana que nós demostramos ao endeusar uma tranqueira como F-5M, bafejando aos sete ventos que é a última maravilha tecnológica, que junto com Derby e E-99, blá, blá, blá...

Não saõ eles que precisam de nós, muitíssimo ao contrário.
Acreditar no oposto seria...Seria...
Um ponto de vista, deixemos assim.
Acredita que a Rússia depende de nós quem quer. :lol: :lol: :lol: :lol:




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#52631 Mensagem por Penguin » Ter Jan 11, 2011 8:49 pm

Carlos Mathias escreveu:
Vc pode garantir que a proposta da Sukhoi atendia aos critérios do F-X2 ou que era superior (ou pelo menos igual) aos dos 3 selecionados para o SL?
Se não, toda essa charla não passa de desejos e sonhos.
Você pode garantir que não?
Você acha que realmente fabricar portas de terem de pouso é o objetivo do FX,e numa escala maior, do rearmamento do Brasil?

O que se sabe por fonte pública, o Pepê é uma delas, é que eles ofereceram no mínimo tudo o que os outros ofereciam/oferecem, mais participação num caça de 5ºG; coisa que NENHUM outro ofereceu.
Antecipou-se a bost-list...
O resto é história.
Se quisermos entrar no PAK, em tese bastaria pagar o preço, como os indianos estão fazendo. Não tem nada a ver com o Su-35 e nem com o MMRCA. Desde que os russos queiram um parceiro adicional que aportaria mais em termos financeiros do que em termos tecnológicos.
Esse é o reducionismo mais escrachado da terra. :lol:

Quer dizer que a Rússia quer dinheiro pro PAK, só isso... :lol:
Eles nos ofereceram/nós procuramos a parceria estratégica que assinamos (mas só depois da short-list) apenas prá ganhar dinheiro...
Eu eu pensei que essa pérola tinha ficado prá trás quando a Rússia mostrou o SU-35BM voando e encomendou dois esquadrões, e quando o PAK-FA voou, mostrando que ela o fez, com ou sem o Brasil e que tem 300 encomendas.
Isso mostra que eles não precisavam, do nosso miserável dinheiro de bugre pau mandado.
Seria bom?
Sim, mas essencial?
Jamais!

Esse jogo é prá quem joga sério, prá quem tem coragem e disposição e assumir posição.
Quem gosta de muro fica escolhendo entre avião de papel, avião do dono, e outro a preço de ouro.

O Su-35BM.
Seria um caça complementar ao PAK-FA, enquanto este não fica plenamente operacional, e ponte direta para o caça de 5ºG.
Usa sistemas, motores e etc similares, senão iguais, em muitos caso intercambiáveis aos do PAK-FA.

Seria uma linha óbvia e lógica a seguir, um 4,5G extremamente potente agora e um 5ºG ali na frente.
Ambos operariam em conjunto por um longo período.
O Su-35BM começaria a ser entregue ainda este ano de 2011, talvez antes até do que para a FAer russa, dependendo do que o Brasil solicitasse e dos interesses envolvidos.
Eles tem os caças deles lá, em número suficiente e não tem o desespero muquirana que nós demostramos ao endeusar uma tranqueira como F-5M, bafejando aos sete ventos que é a última maravilha tecnológica, que junto com Derby e E-99, blá, blá, blá...

Não saõ eles que precisam de nós, muitíssimo ao contrário.
Acreditar no oposto seria...Seria...
Um ponto de vista, deixemos assim.
Acredita que a Rússia depende de nós quem quer. :lol: :lol: :lol: :lol:
Eu não posso garantir. Vc não pode garantir.
Pepê diz uma coisa. Saito, Jobin e José Alencar, em uníssono (o que dá credibilidade), dizem outra.




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#52632 Mensagem por suntsé » Ter Jan 11, 2011 8:56 pm

Uma coisa que também achei estranha é o fato do ministério da defesa Brasileiro espalhar que os Russos não transferiam tecnologia.

Se o ministério da defesa espalhou uma mentira, então tivemos um comportamento realmente vergonhoso.




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#52633 Mensagem por Wardog » Ter Jan 11, 2011 9:00 pm

Não espalhou.

Até porque, segundo alguns companheiros, o que vale são notas oficiais.




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#52634 Mensagem por Justin Case » Ter Jan 11, 2011 9:01 pm

suntsé escreveu:Uma coisa que também achei estranha é o fato do ministério da defesa Brasileiro espalhar que os Russos não transferiam tecnologia.

Se o ministério da defesa espalhou uma mentira, então tivemos um comportamento realmente vergonhoso.
Amigos,

Em teoria, o short list foi decidido com base nas respostas ao RFI (Request for Information) do F-X2.
Sem saber o que constou da resposta formal, fica difícil avaliar.
Abraços,

Justin




Bender

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#52635 Mensagem por Bender » Ter Jan 11, 2011 9:08 pm

jp escreveu:Bender: "O que não está bem claro ainda,é como o ajuste fiscal deste primeiro ano de governo,afetaria o FX2..."

Bender, sabemos que o empenho não se dará este ano, e no próximo apenas uma parte. A coisa entra mais na tal "consciência coletiva" dos néscios açulada pelos honrados e preocupados políticos (preocupadíssimos com gastança pública - Aff!!!). O fomento psicológico disto evidentemente é alimentado, também, via externa.
Eu sempre disse aqui e repito: nunca substimem a Heinz.

Hoje, infelizmente, 99% do percentual de pessoas que trabalharam/trabalham no projeto NÃO sabem mais o que a montanha irá parir.

Alguns fatos altamente significativos, infelizmente negativos para minhas convicções pessoais, só fizeram aumentar minhas reticências (que antes eram certezas absolutas). Agora me perco em ilações sobre qual tempero será posto sob à cobertura desta pizza: moustarde Dijon, sauce tomatos Heinz, quem sabe aquele cozido esquisito de carneiro apenino, ou mesmo ela esfriando sobre à mesa.

Ao vencedor as batatas!
É vero guru,a roda fica presa mais no Marketing da decisão ou não, junto aqueles que pagam impostos.

Eu também estou com os 99% com relação ao possível futuro rebento da montanha,confesso a voce que nos ultimos tempos,é o momento em que qualquer convicção que eu tinha sobre uma série de tópicos, ficaram completamente abaladas.

"Nunca subestimem a Heinz."

Grande abraço!




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