kirk escreveu:Me faz lembrar ...
Porque Espionamos nosso Aliados
R. JAMES WOOLSEY
Carta do ex-diretor da CIA publicada no Wall Street Journal, 17 de março. leitura imperdível
Lembra nossa escolha "Política" ...Porque espionamos nossos Aliados
(Why We Spy on Our Allies)
R. JAMES WOOLSEY
Advogado em Washington e antigo Diretor da Central Intelligence Agency
.The Wall Street Journal, March 17, 2000
O que há de verdade nas recentes notícias sobre o Projeto Echelon e a espionagem dos Estados Unidos nas indústrias européias ? Bem, começaremos com a verdade do lado americano. Sim, meus amigos europeus continentais, nós temos espionado vocês. E é verdade que nós usamos computadores para captar palavras chaves. Vocês pararam para pensar o que nós estamos procurando?
Recente trabalho para o Parlamento Europeu, escrito pelo jornalista britânico Duncan Campbell, tem lançado fortes acusações dos europeus do continente de que os serviços de inteligência dos Estados Unidos estão roubando tecnologia avançada de companhias européias e repassá-las às empresas americanas e ajudá-las a competir. Meus amigos europeus, isto é real. Verdade, em várias áreas a tecnologia européia ultrapassa a americana, mas, para ser tão gentil quanto possível, o número destas áreas é muito, muito, muito pequeno. Muita da tecnologia européia não é de valor para ser roubada.
Porque, então nós temos espionado vocês? No Campbell Report -- há somente dois casos nos quais companhias européias alegadamente foram alvo de espionagem americana. Da Thomson-CSF, o informe diz: "A companhia alegadamemente teria subornado membros do Governo Brasileiro." Da Airbus, é dito que nós desconfiávamos que "emissários da Airbus estavam oferecendo suborno a representante Saudita." Estes fatos não são comentados pelos artigos da imprensa européia.
Está certo meus amigos continentais, nós temos espionado vocês, porque vocês subornam. Seus produtos são geralmente mais caros ou menos avançados tecnologicamente do que seus competidores americanos ou ambos.. Como resultado vocês subornam e muito. Tão cúmplices são seus governos que em vários países europeus os subornos são deduzíveis dos impostos.
Quando nós identificamos isto, nós não dizemos uma única palavra para empresas americanas envolvidas na competição. Ao contrário, nós vamos ao governo que vocês estão subornando e informamos aos seus membros que não aceitem tão tal suborno. Ele geralmente respondem aceitando a mais vantajosa proposta( muitas vezes americana, muita vezes não) todo ou parte do contrato. Isto aborrece vocês, muitas vezes cria recriminações entre seus subornadores e subornados, e isto ocasionalmente vem a público e torna-se um escândalo público. Nós amamos isto.
Porque vocês subornam? Não é devido a suas companhias serem inerentemente mais corruptas.. Nem devido serem menos talentosos em tecnologia. É porque seu Uru econômico é ainda Jean Baptiste Colbert, enquanto o nosso é Adam Smith. Embora algumas poucas recentes reformas, seus governos ainda dominam amplamente suas economias, então há maior dificuldade que nós temos em inovar, encorajar a mobilidade dos trabalhadores, reduzir custos, atrair capital aos novos negócios e adaptar-se rapidamente às mudanças no ambiente econômico. Vocês identificarão que tendo menos dirigisme é muito mais fácil que pagar suborno.
A Central Intelligence Agency coleta vários tipos de inteligência econômica, mas a grande maioria não é de segredos roubados. A Comissão do Senado Aspin-Brown quatro anos atrás identificou que cerca de 95% da inteligência econômica dos Estados Unidos tem origem em fontes abertas( open sources).
O Informe Campbell descreve uma sinistra reunião em Washington onde -- membros da CIA estão presentes e todos os participantes "identificam grandes contratos para concorrências a serem abertas na Indonésia. Mr. Campbell, eu imagino algo como isto: Um agente especial da CIA camuflado em uma casa, discretamente sai à rua, cuida para ver se não está sendo observado, coordenado com um satélite espião vai à rua e..... compra um jornal indonésio. Se vocês europeus realmente pensam que fazemos estes absurdo para obter informações de domínio público, porque não dêem uma boa risada em vez de tanta preocupação?
O que são segredos econômicos, em às tentativas de suborno, o que nos temos conduzido espionagem para obter? Um exemplo são os esforços para mascarar a transferência de tecnologias de duplo uso ( dual-use). Nós rastreamos as vendas de supercomputadores e certos produtos químicos atentamente, porque eles podem ser usados não somente para fins comerciais mas para a produção de armas de destruição em massa. Outra são atividades econômicas em países sujeitos a sanções: bancos na Servia e exportação de petróleo pelo Iraque.
Mas, nós coletamos informações para o benefício de certas empresas americanas? Até o Sr. Campbell que nós não fazemos." A Comissão Aspin-Brown foi mais explícita: "As agências de inteligência Americanas não estão envolvidas em 'espionagem industrial ' -- isto é obter informações comerciais para benefício de uma ou mais empresas americanas."
O Governo Francês está formando uma comissão para revisar tudo isto. Eu espero que os participantes venham a Washington. Nós poderemos organizar dois seminários para eles. Um cobriria nosso Ato de Práticas de Corrupção no Exterior, e como nós o usamos efetivamente,para desencorajar companhias americanas de subornar governos estrangeiros. Um segundo cobriria porque Adam Smith é melhor professor que Colbert para as economias do Século 21. Então nós trataríamos de espionagem industrial, e nossos visitantes poderiam dizer, se eles tiveram coragem para tal, que eles não subornam.
Sejam sérios, Europeus. Parem de nos atacar e reformem suas políticas econômicas estáticas. Então suas companhias poderão tornar-se mais eficientes e inovadoras e não precisarão recorrer ao suborno para competir.
E então não precisaremos mais espionar vocês.
Saudações
kirk
marcelo l. escreveu:Vale para todos europeus o artigo, tanto para franceses como suecos...os EUA espionavam e desconfiavam de todos...mas, concordo com o Soultrain até por que como todas as compras são emergenciais para o Afeganistão e Iraque, este senhor ligado a firma que vende tudo, conseguiu criar um custo de um trailer custa U$ 25.000 para qualquer cidadão nos EUA, com transporte para essas regiões passar para US$170.000,00 para um governo que compra em escala...
É bom lembrar casos como o da Lockheed no Japão. A França implementou um programa contra o pagamento de comissões desde o caso Taiwan, o que determinou a derrota do Rafale na Arábia Saudita. O mesmo não pode ser dito da SAAB e da BAe que estão sob suspeita na África do Sul.Zavva escreveu:A questão não é afirmar que este ou aquele país é honesto ou não, mas mostrar que os europeus adotam com bem mais frequencia a prática específica de corrupção de servidores públicos de outras nações.
Os americanos preferem outras armas para pressionar os outros governo, como chantagem, força militar, etc.
Ninguem é inocente, apenas cada um utiliza o instrumento que julga ser mais eficaz ou que esteja ao alcance.
Abs
A propósito, seria interessante avisar a esse senhor que o país dele não aceita offsets de produtos estrangeiros, o que inviabilizou a venda de Super Tucanos caso Sivam e agora no F-X2...
Pepê